Campus de Francisco Beltrão

Geografia

Campus: Campus de Francisco Beltrão
Centro: Centro de Ciências Humanas
Turno: Noturno
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Geografia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

Implantado no ano de 1985.



Perfil do Profissional
Conhecer os conceitos geográficos; articular os elementos que compõem os processos naturais e sociais; e principalmente, desenvolver metodologias de ensino a serem aplicadas em sala de aula.

Campo de Atuação
Forma professores de Geografia, para ministrarem aulas no ensino fundamental, médio, técnico profissionalizante e superior.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Decreto - 3121 Diário Oficial do Estado - 22/10/2019

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 214/2016-CEPE de 06/10/2016

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
34444
Coordenação
Roseli Alves dos Santos
Email: roseli.santos2@unioeste.br
Telefone: 46 35204834

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Cartografia Geral e Temática68Semestral1° ano 1º semestreConceitos de Cartografia. Planta, Carta e Mapa. Forma e dimensões da Terra. Movimentos da Terra. Coordenadas geográficas. Fusos horários. Projeções cartográficas. Coordenadas UTM. Elementos de representação cartográfica: título escala, legenda, orientação e grade de coordenadas. Cartografia temática: modos de implantação e variáveis visuais. Métodos estatísticos para estabelecimento de classes temáticas. Elaboração de documentos cartográficos para o ensino de Geografia. 
Climatologia Básica68Semestral1° ano 1º semestreEstudo das bases meteorológicas necessárias para interpretar, analisar e explicar as variáveis atmosféricas e suas interrelações com a superfície terrestre e a sociedade. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular para o ensino da Climatologia Básica. 
Fundamentos da Educação Geográfica68Semestral1° ano 1º semestreTeorias pedagógicas. História da Geografia Escolar no Brasil. Educação Geográfica na Educação escolar. Compreensão da relação sujeito-objeto no ato de produção do conhecimento e na espacialidade dos fenômenos vivenciados. 
História e Epistemologia da Geografia I68Semestral1° ano 1º semestreAs origens do conhecimento geográfico. A Geografia Antiga. A Geografia Medieval. A Geografia Renascentista. Bernhard Varenius e a constituição da Geografia Moderna. 
Mineralogia e Petrografia68Semestral1° ano 1º semestreEstudo dos processos geradores de minerais e rochas tanto em nível interno da crosta terrestre como aqueles que se desenvolvem na superfície. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular, visando o entendimento de conceitos mineralógicos e petrográficos trabalhados no Ensino. 
Climatogia Dinâmica68Semestral1° ano 2º semestreEstudo dos fenômenos climáticos e os sistemas atmosféricos responsáveis pelos tipos e mecanismos do tempo, bem como do ritmo climático em escala regional. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular para o ensino da Climatologia Dinâmica. 
Geografia Econômica I68Semestral1° ano 2º semestreTeorias da Economia Política. Modos de Produção e Formação Sócio Espacial. Capitalismo em Perspectiva Histórica. Acumulação e Centralização do capital. Estado e Mercado. Ciclos Econômicos e Tecnologia. Divisão Territorial do Trabalho.  
Geologia Histórica68Semestral1° ano 2º semestreEstudo da sucessão dos eventos espaço-temporais ao longo da evolução do Planeta e o condicionamento da paisagem natural atual à Tectônica Global. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular visando o entendimento de conceitos da geodinâmica trabalhados no Ensino. 
História e Epistemologia da Geografia II68Semestral1° ano 2º semestreA Geografia Clássica Alemã. A Geografia Clássica Francesa. Richard Hartshorne e o Método Regional. A Geografia Neopositivista. A Geografia Crítica. A Geografia Humanística. A Geografia no Brasil. 
Introdução à Pesquisa em Geografia68Semestral1° ano 2º semestreFundamentos e características do saber científico. A ciência geográfica e seu objeto de estudo. A pesquisa em Geografia e seus métodos. Diferentes metodologias de produção de informações para a pesquisa em Geografia. Elaboração de projetos e relatórios de pesquisa. Técnicas e normas de pesquisa.  
Cartografia Escolar68Semestral2° ano 1º semestreCartografia escolar e ensino de Geografia. As representações cartográficas enquanto linguagem, percepção, subjetividade e abstração do espaço geográfico. O mapa como recurso didático de referência para o ensino na decodificação e reinterpretação do espaço. Representatividade espacial e o processo de localização, dimensionamento, correlação de fenômenos, princípios e aplicações práticas no ensino da Geografia. 
