Campus Cascavel

Pedagogia

Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Pedagogia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1972.



Perfil do Profissional
O graduado em Pedagogia une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica.

Campo de Atuação
Este profissional pode atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação pedagógica.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 220/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 02/12/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 265/2016-CEPE de 08/12/2016

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44443
Coordenação
Marco Antonio Batista Carvalho
Email: marco.carvalho@unioeste.br
Telefone: 45 32203171

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Filosofia68Anual1º ano Estudo dos grandes blocos de pensamento produzidos pela humanidade ao longo da história da sociedade e como este pensamento, agrupado em linhas epistemológicas, constitui as modernas correntes filosóficas que fornecem, na atualidade, o respaldo teórico-metodológico para produzir o novo conhecimento, tais como: empirismo, racionalismo, idealismo, fenomenologia, estruturalismo e o materialismo histórico. 
Fundamentos Didáticos Pedagógicos I68Anual1º ano A didática no contexto histórico-social: suas determinações e condicionantes. A didática das diferentes Teorias Pedagógicas e suas decorrências sócio-educacionais. 
História da Educação I136Anual1º ano Correlação das idéias educacionais à produção da vida humana, analisando o processo de transformação social e educacional desde a passagem da sociedade gentílica para a escravista até a consolidação da sociedade capitalista, situando neste, o debate acerca da criação da escola pública. 
Metodologia da Pesquisa68Anual1º ano A apropriação, a reprodução, a reelaboração e a produção do conhecimento no âmbito das ciências humanas, face às diferentes concepções de realidade e correntes de pensamento das classes sociais, na perspectiva do enfoque histórico das ciências. Superação do conceito de conhecimento em nível de senso comum pelo conceito de conhecimento científico/filosófico. A teoria e as categorias de análise na construção do objeto de pesquisa educacional.  
Psicologia da Educação I136Anual1º ano Analisar o desenvolvimento do(s) objeto(s) de estudo da(s) psicologia(s), da sua história e consolidação como área de conhecimento, conceitos básicos de aprendizagem e desenvolvimento humanos e diferentes teorias atuais na área educacional, com privilégio para a Psicanálise, Gestalt e o Behaviorismo Radical, em consonância com as necessidades do futuro pedagogo.  
Sociologia68Anual1º ano Estudo das teorias gerais da Sociologia enquanto instrumentos teórico-metodológicos para a análise e compreensão dos problemas sociais: direitos humanos e educação. 
Teoria das Organizações e Gestão Escolar136Anual1º ano Teorias que embasam as organizações e suas implicações para a organização administrativa e pedagógica da escola. 
Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino I136Anual2º ano Desenvolvimento e estágio junto às instituições de Educação Básica da Rede Estadual, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, direcionado ao trabalho do pedagogo articulador do processo pedagógico e de gestão escolar.  
Filosofia da Educação136Anual2º ano A partir dos condicionantes econômicos, objetiva a conceituação e interpretação dos fundamentos desta área de conhecimento, buscando suscitar análises e reflexões sobre a realidade educativa e as lutas de classes, relacionando aspectos teóricos e metodológicos da ação pedagógica. 
Fundamentos Didáticos Pedagógicos II102Anual2º ano A didática e seus elementos metodológicos: suas determinações filosóficas, epistemológicas e psicológicas. O exercício da prática em didática: planejamento e sistematizações e organização do ensino. 
História da Educação II136Anual2º ano Concepções e objetivos da história da Educação Brasileira, suas inter-relações na importância para a compreensão da realidade educacional. Desenvolvimento do processo educacional nos períodos colonial, imperial e republicano. O tratamento das relações étnico-raciais, afro-brasileira e indígena e a diversidade religiosa na escola brasileira. 
Organização do Trabalho Pedagógico68Anual2º ano Compreensão das concepções teórico-metodológicas que fundamentam a atuação do pedagogo na organização do trabalho administrativo e pedagógico da escola.  
