Mestrado e Doutorado em Geografia

Mestrado e Doutorado em Geografia

Histórico

DE CRIAÇÃO DO CURSO (Lei, Resoluções CAPES, Resoluções COU/CEPE)

Resolução nº 022/2006-CEPE, de 09 de março de 2016 (Aprova encaminhamento do Projeto de criação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Geografia – Nível de Mestrado)

Resolução nº 025/2006-COU, de 11 de abril de 2006 (Aprova o encaminhamento a CAPES do projeto de criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia –Mestrado).

Resolução nº 062/2015-CEPE, de 30 de julho de 2015 (Aprova o encaminhamento à Capes da proposta da criação do Curso de Pós-graduação em Geografia - Doutorado, do campus de Francisco Beltrão).

Resolução nº 069/2015-COU, de 06 de agosto de 2015 (Aprova o encaminhamento à Capes da proposta do curso de pós-graduação stricto sensu em “Geografia”, nível de doutorado, do campus de Francisco Beltrão).

DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO (Parecer/Recomendação da CAPES, Res.COU/CEPE)

Ofício n. 840/05/2006/CTC/CAPES, de 23 de novembro de 2006.

Resolução nº 001/2007 – COU, de 29 de março de 2007 (Aprova a criação do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado, no campus de Francisco Beltrão e dá outras providências).

Resolução nº 137/2016-COU, 15 de setembro de 2016 (Aprova a criação do curso de doutorado em Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia – mestrado e doutorado, do campus de Francisco Beltrão, e aprova o respectivo impacto financeiro para a implantação).

DE RECONHECIMENTO DO CURSO (Portaria MEC, Parecer CNE, Parecer CAPES)

Curso de Mestrado:

Homologação das 89ª, 90ª, 92ª, 93ª e 94ª Reuniões do CTC-ES. Parecer CNE/CES 115/2007, pag. 24 e 25, de 22 de junho de 2007.

Homologado pelo CNE, Portaria nº 0612, de 25 de junho de 2007. Disponível no endereço Eletrônico:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=25/06/2007&jornal=1&pagina=24&totalA

Homologação das 94ª e 97ª Reuniões do CTC-ES.

Parecer CNE/CES 150/2008. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 1141, de 11 de setembro de 2008. Disponível no endereço eletrônico:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=11/09/2008&jornal=1&pagina=31&totalA

Homologação do Parecer CNE/CES 102/2011.

Resultado da Avaliação Trienal 2010. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 1077, de 13 de setembro de 2012. Disponível no endereço eletrônico:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=13/09/2012&jornal=1&pagina=25&totalA

Homologação do Parecer CNE/CES 288/2015.

Resultado da Avaliação Trienal 2013. Reconhecimento renovado pela Portaria nº 0656, de 27 de julho de 2017. Disponível no endereço eletrônico:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=27/07/2017&jornal=1&pagina=20&totalA

Homologação do Parecer CNE/CES 487/2018 – Avaliação Quadrienal 2017.

Reconhecimento renovado pela Portaria nº 0609, de 18 de março de 2019. Disponível no endereço eletrônico:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2019&jornal=515&pagina=63

Curso de Doutorado:

Homologação da 162ª Reunião do CTC-ES. Parecer CNE/CES nº 618/2016.

Reconhecimento pela Portaria nº 0655, de 23 de maio de 2017. Disponível no endereço eletrônico:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/05/2017&jornal=1&pagina=14&totalArquivos=184

Homologação do Parecer CNE/CES 487/2018 - Avaliação Quadrienal 2017

Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 0609, de 18 de março de 2019. Disponível no endereço Eletrônico:

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2019&jornal=515&pagina=63

 

CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA:
CONTEXTUALIZAÇÃO INSTITUCIONAL E REGIONAL DA PROPOSTA

O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/FBe) – Mestrado e Doutorado, da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão, encaminhou o projeto de criação em 09 de março de 2006 (Resolução nº 022/2006-CEPE), sendo aprovado a sua criação em 29 de março de 2007 (Resolução nº 001/2007-COU) e homologado o reconhecimento pelo CNE em 25 de junho de 2007 (Portaria nº 612-DOU).

A primeira turma de discentes no curso de mestrado iniciou suas atividades em agosto de 2007.

