Campus de Francisco Beltrão

Nutrição

Campus: Campus de Francisco Beltrão
Centro: Centro de Ciências da Saúde
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel em Nutrição
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 2015.



Perfil do Profissional
Nutricionista, com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, a manutenção e a recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Campo de Atuação


Situação Legal
Reconhecimento - Decreto - 175 Diário Oficial do Estado - 15/01/2019

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 296/2017-CEPE de 30/11/2017

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2019
4
Coordenação
Kérley Braga Pereira Bento Casaril
Email: kerley.casaril@unioeste.br
Telefone: 46 35204828

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares173Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Anatomia Humana102Anual1º ano Introdução ao estudo de anatomia. Sistema esquelético. Articulações. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistemas circulatório e linfático. Sistema respiratório. Sistema digestivo. Sistema urinário. Sistema genital. Sistema endócrino. Sistema tegumentar. 
Bioestatística68Anual1º ano Planejamento de uma investigação epidemiológica em nutrição. Delineamento técnico da pesquisa. Objetivo e importância da bioestatística na pesquisa científica. Estatística descritiva. Estatística inferencial. Cálculo do tamanho amostral. Introdução a probabilidade e sua aplicação na avaliação e qualidade dos testes diagnósticos. Teste de hipóteses e intervalo de confiança. Distribuição normal. Teste de qui-quadrado. Testes de assimetria. Principais testes paramétricos. 
Biologia Celular68Anual1º ano Introdução às células e vírus. Tipos de microscópios e citoquímica. Composição química da célula. Estrutura das membranas e transporte. Mitocôndria. Célula vegetal. Citoesqueleto. Estrutura do núcleo interfásico. Processos de síntese na célula. Compartimentos intracelulares e transporte. Ciclo celular. 
Bioquímica68Anual1º ano Carboidratos. Lipídios. Ácidos nucléicos. Aminoácidos e proteínas. Enzimas. Princípios de bioenergética. Catabolismo de carboidratos. Catabolismo de lipídios. Utilização do Acetil- CoA. Fosforilação oxidativa e fotofosforilação. Catabolismo de compostos nitrogenados. Biossíntese de carboidratos. Biossíntese de lipídios. Biossíntese de ácidos nucléicos e proteínas. 
Metodologia da Pesquisa68Anual1º ano O que é e como funciona o método científico. Planejamento e execução da pesquisa científica. Os diferentes tipos de pesquisa científica. A pesquisa em Nutrição e Saúde. Aspectos éticos da pesquisa. 
Psicologia Aplicada à Nutrição68Anual1º ano Aborda os aspectos psicológicos da nutrição, relacionando os significados psicológicos dos hábitos alimentares com o contexto sociocultural, tanto no desenvolvimento normal como nos transtornos da alimentação. 
Química102Anual1º ano Introdução ao estudo da química orgânica. Acidez e basicidade em compostos orgânicos. Quiralidade em reações orgânicas. Funções orgânicas: estrutura, propriedades e reações características. Educação Ambiental e Sustentabilidade. 
Segurança Alimentar e Nutricional Aplicada ao Desenvolvimento Regional68Anual1º ano Segurança alimentar e nutricional. Processos. Produtos, produção e consumo: impacto no meio ambiente e na saúde. Aspectos históricos da regionalização. Conceitos de crescimento e desenvolvimento. Formação de conceito das redes urbanas. Evolução e variação da conjuntura urbana-rural. Polos de desenvolvimento, abastecimento e aglomerações urbanas. Consórcios regionais. 
Sociologia Aplicada à Nutrição68Anual1º ano Conceitos de Sociedade - Estado e Política. Processo de formulação de políticas públicas com ênfase na nutrição. Fome e desnutrição no Brasil contemporâneo. Educação em Direitos Humanos. A questão da obesidade como problema social. O modelo alimentar ocidental. O impacto do sistema ciência-tecnologia no consumo alimentar. 
