Campus Cascavel

Ciências Biológicas

Mais Informações
Campus: Campus de Cascavel
Centro: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Turno: Integral
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Bacharel em Ciências Biológicas
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Iimplantado no ano de 1995.



Perfil do Profissional
O curso de Biologia proporciona conhecimentos da diversidade dos seres vivos e consciência da necessidade da conservação do ambiente e do manejo da biodiversidade. Esta área proporciona a formulação de políticas de saúde, de meio ambiente, de biotecnologia e de gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto nos de melhoria da qualidade de vida.

Campo de Atuação
O biólogo pode exercer orientações, direções, assessoramentos, prestação e consultoria a instituições e a empresas. Além disso, atua na realização de perícias e emissão de laudos ou pareceres técnicos.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 3110 Diário Oficial do Estado - 22/10/2019

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 241/2018-CEPE de 07/10/2018

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44442
Coordenação
Jose Flavio Candido Junior
Email: jose.candido@unioeste.br
Telefone: 45 32207265

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Anatomia e Morfologia Vegetal85Anual1º ano Introdução ao Reino Plantae. Ciclos de vida dos vegetais. Célula vegetal. Tecidos vegetais. Morfologia, variações e adaptações funcionais dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (esporângio, gametângio, flor, fruto e semente). Anatomia e adaptações funcionais dos órgãos vegetativos (raiz, caule, folha) e reprodutivos (flor, fruto e semente). 
Bioquímica85Anual1º ano Biomoléculas; Água, pH e tampão; Estrutura química dos aminoácidos e peptídeos, proteínas, carboidratos e lipídeos; Enzimas; Bioenergética; Fotossíntese; Metabolismo dos carboidratos, lipídeos, aminoácidos e nucleotídeos; Integração metabólica e hormonal. 
Fundamentos de Biologia68Anual1º ano Ementa: Compreensão básica do método científico. Condições para a vida na Terra. Origem da vida. Características básicas da vida incluindo: reprodução sexuada e assexuada, conceito de semaforontes, padrões morfológicos nos diversos grupos biológicos tais como tipos de simetria e de crescimento; obtenção de matéria e energia. Conceitos básicos de Evolução: Seleção Natural, Sexual e Artificial; as bases do Neodarwinismo; Adaptação; Evo-Devo; Heterocronia; convergência, paralelismo e co-evolução. Conceitos básicos de Biogeografia: padrões e mecanismos fundamentais que influenciam a de ocorrência das espécies.  
Introdução à Pesquisa em Biologia68Anual1º ano Aulas teórico-práticas em grupos nos laboratórios de pesquisadores do próprio curso para que o aluno observe o que é realizado nas diversas áreas da biologia. 
Química Geral85Anual1º ano Conceitos básicos de química inorgânica; Importância da química; Estequiometria de fórmulas e de reações; Ligações químicas; Soluções e equilíbrio químico; Conceitos básicos de química orgânica; Fundamentos; Teoria estrutural; Hibridação; Funções orgânicas; Estereoquímica. 
Anatomia Humana85Semestral1º ano 1º semestreIntrodução à anatomia. Aparelhos locomotor e urogenital. Sistemas circulatório, linfático, respiratório, digestório, nervoso e órgãos dos sentidos (olho e orelha). 
Biologia Celular85Semestral1º ano 1º semestreOrigem da vida e evolução celular; Classificação celular; Métodos de estudo das células; Morfofisiologia dos constituintes de Procariotos e Protozoa; Morfofisiologia dos constituintes das células eucarióticas, membrana plasmática, citoesqueleto; Núcleo celular; Ciclo celular; Tipos de divisão celular; Morte celular programada; Diversidade celular e matriz extracelular; Noções básicas de diferenciação celular; Vírus. 
Histologia Animal68Semestral1º ano 1º semestreMétodos de estudo aplicados à histologia; Estudo dos tecidos: epitelial, sistema tegumentar, conjuntivos, adiposo, cartilaginoso, ósseo, sangue, sistema linfóide, nervoso e muscular. 
