Campus de Francisco Beltrão

Medicina

Campus: Campus de Francisco Beltrão
Centro: Centro de Ciências da Saúde
Turno: Integral
Duração Mínima: 6 anos
Duração Máxima: 10 anos
Formação: Médico
Tipo de Formação: Bacharelado
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 2013.



Perfil do Profissional
O graduado no curso de medicina é capaz de atuar nos diferentes níveis de atenção do sistema de saúde com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação; diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica.

Campo de Atuação
As práticas e estágios serão desenvolvidos no Hospital Regional do Sudoeste do Paraná, em Unidades Básicas de Saúde, Instituições de Saúde Conveniadas e serviços de segundo nível de complexidade do município de Francisco Beltrão. Ao final do curso, o estudante recebe o grau de médico. Ele pode optar por desenvolver atividades na rede pública ou privada de saúde, como hospitais, clínicas e consultórios para o exercício da medicina. Caso tenha a intenção de se especializar, deverá realizar residência médica na área de sua escolha.

Situação Legal
Reconhecimento - Decreto - 11801 Diário Oficial do Estado - 23/11/2018

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 315/2017-CEPE de 30/11/2017

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2019
4
Coordenação
Daniel Rech
Email: daniel.rech@unioeste.br
Telefone:

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares384Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Anatomia Humana374Anual1º ano Terminologia Anatômica. Organização do corpo humano. Sistemas: tegumentar, esquelético, muscular, articular, circulatório, respiratório, digestório, urinário, genital, endócrino, nervoso e órgãos dos sentidos. Tórax: parede, cavidade e vísceras. Abdome: paredes, peritônio e cavidade peritoneal, vísceras abdominais e diafragma torácico. Pelve e períneo: pelve, vísceras da pelve e cavidade pélvica e períneo. Dorso: coluna vertebral, músculos do dorso, medula espinhal e meninges. Membro inferior e superior: ossos, ligamentos, fáscias, vasos, nervos, músculos e articulações. Cabeça: crânio, face, escalpo, encéfalo, meninges, órbita, região temporal, articulação temporomandibular, região oral, ossos, fáscias, vasos, nervos, músculos e articulações. Fossa pterigopalatina, nariz e orelha. Pescoço: ossos, fáscias, músculos, trígonos, e vísceras. Anatomia de superfície do corpo humano. 
Biofísica68Anual1º ano Transporte através de membranas celulares, Bioeletricidade, Biofísica da Contração Muscular, Biofísica da respiração: Mecânica pulmonar e trocas gasosas, Princípios físicos da hemodinâmica, Bioacústica, Biotermologia, Biofísica das radiações ionizantes. 
Biologia Celular, Tecidual e do Desenvolvimento Humano204Anual1º ano Morfofisiologia celular e tecidual humana. Métodos e técnicas para os estudos em biologia celular e tecidual. Órgãos corpóreos e correlações morfo-funcionais. Embriologia humana básica: gametogênese, fertilização, segmentação, anexos embrionários e organogênese. 
Bioquímica102Anual1º ano Estudo bioquímico das células. Química e metabolismo de carboidratos, aminoácidos e proteínas, lipídios, ácidos nucléicos, sais minerais e enzimas. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo de nucleotídeos. Integração metabólica e controle do metabolismo celular - alterações do metabolismo. Bioquímica analítica qualitativa. 
Genética Humana68Anual1º ano Padrões de herança. Citogenética Humana. Introdução à genética clínica. Genética molecular. Alterações do material genético e sua expressão; relações com o desenvolvimento humano normal e anômalo. Metodologia para o diagnóstico etimonológico e clínico das anomalias do desenvolvimento humano. Aconselhamento genético. 
