Serviço Social
Campus: Campus de Francisco Beltrão
Centro: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 8 anos
Formação: Bacharel em Serviço Social
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 2015.
Perfil do Profissional Profissional que atue nas diferentes expressões da “questão social”, formulando e implementando propostas para o seu enfrentamento, por meio de políticas sociais. Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e de trabalho. Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
Campo de Atuação
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 194 Diário Oficial do Estado - 23/10/2023
O Curso
Implantado no ano de 2015.
Perfil do Profissional Profissional que atue nas diferentes expressões da “questão social”, formulando e implementando propostas para o seu enfrentamento, por meio de políticas sociais. Profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e de trabalho. Profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.
Campo de Atuação
Situação Legal Reconhecimento renovado - Resolução/SETI - 194 Diário Oficial do Estado - 23/10/2023
Coordenação
Andreia Agda Silva Honorato
Email:Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Telefone: 46 35204817
Andreia Agda Silva Honorato
Email:
Telefone: 46 35204817
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2018 | 5 |
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Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 267/2017-CEPE de 30/11/2017
Projeto Político-Pedagógico Resolução 267/2017-CEPE de 30/11/2017
Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição | Carga Horária (horas) | Oferta | Série | Ementa |
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Atividades Acadêmicas Complementares | 160 | Anual | - | ... |
Formação Independente | 0 | Anual | - | ... |
A "Questão Social" e o Serviço Social no Brasil I | 68 | Anual | 1° ano | A configuração histórica e conceitual da Questão Social; aportes teóricos para sua compreensão. A lei geral da acumulação capitalista e os processos de produção e reprodução da vida social. A gênese da "questão social" na sociedade capitalista e suas diferentes expressões na atualidade. A questão social como resultado das contradições do desenvolvimento do capitalismo. O Estado e seus mecanismos de enfrentamento às refrações da questão social. |
Antropologia | 68 | Anual | 1° ano | A constituição da Antropologia como disciplina; O campo e objeto de estudo; Alteridade; Cultura e Sociedade; as expressões culturais da sociedade brasileira a partir de abordagens teórico-antropológicas. Etnocentrismo. Relativismo cultural. A formação da sociedade brasileira; Questões étnico-raciais, culturais e sociais; História e cultura afro-brasileira, africana e indígena; A imigração e seus contextos políticos-culturais. |
Filosofia | 68 | Anual | 1° ano | Os fundamentos ontológicos do ser social. A dimensão da sociabilidade, trabalho e alienação. As formas de consciência: política, ciência, religião, moral e arte. As atuais reflexões éticas sobre a ciência e suas repercussões no mundo do trabalho. Correntes filosóficas e suas influências no Serviço Social. |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I | 136 | Anual | 1° ano | O significado social da profissão. O conhecimento e a análise do Serviço Social na dinâmica da produção e da reprodução das relações econômicas, políticas, sociais e culturais capitalistas. O movimento do Serviço Social tradicional, de intenção de ruptura e a ruptura com o conservadorismo. A emergência do capitalismo urbano-industrial na Europa, na América Latina e no Brasil no final do século XIX até a década de 40 do século XX. |
Oficina de Formação Profissional I | 68 | Semestral | 1° ano | Competências e habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-politicas na produção do trabalho cientifico e na produção especifica do Serviço Social. |
Oficina de Formação Profissional II | 68 | Semestral | 1° ano | Competências e habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-politicas na construção dos instrumentais técnicos-operativos (entrevistas, reunião, visita domiciliar, observação e documentação) e recursos dos meios de comunicação social. Experimento. Exercícios (Relatórios, Diário de Campo, Estudo de Caso, Parecer Social, Outras Formas de Documentação) dos instrumentos e técnicas utilizados nos processos de trabalho do Serviço Social. |
