Campus Cascavel

Enfermagem

Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Turno: Integral
Duração Mínima: 5 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel e Licenciado em Enfermagem
Tipo de Formação: Bacharelado e Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantada em 1979.



Perfil do Profissional
O curso de Enfermagem deve pautar-se na responsabilidade social, no compromisso com a promoção da saúde integral do ser humano e com a educação básica e a educação profissional em enfermagem. As ações assistenciais são desenvolvidas visando tanto à promoção, à prevenção do tratamento e à reabilitação da saúde.

Campo de Atuação
O graduado em Enfermagem pode atuar nas seguintes áreas: Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Programas de Saúde da Família (PSF), hospitais, escolas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Centros Regionais de Especialidades (CREs), clínicas, laboratórios, hemocentros, regionais de saúde e prefeituras entre outros.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 080/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 22/04/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 180/2012-CEPE de 07/10/2008

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
200420072010201320162019
454544
Coordenação
Nelsi Salete Tonini
Email: nelsi.tonini@unioeste.br
Telefone: 45 32203147

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares260Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Anatomia Humana136Anual1º ano Fundamentos da terminologia e constituição dos órgãos e sistemas do corpo humano. Introdução ao estudo de anatomia humana. Estudos dos aparelhos locomotor e urogenital e dos sistemas que constituem o organismo humano: tegumentar, sensorial, circulatório, respiratório, digestório e nervoso. 
Bioquímica68Anual1º ano Estudo bioquímico da célula, água, pH e tampões. Estrutura química de proteínas, carboidratos, lipídios e nucleotídeos. Enzimas. Metabolismo de carboidratos, lipídios, aminoácidos e proteínas. Integração metabólica. 
Citologia, Histologia e Embriologia102Anual1º ano Evolução celular. Diversidade e organização celular. Noções de microscopia. Morfofisiologia dos componentes celulares e suas relações. Sinalização celular. Ciclo de vida da célula. Vias do fluxo informacional. Interação da célula com a matriz extracelular. Diferenciação celular. Célula diferenciada. Morte celular. Célula tumoral. Fecundação. Embriologia Geral (Desenvolvimento Pré-embrionário, Embrionário e Fetal). Placenta e Membranas Fetais. Estudo dos tecidos fundamentais, componentes do organismo superior, microscopicamente e por método de estudo da Histologia dos tecidos: epiteliais de revestimento e glandular, tecidos conjuntivos e suas variáveis, tecido muscular e tecido nervoso. 
Didática Geral68Anual1º ano Estudo da trajetória histórica da educação e da Didática, dos seus pressupostos teóricos e metodológicos, destacando a concepção dialética da Didática. Tendências pedagógicas na prática escolar. Estrutura e elementos do processo de ensino-aprendizagem.  
Enfermagem Fundamental I136Anual1º ano Semiologia e semiotécnica para a prática da enfermagem. Necessidades humanas, seus desequilíbrios e a oferta de cuidados/intervenções de enfermagem. Segurança profissional e do paciente na assistência de enfermagem. Estrutura e formação de Comissões de Controle de Infecção. Vigilância epidemiológica das infecções relacionadas à assistência a saúde. Legislações vigentes. Prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência saúde. Primeiros socorros. 
Enfermagem em Saúde Mental I68Anual1º ano Construtos da Psicologia para Enfermagem; As teorias da psicologia relevantes para a Enfermagem; Instrumentalização do enfermeiro para as relações interpessoais nas Instituições de trabalho; Ciclo vital; Conflitos e mecanismos de defesa; Funções psíquicas; Cuidado Emocional em enfermagem na perspectiva da assistência integral. Cuidado Emocional em enfermagem na perspectiva da segurança do paciente e da equipe. 
Exercício da Enfermagem68Anual1º ano Origem e evolução da Enfermagem. Desenvolvimento da Enfermagem como profissão. Enfermagem brasileira. Fases e fatores que influenciaram na constituição da Enfermagem. Leis do exercício profissional. Código de ética de Enfermagem. Entidades representativas de classe. A Bioética e a prática da Enfermagem. Bioética e sua relação com os grupos vulneráveis. 
