Campus Cascavel

Ciências Econômicas

Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 5 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel em Ciências Econômicas
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Iimplantado em 1980.



Perfil do Profissional
As principais atividades do graduado no curso de Ciências Econômicas são: planejamento, projeção, programação e análise econômico-financeira de investimento e financiamento de qualquer natureza, envolvendo estudos de macroeconomia, de microeconomia e de comércio internacional.

Campo de Atuação
Este profissional pode atuar nas áreas de consultoria pública e privada; na elaboração de projetos econômicos agroindustriais e de infraestrutura; no desenvolvimento de planos de negócios; além de poder atuar no mercado financeiro e de capitais, pesquisa e estudos mercadológicos, entre outros.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 019/2021 - SETI, Diário Oficial do Estado - 18/03/2021

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 231/2016-CEPE de 07/10/2008

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20062009201220152018
33432
Coordenação
Kátia Fabiane Rodrigues
Email: katia.rodrigues@unioeste.br
Telefone: 45 32203145

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares160Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Evolução do Capitalismo I68Semestral1º ano 1º semestreCapitalismo: definições. Formações econômicas pré-capitalistas. Transição do feudalismo para o capitalismo. Mercantilismo e a formação do capitalismo comercial. A Revolução industrial. 
História do Pensamento Econômico I68Semestral1º ano 1º semestreO pensamento econômico na Idade Antiga e Medieval e as contribuições das escolas: Mercantilista, Fisiocrata, Clássica, Utilitarista, Socialista e Marxista. 
Introdução à Economia68Semestral1º ano 1º semestreO curso de ciências econômicas e a profissão do economista. O campo de atuação do economista e a ética profissional. O Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Ciências Econômicas e a interligação entre as disciplinas (transversalidade). Fundamentos da Ciência Econômica e suas inter-relações; os problemas econômicos. Divisão didática do estudo da ciência econômica. Economia e as questões ambientais e Socioculturais; princípios básicos e introdutórios de Microeconomia e Macroeconomia. 
Matemática68Semestral1º ano 1º semestreOperações elementares da matemática e conjuntos. Funções: funções exponenciais e logarítmicas. Limite, taxa de variação, derivada e regras de derivação. 
Metodologia da Análise Econômica68Semestral1º ano 1º semestreO conhecimento e os tipos de conhecimento. História da ciência. Filosofia da ciência. Ciência natural e social. Ciência, ética e valores morais. Ciência, ideologia e poder. A economia enquanto ciência e as perspectivas metodológicas na economia. O trabalho teórico e empírico. Pesquisa bibliográfica e aplicada. Técnicas de produção de texto e trabalhos científicos. 
Contabilidade e Análise de Balanços68Semestral1º ano 2º semestreFundamentação teórica das demonstrações contábeis: apresentação e padronização de análise. Técnicas de análise de balanço. Mecanismo de tomada de decisões com informações contábeis. 
Evolução do Capitalismo II68Semestral1º ano 2º semestreA hegemonia britânica. Do imperialismo à Grande Guerra. Período entre guerras. Segunda Guerra Mundial. O crescimento econômico mundial no pós-guerra. Guerra Fria. A crise econômica da década de 1970. Mundialização do capital. Crises capitalistas pós 2008. Economia global recente. 
História do Pensamento Econômico II68Semestral1º ano 2º semestreO pensamento econômico das escolas Neoclássicas e Institucionalistas, além do pensamento de Keynes, Schumpeter, Kalecki e economistas contemporâneos. 
Introdução às Ciências Sociais e Políticas68Semestral1º ano 2º semestreAs Ciências Sociais: Antropologia, Sociologia e Ciência Política. A relação das ciências sociais com as demais ciências. A construção da identidade social: relação entre indivíduo e sociedade. Educação em Direitos Humanos e seus processos de promoção, proteção, defesa na vida cotidiana e cidadã. A divisão social do trabalho, solidariedade e coerção. Tempo, disciplina de trabalho e capitalismo industrial. Modernidade e a cultura do dinheiro. Como as sociedades se transformam: o mundo da política. O Estado, poder e classes sociais. Conceitos de Poder, Estado e Sociedade Civil; Regimes Políticos e Relações entre Poderes; Instituições Representativas: partidos, grupos de interesse, movimentos sociais; Políticas Públicas. 