Psicologia da Educação II102Anual2º ano Análise dos conceitos básicos de diferentes teorias atuais na área, com privilégio para o construtivismo piagetiano e para a teoria histórico-cultural de Vygotsky, articulando o material estudado à ação do futuro educador. 
Sociologia da Educação136Anual2º ano Estudo da relação educação e sociedade como processo dinâmico, tanto de transformação como de reprodução das relações sociais, culturais, políticas e econômicas na sociedade capitalista. Análises das relações entre educação e movimentos sociais: movimentos sociais negro; movimentos sociais indígena; movimentos sociais do meio ambiente; movimentos sociais do campo; movimentos sociais de gênero e sexual. 
Alfabetização e Letramento136Anual3º ano Conceitos histórico-sociais de alfabetização e letramento. A oralidade, a leitura e a escrita no processo de alfabetização. Apropriação da língua oral e aprendizado da língua escrita. As matrizes teóricas do aprendizado do código escrito: base alfabética, ortografia, leitura e sua articulação com a produção textual e o processo de letramento. Interação na sala de aula. Aprendizado das convenções, dos usos e das funções da escrita. 
Estado e Organização Escolar68Anual3º ano A concepção de Estado em autores liberais e marxistas e sua relação com a organização da escola pública estatal. 
Estágio Supevisionado sob a forma de Prática de Ensino II136Anual3º ano Estágio direcionado ao trabalho do Pedagogo articulador do trabalho pedagógico e docência nas áreas do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
Literatura Infantil68Anual3º ano Estudos dos conceitos de literatura, literatura infantil e leitura. A formação do leitor de literatura infantil. A literatura infantil brasileira. Encaminhamentos metodológicos de leitura da literatura para educação infantil e séries iniciais no Ensino Fundamental. 
Pesquisa Educacional68Anual3º ano Discussão sobre as correntes teórico-metodológicas. A pesquisa em educação e suas diferentes modalidades. Definição do objeto de estudo. Discussão e planejamento da pesquisa a ser realizada. Revisão bibliográfica. Elaboração do pré-projeto. 
Política Educacional Brasileira I136Anual3º ano Identificação dos nexos entre o modo de produção capitalista, o Estado e a instituição das leis e reformas educacionais da Educação Escolar no Brasil a partir do Império, e os desdobramentos político-pedagógicos.  
Teoria e Prática do Ensino de Educação Matemática102Anual3º ano Os fundamentos teórico-metodológicos da educação matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. A articulação entre os conteúdos matemáticos: história e contextualização. Situações problema enquanto norteadoras do encaminhamento metodológico. Oralidade e texto matemático. O desenvolvimento do raciocínio lógico e a superação do ensino mecanizado. A etnomatemática. 
Teoria e Prática do Ensino de História e Geografia102Anual3º ano Os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de história e geografia na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Análise histórica das relações entre o homem e a sociedade no espaço e no tempo. Concepções do ensino de geografia e história. Implicações curriculares e pedagógicas: objetivos, conteúdos, metodologias, linguagens e processos de apropriação. 
Estágio Supervisionado sob a forma de Prática de Ensino III136Anual4º ano Estágio direcionado ao trabalho do Pedagogo articulador do trabalho pedagógico e docência na Educação Infantil. 
Fundamentos da Educação Especial136Anual4º ano Compreensão do desenvolvimento histórico da educação especial: concepção, necessidade e sua articulação com os processos de integração e inclusão; conhecimento das características e potencialidades das pessoas com necessidades educacionais especiais na perspectiva histórico-social; desenvolvimento do processo educativo e sua contribuição na constituição do educador e do educando como sujeitos sociais. 
Fundamentos da Educação Infantil136Anual4º ano História das concepções ocidentais de Infância Os atendimentos e a constituição do direito à educação da criança pequena no Brasil. A mediação pedagógica no cuidar e educar nas creches e pré-escolas. O conhecimento de mundo e a dimensão simbólica: Brinquedo, arte e movimento na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. 