Prática Médica Integrativa I204Anual1º ano A Medicina e sua relação com outras áreas da saúde. Importância da Interdisciplinaridade. Introdução à Medicina – História da Medicina. Princípios de Bioética. Código de Ética Médica. Conhecimento dos locais de aprendizado dentro e fora da Unioeste. Comportamento humano. Noções gerais dos delineamentos para pesquisa e metodologia científica. Pesquisa bibliográfica. Leitura crítica e seleção da literatura. Normas para a elaboração de trabalhos científicos. Conceitos e aplicabilidade da bioestatística. Metodologia em Psicologia. Principais Escolas Psicológicas. Conceitos filosóficos. Personalidade – Desenvolvimento – Estruturas – Conflitos – Defesas. Funções Mentais. A enfermidade, a doença e a entrevista. Exame do estado próprio. Reações à defesa e à hospitalização. Relação psicológica Médico-Paciente. Saúde mental. Ensino baseado em problemas reais. Vinculação com a comunidade. Metodologias ativas de aprendizagem 
Saúde Coletiva I68Anual1º ano Políticas e sistema de saúde no Brasil. Organização Política e tecnológica do Sistema Único de Saúde no Brasil. Quadro sanitário brasileiro. Fundamentos sociológicos e populações, incluindo história e cultura afro-brasileira e indígena. 
Anatomia e Fisiologia Patológica170Anual2º ano Definição de doenças, homeostasia; processos reversíveis e irreversíveis, atrofias; hipertrofias; distúrbios circulatórios, inflamações, reparos; neoplasia e etiopatogenia do câncer. Estudo morfológico, fisiopatogênico, fisiopatológicos, macro e microscópicos das doenças nos órgãos e sistemas. Compreensão de processos e estados de saúde e alterações causadas pelas doenças. Estudo de mecanismos de lesão, compreensão dos padrões dos principais processos patológicos nos órgãos e sistemas e no contexto das perturbações funcionais e fisiopatológicas, bem como da correlação anátomo-clínica. 
Diagnóstico por Imagem68Anual2º ano Noções básicas das radiações ionizantes e aplicações, radiografia convencional, radiografia contrastada, intensificafor de imagem, tomografia computadorizada, cintilografia, ultra-sonografia, ressonância magnética. 
Farmacologia102Anual2º ano Princípios básicos e conceitos em Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Interações medicamentosas. Autofarmacologia dos tecidos, sistemas e aparelhos do organismo e sua aplicação terapêutica. Psicofarmacologia. Antimicrobianos. Quimioterápicos. Intoxicações exógenas agudas. Anti-inflamatórios e fármacos imunossupressores. 
Fisiologia Humana204Anual2º ano Conceitos básicos sobre o meio interno e excitabilidade celular. Conceitos fundamentais sobre neurosciência, com ênfase em sensações somáticas e sentidos especiais. Neurofisiologia motora. Neurosciência das funções mentais. Mecanismos comportamentais e motivacionais do cérebro humano. Fisiologia do sistema cardiovascular e hemostasia, fisiologia renal e dos líquidos corporais, fisiologia gastrointestinal. Fisiologia respiratória. Metabolismo e glândulas endócrinas. Fisiologia da reprodução. 
Imunologia68Anual2º ano Fundamentos de imunologia. Componentes moleculares e celulares do sistema imune. Mecanismos da resposta imune inata. Mecanismos da resposta imune adquirida celular e humoral contra antígenos próprios e não-próprios. Mecanismos de tolerância a antígenos próprios e não próprios. Regulação da resposta imune inata e adquirida. Consequência do comprometimento da imunidade. Consequência da perda de regulação do sistema imune. Mecanismos da imunidade aos transplantes, tumores, infecções microbianas e parasitarias. Imunoprofilaxia e imunoterapia. Imunodiagnóstico, tipagem HLA e imunohematologia. 
Microbiologia102Anual2º ano Morfologia, estrutura, fisiologia, genética e taxonomia de micro-organismos. Interação micro-organismos–homem-ambiente. Relações inter e intra-espécie. Ação de agentes físicos e químicos sobre micro-organismos. Mecanismos de patogenicidade microbiana. Doenças causadas por bactérias, fungos e vírus. Coleta e interpretação de exames microbiológicos para diagnóstico de infecções da corrente sanguínea, infecções do trato urinário, infecções do sistema nervoso central, infecções de tecidos e partes moles, infecções do trato gastrointestinal, infecções do trato respiratório superior e inferior e infecções do trato genital. Normas de biossegurança. 
Parasitologia68Anual2º ano Relação parasito-hospedeiro. Noções de epidemiologia. Protozoários e helmintos de interesse médico. Estudo dos principais artrópodes transmissores e causadores de doenças. Infecções parasitárias oportunistas, mistas e emergentes. Enfoque para as doenças tropicais negligenciadas. Imunidade nas infecções parasitárias. 