Métodos Quantitativos em Economia I68Semestral1º ano 2º semestreAnálise estática comparativa de modelos de função geral aplicados à economia. Problemas de otimização aplicados à economia: otimização com uma e mais variáveis sem restrição de igualdade com as condições de primeira e segunda ordem; com restrição de igualdade com uma e mais variáveis com as condições de primeira ordem. Noções básicas de integral. 
Contabilidade Social68Semestral2º ano 1º semestreAgregados macroeconômicos e identidades contábeis. Sistema de contas nacionais. Contas nacionais do Brasil. Balanço de pagamentos. Números índices. 
Contabilidade de Custos68Semestral2º ano 1º semestreFundamentos da contabilidade de custos. Conceitos de custo direto e indireto. Demonstração de cálculos para fins de avaliação. Controle de custo na produção de bens e serviços. 
Economia Política68Semestral2º ano 1º semestreTeoria do valor e acumulação na visão de Smith, Ricardo e Marx. As condições de trabalho. Trabalho feminino e infantil. 
Métodos Quantitativos em Economia II68Semestral2º ano 1º semestreModelos lineares e álgebra matricial aplicados à economia: matrizes e vetores e operações; determinantes; matriz inversa; otimização com restrição de igualdade com uma e mais variáveis com as condições de segunda ordem. Matriz de insumo-produto. 
Teoria Microeconômica I68Semestral2º ano 1º semestreFundamentos da oferta e da demanda. Teoria do comportamento do Consumidor. Teoria da produção, dos custos e rendimento. Maximização de lucros e oferta competitiva. 
Administração68Semestral2º ano 2º semestreIntrodução à teoria da administração, Escolas da Administração; Funções Administrativas; Qualidade nas Organizações; Perspectivas Futuras da Gestão Empresarial. 
Instituição de Direito Público e Privado68Semestral2º ano 2º semestreNoções preliminares direito. Sociedade, Estado e justiça. Normas de conduta social. Fontes do direito. Técnica jurídica. Ramos do direito: público e privado. Relação do direito com as ciências. Direito e economia 
Métodos Quantitativos em Economia III68Semestral2º ano 2º semestreConceito e importância da matemática financeira. Juros simples e compostos. Desconto simples e composto. Séries de pagamento. Técnicas de análise financeira: Fluxo de caixa e sistemas de amortização. Valor Presente líquido. Índice de Lucratividade. Taxa Interna de Retorno. Taxa Interna de Retorno Modificada. Payback simples e descontado. Cálculo financeiro e aplicação de recursos sob condições inflacionárias. 
Teoria Macroeconômica I68Semestral2º ano 2º semestreDeterminação do emprego e do produto no modelo clássico. Princípio da demanda efetiva e os determinantes da produção, emprego e renda em Keynes. Modelo keynesiano simplificado. Micro-fundamentos da demanda agregada: consumo e investimento. 
Teoria Microeconômica II68Semestral2º ano 2º semestreAnálise de mercados competitivos. Estruturas de Mercado: monopólio, monopsônio, concorrência monopolística e oligopólio. 
Economia do Setor Público68Semestral3º ano 1º semestreEstado e economia de mercado. As funções tradicionais e o papel do estado no sistema econômico. Instrumentos de intervenção do governo na economia e direcionamento na alocação de recursos. Orçamento e finanças públicas. A experiência de intervenção econômica do setor público no Brasil. 
Estatística I68Semestral3º ano 1º semestrePrincipais conceitos de estatística: definição de população e amostra. Análise exploratória de dados para variáveis qualitativas e quantitativas: tipos de variáveis, distribuição de frequências, medidas de tendência central, medidas de dispersão, medidas de assimetria e curtose, Box-Plots, Gráficos de Quantis e Gráficos Quantis x Quantis. Probabilidade: principais conceitos, probabilidade condicional e Teorema de Bayes. 
Formação Econômica do Brasil68Semestral3º ano 1º semestreExpansão comercial europeia e descobrimento das Américas. O processo de ocupação e colonização do Brasil. A dinâmica da formação e expansão econômica do período colonial. A economia cafeeira e a transição do trabalho escravo para o assalariado. A economia cafeeira e o processo de industrialização. 
Teoria Macroeconômica II68Semestral3º ano 1º semestreDemanda agregada: Modelo IS-LM para economia fechada e aberta. Oferta agregada e mercado de trabalho. Modelo OA-DA. 
