Campus de Francisco Beltrão

Ciências Econômicas

Campus: Campus de Francisco Beltrão
Centro: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel em Ciências Econômicas
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

mplantado no ano de 1985.



Perfil do Profissional
Tem como principais atividades: planejamento, projeção, programação e análise econômico-financeira de investimento e financiamento de qualquer natureza, envolvendo estudos de macroeconomia, de microeconomia e de comércio internacional.

Campo de Atuação
Pode atuar nas áreas de consultoria pública e privada; na elaboração de projetos econômicos agroindustriais e de infraestrutura; no desenvolvimento de planos de negócios; além de poder atuar no mercado financeiro e de capitais, pesquisa e estudos mercadológicos, entre outros

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 20/21 - SETI, Diário Oficial do Estado - 18/03/2021

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 260/2016-CEPE de 08/12/2016

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20062009201220152018
33332
Coordenação
José Maria Ramos
Email: jose.ramos@unioeste.br
Telefone: 46 35204826

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Contabilidade Geral68Semestral1º ano 1º semestreEstudo da evolução do conhecimento contábil. Estudo da estrutura patrimonial. Processo de escrituração. Elaboração da demonstração de resultado de exercício e do balanço patrimonial, com finalidade de gerar informações. Introdução à análise das demonstrações financeiras. Indicadores básicos de análise de estrutura, liquidez e rentabilidade. 
História Econômica Geral68Semestral1º ano 1º semestreFormações Econômicas Pré-Capitalistas. Transição do Feudalismo para o Capitalismo. A evolução capitalista entre os séculos XVIII e a Primeira Guerra Mundial. A Economia Mundial do imediato pós-primeira guerra à crise do petróleo da década de 1970. A Economia mundial em mudança: uma análise econômico-política desde os anos 1980. 
Introdução à Economia68Semestral1º ano 1º semestreO pensamento econômico e a evolução da Ciência Econômica. Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia. Noções de Economia Monetária. Noções sobre Desenvolvimento Econômico. 
Matemática68Semestral1º ano 1º semestreFunções (Representações gráficas, taxas de crescimento). Limites. Derivada de primeira e segunda ordem. Álgebra matricial. 
Metodologia da Pesquisa68Semestral1º ano 1º semestreTécnicas de Leitura. Análise de texto. Técnicas de Apresentação de trabalhos acadêmicos: seminário, pôster, comunicação. Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos: conceito e tipos. Métodos específicos das ciências sociais. Formulação do problema de pesquisa. Hipóteses: definição, importância, função e tipos. Normas técnicas de elaboração do trabalho científico. Publicação de trabalhos científicos. 
Análise de Custos68Semestral1º ano 2º semestrePrincípios contábeis aplicados a custos. Avaliação de estoques. Custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. Métodos de rateio por absorção, baseado em atividades e direto ou variável. Apuração de custos. Relação custo/volume/lucro. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. 
Economia Financeira68Semestral1º ano 2º semestreFundamentos da Matemática Financeira. Juros Simples. Proporções: Regra de Sociedade Simples e Composta. Juros Compostos: Capitalização e Descontos. Operações com Taxas de Juros. Séries de Pagamentos. Sistema de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. 
História do Pensamento Econômico I68Semestral1º ano 2º semestreTeoria Mercantilista. Fisiocracia. Escola Clássica: Adam Smith, Malthus e Ricardo: Principais contribuições para a Teoria Econômica. 
Matemática para Economistas68Semestral1º ano 2º semestreNatureza da economia matemática (papel dos instrumentais matemáticos aplicados à economia). Estática comparativa e a diferenciação (Funções de uma variável). Funções de mais de uma variável. Maximização e minimização condicionada. Integrais. 
