Image

Campus de Francisco Beltrão - Cursos

Pedagogia

Campus: Campus de Francisco Beltrão Centro: Centro de Ciências Humanas Turno: Noturno Duração Mínima: 4 anos Duração Máxima: 7 anos Formação: Licenciado em Pedagogia Tipo de Formação: Licenciatura Habilitação/Ênfase: Oferta: presencial
O Curso
Implantado no ano de 1994.
Perfil do Profissional O graduado em Pedagogia une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica. Campo de Atuação Este profissional pode atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação. Situação Legal Reconhecimento renovado - Portaria/SETI - 155 Diário Oficial do Estado - 24/07/2020

Coordenação
Alexandra Vanessa de Moura Baczinski
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 46 35204844


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44344

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 073/2023-CEPE de 30/03/2023

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Seminário Integrador I34Anual1° ano Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. 
Filosofia da Educação I68Semestral1° ano 1º semestreEstudo dos filósofos antigos e medievais e modernos que contribuíram significativamente para a reflexão da questão educativa ou que forneceram os fundamentos da educação. 
História da Educação I68Semestral1° ano 1º semestreAnálise da História da Educação nas diferentes concepções e correntes historiográficas. Ênfase às instituições educativas, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, identificação as proposições dos principais educadores nos diferentes contextos histórico. 
Introdução à Pedagogia68Semestral1° ano 1º semestreA construção sócio-histórica da Pedagogia e seus fundamentos epistemológicos. A relação teoria e prática como elemento central da Pedagogia. A trajetória sócio-histórica do curso de Pedagogia no Brasil. A especificidade do trabalho pedagógico e da docência. 
Introdução à Pesquisa68Semestral1° ano 1º semestreIntrodução à pesquisa em educação. Técnicas de levantamento e análise de dados e procedimentos teórico-práticos necessários para o desenvolvimento de investigações de caráter científico. Procedimentos básicos para a organização do trabalho científico. 
Sociologia da Educação I68Semestral1° ano 1º semestreA sociologia como ciência para interpretação das sociedades. A Sociologia da Educação e o estudo dos fenômenos educativos como fenômenos sociais. Contribuiçoes dos clássicos sociologia para a Sociologia da Educação: Émille Durkheim, Karl Marx, Max Weber e o estudo da realidade sócio educacional e dos processos educacionais de socialização. 
Educação e Infância68Semestral1° ano 2º semestreCompreensão da infância a partir das dimensões histórica, cultural, sociológica, econômica, política e pedagógica. Construção sócio-histórica dos conceitos de infância e criança. Estudo da Infância em nossa sociedade e seus modos de educação. 
História da Educação II68Semestral1° ano 2º semestreOs embates entre os ideais e práticas educativas no processo de construção da escola pública brasileira e da formação de professores. A história da educação brasileira: aspectos econômicos, políticos, administrativas e pedagógicas. A Cultura Afro-Brasileira na História da Educação. A História da Educação como campo de conhecimento. 
Libras68Semestral1° ano 2º semestreO Processo educacional do Surdo no Brasil e a trajetória de Libras..Conceitos referentes ao "sujeito surdo", "Identidade", "Cultura", "Educação Bilíngue", "Língua de sinais". Noção básica de linguística de libras, especificidade gramatical e estrutura espaço-visual. Desenvolvimento da capacidade de comunicação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). 
Políticas Educacionais I68Semestral1° ano 2º semestreEstado e politicas sociais. O processo de desenvolvimento do capitalismo brasiliero e suas implicações nas políticas educaciionais a partir de 1930. 
Psicologia da Educação I68Semestral1° ano 2º semestreA evolução dos conceitos e finalidades da Psicologia e Psicologia da Educação. Principais correntes teóricas da psicologia do desenvolvimento: Psicanálise, Behaviorismo, Teoria Histórico-cultural, Epistemologia Genética e as suas contribuições para o processo educativo.  
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado I272Anual2° ano Abordagem histórica da Prática de Ensino e das concepções de estágio supervisionado. Desenvolvimento do estágio direcionado à organização do trabalho pedagógico e administrativo nas instituições de Educação Básica. O pedagogo como articulador do trabalho pedagógico e as instâncias colegiadas. Intervenção pedagógica nas escolas com o desenvolvimento de Plano de Ação. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio a partir das observações, problematizações da realidade escolar, ações de intervenção e elaboração de trabalho final. 
Seminário Integrador II34Anual2° ano Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. 
Filosofia da Educação II68Semestral2° ano 1º semestreEstudo de filósofos e/ou correntes filosóficas contemporâneas que mais significativamente contribuíram para a reflexão sobre problemas educacionais ou que forneceram os fundamentos filosóficos da educação: concepções positivistas, marxistas, fenomenológicas, pós-estruturalistas. 
Políticas Educacionais II68Semestral2° ano 1º semestrePolíticas para a Educação Básica: LDB e os aspectos organizacionais, financeiros e pedagógicos. Plano nacional de Educação e as perspectivas para formação e trabalho docente, avaliação da qualidade da educação Básica. 
Psicologia da Educação II68Semestral2° ano 1º semestreAspectos biológicos, históricos, sociais e culturais do desenvolvimento psicológico. As contribuições da Psicologia da Educação para o entendimento do desenvolvimento humano: psicomotor, emocional, cognitivo, psicossexual e social nas diferentes fases do desenvolvimento e as implicações para a atuação do professor na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 
Sociologia da Educação II68Semestral2° ano 1º semestreA análise sociológica da escola. Os sistemas de ensino e a reprodução das desigualdades sociais: a escola como aparelho ideológico de Estado e a escola como violência simbólica. O caráter contraditório da escola na sociedade de classes. Problemáticas escolares brasileiras e a contribuição da análise sociológica. 
Didática I68Semestral2° ano 2º semestreFundamentos da Didática. O papel da Didática no âmbito da Formação docente. Didática e as Teorias Pedagógicas.  
Gestão Escolar68Semestral2° ano 2º semestreConcepções que fundamentam as teorias das organizações e de administração. Análise crítico-histórica da estrutura da sociedade brasileira e suas implicações para a organização da escola. Organização coletiva do trabalho pedagógico na gestão escolar. 
