Mestrado e Doutorado em Geografia

Mestrado e Doutorado em Geografia

Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento Econômico e Dinâmicas Territoriais

Desde a Antiguidade, a Geografia teve desdobramentos que culminaram em sua sistematização como ciência, centrada na racionalidade moderna, a partir do final do século XVIII. Com isso, a Geografia tem mudanças profundas no nível do pensamento e da produção do conhecimento, substantivadas por distintas interpretações da região, da paisagem, do espaço geográfico, do território e do lugar. A partir de meados do Século XX, propiciam-se condições para a efetivação de diferentes abordagens e concepções, contemplando-se formas e conteúdos e as distintas dimensões sociais dos processos geográficos. O debate sobre a dinâmica espacial do desenvolvimento econômico e suas contradições nos últimos 20 anos recoloca a Geografia no centro da temática dos estudos sobre urbanização, industrialização, crise econômica, agricultura, movimentos sociais, planejamento entre outros. Nesse sentido, esta linha de pesquisa favorece tanto a reflexão sobre elementos filosóficos da Ciência Moderna, como de procedimentos para a pesquisa em estudos regionais e territoriais em Geografia; da organização do espaço econômico, das principais modificações no mundo do trabalho; da produção do espaço urbano e regional, com seus agentes e processos característicos e da dinâmica agrária e movimentos sociais, o papel do Estado e políticas públicas orientando e instrumentalizando o pós-graduando a elaborar projetos, efetivar a pesquisa e a descrever, analisar e interpretar fenômenos e processos territoriais.
Docente Permanente IES de Titulação Área de Titulação
Dr. Fernando dos Santos Sampaio Universidade de São Paulo Geografia
Dr. Luiz Carlos Flávio Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Geografia
Dr. Marlon Clovis Medeiros Universidade de São Paulo Geografia
Dr. Ricardo Carvalho Leme Universidade Federal de Santa Catarina Geografia
Dra. Roselí Alves dos Santos Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Geografia


Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente

Com a emergência da temática ambiental, fruto dos problemas da expansão da sociedade industrial em que vivemos, as discussões vinculadas à relação sociedade-natureza se tornam fundamentais.

Nesta perspectiva, a ciência geográfica apresenta uma contribuição extremamente relevante nesse debate, pois historicamente, a Geografia tem se preocupado em apreender dinâmicas naturais e os resultados da ação humana sobre a natureza, de forma dialética. Assim, a linha de Dinâmica, utilização e preservação do meio ambiente tem utilizado métodos e técnicas de pesquisa das ciências da terra (geociências), bem como das ciências humanas, que variam conforme a formação e orientação teórico-metodológica de seus docentes. Os estudos ambientais, derivados da produção da ciência básica e, portanto, dos levantamentos empíricos e suas respectivas análises, subsidiam a compreensão dos problemas suscitados pela ação antrópica. É comum entre pesquisadores da geografia, buscar o entendimento da dinâmica do meio físico como subsídio para as discussões acerca da utilização e preservação do meio ambiente. Neste sentido, a presente linha de pesquisa possibilita a efetiva realização de estudos que tratem de temáticas como: identificação de unidades de análise e fatores de evolução da paisagem; gênese e evolução dos solos; processos morfogenéticos; processos hidrológicos; utilização e preservação de elementos da natureza; exploração, degradação e conservação de ecossistemas e recursos naturais. Tais temas permitem a compreensão da dinâmica ambiental como subsídio à utilização conservacionista e preservacionista do meio ambiente. Além disso, apontam alguns caminhos e perspectivas em sentido mais amplo, vinculadas ao desenvolvimento sócio espacial, tornando-se apropriada para a demanda interdisciplinar que advém da temática ambiental.

Docente Permanente IES de Titulação Área de Titulação
Dr. Julio Cesar Paisani Universidade Federal de Santa Catarina Geografia
Dr. Luciano Zanetti Pessoa Candiotto Universidade Federal de Santa Catarina Geografia
Dra. Marcia Regina Calegari Universidade de São Paulo Solos e nutrição de plantas
Dra. Marga Eliz Pontelli Universidade Federal de Santa Catarina Geografia
Dra. Rafaela Harumi Fujita Universidade Estadual Paulista - Rio Claro Geociências


Educação e Ensino de Geografia

As transformações na forma de aprender e ensinar Geografia, nas últimas décadas está interligado pela introdução e aprofundamento de metodologias, das geotecnologias de representação do espaço, sobretudo no que diz respeito ao seu acervo teórico e metodológico no âmbito da pesquisa básica nos campos da Geografia.  Assim sendo, devemos admitir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação também do geógrafo-professor, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Essa linha de pesquisa tem por objetivo proporcionar a qualificação dos profissionais da rede pública e particular de ensino, tanto local, quanto regional e nacional para o desenvolvimento de pesquisas sobre os problemas relacionados à educação e ao ensino. Um aspecto importante a considerar é o aprofundamento dessa atuação visando suprir a pendência pela formação de mestres e doutores que possam atuar de forma mais intensa e qualificada na educação em Geografia, assim como expandir as pesquisas, dando maior ênfase na compreensão da integração entre a produção do conhecimento do espaço geográfico e as questões ambientais ampliando as relações e discussões no contexto escolar e fora dele. Nesse sentido, esta linha de pesquisa beneficia não somente a reflexão sobre elementos epistemológicos da ciência geográfica, como também os aspectos filosóficos da Educação e Ensino de Geografia e como os procedimentos para estudos e pesquisas voltadas para a compreensão das distintas dimensões teórico-práticas da Educação e do Ensino da Geografia. Para isso baseia-se na análise dos fundamentos e das relações educação–sociedade-natureza e a educação geográfica em suas diferentes especificidades, na educação escolar e educação ambiental, oferecendo orientação e instrumentalização ao pós-graduando para elaborar projetos, efetivar a pesquisa, analisar e interpretar dados para a compreensão de fenômenos que ocorrem no contexto da ciência geográfica e que são necessários para o conhecimento escolar.

Docente Permanente IES de Titulação Área de Titulação
Dr. Fabrício Pedroso Bauab Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Geografia
Dra. Mafalda Nesi Francischett Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente
Pós-Doutorado na Universidade de Campinas - UNICAMP
Geografia
Dra. Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente
Pós-Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Geografia
Dra. Rosana Cristina Biral Leme Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Geografia
Dra. Najla Mehanna Mormul Universidade Estadual de Maringá Geografia

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.