Ecologia I68Semestral1º ano 2º semestreO que é Ecologia, Recurso e condição, Escala, diversidade e rigor científico. Ecologia e Dinâmica de Populações: História de vida, Distribuição e abundância, Crescimento e controle populacional, Dinâmica de populações. Interações entre organismos: Competição, Predação e herbivoria, Parasitismo, Mutualismo e comensalismo e sua importância na conservação dos ambientes naturais 
Métodos e Técnicas em Pesquisa Biológica34Semestral1º ano 2º semestreMétodos científicos e técnicas dos diferentes tipos de pesquisa. Fatos, hipóteses, teorias em pesquisa, leis. Introdução à redação de projeto de pesquisa e de dissertação/tese. Estruturas formais e funcionais do discurso científico. Subsídios para a produção e a interpretação de textos científicos: resumo, resenha, relatório, projetos de pesquisa. Ferramentas que fazem parte do ambiente de pesquisa científica. 
Sistemática Filogenética68Semestral1º ano 2º semestreSistemática e diversidade biológica; Noções básicas de classificações biológicas; Coleções científicas em biologia, conceito de série tipo; Códigos e regras internacionais de nomenclatura microbiológica, zoológica e botânica; Grupos monofiléticos e merofiléticos, plesiomorfia, apomorfia, sinapomorfia, simplesiomorfia e homoplasia; Princípio de parcimônia e construção de cladogramas com base em matrizes de características tanto morfológicas quanto moleculares. Bioinformática na sistemática filogenética 
Zoologia dos Invertebrados I85Semestral1º ano 2º semestreDiversidade animal quanto aos padrões de estrutura corporal, tamanho, habitat e modo de vida. Estudo geral de Protozoa. Estudo morfofuncional e sistemático de Animalia, [com abordagem] de Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Mollusca e Annelida. Adaptações morfológicas e fisiológicas; ecologia, conservação ambiental para os seus táxons e importância econômica. 
Biofísica68Semestral2º ano 1º semestreBiofísica das membranas. Fluídos, tensão superficial e capilaridade. Bioeletricidade, Biopotenciais, Bioeletrogênese. Biofísica da contração muscular, movimentos, biomecânica e elasticidade. Biofísica dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório. Biofísica da Visão. Ondas mecânicas, bioacústica e comunicação sonora. Geomagnetismo, biomagnetismo e radiação eletromagnética. 
Embriologia Animal68Semestral2º ano 1º semestreGametogênese e tipos de ovos; Sinalização celular entre gametas; Etapas da fertilização e bloqueios de poliespermia; Tipos de clivagens; Blastulação; Determinação celular e Afinidade seletiva; Movimentos de gastrulação e os três folhetos embrionários; Notocorda e Neurulação; Desenvolvimento de anamniotas; Desenvolvimento de amniotas; Embriologia de mamíferos placentários; Anexos embrionários; Teratologia. 
Fisiologia Vegetal85Semestral2º ano 1º semestreA água no sistema solo-planta-atmosfera (absorção e perdas). Crescimento e produtividade vegetal. Interceptação da energia radiante. Mecanismos fotossintéticos nas plantas. Distribuição de assimilados nas plantas. Respiração e economia de carbono nas plantas. Regulação do crescimento e desenvolvimento. Aspectos fisiológicos e ecológicos da germinação. Respostas aos estímulos. 
Genética Molecular85Semestral2º ano 1º semestreEstrutura e função dos ácidos nucléicos; Cromossomos procarioto e eucarioto; Fluxo da informação genética; Código genético; Mutação; Regulação da expressão gênica procariota; Diversidade de anticorpos e câncer; Técnicas em genética molecular. 
Sistemática de Criptógamas e Micologia68Semestral2º ano 1º semestreIntrodução à taxonomia vegetal. Sistemas de classificação e filogenia dos grandes grupos vegetais. Caracterização morfológica e sistemática e importância econômica dos seguintes grupos vegetais: Algas (Cyanophyta/Cyanobactéria, Euglenophyta, Bacillariophyta, Chlorophyta, Charophyta, Rhodophyta, Phaeophyta), Reino Fungi, Fungos liquenizados, Bryophyta, Lycophyta e Monilophyta. 
Zoologia dos Invertebrados II85Semestral2º ano 1º semestreEstudo morfofuncional, sistemático, aspectos evolutivos e ecológicos de Arthropoda, Nematoda, Rotifera, Acanthocephala e Echinodermata.relação. Importância dos grupos estudados como bioindicadores ambientais e/ou seu papel no desenvolvimento sustentável. 