Prática Médica Integrativa II238Anual2º ano Prática do exame físico. Laboratório de Habilidades. Simulação exame físico. Técnicas de exames e interpretação fisiológica dos sintomas e sinais dos seguintes aparelhos e sistemas: cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, nefrológico, e osteoarticular. Anamnese e exame físico em Pediatria. Interpretação de exames laboratoriais. Fundoscopia. Otoscopia. Exame neurológico. Semiologia reumatológica e ortopédica. Manobras semiológicas. Ausculta cardíaca. Habilidades na diferenciação dos sopros cardíacos. Ausculta respiratória. Manobras abdominais. Discussão de casos clínicos reais, através de metodologias ativas. Habilidades de raciocínio. Avaliação comunicação oral e escrita. Habilidades da escrita (relatórios). Habilidades de relacionamentos multiprofissional (trabalho em equipe). Ética profissional. Desenvolvimento do raciocínio clínico. Vínculos com a comunidade. Metodologias ativas baseada em problemas reais da comunidade. 
Saúde Coletiva II68Anual2º ano Introdução de conceitos e estratégias de Epidemiologia descritiva e analítica e sua aplicação no estudo da saúde das populações humanas. Programas de Saúde do Ministério da Saúde. Atenção primária à saúde. Promoção e prevenção à saúde. Saúde do Idoso. Saúde do Homem. Campanhas de prevenção de doenças. Saúde do trabalhador. Doenças emergentes e reemergentes no Brasil e no mundo. Síndromes íctero-febris. Doenças sexualmente transmissíveis. Políticas de educação ambiental. 
Nefrologia68Anual3º ano Função renal normal. Metabolismo hidroeletrolítico. Regulação do ácido básico. Glomerulopatias primárias. Rins e doenças sistêmicas. Hipertensão arterial. infecção urinária. Insuficiência renal crônica e aguda. Diuréticos. Rins e drogas. 
Prática Médica Integrativa III272Anual3º ano Correlação anátomo-clínica e anátomo-cirúrgica. Interdisciplinaridades. Discussão de casos clínicos. Seminários. Diagnóstico sindrômico e topográfico. Habilidades de raciocínio de diagnóstico diferencial. Capacidade de raciocínio lógico. Desenvoltura na condução de caso clínico. Comunicação oral e escrita. Ética Médica (Código de Ética Médica). Manuseio do prontuário médico. Atestado médico. Ética e interdisciplinaridade. Metodologias ativas de aprendizagem. 
Técnica Cirúrgica e Anestesiologia102Anual3º ano Conhecimento do paciente cirúrgico. Aspectos psicológicos. Pré-Operatório. Reação Orgânica e resposta metabólica ao trauma. Biologia da ferida. Cicatrização. Assepsia e Antissepsia. Técnicas de Esterilização. Hidratação. Balanço hidroeletrolítico. Choque. Infecção em cirurgia. Pós-operatório. Complicações. Afecções da pele. Cirurgia ambulatorial. Material Cirúrgico. Equipe cirúrgica. Fios de sutura. Agulhas. Nós. Dierese e síntese. Anastomose. Flebotomia. Traqueostomia. Drenagem cirúrgica. Cirurgia experimental. Conceitos gerais em anestesiologia. Tipos de anestesia. Noções básicas de farmacocinética. Farmacologia dos anestésicos locais. Anestésicos endovenosos e inalatórios. Relaxantes musculares. Anestesia de condução. Princípios de Ventilação mecânica. 
Cardiologia68Semestral3º ano 1º semestreHipertensão Arterial Sistêmica , Crise Hipertensiva, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Miocardites, Edema Agudo de Pulmão, Embolia Pulmonar, Lesões Oro-Valvares Mitrais, Endocardite Infecciosa, Doenças do Pericárdio, Doenças da Artéria Aorta, Arritmias Cardíacas, Bradiarritmias e Taquiarritmias, Choque Cardiogênico, Insuficiência Coronariana, Infarto Agudo do Miocárdio, Doença reumática. Arteriosclerose. Dislipidemias. Doença de Chagas. Endocardite infecciosa. Cardiopatias congênitas. Farmacologia cardiovascular aplicada. 