Fundamentos de Filosofia Aplicados à Enfermagem51Anual1º ano Evolução celular. Diversidade e organização celular. Noções de microscopia. Morfofisiologia dos componentes celulares e suas relações. Sinalização celular. Ciclo de vida da célula. Vias do fluxo informacional. Interação da célula com a matriz extracelular. Diferenciação celular. Célula diferenciada. Morte celular. Célula tumoral. Fecundação. Embriologia Geral (Desenvolvimento Pré-embrionário, Embrionário e Fetal). Placenta e Membranas Fetais. Estudo dos tecidos fundamentais, componentes do organismo superior, microscopicamente e por método de estudo da Histologia dos tecidos: epiteliais de revestimento e glandular, tecidos conjuntivos e suas variáveis, tecido muscular e tecido nervoso. 
Imunologia51Anual1º ano Fundamentos de imunologia. Antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Citocinas. Complexo de histocompatibilidade principal. Sistema linfoide. Interação antígeno-anticorpo “in vitro”. Cooperação celular. Resposta imune celular e humoral. Imunoregulação. Reações de defesa mediadas por fagocitose. Imunodeficiências. Hipersensibilidade do tipo I, II, III e IV. Autoimunidade. Imunologia em transplantes. Imunologia dos tumores. Mecanismos de imunidade às infecções fúngicas, bacterianas, virais e parasitárias. Tolerância e imunossupressão. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Drogas imunossupressoras e anti-inflamatórias. 
Metodologia Científica51Anual1º ano O homem e o processo de produção do conhecimento numa perspectiva histórica. Diferentes tipos de conhecimento. Métodos e normas técnicas para a produção do conhecimento científico. Diferentes formas de produção de textos. O estudo como forma de pesquisa. 
Saúde Coletiva I136Anual1º ano Políticas de saúde no Brasil. O Sistema Único de Saúde: histórico, princípios, diretrizes e legislação. A Atenção Básica na rede de atenção à saúde. Determinação social do processo saúde/doença. Saúde ambiental. Territorialização. Educação em saúde. Visita domiciliar. 
Enfermagem Fundamental II136Semestral2º ano Cuidados de enfermagem nas necessidades terapêuticas relacionadas à terapia medicamentosa. Tratamento de feridas. Assistência de Enfermagem ao adulto com necessidades de oxigenação, alimentação, hidratação e eliminações. Exame físico de enfermagem. Registros em prontuário dos cuidados realizados. 
Enfermagem Fundamental III - Aula Prática Supervisionada102Semestral2º ano Cuidados de enfermagem nas necessidades terapêuticas relacionadas à terapia medicamentosa. Tratamento de feridas. Assistência de Enfermagem ao adulto com necessidades de oxigenação, alimentação, hidratação e eliminações. Exame físico de enfermagem. Registros em prontuário dos cuidados realizados. 
Enfermagem em Saúde Mental II68Anual2º ano Saúde Mental. Paradigma Biopsicossocial. Eventos estressantes. Comunicação na Enfermagem. Relações humanas interpessoais. Processo grupal. Abordagem familiar. Prática de dinâmica de grupo.Segurança física e emocional do paciente. 
Epidemiologia34Semestral2º ano História e fundamentos da epidemiologia. Indicadores de saúde. Estudos epidemiológicos. Usos da epidemiologia nos serviços de saúde. Construção do perfil epidemiológico. 
Farmacologia68Semestral2º ano Estudo das vias de administração, mecanismos de ação, fatores que interferem nas ações e efeitos dos medicamentos. Implicações na área de Enfermagem. Absorção, biotransformação e eliminação de medicamentos. Farmacodinâmica: ações gerais dos fármacos. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo. Farmacologia do Sistema Nervoso Central, especialmente dos agentes anticonvulsivantes, tranquilizantes, antidepressivos. Anti-inflamatórios. Farmacologia do sistema cardiovascular. Farmacologia do sistema hematopoiético. Farmacologia endócrina e reprodutor. Farmacologia do sistema respiratório. Farmacologia do sistema digestório. Quimioterapia antimicrobiana. Medicamentos anti-helmínticos. Interação medicamentosa. 
Fisiologia Humana e Biofísica153Anual2º ano Biofísica e Fisiologia Celular e Homeostasia. Estudo biofísico e fisiológico dos sistemas: Nervoso, Endócrino, Digestório, Cardiovascular, Respiratório e Renal. Radiobiologia. 
Genética Humana51Semestral2º ano Introdução à genética. Padrões de herança. Citogenética clínica. Bases moleculares e bioquímicas das doenças genéticas. Genética dos distúrbios com herança multifatorial. Genética molecular na saúde humana. 