Teoria Microeconômica III68Semestral3º ano 1º semestreEscolha sob incerteza. Mercados com Informação Assimétrica. Escolha Intertemporal. Falhas de Mercado e Bem-Estar. Externalidades e Bens públicos. 
Economia Brasileira Contemporânea I68Semestral3º ano 2º semestreInterpretações sobre as origens da industrialização brasileira. A dinâmica da economia brasileira de 1930 a 1980. A importância do papel do Estado na industrialização brasileira. 
Economia Industrial68Semestral3º ano 2º semestreReavaliação crítica da análise microeconômica tradicional. Padrões de concorrência e formação de preços. O paradigma Estrutura-Conduta- Desempenho. Interação Estratégica. Teoria dos custos de transação. Organização das grandes corporações. Diversificação, integração e conglomeração. Fusões e aquisições. Estratégias empresariais e competitividade. Política e Regulação Econômica e Defesa da Concorrência; Política Industrial e Ambiental. 
Economia Internacional I68Semestral3º ano 2º semestreTeoria do comércio internacional: visões clássica, neoclássica e novas abordagens. Movimentos internacionais de fatores de produção. Teoria e prática da política comercial: instrumentos, acordos e negociações comerciais, política comercial nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e integração econômica. 
Estatística II68Semestral3º ano 2º semestreVariáveis aleatórias discretas e suas distribuições: uniforme, binomial e Poisson. Variáveis aleatórias contínuas e suas distribuições: normal, qui-quadrado, t de Student, F de Snedecor. Variáveis aleatórias multidimensionais. Esperança matemática: propriedades do operador de esperança. Variância, covariância e correlação. Inferência estatística: estimadores de mínimos quadrados, estimadores de máxima verossimilhança, intervalos de confiança e testes de hipóteses. 
Teoria Macroeconômica III68Semestral3º ano 2º semestreInflação e desemprego. Política econômica nas visões: monetarista, novo-clássica, novo-keynesiana e pós-keynesiana. Teoria da política econômica. 
Econometria I68Semestral4º ano 1º semestreEconometria e a análise de regressão: modelo matemático e estatístico. Estimativas e Estimadores de mínimos quadrados e propriedades dos estimadores. Regressão linear simples: estimativa dos parâmetros; análise de variância da regressão; testes de hipóteses e intervalos de confiança e intervalo de predição. Coeficiente de determinação. Modelos não lineares. Regressão linear múltipla e teste de aderência global do modelo. 
Economia Brasileira Contemporânea II68Semestral4º ano 1º semestreEvolução e transformações da economia brasileira a partir dos anos 1980: as políticas de ajuste dos anos 1980; a nova inserção do Brasil na economia internacional a partir dos anos 1990; a redefinição do papel do Estado e a experiência de crescimento econômico brasileiro recente; as políticas econômicas e desafios atuais. 
Economia Internacional II68Semestral4º ano 1º semestreIndicadores de comércio internacional. Sistema monetário internacional. União monetária. Balanço de pagamentos, taxa de câmbio e regimes cambiais. Mercado cambial. Taxa de câmbio de equilíbrio no curto e no longo prazo. Políticas de ajustes nas taxas de câmbio fixas e flexíveis. 
Economia Monetária68Semestral4º ano 1º semestreMoeda e suas funções. Noções do sistema financeiro. Modelos de determinação da taxa de juros. Modelos de demanda e oferta de moeda, Operacionalidade da política monetária. Mecanismos de transmissão da política monetária. 
Teorias do Crescimento Econômico68Semestral4º ano 1º semestreCrescimento econômico Funções e Variáveis. Modelos de Crescimento: Harrod-Domar, Kaldor e Solow. Modelos de crescimento endógeno e modelos recentes. 
Econometria II68Semestral4º ano 2º semestreModelo de regressão múltipla com variáveis qualitativas. Violações de pressupostos: multicolinearidade, heterocedasticia e autocorrelação residual. Introdução às equações simultâneas. 
Economia Regional e Urbana68Semestral4º ano 2º semestreEspaço e região: definições e critérios. Teorias de localização. Teorias de crescimento econômico regional. Modelos de análise regional. Questão regional no Brasil. Cidade e urbano. Definições e histórico da urbanização. Localização, Redes e hierarquias urbanas. Experiências recentes em desenvolvimento regional e urbano. 