Sociologia68Semestral1º ano 2º semestreO contexto histórico no qual emergem as ciências sociais: esgotamento do feudalismo e nascimento do capitalismo (Renascença e Iluminismo). Evolução da ciência social do século XVII ao XIX: o positivismo de Comte; o liberalismo de Durkheim (o fato social, a consciência coletiva); o liberalismo de Weber (a perspectiva histórica da sociedade, ação social, a ética protestante); Karl Marx e a interpretação histórico-crítica da sociedade (estrutura de classes, ideologia e movimentos sociais). A ciência social a partir do século XX.  
Contabilidade Social68Semestral2º ano 1º semestreFluxo circular da renda e as três óticas. Definição e mensuração dos agregados macroeconômicos. Estrutura básica do sistema de contas nacionais. O formato atual das contas nacionais e a Matriz de insumo-produto. Estrutura e Registro do Balanço de Pagamentos. Indicadores sociais. O meio ambiente nas contas nacionais. 
Economia Política68Semestral2º ano 1º semestreO método em economia política. Mercadoria e dinheiro. Transformação do dinheiro em capital. A produção da mais valia absoluta e relativa e a dinâmica da acumulação capitalista. Força de trabalho e determinação do salário. Acumulação de capital e mercado de trabalho. Reprodução e circulação do capital social total: concorrência, preço de produção, preço de mercado, tendência à queda da taxa de lucro. Notas sobre as formas de capital derivadas do capital industrial 
Estatística Econômica I68Semestral2º ano 1º semestrePopulação, amostra, estatística descritiva, inferência. Apresentação de dados: distribuições de frequências, gráficos associados às variáveis quantitativas e qualitativas, ramo-e-folhas. Medidas estatísticas. Introdução ao cálculo de probabilidades. Definições, axiomas, tipos de eventos, regras básicas. Probabilidade condicional, independência de eventos, partição do espaço amostral, teorema de Bayes. Variáveis aleatórias. Números. Índices. 
Formação Econômica do Brasil68Semestral2º ano 1º semestreO contexto histórico do descobrimento do Brasil: importância do trabalho indígena e escravo. Capitalismo comercial e a expansão europeia. Formação e expansão econômica: do descobrimento até a primeira metade do século XIX. Economia Escravista Cafeeira Nacional e a transição para a economia assalariada (1850-1890). A economia brasileira de 1890 a 1918 e sua tendência ao desequilíbrio externo. Crise da economia primária exportadora: a dinâmica da acumulação de capital entre 1919 e 1939. Formação Econômica do Sudoeste do Paraná. 
Microeconomia I68Semestral2º ano 1º semestreAnálise da demanda e da oferta. Equilíbrio de mercado. Elasticidades. Teoria do comportamento do consumidor. Demanda individual e demanda de mercado. Escolha sob incerteza. 
Desenvolvimento Econômico68Semestral2º ano 2º semestreDiscussão conceitual. Principais teorias do desenvolvimento econômico: teorias de tradição clássica, marxista, neoclássica, keynesiana, schumpeteriana. Subdesenvolvimento: o problema do subdesenvolvimento e a origem da Economia do Desenvolvimento, a perspectiva do estruturalismo na América Latina. As perspectivas teóricas mais recentes sobre o desenvolvimento econômico. 
Economia do Setor Público68Semestral2º ano 2º semestreInstrumentos de atuação do setor público, seu alcance e critérios de manipulação. Política fiscal no Brasil. Inter-relações entre políticas fiscal e monetária. Impactos fiscais sobre a alocação de recursos e sobre a distribuição de renda. O setor público no Brasil. 
Estatística Econômica II68Semestral2º ano 2º semestreAnálise bidimensional. Variáveis aleatórias contínuas. Distribuições discretas: Bernoulli, Binomial, Poisson. Distribuições contínuas: Uniforme, Exponencial, Normal. Conceitos básicos de estimação e testes de hipóteses. Inferências sobre médias, desvio padrão e proporções. 