Bioestatística I68Semestral2º ano 2º semestreNoções básicas de matemática. Introdução à Estatística Descritiva: tabelas, gráficos, distribuição de frequências, medidas de tendência central, medidas de posição, medidas de dispersão dispersão, assimetria e curtose. Probabilidade Clássica e Distribuições de Probabilidade (Normal, Poisson e Binomial). 
Fisiologia Humana85Semestral2º ano 2º semestreMeio interno e homeostase; Fisiologia dos sistemas nervoso, endócrino, digestório, cardiovascular, respiratório e renal. 
Genética Geral e Humana85Semestral2º ano 2º semestreMendelismo: princípios básicos da hereditariedade. Alelos múltiplos. Alelos letais. Fatores que modificam as proporções mendelianas. Interação gênica. Determinação do sexo e herança relacionada ao sexo. Genética humana: padrões de herança. Ligação gênica e mapeamento genético. Princípios da Herança poligênica e multifatorial. Herança extranuclear. Estrutura e função dos cromossomos. Alterações cromossômicas. Origem e efeitos das alterações cromossômicas no homem. 
Geologia68Semestral2º ano 2º semestre ...
Sistemática de Fanerógamas85Semestral2º ano 2º semestreSistemas de classificação e filogenia. Técnicas de coleta e herborização. Chaves dicotômicas. Espécies de interesse econômico e florístico para a região. Caracterização morfológica e sistemática das principais famílias de Gimnospermas e Angiospermas. 
Estágio Supervisonado em Ciências Biológicas I136Anual3º ano Vivenciar a prática do biólogo nas rotinas de trabalho, com atividades de laboratório ou campo. 
Bioestatística II68Semestral3º ano 1º semestreEstimação pontual e por intervalos de confiança. Testes de hipóteses. Introdução à correlação e regressão. Introdução à analise de variância e testes de comparações múltiplas. Testes de associação entre variáveis qualitativas (teste de qui quadrado e resíduos ajustados). 
Ecologia II68Semestral3º ano 1º semestreEstrutura e dinâmica de comunidades: Comunidades Ecológicas, Sucessão ecológica, Biogeografia, Partição de recursos e coexistência, Teorias de não equilíbrio (hipótese de distúrbio intermediário e hipótese neutra). Estrutura e funcionamento de Ecossistemas: Produtividade primária e secundária, Fluxo de energia e teias tróficas, Ciclos Biogeoquímicos. Ecologia Aplicada: Biologia da Conservação, Degradação de hábitats, Sustentabilidade, Mudanças climáticas globais, conservação e educação ambiental. 
Genética de Populações e Evolução68Semestral3º ano 1º semestreFrequências alélicas, genotípicas e fenotípicas; Dinâmica dos genes nas populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg e suas aplicações; Teorias evolucionistas; Fatores ecológicos e evolutivos; Estrutura de populações, seleção e deriva; Especiação; Filogenética; Evolução humana. 
Imunologia51Semestral3º ano 1º semestreFundamentos de imunologia. Sistema imune, imunidade inata e adaptativa. Sistema linfoide. Antígenos. Imunoglobulinas. Sistema complemento. Citocinas. Complexo de histocompatibilidade principal. Processamento e apresentação de antígenos, ativação e regulação das respostas imunes. Resposta imune celular e humoral. Reações de Hipersensibilidades do tipo I, II, III e IV. Imunologia dos transplantes. Imunologia dos tumores. Doenças auto-imunes. Imunodeficiências. 
Optativa I34Semestral3º ano 1º semestre ...
Zoologia dos Cordados I85Semestral3º ano 1º semestreOrigem e relações evolutivas de Hemichordata e Chordata. Morfofisiologia de Hemichordata. Diversidade, Morfologia funcional e sistemática de cordados basais (Cephalochordata e Urochordata) e vertebrados anamniotos (peixes e anfíbios). Comparação entre órgãos e sistemas e relações evolutivas e adaptativas. Origem e evolução de Tetrapoda e a invasão dos ambientes terrestres. Importância ecológica, ameaças e conservação dos grupos viventes. 
Microbiologia Geral e Ambiental68Semestral3º ano 2º semestreCaracterísticas gerais de bactérias, fungos, vírus e sua patogenia. Estrutura, fisiologia, nutrição, genética e metabolismo de microrganismos. Interação microrganismos-homem-ambiente. Ação de agentes físicos e químicos sobre os microrganismos. Mecanismo ação dos antimicrobianos. Mecanismos de patogenicidade microbiana e resistência do hospedeiro. Caracterização dos microrganismos em seus habitats naturais (solo, água e ar) e seu potencial de aplicação. Microbiologia do ar, água e solo. Ecologia microbiana. Biorremediação. 