Psicologia Social | 68 | Anual | 1° ano | A psicologia como ciência. A psicologia e sua diversidade: breve contextualização. A Psicologia Social Crítica, seus fundamentos e principais categorias de análise. Bases epistemológicas e ideológicas das suas concepções de Psicologia Social. A constituição da subjetividade no mundo contemporâneo. Recortes teórico-metodológicos críticos enfocando a construção social dos indivíduos. Categorias psicossociais e representações sociais, consciência e identidade. Teorias e aspectos psicológicos e sociais sobre o comportamento humano primeira infância, adolescência, idade adulta e velhice e desenvolvimento interpessoal. Relações Étnico-Raciais e populações Afro-Brasileira, Africana e Indígena. |
Sociologia | 68 | Anual | 1° ano | A emergência da sociedade burguesa e a constituição do ser social; a configuração da sociologia como campo científico; as matrizes clássicas do pensamento sociológico (Marx Weber, Durkheim). Processos sociais fundamentais: industrialização, modernização, urbanização e seus constitutivos, globalização. |
Trabalho, Processo de Trabalho e Constituição da Sociabilidade I | 68 | Anual | 1° ano | A categoria trabalho. O processo de produção e a formação do valor trabalho. Os elementos constitutivos do processo de trabalho. O setor de serviços. A centralidade do trabalho na constituição da sociabilidade humana. O trabalho na sociedade capitalista: produção socializada e apropriação privada da riqueza. Processos de trabalho. Trabalho produtivo e improdutivo. A polêmica em torno da crise da sociedade do trabalho e metamorfoses do trabalho. |
Ciências Políticas | 68 | Anual | 2° ano | A natureza do Estado moderno - Liberalismo e Socialismo - na relação sociedade civil e Estado. A constituição da ciência política como campo científico e a formação do Estado Moderno e da Sociedade Civil. Doutrinas Políticas e teorias justificativas do poder do Estado moderno: absolutismo, liberalismo, democracia e separação de poderes. Teóricos trabalhados: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau. O debate contemporâneo e as questões da democracia, cidadania, soberania, autocracia e socialismo. A relação entre o público e o privado. |
Direito e Legislação Social | 68 | Anual | 2° ano | Os fundamentos do direito na sociedade de classes. A organização do Estado, dos poderes e da ordem social. Os direitos sociais e as garantias constitucionais. As questões pertinentes aos Direitos Humanos. |
Extensão Rural e Urbana | 68 | Anual | 2° ano | Introdução e fundamentos da Extensão; Plano Nacional de Extensão brasileiro; Metodologia para trabalhos com grupos e minoria sociais ou em situação de risco: como quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, idosos, portadores de deficiência, menores de rua. Desafios em regiões precárias (Educação ambiental). Planejamento da ação extensionista; Avaliação de programa de Extensão; Diagnóstico Participativo. |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II | 68 | Anual | 2° ano | O significado social da profissão no desenvolvimento do modo de produção capitalista: a particularidade do desenvolvimento do Serviço Social na América Latina e no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. |
Metodologia da Pesquisa | 68 | Anual | 2° ano | Iniciação na pesquisa científica. A ciência e o conhecimento científico. A pesquisa científica. Os fundamentos da pesquisa social. Linhas de pesquisa em Serviço Social. |
Oficina de Formação Profissional III | 68 | Semestral | 2° ano | Competências e habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-politicas na elaboração de planos, programas e projetos sociais. |
Oficina de Formação Profissional IV | 68 | Semestral | 2° ano | Competências e habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-politicas na análise de conjuntura e dos espaços sócio ocupacionais dos assistentes sociais. |
Ruralidades e Desenvolvimento Regional | 68 | Anual | 2° ano | O processo de modernização da agricultura (Educação ambiental) e as facetas contemporâneas dos processos de desenvolvimento rural no Brasil, com ênfase as particularidades do Sudoeste do Paraná. |