Libras68Anual4º ano Conhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para aquisição da Libras- a Língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. 
Política Educacional Brasileira II68Anual4º ano Exame da formulação da política educacional brasileira contemporânea – legislação, projetos e programas – como resultado das disputas entre os projetos educacionais dos diferentes grupos sociais.  
Teoria e Prática do Ensino de Ciências Naturais68Anual4º ano Estudo das relações entre homem e natureza mediadas pelo trabalho como origem da ciência, da tecnologia e da sociedade. As concepções do Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental e suas implicações curriculares e pedagógicas: objetivos, conteúdos, metodologias, linguagens e processos de apropriação. 
Teoria e Prática do Ensino de Língua Portuguesa68Anual4º ano Concepções de língua, linguagem e texto, diversidade lingüística e ensino da língua padrão. Os eixos norteadores do ensino da língua portuguesa: oralidade e escrita, leitura e produção de textos. Funções da escrita e as condições de produção de texto escrito na escola, avaliação do texto escrito. Leitura, condições escolares de formação do leitor e formas de operacionalização pedagógica dos conhecimentos, habilidade e estratégias envolvidas no processamento da leitura. Conhecimentos lingüísticos e letramento. 
Trabalho de Conclusão de Curso68Anual4º ano Desenvolvimento da pesquisa. Trabalho de orientação da pesquisa. Elaboração e redação científica do trabalho. Apresentação do trabalho de Conclusão de Curso. 
Trabalho e Educação68Anual4º ano A compreensão do processo de transformação dos modos de produção e leitura crítica do papel da educação na sociedade contemporânea, marcada por profundas mudanças nos modelos de produção e organização do trabalho. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Andréa Cristina MartelliDoutorado55 45 32203171andrea.martelli@unioeste.brlattes.cnpq.br/2710039502114100
Claudia BarbosaDoutoradoclaudia.barbosa@unioeste.brlattes.cnpq.br/1191713026861699
Cleria Maria WendlingMestrado55 45 32203000cleria.wendling@unioeste.brlattes.cnpq.br/7699362201253843
Elvenice Tatiana ZóiaMestradoelvenice.zoia@unioeste.brlattes.cnpq.br/9333984865024976
Isabel Cristina Correa RoeschDoutoradoisabel.roesch@unioeste.br
Jane Peruzo IaconoDoutorado55 45 32207370jane.iacono@unioeste.brlattes.cnpq.br/0508456648541332
José Carlos dos SantosDoutorado55 45 32205713jose.santos@unioeste.br
João Batista ZanardiniDoutorado55 45 32203171joao.zanardini@unioeste.br
João Carlos da SilvaDoutorado55 45 32203171joao.silva@unioeste.br
Katiuscia WagnerMestradokatiuscia.wagner@unioeste.brlattes.cnpq.br/2600950670521450
Liliam Faria Porto BorgesPós-Doutorado55 45 32203171liliam.borges@unioeste.brlattes.cnpq.br/1150722215932785
Luana Pagano Peres MolinaDoutoradoluana.molina@unioeste.brlattes.cnpq.br/4702661126898507
Marco Antonio Batista CarvalhoDoutorado55 45 32203171marco.carvalho@unioeste.br
Maria Lidia Sica SzymanskiPós-Doutorado55 45 32203171maria.szymanski@unioeste.brlattes.cnpq.br/9237911847876411
Marijane ZanottoDoutorado55 45 32203171marijane.zanotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/7584098428056651
Marlene Lucia Siebert SapelliDoutoradomarlene.sapelli@unioeste.br
Neide da Silveira Duarte de MatosDoutorado55 45 32203171neide.matos@unioeste.brlattes.cnpq.br/6501371935947033
Neiva Gallina MazzucoDoutorado55 45 32203171neiva.mazzuco@unioeste.brlattes.cnpq.br/7964164411349818
Paulino José OrsoDoutorado55 45 32203172paulino.orso@unioeste.brlattes.cnpq.br/8247504761634290
Paulo Humberto Porto BorgesDoutorado55 45 32203171paulo.borges@unioeste.brlattes.cnpq.br/3666391237095572
Simone SandriDoutorado55 45 32203171simone.sandri@unioeste.br
Tania Maria Rechia SchroederDoutorado55 45 32203171tania.rechia@unioeste.br
Valdecir SoligoDoutoradovaldecir.soligo@unioeste.brlattes.cnpq.br/5365966751665341
Vilmar MalacarneDoutorado55 45 32203277vilmar.malacarne@unioeste.brlattes.cnpq.br/2174433445359774
Wilker Solidade da SilvaDoutoradowilker.silva@unioeste.br
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de TCC02/06/2016Resolução 092/2013-CEPE
Regulamento de Estágio02/06/2016Resolução 082/2016-CEPE
Projetos de Ensino
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Fonte: Academus; Curso CSC0046 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



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