Linguagem e Alfabetização68Semestral2° ano 2º semestreConcepções de linguagem e de aquisição de língua orientadoras das práticas educativas na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Concepções e fundamentos da alfabetização no pensamento pedagógico. Perspectivas de alfabetização, análises das práticas de linguagem oral, leitura e produção escrita na educação infantil e no ciclo de alfabetização, dos anos iniciais e encaminhamentos teórico-metodológicos para a alfabetização. Análise de propostas pedagógicas e livros didáticos de alfabetização. Análise e elaboração de abordagens didático-metodológicas no trabalho com a alfabetização. 
Psicologia da Educação III68Semestral2° ano 2º semestreA relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem do conhecimento. Análise dos fatores individuais e contextuais que interferem no processo de aprendizagem. Dificuldades/transtornos/distúrbios de aprendizagem: definições, diferenciações e encaminhamentos educacionais. Medicalização na educação. Conflitos no contexto escolar: violência, bullyng, preconceitos etc.  
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado II272Anual3° ano Cuidado e educação: dimensões da prática pedagógica, docência e o pedagogo na Educação Infantil. Orientações teórico-metodológicas, observação, planejamento para a Educação Infantil, regência, reflexões sobre práticas e problemáticas vivenciadas durante o estágio. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio e elaboração de trabalho de final. 
Seminário Integrador III34Anual3° ano Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. 
Ciências Naturais e Suas Metodologias68Semestral3° ano 1º semestreEpistemologia e o ensino de Ciências. A unidade indissociável: ciência, tecnologia, ambiente social e natural. Conteúdos e metodologias para o ensino de ciências na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
Didática II68Semestral3° ano 1º semestrePlanejamento: conceito e elementos constitutivos. Conceito e tipos de avaliação na educação escolar. 
Língua Portuguesa e Suas Metodologias68Semestral3° ano 1º semestreAbordagem histórica da Língua Portuguesa. Estudo das concepções de gramática, seus fundamentos e implicações pedagógicas. Fundamentos orientadores do ensino da leitura e da produção escrita. Análise de propostas pedagógicas e de livros didáticos. Abordagens didático-metodológicas para o trabalho com conteúdos de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Análise de obras de Literatura Infantil e Juvenil, e suas metodologias. 
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil68Semestral3° ano 1º semestreO binômio educar e cuidar e suas implicações para a organização do trabalho pedagógico. As especificidades do trabalho pedagógico para crianças de 0 a 5 anos: organização curricular; estruturação do tempo e do espaço e práticas pedagógicas para educação infantil. 
Currículo Escolar68Semestral3° ano 2º semestreTeorias e conceitos de currículo. Currículo, seleção, distribuição e organização do conhecimento escolar. Política e prescrição curricular para a Educação Básica. Planejamento curricular. 
Geografia e Suas Metodologias68Semestral3° ano 2º semestreEducação geográfica e a relação sujeito-objeto na produção do conhecimento. Conteúdos e metodologias para o ensino de Geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. 
História e Suas Metodologias68Semestral3° ano 2º semestreTeorias do conhecimento histórico. Noção tempo e o saber histórico articulado às experiências humanas em diferentes tempos, territórios e culturas. Conteúdos e metodologias para o ensino de história na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana na escola. 
Matemática e Suas Metodologias I68Semestral3° ano 2º semestreFundamentos históricos, filosóficos e epistemológicos da matemática e sua relação com o ensino. O conhecimento matemático enquanto linguagem, suas diversas formas de representações, aspectos cognitivos ligados a sua compreensão e analisar as suas manifestações nos aspectos sociais e psicológicos. Referenciais curriculares da Matemática e suas relações com os aspectos teóricos e metodológicos do processo de Educação Matemática. 
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado III272Anual4° ano Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O pedagogo nos anos iniciais. Fundamentação teórico-metodológica da organização da atividade pedagógica. Observação e elaboração de planejamento para inserção pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio e elaboração de trabalho de final. 
Seminário Integrador IV34Anual4° ano Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. 
Didática III68Semestral4° ano 1º semestreOrganização do Planejamento em diferentes perspectivas: Pedagogia dos Projetos, Pedagogia Libertadora (Tema Gerador), Pedagogia Histórico-Crítica. Interdisciplinaridade como princípio organizativo do Planejamento de Ensino. Dimensões da ação pedagógica e a sala de aula. 
Educação Especial e Inclusiva I68Semestral4° ano 1º semestreO desenvolvimento histórico da Educação Especial: concepções e suas articulações com os processos de integração e inclusão. Perspectivas teóricas para educação especial e a escola inclusiva. A organização do atendimento educacional especializado no ensino comum. A formação e o papel do professor/pedagogo na educação inclusiva. 
Matemática e Suas Metodologias II68Semestral4° ano 1º semestreEstudo do campo de investigação da Educação Matemática, suas concepções e articulações com outras áreas. Perspectivas atuais: Modelagem Matemática, Etnomatemática, uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, História e Filosofia na Educação Matemática, Resolução de Problemas e o Lúdico no Ensino. Implicações dessas perspectivas nos processos de organização curricular e nos desdobramentos metodológicos. 
Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental68Semestral4° ano 1º semestreO educar e suas implicações para a organização do trabalho pedagógico. As especificidades do trabalho pedagógico para crianças de 06 a 10 anos: organização curricular; estruturação do tempo e do espaço e práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental. 
Arte e Suas Metodologias68Semestral4° ano 2º semestreArte indígena, africana e afro-brasileira; manifestações artísticas regionais; características do som e da música; elementos formadores da imagem; fatores expressivos do movimento; jogos dramáticos, improvisação cênica e construção do personagem; abordagem triangular e seus desdobramentos para o ensino da arte no contexto escolar. 
Educação Especial e Inclusiva II68Semestral4° ano 2º semestreA população-alvo da educação especial e as propostas pedagógicas. Tecnologias assistivas. Análise de experiências em educação inclusiva. 
Educação, Corpo e Movimento68Semestral4° ano 2º semestreCorpo e suas manifestações ao longo da história. Influências socioculturais sobre o corpo. Relações entre corpo e educação. A corporeidade como dimensão da linguagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A dimensão lúdica e o brincar no contexto da infância, da escola e das relações pedagógicas. 
Tópicos Especiais em Educação68Semestral4° ano 2º semestreA disciplina constará de conhecimento da área da educação, definido na elaboração do plano de ensino, visando trabalhar temas emergentes no campo da educação e da pedagogia. 