Trabalho, Processo de Trabalho e Constituição da Sociabilidade II | 68 | Anual | 2° ano | O trabalho e o processo de trabalho como eixos centrais da produção e reprodução da vida social, suas repercussões na constituição das formas e organização dos sujeitos sociais e seus rebatimentos do Serviço Social. |
Ética Profissional | 68 | Anual | 2° ano | Os projetos societários e a construção do projeto ético-político profissional no Brasil. Os códigos de ética profissional na história do Serviço Social brasileiro. O Código de Ética Profissional atual. |
A "Questão Social" e o Serviço Social no Brasil II | 68 | Anual | 3° ano | A constituição das classes sociais na formação da sociedade brasileira e Serviço Social. O significado da questão social no marco da teoria social crítica e a especificidade do debate sobre questão social na profissão. As diferentes concepções sobre a questão social no debate contemporâneo do Serviço Social. |
Estágio Supervisionado em Serviço Social I | 204 | Anual | 3° ano | Introdução ao exercício profissional através da problematização das diferentes expressões da "questão social" medidas pelas políticas sociais concernentes ao espaço sócio-ocupacional na qual o aluno está inserido. Aproximação das competências do Serviço Social na dinâmica político-institucional relativa a este contexto. Delimitação de objeto e formulação do projeto de intervenção profissional. |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III | 136 | Anual | 3° ano | O significado social da profissão. O conhecimento e a análise do Serviço Social na dinâmica da produção e da reprodução das relações econômicas, políticas, sociais e culturais capitalistas. O movimento do Serviço Social tradicional, de intenção de ruptura e a ruptura com o conservadorismo. A particularidade do desenvolvimento do Serviço Social no Brasil na década de 80 do século XX. |
Meio Ambiente e Sociedade | 68 | Anual | 3° ano | A temática ambiental nas ciências sociais. Educação Ambiental. Perspectiva histórica e teórica do desenvolvimento sustentável. A questão ambiental nas sociedades contemporâneas e gestão de recursos naturais: aspectos econômicos, sociais, políticos e éticos. Ecologia humana e qualidade de vida. Consumo Sustentável. Processo de urbanização e crise ambiental. Desafios para uma sociedade sustentável e igualitária. |
Oficina de Formação Profissional V | 68 | Semestral | 3° ano | Competências e habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-politicas na utilização dos recursos de informática e produção de dados estatísticos. |
Oficina de Formação Profissional VI | 68 | Semestral | 3° ano | Competências e habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-politicas em Educação do Consumidor e desenvolvimento social. Consumo Consciente e Educação Ambiental na efetivação dos procedimentos profissionais. Pesquisa e produção de conhecimento nas relações de consumo e educação do consumidor. Princípios fundamentais da qualidade dos produtos e serviços e a proteção do consumidor. Influências culturais, individuais e de grupos no consumo. |
Política Social e o Serviço Social I | 68 | Anual | 3° ano | Fundamentos das Políticas Sociais: marxismo, positivismo/ |
Práxis Profissional I | 68 | Anual | 3° ano | Aproximação ao debate teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo da profissão: as demandas e as respostas nos espaços sócio-ocupacionais. |
Teorias do Desenvolvimento | 68 | Anual | 3° ano | Ementa: Síntese das principais teorizações sobre desenvolvimento até os anos 1970. Novos conceitos e teorizações sobre desenvolvimento: as novas preocupações do ambiente (Educação ambiental), do território, da cidadania, da defesa dos direitos humanos e dos mínimos sociais. As perspectivas neoinstitucionalistas do desenvolvimento. Avaliação do bem-estar no contexto do desenvolvimento internacional. Desenvolvimento regional, local, territorial e endógeno. Como gerar dados quantitativos relevantes para o controle e avaliação de programas de desenvolvimento e para a ação comunitária. |