Dermatologia68Semestral3º ano 1º semestreExecuções e interpretações dos métodos semiológicos especiais em dermatologia. Estudo clínico e terapêutico das doenças da pele e dos fâneros: dermatoses alérgicas, piodermites, pênfigos, dermato-viroses e dermato-zoonoses. Micoses cutâneas. Hanseníase. Reação cutânea a drogas (Farmacodermias). Leishmaniose Tegumentar Americana. Doenças eritemato-escamosas. Lesões cutâneas pré-malignas. Micoses profundas de interesse dermatológico. Fotobiologia. Câncer da pele. 
Endocrinologia68Semestral3º ano 1º semestreExecução e interpretação dos métodos semiológicos especiais em endocrinologia. Diagnóstico pelas técnicas de radioimunoensaio e medicina nuclear. Estudo clínico e terapêutico das doenças do sistema endócrino. Tireoidopatias. Diabete mellitus. Nutrição. Estudo do eixo hipotálamo hipofisário. 
Pneumologia68Semestral3º ano 1º semestreAnatomia, fisiologia e farmacologia em pneumologia. Métodos de diagnóstico em pneumologia. Pneumopatias infecciosas e não infecciosas. Asma. Bronquite. Doença pulmonar crônica. Derrames pleurais. Indicações de biópsia de pleura e drenagem de tórax. Tumores. Embolia pulmonar. Tratamento clínico das doenças do pulmão. 
Psiquiatria68Semestral3º ano 1º semestrePsicopatologia. Estudo das principais doenças mentais. Distúrbios da ansiedade, do humor, da personalidade, envolvendo os aspectos preventivos, sociais e terapêuticos. Terapêutica psiquiátrica. Saúde mental. 
Doenças Transmissíveis68Semestral3º ano 2º semestreEstudo clínico sistematizado das principais doenças infecciosas (por bactérias, fungos e vírus) e das doenças parasitárias (por protozoários e helmintos). Doenças tropicais. Princípios de antibioticoterapia. Noções de infecção hospitalar. 
Gastroenterologia68Semestral3º ano 2º semestreConhecimentos gerais das doenças do sistema gastrointestinal. Métodos de diagnóstico. Tratamento clínico das principais doenças deste sistema. Nutrição parenteral e enteral. 
Hematologia-Oncologia68Semestral3º ano 2º semestreExecuções e interpretações dos métodos semiológicos especiais em hematologia e oncologia. Estudo clínico e terapêutico das doenças hematopoiéticas e das doenças neoplásicas: leucoses, linfomas, tumores, anemias em geral, doenças hemorrágicas. 
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS68Semestral3º ano 2º semestreDesenvolver as habilidades necessárias para aquisição da Libras - a língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da língua de sinais e do segmento das pessoas surdas. 
Medicina Legal68Semestral3º ano 2º semestreEnsino das normas de conduta médica. Bioética. Exercício legal e ilegal da Medicina no Brasil. Responsabilidade e segredo em Medicina. Ensino da perícia médica, da confecção de documentos médico-legais e das especialidades forense. 
Reumatologia68Semestral3º ano 2º semestreSinais e sintomas em reumatologia. Diagnóstico diferencial das poliartrites agudas e crônicas. Radiologia nas doenças reumáticas. Artrite reumatóide. Doenças metabólicas e degenerativas. Doenças da coluna vertebral. Lúpus eritematoso sistêmico. Vasculites. Doenças autoimunes. 
Ginecologia e Obstetrícia238Anual4º ano Execução e interpretação dos métodos semiológicos especiais em ginecologia. Evolução genital da mulher. Estudo clínico e terapêutico das doenças do aparelho genital feminino. Distúrbios da menstruação, corrimentos e infecções pelvi-genitais. Venereologia ginecológica. Anomalias morfológicas. Inter-sexualidade. Distúrbios da estética genital, fístulas genitais e incontinência urinária de esforços, miomatose uterina, endometriose e neoplasias. Afecções da mama. Ginecologia pediátrica e geriátrica. Prevenção do câncer ginecológico. Hormonioterapia. Urgência em ginecologia. Fisiologia da reprodução. Métodos semiológicos especiais em obstetrícia. O parto: fenômenos maternos, mecânicos, plásticos e contratilidade uterina. Apresentação cefálica e pélvica, condução e evolução do parto. Fenômenos do secundamento e quarto período. Puerpério e lactações normais e patológicas. Parto prematuro. Gestação múltipla. Estudo clínico e terapêutico da patologia obstétrica. Gestações de alto risco. 