Teoria do Desenvolvimento Econômico68Semestral4º ano 2º semestreConceito de Desenvolvimento e Subdesenvolvimento Econômico. Teorias de desenvolvimento e subdesenvolvimento econômico. Schumpeter, Paul Rosenstein-Rodan, Nurkse, Lewis, Hirschman, Myrdal, Rostow. Pensamento da CEPAL. Teoria da dependência. Novas abordagens em desenvolvimento e subdesenvolvimento econômico: desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano e desenvolvimento socioeconômico: distribuição de renda, questões étnico-raciais e de gênero. Indicadores de desenvolvimento. 
Técnicas de Pesquisa em Economia68Semestral4º ano 2º semestreTécnicas de pesquisa na ciência econômica Instrumentos de análise qualitativa e quantitativa. Planejamento e execução do projeto de pesquisa. Normas técnicas de apresentação. Redação do projeto de pesquisa. 
Trabalho de Conclusão de Curso272Anual5º ano Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato final de Monografia ou de Relato Técnico a ser elaborado, individualmente, pelos discentes do Curso de Ciências Econômicas, sob orientação docente e submetido à apreciação formal de uma banca examinadora, conforme Regulamento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Ciências Econômicas do campus da Unioeste de Cascavel. 
Elaboração de Projetos68Semestral5º ano 1º semestreConceito de Projeto. Importância do projeto. Projeto de investimento não reembolsável e reembolsável. Análise de Editais. Estrutura de projeto de investimento não reembolsável. Estrutura de projeto de investimento reembolsável. Estudo de mercado. Dimensionamento dos Investimentos dos projetos de investimentos não reembolsável e reembolsável. 
Optativa I68Semestral5º ano 1º semestre ...
Análise Econômica e Financeira de Projetos68Semestral5º ano 2º semestreReceita total. Custos de operação da empresa. Lucro ou prejuízo. Fluxo de caixa. Valor do dinheiro no tempo. Emprego das técnicas de análise financeira (VPL, IL, TIR, TIRM e PAYBACK). Análise de cenários econômicos (taxa de juros, taxa de câmbio, inflação, políticas públicas), sensibilidade e risco. 
Optativa II68Semestral5º ano 2º semestre ...
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Andréia Polizeli SambattiMestrado55 45 32203145andreia.sambatti@unioeste.brlattes.cnpq.br/4438402904801993
Carla Cristiane do Nascimento AntunesMestrado55 45 32203045carla.antunes@unioeste.brlattes.cnpq.br/1751308180427940
Ivano RibeiroDoutoradoivano.ribeiro@unioeste.br
Kátia Fabiane RodriguesDoutorado55 45 32203145katia.rodrigues@unioeste.brlattes.cnpq.br/9641196766263057
Luciano de Souza CostaDoutorado55 45 32203145luciano.costa@unioeste.brlattes.cnpq.br/6632304705255129
Luis Felipe OrsattoMestradoluis.orsatto@unioeste.brlattes.cnpq.br/7053732302289463
Marcio Nakayama MiuraDoutorado55 45 32203233marcio.miura@unioeste.brlattes.cnpq.br/7821860959406766
Maria da Piedade AraujoDoutorado55 45 32203134maria.araujo@unioeste.br
Mariângela Alice PierucciniDoutorado55 45 32203145mariangela.pieruccini@unioeste.brlattes.cnpq.br/1922489935953351
Moacir Borges da SilvaEspecialização55 45 32203143moacir.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/0216872784440308
Neiva Feuser CapponiMestrado55 45 32203143neiva.capponi@unioeste.brlattes.cnpq.br/8718341037156222
Plinio Lucas Dias AndradeDoutoradoplinio.andrade@unioeste.brlattes.cnpq.br/3283981549018478
Priscila Friedemann CardosoMestradopriscila.cardoso3@unioeste.br
Raquel LehrerDoutorado55 45 32203167raquel.lehrer@unioeste.brlattes.cnpq.br/1796744155338645
Ronaldo BulhõesDoutorado55 45 32203145ronaldo.bulhoes@unioeste.br
Rosana Katia NazzariPós-Doutorado55 45 32203145rosana.nazzari@unioeste.brlattes.cnpq.br/5677982624137502
Rosangela Maria PontiliDoutorado55 45 32203145rosangela.pontili@unioeste.brlattes.cnpq.br/2484451282332686
Sergio LopesDoutorado55 45 32203145sergio.lopes@unioeste.brlattes.cnpq.br/2822843355107554
Vander PiaiaDoutorado55 45 32203145vander.piaia@unioeste.brlattes.cnpq.br/7301591867075386
Wilson Alves de OliveiraDoutorado55 45 32207320wilson.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/0356900895970548
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Monografia06/12/2018Resolução 271/2018-CEPE
Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Revendo Conceitos em Teoria EconômicaProjetos de Ensino - 55936/201801/10/2018 - Atividade ConcluídaMariângela Alice Pieruccini

Fonte: Academus; Curso CSC0044 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.