Economia Aplicada à Nutrição68Semestral1º ano 1º semestreConceitos básicos de Microeconomia; noção do sistema econômico, sua constituição e funcionamento; a lei da oferta e da procura; custos de produção; noções de contabilidade; preços mínimos; subvenções; demanda e oferta de alimentos; fatores de crescimento da produção de alimentos. Estudo dos conceitos básicos da Economia, do problema alimentar no Brasil e seus impactos. 
Genética Humana68Semestral1º ano 2º semestreAspectos gerais da genética humana. As leis de Mendel na genética humana. Herança e sexo. Herança de caracteres complexos. Mapeamento genético clássico e molecular. Citogenética humana. Mutação gênica. Análises gênicas de populações. Genética da imunidade e do câncer. Tecnologia genética e benefício humano. 
Antropologia da Alimentação68Anual2º ano Conceitos e discussão sobre comensalidade. Conceitos teóricos de referência: homem, sociedade e cultura. A evolução no processo alimentar e as histórias naturais, técnica, econômica, social e cultural. Hábitos e ideologias alimentares. Riscos alimentares e novos paradigmas da alimentação. 
Composição de Alimentos e Bromatologia102Anual2º ano Alimentos e nutrientes. Caracterização bromatológica. Grupos de alimentos e guias de alimentação. Tabelas de composição de ali-mentos. Água nos alimentos. Lipídios. Proteínas. Carboidratos. Minerais. Vitaminas. Informação nutricional e rotulagem de alimentos. Alimentos para fins especiais. Enriquecimento de alimentos. Aditivos. Legislação. 
Fisiologia Humana102Anual2º ano Introdução à Fisiologia. Sistema nervoso. Sistema endócrino. Sistema cardiovascular. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema excretor. Sistema reprodutor masculino. Sistema reprodutor feminino. 
Histologia e Embriologia68Anual2º ano Introdução à Histologia e Embriologia. Tecido epitelial. Tecido conjuntivo propriamente dito. Tecido adiposo. Tecido cartila-ginoso. Tecido ósseo. Tecido sanguíneo e hemocitopoese. Tecido muscular. Tecido nervoso. Gametogênese. Fecundação. Clivagem. Blástula e implantação. Gastrulação e neurulação. Dobramento do embrião e derivados dos folhetos germinativos. Anexos embrionários. 
Microbiologia Geral68Anual2º ano Histórico, abrangência e desenvolvimento da Microbiologia. Caracterização e classificação dos microrganismos. Morfologia e ultraestrutura dos microrganismos. Nutrição e cultivo de microrganismos. Metabolismo microbiano. Utilização de energia. Crescimento e regulação do metabolismo. Controle de microrganismos. Genética microbiana. Microrganismos e engenharia genética. Vírus. Fungos. 
Nutrição Básica68Anual2º ano Introdução ao estudo da nutrição. Carboidratos. Fibras na alimentação humana. Lipídios. Proteínas. Metabolismo energético. Vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. Minerais. Água. 
Parasitologia68Anual2º ano Conceitos aplicados no estudo dos parasitos. Helmintos de importância médica humana. Protozoários de importância médica humana. Artrópodos de importância médica humana. Patogenia, epidemiologia e medidas de controle gerais dos parasitos. 
Patologia Geral68Anual2º ano Conceitos fundamentais em patologia geral. Lesões reversíveis e morte celular. Calcificações e pigmentos patológicos. Alterações da circulação do sangue. Edema. Inflamação. Transtornos do crescimento e da diferenciação celular. Câncer. 
Técnica Dietética102Anual2º ano Conceituação e importância na nutrição. Hábitos alimentares. Critérios para elaboração de cardápios. Aquisição de alimentos e previsão quantitativa de gêneros alimentícios. Determinação do Valor Energético Total (VET) dos cardápios. Elaboração de dietas progressivas hospitalares. Propriedades funcionais, técnicas de preparo e modificações decorrentes do preparo dos alimentos.  