Microbiologia68Semestral2º ano Estrutura, fisiologia, nutrição, metabolismo e genética de micro-organismos e biotecnologia aplicada à área da saúde. Características gerais de microorganismos, bactérias, vírus e fungos e sua patogenia. Interação microorganismos-homem-ambiente. Relações inter e intra espécie. Ação de agentes físicos e químicos sobre os micro-organismos. Mecanismos de patogenicidade microbiana. Bacteriologia, micologia e virologia aplicada a área de saúde. Métodos de coleta de material biológico. 
Parasitologia51Semestral2º ano Introdução à Parasitologia Humana. Noções de Epidemiologia. Relação parasito-hospedeiro e fatores interferentes. Ações patogênicas dos parasitos sobre o hospedeiro. Estudo de protozoários e helmintos de interesse na Enfermagem e seus respectivos vetores e reservatórios. Entomologia médica: estudo dos principais artrópodes e ectoparasitas. Parasitoses em pacientes imunossuprimidos. Infecções parasitárias mistas e emergentes. 
Patologia Geral68Semestral2º ano Conceituação, etiologia e patogenia das lesões celulares. Anormalidades do crescimento celular. Neoplasias. Imunopatologias. Patologia das doenças inflamatórias e granulo matosas. Processos infecciosos. 
Política Educacional Brasileira51Anual2º ano Reflexão sobre a educação brasileira e as leis que regem a estrutura e o funcionamento da educação e da educação em enfermagem. A educação na Constituição Federal. Legislação educacional: LDB 4024/61; a Reforma Universitária 5540/1968; a Reforma 5692/1971; Lei 7044/1982; a LDB 9394/1996. Legislações do ensino de enfermagem no Brasil. Diretrizes para a formação de professores. Estudos Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-brasileira e indígenas e direitos humanos. 
Psicologia da Educação51Semestral2º ano O desenvolvimento da disciplina de Psicologia da Educação abordará a relação entre desenvolvimento cognitivo, ensino e aprendizagem no processo de construção do sujeito, bem como, as várias concepções de aprendizagem escolar e decorrentes práticas pedagógicas, fornecendo subsídios e respaldo teórico-metodológico para a atuação docente. 
Saúde Coletiva II136Anual2º ano Vigilância em saúde. Sistemas de informação em saúde. Principais doenças de notificação compulsória. Programa nacional de imunização. 
Sistematização da Assistência de Enfermagem51Anual2º ano Conceitos, modelos e Teorias de Enfermagem. Processo de Enfermagem. Sistemas de Classificação de Enfermagem. Raciocínio clínico e pensamento crítico. Cuidado humanizado. Princípios da Prática Baseada em Evidências. Consulta de Enfermagem. 
Bioestatística68Anual3º ano Introdução à estatística descritiva. Cálculo de probabilidades. Variáveis aleatórias e distribuições discretas e contínuas. Amostragem. Princípios de estimação e intervalos de confiança. Princípios de testes de hipóteses. Indicadores de saúde. Aplicação da estatística utilizando a ferramenta da informática. 
Didática Aplicada à Enfermagem68Anual3º ano Concepções teórico-metodológicas que subsidiam as práticas educativas em saúde. Concepções de saúde e educação subjacentes aos programas oficiais de saúde escolar. Formação em saúde e inovações pedagógicas. 
Enfermagem Perioperatória153Anual3º ano Evolução histórica da enfermagem perioperatória; a unidade de centro cirúrgico no contexto hospitalar; aspectos éticos e legais; assistência de enfermagem perioperatória; assistência de enfermagem na recuperação pós-anestésica; dinâmica da central de material e esterilização. 
Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica221Anual3º ano Fundamentar cientificamente a assistência de Enfermagem sistematizada nas patologias mais comuns encontradas em clínica médica e cirúrgica incluindo a abordagem preventiva e reabilitação. Assistência de Enfermagem nos períodos pré e pós operatório. Necessidades nutricionais no adulto. Assistência de enfermagem ao doente portador de doenças transmissíveis hospitalizado. 