Geografia Econômica II68Semestral2° ano 1º semestreCiclos Econômicos e Organização do Espaço. Desenvolvimento Econômico em Perspectiva Histórica e Geográfica. Industrialização Clássica. Industrialização Tardia. Planificação econômica. Comércio Exterior. Globalização e Financeirização. Dinâmica Geoeconômica do Mundo Atual.  
Geografia do Brasil I68Semestral2° ano 1º semestreFormação espacial brasileira. Políticas públicas de desenvolvimento e gestão territorial. Infraestrutura, indústria, serviços, transportes e mobilidade do trabalho. 
Geomorfologia Geral68Semestral2° ano 1º semestreIntroduzir a Ciência Geomorfológica enquanto campo científico, destacando suas abordagens escalares espaciais e temporais, enfatizando as escalas de ação de fatores endógenos e o papel da estrutura geológica na evolução do relevo. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular voltadas ao ensino e materiais didáticos, referente aos conteúdos geomorfológicos. 
Teorias da Região e Regionalização68Semestral2° ano 1º semestreAs diferentes abordagens de região na geografia contemporânea. A regionalização como classificação de áreas e como produção de espaços geográficos. A espacialização regional no desenvolvimento capitalista brasileiro: a apropriação do espaço brasileiro entre os séculos XVI e XX: das capitanias hereditárias aos estados da república federativa; relações étnico-raciais: escravidão, abolição da escravatura, imigração estrangeira e assalariamento; industrialização e urbanização. 
Categorias de Análises Geográficas para o Ensino68Semestral2° ano 2º semestreDistinção entre conceito e categoria de análise. Concepções de paisagem, território, espaço geográfico, região e lugar. As categorias de análise geográficas e seus desdobramentos no ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares da Geografia. 
Didática68Semestral2° ano 2º semestreO papel da Didática na formação do professor. A relação professor/aluno no contexto da sala de aula. A ação docente e o Projeto Político-Pedagógico. Currículo. A pesquisa como princípio educativo. O planejamento e a organização do processo ensino aprendizagem e a avaliação. 
Geografia Regional do Brasil68Semestral2° ano 2º semestreA relação espaço geográfico-território como fundamento teórico-conceitual para entender a Formação do Brasil. História e Geografia do Paraná. A espacialização regional no desenvolvimento capitalista brasileiro no século XXI. Relações étnico-raciais: gênero, raça, etnias e religião, evidenciando implicações na diferencialidade social e territorial brasileira. 
Geografia do Brasil II68Semestral2° ano 2º semestreCenários regionais. Espaço brasileiro: permanências, mudanças e contradições. Recursos didáticos e metodologias para o Ensino da Geografia do Brasil. 
Geomorfologia Dinâmica68Semestral2° ano 2º semestreAbordagem de fatores exógenos de formação do relevo, processos erosivos físicos e químicos, modelos conceituais a respeito do desenvolvimento de superfícies geomórficas e às mudanças climáticas do Quaternário na evolução das paisagens. Desenvolvimento de atividades práticas como componente curricular voltadas ao ensino e materiais didáticos, referente aos conteúdos geomorfológicos. 
Estágio Supervisionado em Geografia I200Anual3° ano A escola como espaço de formação sociocultural: sujeitos, saberes e práticas. Observação da dinâmica da escola, da infraestrutura física, administrativa e pedagógica. O professor (a) de Geografia no Ensino Fundamental II. Produção do Diário de Bordo com registros reflexivos das atividades, experiências e vivências no cotidiano escolar. Planejamento, execução de aulas de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental. Registros das atividades, experiências e vivências no cotidiano escolar. Escrita do relatório de estágio a partir das vivências e reflexões acerca do estágio. 
Biogeografia68Semestral3° ano 1º semestrePrincípios de ecologia. Biodiversidade. Delimitação e caracterização de regiões ecológicas e fitogeográficas (escala global, nacional e regional). 
Geografia Agrária I68Semestral3° ano 1º semestrePanorama dos problemas agrários no mundo. Paradigmas da questão agrária. Questão agrária brasileira e paranaense: dinâmicas capitalistas, modernização, acumulação de capital, concentração fundiária e questão camponesa. 
Geografia Urbana I68Semestral3° ano 1º semestreO processo de urbanização. A produção e reprodução do espaço urbano. A urbanização brasileira. A urbanização Paranaense. A Rede Urbana Brasileira. 