Imunologia68Semestral2º ano 1º semestreInfecção e patogenicidade. Mecanismos de resistência consti-tucional do hospedeiro. Introdução aos mecanismos de resistência indutível. Tecidos imunologicamente ativos. Resposta imunitária. Antígenos. Imunoglobulinas. Teorias sobre a síntese de anticorpos. Reação antígeno-anticorpo. Sistema do complemento. Aloantígenos. Hipersensibilidade. Imunidade antiinfecciosa. Tolerância imunológica. 
Ética e Orientação Profissional68Semestral2º ano 2º semestreAspectos filosóficos da ética. Objeto da ética. Ética e outras ciências. Bioética. Normas de pesquisa em saúde no Brasil. Código de Ética dos Nutricionistas. Histórico do Nutricionista no Brasil. Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN. Regulamento da Pro-fissão de Nutricionistas. Conselho Federal e Regionais de Nutricionistas. Sindicato. Equipes de saúde. Atendimento dispensado a pacientes internos e externos. Orientação profissional. Elaboração de ‘’Curriculum Vitae’’. 
Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição102Anual3º ano Introdução ao estudo da alimentação para coletividades. Ad-ministração aplicada à UAN. Processos de produção e tendências do setor de alimentação coletiva. Sistemas de distribuição de refei-ções. Particularidades das UAN em hospitais. Marketing em UAN. Gestão de qualidade em UAN. Planejamento e avaliação de cardápios para UAN. Administração e controle de materiais. Administração de custos. Gestão de pessoas e segurança no trabalho. Ergonomia e saúde no trabalho. Programa de alimentação do trabalhador (PAT).  
Avaliação Nutricional102Anual3º ano Introdução ao estudo da avaliação nutricional. Validação e reprodutividade dos diferentes métodos de avaliação do estado nutricional. Inquéritos dietéticos: métodos e interpretação dos resultados. Avaliação antropométrica da gestante e da nutriz. Avaliação antropométrica de adultos e idosos. Avaliação antropomé-trica das crianças e adolescentes. 
Microbiologia dos Alimentos68Anual3º ano Introdução à microbiologia dos alimentos. A ecologia microbiana dos alimentos. A contaminação dos alimentos. A deterioração dos alimentos. Intoxicações e infecções de origem alimentar. A con-servação dos alimentos. Controle microbiológico de alimentos. Produção de alimentos por fermentação. 
Nutrição Social68Anual3º ano Nutrição, saúde pública e epidemiologia. Modelo causal. Segurança alimentar e nutricional. Aspectos demográficos: produção e consumo de alimentos e estado nutricional. Nutrição e infecção. Principais problemas nutricionais. Política nacional de alimentação e nutrição. Sistema de vigilância alimentar e nutricional. Programas de nutrição. 
Nutrição e Metabolismo68Anual3º ano Conceito e histórico da nutrição. Necessidades e recomendações nutricionais. Etapas do processo de nutrição. Carboidratos. Fibras alimentares. Lipídios. Proteínas. Metabolismo energético. Vitaminas lipossolúveis: A, D, E, K, e hidrossolúveis. Minerais. Água e eletrólitos. 
Patologia da Nutrição e Dietoterapia102Anual3º ano Conceitos de dietoterapia. Terapia nutricional. Patologia e dietoterapia nas enfermidades orais e esofágicas. Patologia e dietoterapia das enfermidades gástricas. Patologia e dietoterapia nas enfermidades intestinais. Patologia e dietoterapia nas enfermidades hepáticas. Patologia da nutrição e dietoterapia no Diabetes Mellitus. Patologia e dietoterapia nas enfermidades pancreáticas. Patologia e dietoterapia nas enfermidades vesiculares. Patologia e dietoterapia nos distúrbios alimentares: obesidade e magreza. Patologia da nutrição e dietoterapia na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS 
Epidemiologia e Vigilância Sanitária68Semestral3º ano 1º semestreIntrodução ao estudo de epidemiologia. Transição demográfica e epidemiológica. O processo saúde-doença. Indicadores e coeficien-tes adotados em saúde pública. Padrões de distribuição de doenças. Métodos epidemiológicos descritivos e analíticos. Vigilância epidemiológica. Vigilância sanitária em alimentos. Ambiente de trabalho e saúde do trabalhador.  