Medicina Intensiva68Anual4º ano Fisiologia respiratória e cardiovascular aplicada à terapia intensiva. Emergências cardiológicas. Cetoacidose diabética. Insuficiência respiratória aguda. Insuficiência renal aguda. Métodos dialíticos. Choque séptico. Coma, Meningites. Emergências do aparelho digestivo. Choque hipovolêmico. Choque cardiogênico. Choque distributivo. Urgências psiquiátricas. Intoxicações exógenas e por drogas ilícitas. Monitorização cardiológica. Monitorização neurológica. Medidas de pressão intracraniana, intrabdominal. Delirium. Interpretação da gasometria arterial. Pressão Venosa Central. Indicações de cateterização venosa central. Ventilação Mecânica. Procedimentos diagnósticos e terapêuticos nas emergências e monitorização intensiva. Intubação orotraqueal. Paracentese. Toracocentese. Traqueostomia. Atribuições do médico intensivista. Ética e bioética em TI, nutrição em terapia intensiva, pesquisa clínica, morte encefálica e doação de órgãos. Infecções e antibioticoterapia no paciente crítico. Humanização. 
Neurologia102Anual4º ano Revisão da anatomia e fisiologia do sistema nervoso central e periférico. Semiologia especializada. Principais síndromes neurológicas e suas fisiopatologias. Exames complementares em neurologia, neuropediatria e neurocirurgia. Patologias neurológicas e neurocirúrgicas mais frequentes. 
Ortopedia102Anual4º ano Semiologia aplicada do aparelho locomotor. Métodos complementares usados para diagnosticar patologias do aparelho locomotor. Lesões traumáticas e afecções do aparelho locomotor. Doenças congênitas e seu tratamento. Técnicas de imobilizações, enfaixamento, talas gessadas e trações. Indicações de próteses e órteses. 
Pediatria204Anual4º ano Aspectos gerais da consulta pediátrica, particularidades da anamnese pediátrica. Pediatria preventiva, com orientações sobre higiene alimentar, higiene mental, física, desenvolvimento e crescimento da criança. Considerações sobre os fatores ambientas, culturais, emocionais e econômicos que influenciam a vida da criança. Aspectos gerais de diagnósticos, tratamento, reabilitação e prevenção das patologias da nutrição e metabolismo, patologias do trato gastrointestinal, respiratório, gênito-urinário, sistema nervoso, tegumentar, aparelho locomotor e outros distúrbios. Considerações anatomo-fisiológicas da criança. Assistência integral ao recém-nascido, com o reconhecimento dos antecedentes que possam influenciar sobre a saúde fetal, condições de parto e pós-parto, que interferem com a saúde em seu sentido mais amplo, do recém-nascido. Principais patologias do período neonatal e aspectos especiais dos cuidados no neonatal normal. Patologias pediátricas de maior prevalência e/ou repercussões em nível individual e/ou epidemiológico. Aspectos gerais de diagnósticos, tratamento, reabilitação e prevenção das patologias da nutrição e metabolismo, patologias do trato gastrointestinal, respiratório, gênito-urinário, sistema nervoso, tegumentar, aparelho locomotor e outros distúrbios. Patologias cirúrgicas mais comuns na infância, nos diversos órgãos ou segmentos corporais de etiologia congênita ou adquirida. Considerações anatomo-fisiológicas da criança. Capacitá-lo a diagnosticar risco iminente de vida ou risco social, bem como dar a conduta ou encaminhamento específico para o serviço de urgência ou emergência ou para o especialista. Ter conhecimentos básicos de suporte de vida, condutas básicas frente às situações de urgências e emergências mais frequentes. 