Técnicas de Pesquisa | 68 | Anual | 3° ano | Os elementos-processos principais de um projeto de pesquisa. As reflexões lógicas, os métodos e os procedimentos metodológicos para a operacionalização de pesquisas científicas. A elaboração do projeto de pesquisa. Normas técnicas da ABNT |
Análise de Políticas Públicas | 68 | Anual | 4° ano | Introdução a conceitos e enfoques teóricos relevantes para o estudo empírico do processo de formulação e implementação de políticas públicas. O Papel das políticas públicas como delineador da estrutura sócio-política e administrativa do Estado. Participação popular, Direitos humanos. Processo de decisão, implantação e avaliação de políticas além das ferramentas e dificuldades de operacionalização. |
Estágio Supervisionado em Serviço Social II | 204 | Anual | 4° ano | Implementação e avaliação do projeto de intervenção profissional. Apropriação do exercício profissional na perspectiva da totalidade a partir da experiência de estágio supervisionado no contexto da formação profissional. |
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social IV | 136 | Anual | 4° ano | O significado social da profissão. O conhecimento e a análise do Serviço Social na dinâmica da produção e da reprodução das relações econômicas, políticas, sociais e culturais capitalistas. O movimento do Serviço Social tradicional, de intenção de ruptura e a ruptura com o conservadorismo. A particularidade do desenvolvimento do Serviço Social no Brasil a partir da década de 90 do século XX. |
Libras | 68 | Semestral | 4° ano | Competências e habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas com a utilização de novas tecnologias no ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). |
Oficina de Formação Profissional VII | 68 | Semestral | 4° ano | Competências e habilidades teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-politicas na efetivação dos procedimentos profissionais. |
Política Social e o Serviço Social II | 136 | Anual | 4° ano | A Constituição Federal de 1988 e a contra reforma do Estado. A formulação e gestão das "Políticas Sociais". A relação sujeito-objeto na formulação, execução e avaliação das políticas sociais. O espaço de atuação do assistente social na gestão das políticas sociais. |
Práxis Profissional II | 68 | Anual | 4° ano | O projeto ético-político e o exercício profissional nos espaços sócio-ocupacionais. Teoria e prática no Materialismo Histórico-Dialético: a relação dialética entre Teoria e Prática e a práxis como categoria central. Relação Teoria-Fim-Meio Efetivação da prática. A posição dos fins e a busca dos meios na prática profissional do assistente social. Instrumentos e racionalidade emancipatória. Com atribuições e aplicadas na seguridade, violência, gênero, habitação, movimentos sociais. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 170 | Anual | 4° ano | Apresentação e debate dos projetos de pesquisa que embasam os Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's. Análise na perspectiva da coerência da pesquisa científica. A produção do conhecimento e o Serviço Social. Elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC na forma de uma monografia. |
Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus : 2025)
Nome | Titulação | Telefone Institucional | Lattes | |
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Esdras Tavares de Oliveira | Doutorado | lattes.cnpq.br/6879696036329822 | ||
Francieli do Rocio de Campos | Doutorado | 55 46 35204895 | lattes.cnpq.br/3491240523407392 | |
Iana Carla Couto | Doutorado | |||
Murilo Noguti Silva | Especialização | |||
Talita Lúcia Lamb | Mestrado | lattes.cnpq.br/7277929901390067 | ||
Vanice Martins Fedrigo | Mestrado | lattes.cnpq.br/0395305154934474 |
Regulamentos
Titulo | Data | Arquivo |
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Regulamento de Estágio | 18/05/2017 | Resolução 131/2017-CEPE |
Regulamento de TCC | 30/11/2017 | Resolução 326/2017-CEPE |
Projetos de Ensino
Titulo | Tipo | Início | Coordenador |
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Reforma agrária e cooperativismo (visita técnica) | Projetos de Ensino - 230789479/2025 | 03/02/2025 - Atividade em Andamento | Clério Plein |
Fonte: Academus; Curso FB0036 ; Grade 2015/1 ; Prd. Letivo de Vigência da grade 2025
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