Enfermagem em Saúde Mental III136Anual3º ano Evolução histórica da psiquiatria, da enfermagem psiquiátrica e em saúde mental. Visão atual e tendências da enfermagem em psiquiatria e em saúde mental. Operacionalização dos serviços de saúde mental no contexto das políticas de saúde mental. Princípios fundamentais ético-estéticos em enfermagem em psiquiatria e em saúde mental. Assistência de enfermagem ao indivíduo em sofrimento psíquico e sua família. Atenção a segurança física e psíquica do paciente e equipe. Reabilitação psicossocial. 
Enfermagem em Saúde do Idoso34Semestral3º ano O processo natural de envelhecimento e as mudanças biopsicossociais e suas implicações relacionadas ao idoso. Aspectos demográficos e epidemiológicos do envelhecimento populacional. Assistência de enfermagem gerontológica. Pesquisa e conhecimentos epidemiológicos dentro das áreas de Geriatria e Gerontologia. 
Gerenciamento de Enfermagem68Anual3º ano As diferentes concepções da gerência no contexto histórico das organizações. Políticas que norteiam o processo de trabalho nas instituições de saúde e nos serviços de enfermagem e as propostas assistenciais. Meios e instrumentos para a gerência nos serviços de enfermagem. Competências e habilidades para a função gerencial. Gestão da qualidade e segurança em saúde. 
Prática de Ensino I136Anual3º ano Evolução celular. Diversidade e organização celular. Noções de microscopia. Morfofisiologia dos componentes celulares e suas relações. Sinalização celular. Ciclo de vida da célula. Vias do fluxo informacional. Interação da célula com a matriz extracelular. Diferenciação celular. Célula diferenciada. Morte celular. Célula tumoral. Fecundação. Embriologia Geral (Desenvolvimento Pré-embrionário, Embrionário e Fetal). Placenta e Membranas Fetais. Estudo dos tecidos fundamentais, componentes do organismo superior, microscopicamente e por método de estudo da Histologia dos tecidos: epiteliais de revestimento e glandular, tecidos conjuntivos e suas variáveis, tecido muscular e tecido nervoso. 
Saúde Coletiva III153Anual3º ano A prática da enfermagem na atenção primária em saúde. Modelos de atenção à saúde. Programas nacionais em saúde. Saúde do trabalhador. Processo de trabalho em saúde. Humanização, acolhimento e vínculo. Apoio matricial. Consulta de enfermagem e clínica ampliada. 
Sociologia51Anual3º ano Principais correntes teóricas do pensamento sociológico. A trajetória das ciências sociais em saúde na América Latina e no Brasil. A perspectiva da análise social no campo da saúde. Formação social brasileira. Movimentos sociais. Estado e direito à saúde. Relação entre sociedade, saúde, educação e Enfermagem. Estudos Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-brasileira e indígenas e direitos humanos. 
A Enfermagem e o Paciente Crítico119Anual4º ano Assistência de enfermagem sistematizada a pacientes criticamente enfermos em situação de urgência e emergência. Aspectos éticos e legais e de segurança no atendimento de enfermagem ao paciente crítico. 
Enfermagem em Puericultura, Criança e Adolescentes Sadios e Criança e Adolescentes Hospitalizados221Anual4º ano Assistência de Enfermagem individual e coletiva à criança e adolescente não hospitalizados nas diferentes etapas de crescimento e desenvolvimento. Aplicação da metodologia da assistência de enfermagem à criança e ao adolescente hospitalizado. Desenvolvimento de técnicas básicas de enfermagem específicas à criança e ao adolescente hospitalizados. Compreensão epidemiológica, social, familiar e política dos problemas de saúde da criança e do adolescente hospitalizado. Assistência de enfermagem à criança e ao adolescente nos problemas de saúde que requerem hospitalização. Assistência de Enfermagem ao recém-nato nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. O papel do enfermeiro no cuidado da fase inicial da vida. Desenvolvimento de técnicas de Enfermagem na atenção à criança e ao adolescente sadios. Práticas educativas na abordagem com crianças e adolescentes. 
Enfermagem em Saúde da Mulher - Ginecologia e Obstetrícia221Anual4º ano Aspectos sociais, políticos, econômicos e epidemiológicos de saúde da mulher em idade fértil e idosa. Consulta de Enfermagem e cuidado à mulher nas doenças da mama, vulva, vagina, colo uterino, útero e anexos. Planejamento familiar, violência contra a mulher e gênero. Prevenção do câncer cérvicouterino e mama. Consulta de Enfermagem e cuidado à mulher no ciclo gravídico puerperal (gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido) na Rede Básica de Saúde, Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto Obstétrico. Práticas Educativas em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica. 