Optativa II34Semestral3º ano 2º semestre ...
Paleontologia85Semestral3º ano 2º semestreProcessos de fossilização e tafonomia. Estratigrafia e bioestratigrafia. Origem e registro da vida nos eons Arqueano e Proterozoico. Contexto tectônico e ambiental relacionado à história da vida no Eon Fanerozoico: faunas dos períodos Ediacarano e Cambriano. Principais grupos de invertebrados fósseis. Origem e diversificação dos principais grupos de plantas e de vertebrados. Paleontologia da Bacia do Paraná. Noções de preservação do patrimônio paleontológico. 
Redação Científica em Biologia34Semestral3º ano 2º semestreEstrutura básica de um texto científico: texto, tabelas e figuras. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Estilos de redação técnica. Apresentação implícita e explícita de hipóteses. Elaboração de projetos, e relatos técnico/científicos. Citação de referências Bibliográficas. 
Zoologia dos Cordados II85Semestral3º ano 2º semestreEstudo morfofuncional e sistemático de tetrápodes Amniota. Comparações dos órgãos e sistemas em Sauropsida (Testudines, Lepidosauria e Archosauria) e Synapsida (Mammalia). Diversidade, adaptações morfológicas, história evolutiva, ecologia, ameaças e conservação ambiental para seus táxons. 
Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas II204Semestral4º ano Vivenciar a prática do biólogo nas rotinas de trabalho, com atividades de laboratório ou campo. 
Optativa III34Semestral4º ano ...
Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Biológicas204Anual4º ano Trabalho de conclusão de curso aplicado a biologia. 
Antropologia e Sociologia68Semestral4º ano 1º semestreA pré-história da Antropologia; principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo; A especificidade da prática antropológica; o ato de pensar; do senso comum ao senso crítico; Ética profissional; A formação cultural de um povo e seus conceitos éticos, considerando os diretos humanos e relações étnico-raciais. Relação da Sociologia e Antropologia na formação dos conceitos de conservação e educação ambiental. 
Educação Ambiental68Semestral4º ano 1º semestreHistórico da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo; Meio ambiente e sociedade; Plano Nacional de Educação Ambiental; Interdisciplinariedade em Educação Ambiental; Desenvolvimento de projetos em espaços formais e não-formais; Documentos planetários. Desenvolvimento da prática para a formação do professor de Ciências Biológicas. 
Fisiologia Animal Comparada85Semestral4º ano 1º semestreOsmorregulação; Excreção do nitrogênio amínico; Órgão de excreção e formação de urina; Respiração; Fisiologia do mergulho; Digestão; Termorregulação; Hormônios; Fotocepção e visão; Sistema nervoso e comportamento. 
Gestão e Consultoria Ambiental85Semestral4º ano 1º semestreIntrodução e histórico da problemática ambiental local, regional e global. Principais problemas ambientais e suas consequências à vida no planeta, e a importância do desenvolvimento sustentável e a educação ambiental para a solução de problemas. Noções gerais de legislação ambiental e avaliações de impactos ambientais. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA), auditorias ambientais nas empresas e as normas ISO. Unidades de conservação e ICMS ecológico. Tecnologias alternativas e empreendedorismo na gestão ambiental. Experiências em consultoria ambiental. Atribuições do profissional biólogo. 
História e Filosofia da Ciência34Semestral4º ano 2º semestreHistória da constituição das Ciências como conhecimento humano: dos povos pré-históricos à Revolução Científica; Principais períodos, fatos e personagens da história das Ciências da Natureza: Ciência Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea; Constituição da Biologia como Ciência Autônoma: o papel da Evolução; Imagens contextualizadas da Ciência, do Cientista e do Método Científico; Relações entre Ciência e Sociedade. 
