Campus de Francisco Beltrão

Pedagogia

Campus: Campus de Francisco Beltrão
Centro: Centro de Ciências Humanas
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Pedagogia
Tipo de Formação: Licenciatura
Habilitação/Ênfase:
Oferta: presencial

O Curso

implantado no ano de 1994.



Perfil do Profissional
O graduado em Pedagogia une o ensino e a pesquisa, como elementos articuladores e norteadores da prática pedagógica.

Campo de Atuação
Este profissional pode atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação. O pedagogo pode ainda lecionar na educação infantil e séries iniciais (1ª a 4ª) do ensino fundamental e articular o trabalho pedagógico numa dimensão interdisciplinar, habilitado para atuar na administração escolar, na orientação educacional, na supervisão e na coordenação.

Situação Legal
Reconhecimento renovado - Portaria - 155/2020 - SETI, Diário Oficial do Estado - 24/07/2020

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 216/2016-CEPE de 06/10/2016

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
20052008201120142017
44344
Coordenação
Alexandra Vanessa de Moura Baczinski
Email: alexandra.baczinski@unioeste.br
Telefone: 46 35204844

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Seminário Integrador I34Anual1° ano Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. 
Filosofia da Educação I68Semestral1° ano 1º semestreEstudo dos filósofos antigos e medievais e modernos que contribuíram significativamente para a reflexão da questão educativa ou que forneceram os fundamentos da educação. 
História da Educação I68Semestral1° ano 1º semestreAnálise da História da Educação nas diferentes concepções e correntes historiográficas. Ênfase às instituições educativas, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, identificação as proposições dos principais educadores nos diferentes contextos histórico. 
Introdução à Pedagogia68Semestral1° ano 1º semestreA construção sócio-histórica da Pedagogia e seus fundamentos epistemológicos. A relação teoria e prática como elemento central da Pedagogia. A trajetória sócio-histórica do curso de Pedagogia no Brasil. A especificidade do trabalho pedagógico e da docência. 
Introdução à Pesquisa68Semestral1° ano 1º semestreIntrodução à pesquisa em educação. Técnicas de levantamento e análise de dados e procedimentos teórico-práticos necessários para o desenvolvimento de investigações de caráter científico. Procedimentos básicos para a organização do trabalho científico. 
Sociologia da Educação I68Semestral1° ano 1º semestreA sociologia como ciência para interpretação das sociedades. A Sociologia da Educação e o estudo dos fenômenos educativos como fenômenos sociais. Contribuiçoes dos clássicos sociologia para a Sociologia da Educação: Émille Durkheim, Karl Marx, Max Weber e o estudo da realidade sócio educacional e dos processos educacionais de socialização. 
Educação e Infância68Semestral1° ano 2º semestreCompreensão da infância a partir das dimensões histórica, cultural, sociológica, econômica, política e pedagógica. Construção sócio-histórica dos conceitos de infância e criança. Estudo da Infância em nossa sociedade e seus modos de educação. 
História da Educação II68Semestral1° ano 2º semestreOs embates entre os ideais e práticas educativas no processo de construção da escola pública brasileira e da formação de professores. A história da educação brasileira: aspectos econômicos, políticos, administrativas e pedagógicas. A Cultura Afro-Brasileira na História da Educação. A História da Educação como campo de conhecimento. 
Libras68Semestral1° ano 2º semestreO Processo educacional do Surdo no Brasil e a trajetória de Libras..Conceitos referentes ao "sujeito surdo", "Identidade", "Cultura", "Educação Bilíngue", "Língua de sinais". Noção básica de linguística de libras, especificidade gramatical e estrutura espaço-visual. Desenvolvimento da capacidade de comunicação em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). 
Políticas Educacionais I68Semestral1° ano 2º semestreEstado e politicas sociais. O processo de desenvolvimento do capitalismo brasiliero e suas implicações nas políticas educaciionais a partir de 1930. 
Psicologia da Educação I68Semestral1° ano 2º semestreA evolução dos conceitos e finalidades da Psicologia e Psicologia da Educação. Principais correntes teóricas da psicologia do desenvolvimento: Psicanálise, Behaviorismo, Teoria Histórico-cultural, Epistemologia Genética e as suas contribuições para o processo educativo.  