Prática Médica Integrativa IV170Anual4º ano Responsabilidade Civil do Médico. Administração dos serviços de saúde. Gestão em saúde. Gestão de RH. Trabalho em equipe. Comunicação e liderança. Educação em Saúde. Ética médica. Medicina defensiva. Legislação nacional. Erro médico. Imperícia, imprudência e negligência. Código de defesa do consumidor. Estatuto da criança, do adolescente e do idoso. Saúde do Homem. Saúde do Idoso. Pacto pela Vida. Direitos humanos. Relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Metodologias ativas de aprendizagem. 
Angiologia68Semestral4º ano 1º semestrePrincipais doenças dos troncos arteriais, venosos e linfáticos. Semiologia vascular. Exames complementares em angiologia. Patologia de artérias e veias. Linfedema. Gangrena diabética. Síndrome do desfiladeiro torácico. Tratamento clínico das principais doenças e traumas das artérias e veias. 
Oftalmologia68Semestral4º ano 1º semestreMétodos propedêuticos em oftalmologia. Fundoscopia. Estudo da patologia e orientação terapêutica das doenças dos olhos e anexos. Notibilidade ocular e estrabismo. Glaucoma. Vícios de refração. Tratamento clínico e cirúrgico das principais patologias oftalmológicas. Traumatologia ocular. Emergências oftalmológicas. 
Otorrinolaringologia68Semestral4º ano 2º semestreEpidemiologia, semiologia, diagnóstico, tratamento e prevenção das principais patologias da face, cavidade oral e anexos, faringe e laringe, cavidades nasais e paranasais, aparelhos auditivos. 
Urologia68Semestral4º ano 2º semestreEmbriologia do trato urogenital. Anatomia e fisiologia do trato urinário e genital. Semiologia urológica. Infecções, anomalias e tumores do trato urogenital. Obstrução e estase. Litíase urinária. Patologias da próstata. Traumatismo no sistema urogenital. 
Internato Médico Clínica Cirúrgica I272Anual5º ano Estágio em hospital, atendendo pacientes sob supervisão de docentes, realizado no Hospital Universitário, hospitais conveniados, rede básica de serviços de saúde e comunidade. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas, principalmente na clínica cirúrgica geral. Pré e pós-operatório. Ambulatório de triagem. Integração com a rede SUS. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF)). Atenção básica. 
Internato Médico Clínica Médica I272Anual5º ano Ensino através de treinamento em situações reais, ou seja, prática da assistência médica sob supervisão de docentes, nos diversos âmbitos de atuação da clínica médica desenvolvido em ambiente hospitalar e extra-hospitalar (unidade de saúde). O estágio hospitalar consiste, em linhas gerais, no atendimento de pacientes no Pronto-Socorro, na enfermaria de clínica médica e nos ambulatórios de Clínica Médica. O estágio extra--hospitalar consiste, basicamente, no atendimento de atenção primária à saúde em Unidade Básica de Saúde do município, sob supervisão. Acrescenta-se a essa atividade prática, as atividades teóricas: aulas expositivas, seminários, discussões de casos clínicos, reuniões clínicas sob a coordenação dos docentes. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF)). Atenção básica. 
Internato Médico Ginecologia/ Obstetrícia I272Anual5º ano Estágio em hospital, atendendo pacientes sob supervisão de docentes especializados na área. Atendimento de pacientes em ambiente ambulatorial, com consultas ginecológicas e pré-natais. Participação em cirurgias ginecológicas, bem como no seguimento pós-cirúrgico, em enfermaria de pós-operatório. Integração na rede de saúde dos SUS. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF)). Atenção básica. 
Internato Médico Pediatria I272Anual5º ano Estágio em unidades extra-hospitalares sob a supervisão de docentes especializados na área, contemplando: ambulatório de pediatria geral; ambulatório de especialidades pediátricas; puericultura; pediatria social; Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF)). Atenção básica. 
Internato Médico em Atenção Básica272Anual5º ano Estágio curricular sob a forma de treinamento em serviço na área de Saúde Coletiva, sob supervisão docente, com aprofundamento de ações de atenção individual e coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF). 