Gerenciamento de Enfermagem em Instituições de Saúde238Anual4º ano Gerenciamento de unidades de enfermagem. O planejamento em saúde como instrumento do processo de trabalho gerencial em enfermagem. Monitoramento e avaliação dos serviços. Formas de organização e divisão do trabalho em saúde e de enfermagem. Estrutura e dinâmica organizacional dos serviços de saúde e de enfermagem. Gerenciamento de recursos. Gestão de pessoas. Aplicação dos conhecimentos de administração no gerenciamento em enfermagem nas instituições de saúde. 
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS51Anual4º ano Conhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para a aquisição da Libras - a Língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do segmento das Pessoas Surdas. 
Metodologia da Pesquisa em Saúde51Anual4º ano Concepções de Ciência. O materialismo e o idealismo como referencial filosófico. As três principais correntes teórico-metodológicas: a fenomenologia, o positivismo e o materialismo. O Processo de pesquisa. Tipos de pesquisa. Discussão e análise da prática de produção de conhecimentos em saúde. Elaboração de projeto para TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. 
Prática de Ensino II272Anual4º ano Atividade teórico-prática que visa a reflexão e a investigação da ação docente, bem como a atuação docente sistematizada em cursos específicos de formação de profissionais de enfermagem. Desenvolvimento histórico da educação profissional no Brasil. Legislação vigente e organização do ensino profissionalizante. Modalidades do ensino em saúde. Desenvolvimento e execução de projetos de educação continuada junto a instituições que desenvolvam atividades de saúde. 
Estágio Curricular Supervisionado880Anual5º ano O estágio curricular supervisionado do curso de enfermagem constitui-se em atividade curricular de caráter prático que permite aprofundar as relações do processo de formação com o processo de trabalho em saúde e em Enfermagem. 
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC34Anual5º ano Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso, podendo ser na forma de revisão bibliográfica, monografia, pesquisa de campo ou outros. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alessandra Crystian Engles dos ReisMestrado55 45 32207305alessandra.reis@unioeste.br
Aline Barbosa MacedoDoutorado55 45 32205793aline.macedo1@unioeste.brlattes.cnpq.br/0417734813933472
Angélica SoaresDoutorado55 45 32203194angelica.soares@unioeste.brlattes.cnpq.br/1540117704079178
Ariana Rodrigues da Silva CarvalhoDoutorado55 45 32203147ariana.carvalho@unioeste.brlattes.cnpq.br/5926097371404838
Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira TosoDoutorado55 45 32203147beatriz.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/2141431597703690
Camila Cristiane Formaggi Sales RibeiroDoutoradocamila.ribeiro9@unioeste.br
Claudia RossDoutorado55 45 32203147claudia.ross@unioeste.brlattes.cnpq.br/9575417599399378
Claudia Silveira VieraPós-Doutorado55 45 32203132claudia.viera@unioeste.brlattes.cnpq.br/6839368106425711
Debora Cristina Ignácio AlvesDoutorado55 45 33214659debora.alves@unioeste.brlattes.cnpq.br/1561480957083333
Eliane Pinto de GóesDoutorado55 45 35768128eliane.goes@unioeste.brlattes.cnpq.br/1809592930661784
Elizabeth Aparecida de SouzaMestradoelizabeth.souza1@unioeste.br
Eveline Treméa JustinoDoutorado55 45 35768179eveline.justino@unioeste.brlattes.cnpq.br/7395585502300895
Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo MatosDoutorado55 45 32203147fabiana.matos@unioeste.brlattes.cnpq.br/3955968011303089
Fabiana SeguinDoutoradofabiana.seguin@unioeste.brlattes.cnpq.br/8297056452793076
Fabiéli BorgesMestradofabieli.borges@unioeste.brlattes.cnpq.br/5857244387101386
Franciele Foschiera CamboinDoutorado55 45 32203157franciele.camboin@unioeste.brlattes.cnpq.br/6771145883728214