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado I272Anual2° ano Abordagem histórica da Prática de Ensino e das concepções de estágio supervisionado. Desenvolvimento do estágio direcionado à organização do trabalho pedagógico e administrativo nas instituições de Educação Básica. O pedagogo como articulador do trabalho pedagógico e as instâncias colegiadas. Intervenção pedagógica nas escolas com o desenvolvimento de Plano de Ação. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio a partir das observações, problematizações da realidade escolar, ações de intervenção e elaboração de trabalho final. 
Seminário Integrador II34Anual2° ano Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. 
Filosofia da Educação II68Semestral2° ano 1º semestreEstudo de filósofos e/ou correntes filosóficas contemporâneas que mais significativamente contribuíram para a reflexão sobre problemas educacionais ou que forneceram os fundamentos filosóficos da educação: concepções positivistas, marxistas, fenomenológicas, pós-estruturalistas. 
Políticas Educacionais II68Semestral2° ano 1º semestrePolíticas para a Educação Básica: LDB e os aspectos organizacionais, financeiros e pedagógicos. Plano nacional de Educação e as perspectivas para formação e trabalho docente, avaliação da qualidade da educação Básica. 
Psicologia da Educação II68Semestral2° ano 1º semestreAspectos biológicos, históricos, sociais e culturais do desenvolvimento psicológico. As contribuições da Psicologia da Educação para o entendimento do desenvolvimento humano: psicomotor, emocional, cognitivo, psicossexual e social nas diferentes fases do desenvolvimento e as implicações para a atuação do professor na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 
Sociologia da Educação II68Semestral2° ano 1º semestreA análise sociológica da escola. Os sistemas de ensino e a reprodução das desigualdades sociais: a escola como aparelho ideológico de Estado e a escola como violência simbólica. O caráter contraditório da escola na sociedade de classes. Problemáticas escolares brasileiras e a contribuição da análise sociológica. 
Didática I68Semestral2° ano 2º semestreFundamentos da Didática. O papel da Didática no âmbito da Formação docente. Didática e as Teorias Pedagógicas.  
Gestão Escolar68Semestral2° ano 2º semestreConcepções que fundamentam as teorias das organizações e de administração. Análise crítico-histórica da estrutura da sociedade brasileira e suas implicações para a organização da escola. Organização coletiva do trabalho pedagógico na gestão escolar. 
Linguagem e Alfabetização68Semestral2° ano 2º semestreConcepções de linguagem e de aquisição de língua orientadoras das práticas educativas na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Concepções e fundamentos da alfabetização no pensamento pedagógico. Perspectivas de alfabetização, análises das práticas de linguagem oral, leitura e produção escrita na educação infantil e no ciclo de alfabetização, dos anos iniciais e encaminhamentos teórico-metodológicos para a alfabetização. Análise de propostas pedagógicas e livros didáticos de alfabetização. Análise e elaboração de abordagens didático-metodológicas no trabalho com a alfabetização. 
Psicologia da Educação III68Semestral2° ano 2º semestreA relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem do conhecimento. Análise dos fatores individuais e contextuais que interferem no processo de aprendizagem. Dificuldades/transtornos/distúrbios de aprendizagem: definições, diferenciações e encaminhamentos educacionais. Medicalização na educação. Conflitos no contexto escolar: violência, bullyng, preconceitos etc.  
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado II272Anual3° ano Cuidado e educação: dimensões da prática pedagógica, docência e o pedagogo na Educação Infantil. Orientações teórico-metodológicas, observação, planejamento para a Educação Infantil, regência, reflexões sobre práticas e problemáticas vivenciadas durante o estágio. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio e elaboração de trabalho de final. 
Seminário Integrador III34Anual3° ano Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. 
Ciências Naturais e Suas Metodologias68Semestral3° ano 1º semestreEpistemologia e o ensino de Ciências. A unidade indissociável: ciência, tecnologia, ambiente social e natural. Conteúdos e metodologias para o ensino de ciências na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
