Linhas de Pesquisa
Desenvolvimento Econômico e Dinâmicas Territoriais
Docente Permanente | IES de Titulação | Área de Titulação |
Dr. Fernando dos Santos Sampaio | Universidade de São Paulo | Geografia |
Dr. Luiz Carlos Flávio | Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente | Geografia |
Dr. Marlon Clovis Medeiros | Universidade de São Paulo | Geografia |
Dr. Ricardo Carvalho Leme | Universidade Federal de Santa Catarina | Geografia |
Dra. Roselí Alves dos Santos | Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente | Geografia |
Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente
Com a emergência da temática ambiental, fruto dos problemas da expansão da sociedade industrial em que vivemos, as discussões vinculadas à relação sociedade-natureza se tornam fundamentais.
Nesta perspectiva, a ciência geográfica apresenta uma contribuição extremamente relevante nesse debate, pois historicamente, a Geografia tem se preocupado em apreender dinâmicas naturais e os resultados da ação humana sobre a natureza, de forma dialética. Assim, a linha de Dinâmica, utilização e preservação do meio ambiente tem utilizado métodos e técnicas de pesquisa das ciências da terra (geociências), bem como das ciências humanas, que variam conforme a formação e orientação teórico-metodológica de seus docentes. Os estudos ambientais, derivados da produção da ciência básica e, portanto, dos levantamentos empíricos e suas respectivas análises, subsidiam a compreensão dos problemas suscitados pela ação antrópica. É comum entre pesquisadores da geografia, buscar o entendimento da dinâmica do meio físico como subsídio para as discussões acerca da utilização e preservação do meio ambiente. Neste sentido, a presente linha de pesquisa possibilita a efetiva realização de estudos que tratem de temáticas como: identificação de unidades de análise e fatores de evolução da paisagem; gênese e evolução dos solos; processos morfogenéticos; processos hidrológicos; utilização e preservação de elementos da natureza; exploração, degradação e conservação de ecossistemas e recursos naturais. Tais temas permitem a compreensão da dinâmica ambiental como subsídio à utilização conservacionista e preservacionista do meio ambiente. Além disso, apontam alguns caminhos e perspectivas em sentido mais amplo, vinculadas ao desenvolvimento sócio espacial, tornando-se apropriada para a demanda interdisciplinar que advém da temática ambiental.
Docente Permanente | IES de Titulação | Área de Titulação |
Dr. Julio Cesar Paisani | Universidade Federal de Santa Catarina | Geografia |
Dr. Luciano Zanetti Pessoa Candiotto | Universidade Federal de Santa Catarina | Geografia |
Dra. Marcia Regina Calegari | Universidade de São Paulo | Solos e nutrição de plantas |
Dra. Marga Eliz Pontelli | Universidade Federal de Santa Catarina | Geografia |
Dra. Rafaela Harumi Fujita | Universidade Estadual Paulista - Rio Claro | Geociências |
Educação e Ensino de Geografia
As transformações na forma de aprender e ensinar Geografia, nas últimas décadas está interligado pela introdução e aprofundamento de metodologias, das geotecnologias de representação do espaço, sobretudo no que diz respeito ao seu acervo teórico e metodológico no âmbito da pesquisa básica nos campos da Geografia. Assim sendo, devemos admitir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação também do geógrafo-professor, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Essa linha de pesquisa tem por objetivo proporcionar a qualificação dos profissionais da rede pública e particular de ensino, tanto local, quanto regional e nacional para o desenvolvimento de pesquisas sobre os problemas relacionados à educação e ao ensino. Um aspecto importante a considerar é o aprofundamento dessa atuação visando suprir a pendência pela formação de mestres e doutores que possam atuar de forma mais intensa e qualificada na educação em Geografia, assim como expandir as pesquisas, dando maior ênfase na compreensão da integração entre a produção do conhecimento do espaço geográfico e as questões ambientais ampliando as relações e discussões no contexto escolar e fora dele. Nesse sentido, esta linha de pesquisa beneficia não somente a reflexão sobre elementos epistemológicos da ciência geográfica, como também os aspectos filosóficos da Educação e Ensino de Geografia e como os procedimentos para estudos e pesquisas voltadas para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação e do Ensino da Geografia. Para isso baseia-se na análise dos fundamentos e das relações educação–sociedade-natureza e a educação geográfica em suas diferentes especificidades, na educação escolar e educação ambiental, oferecendo orientação e instrumentalização ao pós-graduando para elaborar projetos, efetivar a pesquisa, analisar e interpretar dados para a compreensão de fenômenos que ocorrem no contexto da ciência geográfica e que são necessários para o conhecimento escolar.
Docente Permanente | IES de Titulação | Área de Titulação |
Dr. Fabrício Pedroso Bauab | Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente | Geografia |
Dra. Mafalda Nesi Francischett | Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Pós-Doutorado na Universidade de Campinas - UNICAMP |
Geografia |
Dra. Marli Terezinha Szumilo Schlosser | Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE |
Geografia |
Dra. Rosana Cristina Biral Leme | Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente | Geografia |
Dra. Najla Mehanna Mormul | Universidade Estadual de Maringá | Geografia |
Contato - PPGG
Contato:
(46) 3520-4845
|
Horário de Atendimento:
Segunda à sexta
07:00 às 11:00
13:00 às 17:00
|
E-mail: beltrao.ppggfb@unioeste.br |