Política Educacional68Semestral3° ano 1º semestreA relação entre Estado e Educação: análise da política educacional brasileira tendo como base a legislação de ensino, as políticas públicas e o contexto nacional e internacional. A formação dos profissionais da educação no contexto estadual e nacional, e legislação referente aos Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas, aos Direitos Humanos, bem como dos processos históricos e geográficos que lhe deram origem. 
Geografia Agrária II68Semestral3° ano 2º semestreQuestão agrária brasileira, movimentos sociais e lutas no campo. Políticas públicas e dinâmicas de desenvolvimento na agricultura. Educação do campo. Produção de material didático para o ensino de Geografia. 
Geografia Urbana II68Semestral3° ano 2º semestreEstruturação e Reestruturação Urbana. Problemas urbanos. Desigualdade Sócio Espacial. Direito à Cidade. Recursos didáticos e metodologias para o Ensino da Geografia Urbana. 
Libras68Semestral3° ano 2º semestreDesenvolvimento das habilidades necessárias para aquisição da Libras – a língua de modalidade visual e gestual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. 
Meio Ambiente e Educação Ambiental68Semestral3° ano 2º semestreOs conceitos de natureza e meio ambiente. Crise ambiental contemporânea. Fundamentos e limites do desenvolvimento sustentável. Políticas ambientais internacionais e brasileiras. Educação Ambiental e a questão ambiental no ensino de Geografia. 
Psicologia da Educação68Semestral3° ano 2º semestreProjetos de Psicologia Científica e suas implicações educacionais; Teorias da aprendizagem: Comportamentalismo, Epistemologia Genética e Teoria Histórico-cultural da Atividade; Aprendizagem conceitual e desenvolvimento de funções psicológicas: atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, imaginação e sentimento. 
Estágio Supervisionado em Geografia II200Anual4° ano Entendimento do processo didático-pedagógico do ensino de Geografia no Ensino Médio. Observação do espaço escolar e sua dinâmica e desenvolvimento de práticas/ações educativas voltadas ao ensino de Geografia para o Ensino Médio. Reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem em Geografia no Ensino Médio. Atividades de docência, na área de Geografia, em instituições escolares da rede pública de ensino que ofertam o Ensino Médio. Registros reflexivos das atividades, experiências e vivências no cotidiano escolar, durante o período do estágio. 
Trabalho de Conclusão de Curso102Anual4° ano Realização de pesquisa individual e orientada, em Geografia ou em Educação. Levantamento bibliográfico. Revisão bibliográfica. Pesquisa de campo. Análise e interpretação de dados/informações. Redação final do trabalho de conclusão, sob a forma de artigo científico. Submissão do artigo científico a uma banca de avaliação, conforme o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia. Entrega da versão final do artigo científico. 
Geografia da População, Cultura e Diversidade68Semestral4° ano 1º semestreTeorias de População. Políticas Demográficas, Reestruturação Produtiva e Evolução da População. Diversidade de Gênero e Sexual, Diversidade Religiosa, Diversidade de Faixa Geracional e Educação das Relações Étnico-Raciais (garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas). Movimentos de População. População, Cultura e Ensino de Geografia. 
Geotecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia I68Semestral4° ano 1º semestreFundamentos de Sensoriamento Remoto, Fotointerpretação e Fotogrametria. Sistemas Sensores: orbitais e sub-orbitais. Processamento Digital de Imagens. Técnicas de Fotointerpretação. Sistema de Posicionamento Global. Mapeamento de uso e cobertura da terra. Sensoriamento Remoto aplicado ao ensino da Geografia. 
Regionalização do Espaço Mundial I68Semestral4° ano 1º semestreA configuração do espaço mundial contemporâneo: Europa, América do Norte e América Latina. Imperialismo e expansão mundial do capital. O papel dos Estados Unidos na economia mundial. As Grandes Guerras do século XX e as transformações geopolíticas mundiais. Blocos Econômicos e globalização. 
Educação Especial e Inclusiva68Semestral4° ano 2º semestreLegislação brasileira vigente sobre a educação especial. Princípios e fundamentos da educação inclusiva. Caracterização da população-alvo da educação especial (deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos) e as estratégias pedagógicas para o ensino da Geografia. 