Parasitologia51Semestral4º ano 2º semestreRelação parasito-hospedeiro; Aspectos morfológicos, biológicos, epidemiológicos e profiláticos das principais parasitoses intestinais, tissulares e sanguíneas; Vetores. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Ana Carla Marques da SilvaMestrado55 45 32203130ana.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/1536694023683011
Ana Tereza Bittencourt GuimarãesDoutorado55 45 32207350ana.bittencourt@unioeste.brlattes.cnpq.br/7043053823250811
Andréa Maria Teixeira FortesDoutorado55 45 32207206andrea.fortes@unioeste.brlattes.cnpq.br/1584973071720617
Angélica SoaresDoutorado55 45 32203194angelica.soares@unioeste.brlattes.cnpq.br/1540117704079178
Ednéia Fátima Brambilla TorquatoDoutorado55 45 32207405edneia.torquato@unioeste.brlattes.cnpq.br/9756944685266007
Eliseu Vieira DiasDoutorado55 45 32203285eliseu.dias@unioeste.brlattes.cnpq.br/5970789398466562
Fabiana Gisele da Silva PintoDoutorado55 45 32207201fabiana.pinto@unioeste.brlattes.cnpq.br/9361463429150328
Helaine Maruska Vieira SilvaDoutorado55 45 32207489helaine.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/7770981509392180
Irene Carniatto de OliveiraDoutorado55 45 32207287irene.oliveira@unioeste.brlattes.cnpq.br/7508449720430708
Isabela Angeli de LimaDoutoradoisabela.lima@unioeste.brlattes.cnpq.br/7658025850270823
Joao Paulo de Arruda AmorimDoutorado55 45 32207402joao.amorim@unioeste.brlattes.cnpq.br/4100033010756626
Jocicléia Thums KoneratDoutoradojocicleia.konerat@unioeste.brlattes.cnpq.br/2337560357435337
Jose Flavio Candido JuniorDoutorado55 45 32207265jose.candido@unioeste.brlattes.cnpq.br/2097727596751405
Lianara Teresinha Mumbach BrandenburgMestrado55 45 32203198lianara.brandenburg@unioeste.brlattes.cnpq.br/2056858385079462
Luciana Paula Gregio D'arce RodriguesDoutorado55 45 32203235luciana.rodrigues2@unioeste.brlattes.cnpq.br/8509075458523465
Luciano Lazzarini WolffDoutorado55 45 32203254luciano.wolff@unioeste.brlattes.cnpq.br/1264659516837674
Luis Francisco Angeli AlvesDoutorado55 45 32203288luis.alves@unioeste.brlattes.cnpq.br/0613029292752945
Lívia Godinho TemponiDoutorado55 45 32207335livia.temponi@unioeste.brlattes.cnpq.br/6073829585718937
Marcia Miranda TorrejaisDoutorado55 45 32203194marcia.torrejais@unioeste.brlattes.cnpq.br/6079757636423339
Margarete NakataniDoutorado55 45 32207489margarete.nakatani@unioeste.brlattes.cnpq.br/5781242319797780
Maria Lucia BonfleurDoutorado55 45 32203257maria.bonfleur@unioeste.brlattes.cnpq.br/4991058118655491
Marina Kimiko KadowakiPós-Doutorado55 45 32203292marina.kadowaki@unioeste.brlattes.cnpq.br/1819723253019762
Maristela Jorge PadoinDoutorado55 45 32203247maristela.padoin@unioeste.brlattes.cnpq.br/5242004138264449
Miryan Denise Araujo CoraciniDoutorado55 45 32204214miryan.coracini@unioeste.brlattes.cnpq.br/1022962740238794
Norma Catarina BuenoPós-Doutorado55 45 32203239norma.bueno@unioeste.brlattes.cnpq.br/9418172604810458
Rafaela Maria MorescoDoutoradorafaela.moresco@unioeste.brlattes.cnpq.br/5267818086748215
Roberto Laridondo LuiDoutorado55 45 32203235roberto.lui@unioeste.brlattes.cnpq.br/9248633088721225
Rosilene Luciana DelarivaDoutorado55 45 32207396rosilene.delariva@unioeste.brlattes.cnpq.br/4590095662665915
Sandra Lucinei BalboDoutorado55 45 32203257sandra.balbo@unioeste.brlattes.cnpq.br/9681926747750294
Shirley Martins SilvaDoutorado55 45 32207350shirley.silva@unioeste.brlattes.cnpq.br/8306632785180942
Vladimir Pavan MargaridoPós-Doutorado55 45 32203235vladimir.margarido@unioeste.brlattes.cnpq.br/5121185222918238
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio28/05/2010Resolução 083/2010-CEPE
Regulamento de Monografia27/03/2008Resolução 100/2008-CEPE
Regulamento de TCC26/04/2011Resolução 059/2011-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso CSC0004 ; Grade 2019/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021



Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.