Didática II68Semestral3° ano 1º semestrePlanejamento: conceito e elementos constitutivos. Conceito e tipos de avaliação na educação escolar. 
Língua Portuguesa e Suas Metodologias68Semestral3° ano 1º semestreAbordagem histórica da Língua Portuguesa. Estudo das concepções de gramática, seus fundamentos e implicações pedagógicas. Fundamentos orientadores do ensino da leitura e da produção escrita. Análise de propostas pedagógicas e de livros didáticos. Abordagens didático-metodológicas para o trabalho com conteúdos de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Análise de obras de Literatura Infantil e Juvenil, e suas metodologias. 
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil68Semestral3° ano 1º semestreO binômio educar e cuidar e suas implicações para a organização do trabalho pedagógico. As especificidades do trabalho pedagógico para crianças de 0 a 5 anos: organização curricular; estruturação do tempo e do espaço e práticas pedagógicas para educação infantil. 
Currículo Escolar68Semestral3° ano 2º semestreTeorias e conceitos de currículo. Currículo, seleção, distribuição e organização do conhecimento escolar. Política e prescrição curricular para a Educação Básica. Planejamento curricular. 
Geografia e Suas Metodologias68Semestral3° ano 2º semestreEducação geográfica e a relação sujeito-objeto na produção do conhecimento. Conteúdos e metodologias para o ensino de Geografia na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. 
História e Suas Metodologias68Semestral3° ano 2º semestreTeorias do conhecimento histórico. Noção tempo e o saber histórico articulado às experiências humanas em diferentes tempos, territórios e culturas. Conteúdos e metodologias para o ensino de história na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana na escola. 
Matemática e Suas Metodologias I68Semestral3° ano 2º semestreFundamentos históricos, filosóficos e epistemológicos da matemática e sua relação com o ensino. O conhecimento matemático enquanto linguagem, suas diversas formas de representações, aspectos cognitivos ligados a sua compreensão e analisar as suas manifestações nos aspectos sociais e psicológicos. Referenciais curriculares da Matemática e suas relações com os aspectos teóricos e metodológicos do processo de Educação Matemática. 
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado III272Anual4° ano Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O pedagogo nos anos iniciais. Fundamentação teórico-metodológica da organização da atividade pedagógica. Observação e elaboração de planejamento para inserção pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reflexões sobre as práticas vivenciadas no estágio e elaboração de trabalho de final. 
Seminário Integrador IV34Anual4° ano Integração de conhecimentos trabalhados no conjunto das disciplinas com base no Eixo Educação e Sociedade. 
Didática III68Semestral4° ano 1º semestreOrganização do Planejamento em diferentes perspectivas: Pedagogia dos Projetos, Pedagogia Libertadora (Tema Gerador), Pedagogia Histórico-Crítica. Interdisciplinaridade como princípio organizativo do Planejamento de Ensino. Dimensões da ação pedagógica e a sala de aula. 
Educação Especial e Inclusiva I68Semestral4° ano 1º semestreO desenvolvimento histórico da Educação Especial: concepções e suas articulações com os processos de integração e inclusão. Perspectivas teóricas para educação especial e a escola inclusiva. A organização do atendimento educacional especializado no ensino comum. A formação e o papel do professor/pedagogo na educação inclusiva. 
Matemática e Suas Metodologias II68Semestral4° ano 1º semestreEstudo do campo de investigação da Educação Matemática, suas concepções e articulações com outras áreas. Perspectivas atuais: Modelagem Matemática, Etnomatemática, uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, História e Filosofia na Educação Matemática, Resolução de Problemas e o Lúdico no Ensino. Implicações dessas perspectivas nos processos de organização curricular e nos desdobramentos metodológicos. 
Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental68Semestral4° ano 1º semestreO educar e suas implicações para a organização do trabalho pedagógico. As especificidades do trabalho pedagógico para crianças de 06 a 10 anos: organização curricular; estruturação do tempo e do espaço e práticas pedagógicas para os anos iniciais do ensino fundamental. 