Geografia das Águas Continentais e Oceânicas68Semestral4° ano 2º semestreCaracterização e dinâmica do ciclo hidrológico no sistema Terra. Oferta, uso e constituição da crise dos recursos hídricos. Princípios orientadores do gerenciamento dos recursos hídricos. Evolução dos modelos de gerenciamento das águas e fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Educação ambiental. 
Geotecnologias Aplicadas ao Ensino de Geografia II68Semestral4° ano 2º semestreSistemas de informações geográficas (SIG): fundamentos teóricos e conceitos. Estrutura do SIG. Funções e etapas do SIG. Estrutura de dados espaciais. Modelagem de dados espaciais. Geoprocessamento: bases teóricas. Escala das variáveis geográficas. Modelagem tridimensional do relevo. Operações de distâncias. Correlações espaciais. Monitoramento espaço-temporal. Operações de lógica booleana. Operações de lógica difusa. Avaliações espaciais multicritério. Aplicações de SIG e Geoprocessamento no ensino de Geografia. Elaboração de SIG para o ensino de Geografia. 
Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico68Semestral4° ano 2º semestreEstudo das principais concepções que fundamentam a Gestão Escolar e o trabalho administrativo-pedagógico. Organização do Trabalho Pedagógico: Projeto Político Pedagógico. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. 
Regionalização do Espaço Mundial II68Semestral4° ano 2º semestreA configuração do espaço mundial contemporâneo: Ásia, África e Leste Europeu. A Nova geopolítica do pós-guerra. Movimentos de libertação nacional na Ásia e África. Industrialização da Ásia. A nova geoeconomia africana. Novas regionalizações no fim do século XX. Os conflitos atuais e a geopolítica no início do séc. XXI. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alexandre Domingues RibasDoutorado55 46 35204856alexandre.ribas@unioeste.brlattes.cnpq.br/8821723011418336
Ana Claudia BizMestrado55 46 35204829ana.biz@unioeste.brlattes.cnpq.br/8651921144403875
Beatriz Rodrigues CarrijoDoutorado55 46 35204827beatriz.carrijo@unioeste.brlattes.cnpq.br/6422444945289265
Elvis Rabuske HendgesDoutorado55 46 35204819elvis.hendges@unioeste.brlattes.cnpq.br/5292160200165795
Fabiano André MarionDoutorado55 46 35204846fabiano.marion@unioeste.brlattes.cnpq.br/5219339866821254
Felipe Vanhoni JorgeDoutoradofelipe.jorge@unioeste.br
Fernando Frederico BernardesDoutoradofernando.bernardes@unioeste.brlattes.cnpq.br/3076847094463588
Fernando Mazetto BrizolaMestradofernando.brizola@unioeste.brlattes.cnpq.br/3004974734233898
Fernando dos Santos SampaioPós-Doutorado55 46 35204845fernando.sampaio@unioeste.brlattes.cnpq.br/9668088942812012
Francieli GizaEspecializaçãofrancieli.giza@unioeste.brlattes.cnpq.br/5212835686013611
Juliano AndresDoutorado55 46 35204846juliano.andres@unioeste.brlattes.cnpq.br/2848989519006412
Júlio Cesar PaisaniDoutorado55 46 35204837julio.paisani@unioeste.brlattes.cnpq.br/1104080942110403
Luciano Zanetti Pessôa CandiottoPós-Doutorado55 46 35204834luciano.candiotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/7961997038673966
Luiz Carlos FlávioPós-Doutorado55 46 35204822luiz.flavio@unioeste.brlattes.cnpq.br/5571807521298064
Mafalda Nesi FrancischettPós-Doutorado55 46 35204859mafalda.francischett@unioeste.brlattes.cnpq.br/8041231173562955
Marcos Aurelio SaquetPós-Doutorado55 46 35204834marcos.saquet@unioeste.br
Marga Eliz PontelliDoutorado55 46 35204880marga.pontelli@unioeste.brlattes.cnpq.br/5909311662921266
Marina Sória CastellanoDoutoradomarina.castellano@unioeste.brlattes.cnpq.br/4059044077930871
Marlon Clovis MedeirosPós-Doutorado55 46 35204857marlon.medeiros@unioeste.brlattes.cnpq.br/1042406915915706
Michael Vinícius de SordiDoutoradomichael.sordi@unioeste.brlattes.cnpq.br/6233886021337527
Rafaela Harumi FujitaPós-Doutoradorafaela.fujita@unioeste.brlattes.cnpq.br/7601930634370502
Ricardo Carvalho LemeDoutorado55 46 35204816ricardo.leme@unioeste.brlattes.cnpq.br/8598905185358044
Rosana Cristina Biral LemeDoutorado55 46 35204858rosana.leme@unioeste.brlattes.cnpq.br/7045318168309807
Roseli Alves dos SantosPós-Doutorado55 46 35204834roseli.santos2@unioeste.brlattes.cnpq.br/7457374614828255
Silvia Regina PereiraDoutorado55 46 35204816silvia.pereira3@unioeste.brlattes.cnpq.br/0675460413851664
Waldiney Gomes de AguiarDoutorado55 46 35204864waldiney.aguiar@unioeste.brlattes.cnpq.br/3462751658085969
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio18/09/2008Resolução 270/2008-CEPE
Regulamento de Estágio15/12/2011Resolução 323/2011-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FB0029 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021




Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.