Nutrição Materno, da Criança e do Adolescente68Semestral3º ano 1º semestreIntrodução. A saúde materno-infantil e seus determinantes no Brasil. Nutrição na gestação. Nutrição na lactação. Nutrição do lactente. Fase pré-escolar. Fase escolar. Definição de adolescência. Características populacionais. Crescimento e desenvolvimento. Nutrição na adolescência. Síndrome metabólica e estado nutricional. Intervenções nutricionais. Fatores de risco relacionados à gestação e lactação na adolescência. Atenção integral e atendimento multiprofissional. Adolescentes especiais. 
Estágio Supervisionado em Nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição204Semestral3º ano 2º semestreDesenvolvimento de atividades práticas em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) para coletividades sadias, objetivando a aplicação dos conhecimentos de planejamento, organização e funcionamento de UANs adquiridos nas disciplinas afins. Acompanha-mento da rotina técnica e administrativa de nutricionistas em res-taurantes para a coletividade. 
Libras68Semestral3º ano 2º semestreConhecimento e desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para a aquisição de Libras – a Língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conhecimentos gerais de comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Si-nais e do Segmento das Pessoas Surdas. 
Farmacologia Aplicada à Nutrição68Anual4º ano Introdução à farmacologia geral. Mecanismos de interações entre fármacos e nutrientes. Interações entre alimentos e nutrientes com os fármacos que atuam no sistema nervoso central. Interações entre alimentos e nutrientes com os fármacos que atuam no sistema nervoso autônomo. Interações entre alimentos e nutrientes com os fármacos que atuam no sistema digestório. Interações entre alimentos e nutrientes com os fármacos que atuam no sistema cardiovascular. Interações entre alimentos e nutrientes com os fármacos que atuam no sistema renal. 
Nutrição e Saúde Pública68Anual4º ano Análise dos distúrbios nutricionais como problemas de Saúde Pública (desnutrição protéico-energética, anemia, hipovitaminose A, bócio endêmico e obesidade). Perfil alimentar e nutricional da população brasileira. Desenvolvimento de um modelo geral de determinação do estado nutricional e sua aplicação no caso brasileiro. Estratégias alternativas de intervenção para o controle dos distúrbios nutricionais. Avaliação do estado nutricional em nível individual e de população. 
Trabalho de Conclusão de Curso68Anual4º ano O trabalho de Conclusão de Curso - TCC deverá ser elaborado na forma de trabalho técnico-científico em formato de publicação, adotando o formato de uma revista técnico-científica de escolha consensual do aluno e do Professor Orientador. 
Estágio Supervisionado em Nutrição Social204Semestral4º ano 1º semestreDesenvolvimento de atividades práticas em instituições ligadas a saúde da comunidade, aplicação dos conhecimentos teóricos de nutrição em saúde pública (postos de saúde, escolas e creches), visando capacitar para a atuação individual ou em equipes multiprofissionais, responsáveis pelos aspectos nutricionais de saúde comunitária.  
Nutrição Clínica68Semestral4º ano 1º semestreAbordagens relativas à nutrição em gastroenterologia, nefrologia, oncologia, hematologia, cardiologia, doenças endócrinas, me-tabólicas, obesidade, distúrbios do comportamento alimentar, trauma, sepse e outras especialidades, objetivando avaliar o efeito da dieta ou de nutrientes específicos na gênese e tratamento das patologias. 
Nutrição do Adulto, ao Idoso e ao Esporte68Semestral4º ano 1º semestreIntrodução à nutrição e dietética. Características de uma dieta normal. Dieta do adulto. Dieta do idoso. Metabolismo energético na prática esportiva. Estresse oxidativo no esporte. Necessidades nutricionais no esporte. Recursos ergogênicos nutricionais no esporte. Suplementação nutricional no esporte. Estratégia de hidratação no esporte. Dopagem no esporte. 