História do Pensamento Econômico II68Semestral2º ano 2º semestreA Revolução Marginalista: principais ideias econômicas. Marshall e a abordagem neoclássica do Equilíbrio Parcial. Tópicos especiais em História do Pensamento Econômico a partir do século XX: a Escola Institucionalista Tradicional, a perspectiva do Crescimento e do Desenvolvimento Econômico, a Escola Keynesiana e seus desenvolvimentos desde Keynes, a Escola de Chicago e o Novo Classicismo, a Nova Economia Institucional, o Pensamento Econômico Latino Americano. 
Microeconomia II68Semestral2º ano 2º semestreTeoria da Produção. Teoria dos Custos. Estruturas de Mercado. Teoria dos Jogos. Equilíbrio Geral. Assimetria de Informação. 
Econometria I68Semestral3º ano 1º semestreEconometria: conceito e utilidade. Modelo geral de regressão linear: especificação, estimação, inferências e predição. Violação dos pressupostos clássicos: multicolinearidade, heterocedasticidade, autocorrelação. Regressões com variáveis independentes qualitativas (variáveis binárias ou dummies). 
Economia Brasileira I68Semestral3º ano 1º semestreAs interpretações da industrialização brasileira entre 1930 e 1956. O plano de metas e o desenvolvimento capitalista no Brasil. Crise, desaceleração econômica e transformações institucionais entre 1962 e 1967. O milagre brasileiro. Interpretações do ciclo econômico entre 1974 e 1980. A estratégia do desenvolvimento: o II PND. Abordagem histórica do movimento da economia internacional e da economia brasileira. Destaque ao papel do Estado, planejamento e políticas econômicas no desenvolvimento do capitalismo brasileiro. 
Economia Industrial68Semestral3º ano 1º semestreIntrodução aos conceitos básicos: firma, indústria, mercado e concorrência. Críticas à teoria microeconômica tradicional. Estrutura de mercado e concorrência: modelo estrutura-conduta-desempenho e condições determinantes da estrutura. Inovação: estratégias e concorrência. Enfoque institucional: teoria do custo de transações. Políticas industriais e a estrutura industrial brasileira. Política industrial e ambiental no Brasil. 
Economia e Estratégias de Empresas68Semestral3º ano 1º semestreEmpresa: caracterização e objetivos. Decisões estratégicas. Estratégia e planejamento na empresa. As fronteiras da empresa. Mensuração de mercado. Mercado e análise competitiva. Estratégia de produto. Decisões de preço, de distribuição e de comunicação.  
Macroeconomia I68Semestral3º ano 1º semestreModelo keynesiano simplificado: o princípio e determinantes da demanda efetiva. Mercado de Bens. Mercado Monetário. Modelo IS-LM: economia fechada. Mercado de Trabalho: Modelo de Oferta e Demanda Agregada. Equação de Fisher. Curva de Phillips. Expectativas. Modelo IS-LM com expectativas. 
Econometria II68Semestral3º ano 2º semestreMétodo de estimação de Máxima Verossimilhança (MV). Modelos de equações simultâneas. Modelos para dados em painel. Modelos de Escolha Qualitativa: logit e probit. Séries temporais. 
Economia Brasileira II68Semestral3º ano 2º semestreA crise dos anos 1980: recessão, inflação, dívida externa. Planos econômicos nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Mudança do padrão de financiamento e do papel do Estado. Novo paradigma técnico-econômico e a reestruturação industrial e competitividade nacional. Globalização e as novas relações com a economia internacional. 
Economia Regional68Semestral3º ano 2º semestreA Economia Regional como ciência: o espaço econômico e o conceito de região. Localização das atividades econômicas: evolução histórica das teorias de localização e aplicações empíricas. Desenvolvimento e desequilíbrios regionais. Métodos de análise regional. Teorias do desenvolvimento regional. Análise urbana: sistema de cidades e dinâmica urbana. Planejamento regional e urbano. Educação ambiental. 
Macroeconomia II68Semestral3º ano 2º semestreMacroeconomia Aberta: Balanço de Pagamentos, Taxa de câmbio, Regimes Cambiais e Paridade Descoberta da Taxa de Juros. Modelo IS-LM-BP: Efeitos das Políticas econômicas. Ciclos Reais de Negócios. Crescimento Econômico: Modelo de Solow. 