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC68Anual5º ano Normas para apresentação de trabalhos científicos. Conceitos. Estruturação. Capa, Lista de tabelas, figuras. Glossário. Bibliografia. Fundamentos teóricos e práticos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 
Internato Médico Clínica Médica II272Anual6º ano Ensino através de treinamento em situações reais, ou seja, prática da assistência médica sob supervisão de docentes, nos diversos âmbitos de atuação da clínica médica desenvolvido, exclusivamente, em ambiente hospitalar. O estágio hospitalar consiste, em linhas gerais, no atendimento de pacientes no Pronto-Socorro (Sala de Emergência), na enfermaria de clínica médica, na Unidade de Terapia Intensiva e nos ambulatórios das diversas subespecialidades da Clínica Médica. Acrescenta-se a essa atividade prática, as atividades teóricas: aulas expositivas, seminários, discussões de casos clínicos, reuniões clínicas sob a coordenação dos docentes. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF). Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental ((ações de atenção individual e coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Matriciamento. Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA). Atenção básica.  
Internato Médico Clínica Cirúrgica II272Anual6º ano Estágio em hospital, atendendo pacientes sob supervisão de docentes, realizado no Hospital Universitário, hospitais conveniados, rede básica de serviços de saúde e comunidade. Desenvolvimento de atividades teórico-práticas, principalmente na clínica cirúrgica e nas especialidades cirúrgicas de interesse na formação do médico generalista. Cirurgia cardio-vascular, cirurgia torácica, neurocirurgia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia de cabeça e pescoço, oncocirurgia e cirurgia infantil. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF)). Saúde mental (ações de atenção individual e coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Matriciamento. Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA). Atenção básica. 
Internato Médico Ginecologia/ Obstetrícia II272Anual6º ano Gestação de alto risco. Cirurgias ginecológicas. Gestação gemelar. Diabetes gestacional. Doença hipertensiva da gravidez. Gestante patológica. Infecções na gestante. Gestante com DST, HIV e Hepatites Virais. Violência sexual. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF)).Saúde mental (ações de atenção individual e coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Matriciamento. Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF), Centro de Atenção Psico Social (CAPS)). Atenção básica. 
Internato Médico Pediatria II272Anual6º ano Estágio em hospital, atendendo pacientes sob supervisão de docentes especializados na área, contemplando cuidados peri-natais; atendimento do recém-nascido na sala de parto; acompanhamento do recém-nascido saudável durante o alojamento conjunto; enfermaria de pediatria geral; enfermaria de especialidades pediátricas; acompanhamento do recém-nato patológico nas unidades de cuidados intermediários e intensivos; visão geral em unidade de terapia intensiva pediátrica. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva (ações de atenção coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Ações na Telemedicina. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF)). Saúde mental (ações de atenção individual e coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Matriciamento. Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF), Centro de Atenção Psico Social (CAPS). Atenção básica.  
Internato Médico em Urgência e Emergência272Anual6º ano O internato em Urgência e Emergência é realizado nos serviços de emergência de hospitais e serviços do município como o ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: Siate, Samu e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família. Atenção básica. Saúde mental (ações de atenção individual e coletiva de cuidados primários de saúde, desenvolvidos na rede de atenção de serviços de saúde do município (ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação). Matriciamento. Desenvolvimento de habilidades, aquisição de conhecimentos compatíveis com a realidade epidemiológica e social da população. Unidades Básicas de Saúde; Estratégia da saúde da família e UPA. Saúde mental. Saúde Coletiva. Núcleo de Apoio a Estratégia da Família (NASF), Centro de Atenção Psico Social (CAPS)). Desenvolvendo capacitação teórico-prática para atuar nesses serviços de emergência e trauma sob supervisão docente. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Aedra Carla Bufalo KawassakiDoutoradoaedra.kawassaki@unioeste.brlattes.cnpq.br/0771227312242619