Docentes (vinculados às Turmas do Período Letivo vigente no Academus)
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alexandra Vanessa de Moura BaczinskiDoutorado55 46 35204844Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8269274051863809
André Pereira PedrosoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5463031203126624
Carla CattelanDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9166649537920597
Carla LavoratiDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9523896264657253
Carlos Antônio BonamigoDoutorado55 46 35204848Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6131273796214079
Caroline Machado Cortelini ConceiçãoDoutorado55 46 35204844Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3093574479627521
Cecília Maria GhediniDoutorado55 46 35204821Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4636003938279392
Clésio Acilino AntonioDoutorado55 46 35204822Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/5471605366267648
Célio Roberto EyngDoutorado55 46 35204848Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2842802863546891
Eduardo Nunes JacondinoDoutorado55 46 35204848Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/3875955392841663
Fabíola Regina OrtegaMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Franciele Maria DavidMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Franciele Soares dos SantosDoutorado55 46 35204822Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8310447915314417
Giseli Monteiro GagliottoPós-Doutorado55 46 35204822Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0928027113674345
João Paulo DanieliMestrado55 46 35204848Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6439501559272264
Juliana RodriguesMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Karin Cozer de CamposDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8486541128134649
Luciane Cerati BorgesMestradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Luiz César Teixeira dos SantosDoutorado55 46 35204822Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6313753674862841
Mariane BertonceliMestrado55 46 35204846Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8259653659955018
Roseli de Fátima Rech PilonettoDoutorado55 46 35204844Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/9540027478556644
Sonia Maria dos Santos MarquesDoutorado55 46 35204861Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/8726117539132816
Sueli Ribeiro ComarDoutorado55 46 35204822Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/6006133117596626
Suely Aparecida MartinsDoutorado55 46 35204822Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/2450774413938872
Vanice Schossler SbardelottoDoutoradoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/4576535991559238
Ângela Maria Silveira PortelinhaDoutorado55 46 35204844Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.lattes.cnpq.br/0205582838717075

Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio29/05/2008Resolução 109/2008-CEPE
Regulamento de Estágio12/04/2018Resolução 026/2018-CEPE

Projetos de Ensino
Não encontrado


Fonte: Academus; Curso FB0023 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2024




Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.