Técnicas de Pesquisa em Economia68Semestral3º ano 2º semestreFundamentos da Ciência Moderna e investigação econômica. Estruturação e desenvolvimento de projeto de pesquisa em Economia. O método e sua aplicação na pesquisa. Classificação da pesquisa. Elaboração de Cronograma e previsão orçamentária. Técnicas utilizadas para investigação, coleta e análise de dados. Fonte de dados. 
Monografia300Anual4º ano Elaboração de Projeto de Pesquisa: trabalho acadêmico de conteúdo técnico-científico. Análise crítica, interpretativa e explicativa de fenômenos econômicos. Análise crítica e comparativa de teorias ou modelos econômicos elaborados. Análise crítica de estudos elaborados sobre temas específicos. Discussão de elementos conceituais dentro da teoria econômica. 
Economia Internacional I68Semestral4º ano 1º semestreEmenta: Teorias do Comércio Internacional: Mercantilismo, Vantagens Absolutas e Vantagens Comparativas – Os Ganhos com o Comércio. Modelo Neoclássico – Teorema de Hecksher-Ohlin, Equalização de Preços, Teorema de Stolper-Samuelson. Modelo dos Fatores de Produção Específicos, Linder, Vernon. Ganhos de Escala e Concorrência Imperfeita. Sistema Monetário Internacional: Padrão – Ouro, Bretton Woods. 
Economia Monetária68Semestral4º ano 1º semestreIntrodução ao estudo da moeda: origens, funções, características, evolução histórica. A demanda de moeda. A oferta de moeda. Teoria monetária. Política monetária: objetivos, instrumentos e eficácia. Inflação. Sistema Monetário Internacional. 
Elaboração e Análise de Projetos68Semestral4º ano 1º semestreConceituações e finalidades do projeto. Estudo de Mercado. Tamanho e Localização. Estrutura do Projeto e Investimentos. Custos e Receitas. Fluxo de Caixa. Métodos de análise de investimentos. 
Optativa I68Semestral4º ano 1º semestre ...
Optativa II68Semestral4º ano 1º semestre ...
Economia Internacional II68Semestral4º ano 2º semestreTeoria da Política Comercial. O Mercado Global de Capitais: Globalização Financeira. Tópicos em Finanças Internacionais. Integração Regional: Negociações Comerciais. Meio ambiente e comércio internacional. 
Economia do Meio Ambiente68Semestral4º ano 2º semestreEconomia dos recursos naturais. Relação entre economia e ecologia. Desenvolvimento sustentável. Economia e a questão ambiental. Abordagens econômicas sobre o meio ambiente. Principais correntes de economia do meio-ambiente. Meio ambiente e comércio internacional. Falhas de mercado e externalidades ambientais. Política ambiental. Instrumentos de política ambiental. Políticas ambientais no Brasil 
Optativa III68Semestral4º ano 2º semestre ...
Optativa IV68Semestral4º ano 2º semestre ...
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Cristiane CantonMestradocristiane.canton@unioeste.br
Edicléia Lopes da Cruz SouzaDoutorado55 46 35204892edicleia.souza@unioeste.brlattes.cnpq.br/7317352740058244
Fernanda Mendes BezerraDoutorado55 46 35204892fernanda.bezerra1@unioeste.brlattes.cnpq.br/5558443400408699
Francioli BagatinMestradofrancioli.bagatin@unioeste.brlattes.cnpq.br/2857201727700387
Hugo Chu Chun WeiDoutorado55 46 35204848hugo.wei@unioeste.brlattes.cnpq.br/6801566127289023
Jaime Antonio StoffelDoutorado55 46 35204889jaime.stoffel@unioeste.brlattes.cnpq.br/7831852673900443
José Maria RamosDoutorado55 46 35204826jose.ramos@unioeste.brlattes.cnpq.br/5181292257970147
Marcelo Lopes de MoraesDoutorado55 46 35204888marcelo.moraes@unioeste.brlattes.cnpq.br/4327669569352436
Marco Aurélio Kasmin CorrêaMestradomarco.correa@unioeste.br
Roselaine Navarro BarrinhaDoutorado55 46 35204892roselaine.barrinha@unioeste.brlattes.cnpq.br/5844801583683267
Talita Egevardt de CastroDoutoradotalita.castro@unioeste.brlattes.cnpq.br/6948184332979661
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Monografia07/10/2008Resolução 191/2012-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FB0040 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021




Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.