Carlos Frederico de Almeida RodriguesMestradocarlos.rodrigues@unioeste.brlattes.cnpq.br/3443269563542446
Carolina PanisDoutorado55 46 35200712carolina.panis@unioeste.brlattes.cnpq.br/6647155856678648
Cristina Sandri RossatoEspecializaçãocristina.rossato@unioeste.br
Daniel RechMestradodaniel.rech@unioeste.brlattes.cnpq.br/9932068232123082
Diogo Hiroshi Beçon KussakawaMestradodiogo.kussakawa@unioeste.brlattes.cnpq.br/3518951545733463
Fabricio PasinEspecializaçãofabricio.pasin@unioeste.brlattes.cnpq.br/8448458792491711
Fernando Mazetto BrizolaMestradofernando.brizola@unioeste.brlattes.cnpq.br/3004974734233898
Fernando Rodrigo TrecoDoutoradofernando.treco@unioeste.brlattes.cnpq.br/0633607976550229
Flávia Luiza MarinEspecializaçãoflavia.marin@unioeste.br
Franciele Ani Caovilla FolladorDoutorado55 46 35200719franciele.follador@unioeste.brlattes.cnpq.br/9329326606646660
Francieli GizaEspecializaçãofrancieli.giza@unioeste.brlattes.cnpq.br/5212835686013611
Gisele ArrudaDoutoradogisele.arruda@unioeste.brlattes.cnpq.br/8177743787804726
Gisele Ferreira ParisDoutorado55 46 35200720gisele.paris@unioeste.brlattes.cnpq.br/8447921652259932
Guilherme Welter WendtPós-Doutorado55 46 35200724guilherme.wendt@unioeste.brlattes.cnpq.br/3121742068507086
Gustavo VicenziMestradogustavo.vicenzi@unioeste.br
Ivai Saião Aranha Falcão de AzevedoMestradoivai.azevedo@unioeste.brlattes.cnpq.br/5680026677385733
Joice SchultzMestradojoice.schultz1@unioeste.br
Karini Carvalho CostaMestradokarini.costa@unioeste.brlattes.cnpq.br/4623960511921450
Kérley Braga Pereira Bento CasarilDoutorado55 46 35204828kerley.casaril@unioeste.brlattes.cnpq.br/6429832392023465
Leandro Augusto Kühl OpsfelderMestradoleandro.opsfelder@unioeste.brlattes.cnpq.br/0940732822753367
Leonardo Garcia VelasquezDoutoradoleonardo.velasquez@unioeste.br
Lirane Elize Defante FerretoDoutorado55 46 35200715lirane.ferreto@unioeste.brlattes.cnpq.br/5828944409163245
Luara MolonMestradoluara.molon@unioeste.br
Luciane MartignoniEspecializaçãoluciane.martignoni@unioeste.br
Lucirene da Silva Cruz MelloEspecializaçãolucirene.mello@unioeste.brlattes.cnpq.br/3046862116303832
Luís Fernando DipMestrado55 46 35200720luis.dip@unioeste.brlattes.cnpq.br/4272854609229132
Marcelo Gressler RighiEspecializaçãomarcelo.righi@unioeste.brlattes.cnpq.br/0244517753612319
Marciele Francio ZaniniEspecializaçãomarciele.zanini@unioeste.br
Matheus Vieira da CostaEspecializaçãomatheus.costa1@unioeste.brlattes.cnpq.br/7148565166023495
Paulo Cezar Nunes FortesDoutorado55 46 35200720paulo.fortes@unioeste.brlattes.cnpq.br/3910426358531116
Redimir GoyaEspecializaçãoredimir.goya@unioeste.brlattes.cnpq.br/9056880872976069
Rita de Cássia Palma de LimaEspecializaçãorita.lima3@unioeste.br
Roberto Shigueyasu YamadaMestrado55 46 35200720roberto.yamada@unioeste.brlattes.cnpq.br/7473861891106711
Rodrigo Barbosa da CruzMestrado55 46 35200715rodrigo.cruz2@unioeste.brlattes.cnpq.br/2882476252466978
Samyra Soligo RovaniEspecializaçãosamyra.rovani@unioeste.br
Sara Raquel Garcia de SouzaDoutorado55 45 32203194sara.souza3@unioeste.brlattes.cnpq.br/3055587570386433
Tiago Osternack MalucelliEspecializaçãotiago.malucelli@unioeste.brlattes.cnpq.br/0454157061465679
Valdir Spada JuniorEspecializaçãovaldir.junior3@unioeste.brlattes.cnpq.br/1662591152184294
Vicente de Albuquerque Maranhão LealEspecializaçãovicente.leal@unioeste.br
Írides Aparecida CavalariMestradoirides.cavalari@unioeste.brlattes.cnpq.br/3296018764384058
Regulamentos
Sem regulamentos
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FB0035 ; Grade 2018/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021




Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.