Francielle Regina BertussoMestradofrancielle.bertusso@unioeste.brlattes.cnpq.br/7205533215821396
Gicelle Galvan MachineskiDoutorado55 45 32203147gicelle.galvan@unioeste.brlattes.cnpq.br/7267047092491530
Jean Franciesco VettorazziDoutoradojean.vettorazzi@unioeste.brlattes.cnpq.br/5839477512215069
Katiuscia WagnerMestradokatiuscia.wagner@unioeste.brlattes.cnpq.br/2600950670521450
Leda Aparecida Vanelli Nabuco de GouveaDoutorado55 45 32203147leda.gouvea@unioeste.brlattes.cnpq.br/7958215572477731
Lianara Teresinha Mumbach BrandenburgMestrado55 45 32203198lianara.brandenburg@unioeste.brlattes.cnpq.br/2056858385079462
Lili Marlene HofstatterMestrado55 45 32203147lili.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/3712295170141892
Lilian Cristiane BaezaDoutorado55 45 32203243lilian.baeza@unioeste.brlattes.cnpq.br/0165157857884867
Luciana Paula Gregio D'arce RodriguesDoutorado55 45 32203235luciana.rodrigues2@unioeste.brlattes.cnpq.br/8509075458523465
Luiz Fernando ReisDoutorado55 45 32203147luiz.reis@unioeste.brlattes.cnpq.br/5440902837292360
Manoela de CarvalhoDoutoradomanoela.carvalho@unioeste.brlattes.cnpq.br/9794096575362891
Marcia Miranda TorrejaisDoutorado55 45 32203194marcia.torrejais@unioeste.brlattes.cnpq.br/6079757636423339
Marcia Regina Silvério Santana Barbosa MendesDoutoradomarcia.mendes@unioeste.brlattes.cnpq.br/8467802935884529
Maria Aparecida BaggioDoutorado55 45 32207442maria.baggio@unioeste.brlattes.cnpq.br/2992418583503546
Maria Lucia Frizon RizzottoPós-Doutorado55 45 32203173maria.rizzotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/7877904356698023
Maristela Salete MaraschinMestrado55 45 32203147maristela.maraschin@unioeste.brlattes.cnpq.br/3337377682148569
Nelsi Salete ToniniDoutorado55 45 32203147nelsi.tonini@unioeste.brlattes.cnpq.br/8629784663310397
Rafael Andrade MenolliDoutorado55 45 32203243rafael.menolli@unioeste.brlattes.cnpq.br/2119646769798898
Ronaldo Luiz BarbozaEspecialização55 45 32203147ronaldo.barboza@unioeste.brlattes.cnpq.br/3006001507958448
Rosa Maria RodriguesDoutorado55 45 32203147rosa.rodrigues@unioeste.brlattes.cnpq.br/2494334380681306
Rosana Katia NazzariPós-Doutorado55 45 32203145rosana.nazzari@unioeste.brlattes.cnpq.br/5677982624137502
Sabrina GrassiolliDoutorado55 45 32203257sabrina.grassiolli@unioeste.brlattes.cnpq.br/1379417550389891
Sebastiao CaldeiraDoutorado55 45 32203147sebastiao.caldeira@unioeste.brlattes.cnpq.br/4635881693183151
Simone Domingues GarciaMestradosimone.garcia1@unioeste.brlattes.cnpq.br/5794856632430237
Solange de Fatima Reis ConternoDoutorado55 45 32203147solange.conterno@unioeste.brlattes.cnpq.br/3619930912262742
Sonia de Lucena MioranzaDoutorado55 45 32203255sonia.mioranza@unioeste.brlattes.cnpq.br/8159944391263327
Tarcisio Vitor Augusto LordaniDoutoradotarcisio.lordani@unioeste.brlattes.cnpq.br/2247924563650058
Terezinha da Aparecida CamposMestradoterezinha.campos@unioeste.br
Vilmar MalacarneDoutorado55 45 32203277vilmar.malacarne@unioeste.brlattes.cnpq.br/2174433445359774
Wilson Alves de OliveiraDoutorado55 45 32207320wilson.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/0356900895970548
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio01/03/2004Resolução 006/2004-CEPE
Regulamento de Estágio - Prática de Ensino26/11/2003Resolução 184/2003-CEPE
Regulamento de TCC29/05/2003Resolução 068/2003-CEPE
Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Liga Acadêmica de Educação em Saúde - LAESProjetos de Ensino - 62661/202101/06/2021 - Atividade em AndamentoSolange de Fatima Reis Conterno
Liga Acadêmica da Saúde da Família e Comunidade - LASFACProjetos de Ensino - 62662/202101/06/2021 - Atividade em AndamentoManoela de Carvalho

Fonte: Academus; Curso CSC0040 ; Grade 2013/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.