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica204Semestral4º ano 2º semestreDesenvolvimento de habilidades, raciocínio clínico, critério científico, criticidade do saber e da prática do nutricionista na resolução dos problemas de saúde da população e de sua interface sociopolítico e econômico e social. 
Nutrição Experimental68Semestral4º ano 2º semestreModelos animais em pesquisa nutricionais. Dietas experimentais. Marcadores bioquímicos e isotópicos em pesquisas nutricionais. Avaliação da quantidade proteica. Avaliação da biodisponibilidade de minerais. Avaliação dos efeitos funcionais dos alimentos nas dislipidemias, diabetes, obesidade e câncer em animais expe-rimentais. 
Tecnologia de Alimentos68Semestral4º ano 2º semestreAlteração de alimentos. Métodos de conservação de alimentos. Frutas de hortaliças. Cereais e raízes. Carnes. Pescado. Leite e derivados. Açúcar. Álcool. Embalagens de alimentos. Avaliação sensorial 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Aedra Carla Bufalo KawassakiDoutoradoaedra.kawassaki@unioeste.brlattes.cnpq.br/0771227312242619
Ana Paula VieiraDoutorado55 46 35200716ana.vieira2@unioeste.brlattes.cnpq.br/4234494221394384
Angela Cristina WeissheimerMestradoangela.weissheimer@unioeste.brlattes.cnpq.br/5468175874241479
Angela Khetly LazarottoMestradoangela.lazarotto@unioeste.br
Claudicéia Risso PascottoDoutorado55 46 35200816claudiceia.pascotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/9474794343913304
Debora Giaretta ZattaMestradodebora.zatta@unioeste.br
Fernando Mazetto BrizolaMestradofernando.brizola@unioeste.brlattes.cnpq.br/3004974734233898
Fernando Rodrigo TrecoDoutoradofernando.treco@unioeste.brlattes.cnpq.br/0633607976550229
Franciele Ani Caovilla FolladorDoutorado55 46 35200719franciele.follador@unioeste.brlattes.cnpq.br/9329326606646660
Francieli GizaEspecializaçãofrancieli.giza@unioeste.brlattes.cnpq.br/5212835686013611
Geraldo Emílio VicentiniDoutorado55 46 35200816geraldo.vicentini@unioeste.br
Gisele ArrudaDoutoradogisele.arruda@unioeste.brlattes.cnpq.br/8177743787804726
Karini Carvalho CostaMestradokarini.costa@unioeste.brlattes.cnpq.br/4623960511921450
Ketlyn Lucyani Olenka RizzottoMestradoketlyn.rizzotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/1052036182600929
Kérley Braga Pereira Bento CasarilDoutorado55 46 35204828kerley.casaril@unioeste.brlattes.cnpq.br/6429832392023465
Leonardo Garcia VelasquezDoutoradoleonardo.velasquez@unioeste.br
Luara MolonMestradoluara.molon@unioeste.br
Léia Carolina LucioDoutorado55 46 35200722leia.lucio@unioeste.brlattes.cnpq.br/9357029990194108
Marco Aurélio Kasmin CorrêaMestradomarco.correa@unioeste.br
Marina Daros MassarolloMestradomarina.massarollo1@unioeste.brlattes.cnpq.br/3747264283662613
Maryelle Cristina Souza AguiarDoutorado55 46 35200716maryelle.aguiar@unioeste.brlattes.cnpq.br/9284045243091845
Romilda de Souza LimaDoutorado55 46 35200716romilda.lima@unioeste.brlattes.cnpq.br/6825951310072511
Sara Raquel Garcia de SouzaDoutorado55 45 32203194sara.souza3@unioeste.brlattes.cnpq.br/3055587570386433
Regulamentos
Sem regulamentos
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FB0037 ; Grade 2018/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021




Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.