Arte e Suas Metodologias68Semestral4° ano 2º semestreArte indígena, africana e afro-brasileira; manifestações artísticas regionais; características do som e da música; elementos formadores da imagem; fatores expressivos do movimento; jogos dramáticos, improvisação cênica e construção do personagem; abordagem triangular e seus desdobramentos para o ensino da arte no contexto escolar. 
Educação Especial e Inclusiva II68Semestral4° ano 2º semestreA população-alvo da educação especial e as propostas pedagógicas. Tecnologias assistivas. Análise de experiências em educação inclusiva. 
Educação, Corpo e Movimento68Semestral4° ano 2º semestreCorpo e suas manifestações ao longo da história. Influências socioculturais sobre o corpo. Relações entre corpo e educação. A corporeidade como dimensão da linguagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A dimensão lúdica e o brincar no contexto da infância, da escola e das relações pedagógicas. 
Tópicos Especiais em Educação68Semestral4° ano 2º semestreA disciplina constará de conhecimento da área da educação, definido na elaboração do plano de ensino, visando trabalhar temas emergentes no campo da educação e da pedagogia. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Alexandra Vanessa de Moura BaczinskiDoutorado55 46 35204844alexandra.baczinski@unioeste.brlattes.cnpq.br/8269274051863809
André Paulo CastanhaPós-Doutorado55 46 35204841andre.castanha@unioeste.brlattes.cnpq.br/8802056543966163
André Pereira PedrosoDoutoradoandre.pedroso@unioeste.brlattes.cnpq.br/5463031203126624
Carla CattelanDoutoradocarla.cattelan@unioeste.brlattes.cnpq.br/9166649537920597
Carla LavoratiDoutoradocarla.lavorati@unioeste.brlattes.cnpq.br/9523896264657253
Carlos Antônio BonamigoDoutorado55 46 35204848carlos.bonamigo@unioeste.brlattes.cnpq.br/6131273796214079
Caroline Machado Cortelini ConceiçãoDoutorado55 46 35204844caroline.conceicao@unioeste.brlattes.cnpq.br/3093574479627521
Cecília Maria GhediniDoutorado55 46 35204815cecilia.ghedini@unioeste.brlattes.cnpq.br/4636003938279392
Clésio Acilino AntonioDoutorado55 46 35204822clesio.antonio@unioeste.brlattes.cnpq.br/5471605366267648
Célio Roberto EyngDoutorado55 46 35204848celio.eyng@unioeste.brlattes.cnpq.br/2842802863546891
Daniela de MamanDoutorado55 46 35204844daniela.mamam@unioeste.brlattes.cnpq.br/0404092558435429
Dhênis RosinaDoutoradodhenis.rosina@unioeste.br
Eduardo Nunes JacondinoDoutorado55 46 35204848eduardo.jacondino@unioeste.brlattes.cnpq.br/3875955392841663
Franciele Soares dos SantosDoutorado55 46 35204848franciele.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/8310447915314417
Francieli GizaEspecializaçãofrancieli.giza@unioeste.brlattes.cnpq.br/5212835686013611
Gilmar FioreseDoutorado55 46 35204853gilmar.fiorese@unioeste.brlattes.cnpq.br/9795139862995941
Giseli Monteiro GagliottoPós-Doutorado55 46 35204822giseli.gagliotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/0928027113674345
Janaina Damasco UmbelinoDoutorado55 46 35204844janaina.umbelino@unioeste.brlattes.cnpq.br/4550288548686353
João Paulo DanieliMestrado55 46 35204848joao.danieli@unioeste.brlattes.cnpq.br/6439501559272264
Juliana RodriguesMestradojuliana.rodrigues2@unioeste.brlattes.cnpq.br/9707231043158260
Karin Cozer de CamposDoutoradokarin.campos@unioeste.brlattes.cnpq.br/8486541128134649
Luiz César Teixeira dos SantosDoutorado55 46 35204822luiz.santos@unioeste.brlattes.cnpq.br/6313753674862841
Margarette Matesco RochaDoutorado55 46 35204844margarette.rocha@unioeste.brlattes.cnpq.br/5438283938938377
Mariane BertonceliMestrado55 46 35204846mariane.bertonceli@unioeste.brlattes.cnpq.br/8259653659955018
Roseli de Fátima Rech PilonettoDoutorado55 46 35204844roseli.pilonetto@unioeste.brlattes.cnpq.br/9540027478556644
Sonia Maria dos Santos MarquesDoutorado55 46 35204861sonia.marques@unioeste.brlattes.cnpq.br/8726117539132816
Sueli Ribeiro ComarDoutorado55 46 35204822sueli.comar@unioeste.brlattes.cnpq.br/6006133117596626
Suely Aparecida MartinsDoutorado55 46 35204822suely.martins@unioeste.brlattes.cnpq.br/2450774413938872
Vanice Schossler SbardelottoMestradovanice.sbardelotto@unioeste.br
Yolanda ZancanellaDoutorado55 46 35204815yolanda.zancanella@unioeste.brlattes.cnpq.br/8495858175266307
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio29/05/2008Resolução 109/2008-CEPE
Projetos de Ensino
Não encontrado

Fonte: Academus; Curso FB0022 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2021




Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.