A área de concentração do Programa é "Produção do Espaço e Meio Ambiente". Inicialmente, foram definidas duas linhas de pesquisa: 1) Desenvolvimento econômico e dinâmicas territoriais; e 2) Dinâmica, utilização e preservação do Meio Ambiente. A partir do ano de 2011, o Programa criou mais uma linha de pesquisa: 3) Educação e Ensino de Geografia, com objetivo de contemplar uma demanda existente nesta temática de pesquisa. Em dezessete anos de funcionamento do Programa (2007-2024), foram defendidas 227 (duzentos e vinte e sete) dissertações de mestrado e 30 teses de doutorado até o presente momento.

O PPGG/FBe atende a uma série de demandas regionais em relação à formação de pessoal qualificado para atuação em várias atividades profissionais (docência, pesquisa e outras atividades técnicas). As regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul têm cerca de dez cursos de graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado), fato que justifica a necessidade de qualificação de docentes e pesquisadores em nível de pós-graduação stricto sensu. Por outro lado, essas regiões possuem até o momento, dois Programas de Mestrado e Doutorado em Geografia, ambos da UNIOESTE (campus de Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon). Além disso, há demanda efetivada por órgãos governamentais, como IBGE, INCRA, EMATER, IAP, bem como por Organizações Não governamentais, como ASSESOAR, CAPA, entre outras, nos quais a ciência geográfica tem sido fundamental para subsidiar estratégias de desenvolvimento territorial, que combinem ações de preservação/conservação ambiental, justiça social e dinamização econômica. Também existem profissionais com conhecimentos na área de Geografia em empresas privadas, que carecem de formação e de subsídios teórico-metodológicos para sua atuação.

Dessa forma, as análises críticas, tanto empírico-reflexivas como no nível epistemológico, são fundamentais para a interpretação e representação do espaço e do território.

Nesse contexto, o PPGG/FBe vem contribuindo para fortalecer o processo de produção do conhecimento, com uma compreensão multidimensional das correlações que se estabelecem historicamente entre a sociedade e a natureza. Isso requer reflexão que abranja o desenvolvimento econômico, os processos territoriais, a dinâmica, utilização e preservação do meio ambiente, bem como o ensino de Geografia.

Considerando seus dezessete anos de existência; as 227 dissertações e 30 teses defendidas; o crescimento quantitativo e qualitativo da produção e atuação dos docentes vinculados ao Programa; e a existência de uma demanda de mestres da área de Geografia e de outras áreas do conhecimento pela ampliação de sua qualificação profissional.

Em 2016, durante a 162ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 22 a 26 de fevereiro de 2016, em Brasília.  O CTC apreciou e aprovou a proposta de criação do curso de Doutorado em Geografia para a UNIOESTE/ Campus de Francisco Beltrão publicando o resultado no dia 03 de março de 2016, no site da CAPES.

O Curso de Doutorado em Geografia, iniciou suas atividades em março de 2017.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia tem buscado desde a sua implantação:

a) fortalecimento das linhas de pesquisa, a partir de contatos e parcerias acadêmicas com outros grupos e linhas de pesquisa de outras instituições;

b) melhorias significativas nos laboratórios vinculados ao Programa, através da aquisição de novos equipamentos, reforma da infraestrutura física dos prédios onde estão alocados e capacitação do corpo técnico;

c) fortalecimento da biblioteca da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, em virtude das novas aquisições de obras nacionais e internacionais, realizadas constantemente, bem como a realização de permuta de material bibliográfico com os demais campi da instituição, o que possibilita atualização constante da produção científica e acadêmica;

d) configuração de área de atuação do Programa, envolvendo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, principalmente, a partir da procedência dos candidatos.

e) disponibilidade do uso do COMUT e do Portal de Periódicos da Capes, com acesso nos computadores próprios da biblioteca, dos grupos de pesquisa e da sala dos mestrandos, o que possibilita o acesso à produção acadêmica relevante em vários periódicos nacionais e internacionais;

f) aumento de vagas ofertadas, de 13 para até 26, ampliando a qualificação profissional dos discentes vinculados ao Programa;

g) aumento gradativo do número de bolsistas na pós-graduação: atualmente o PPGG/FB conta com 18 bolsas Demanda Social – CAPES no curso de Doutorado e 13 bolsas de Demanda Social – CAPES no curso de Mestrado; 02 bolsas de Doutorado via Programa de consolidação dos Programas nota 03 e 04/ CAPES; 02 bolsas de Doutorado via Projeto Fundação Araucária; 01 bolsa de mestrado CNPq para discente estrangeiro e 01 bolsa de mestrado via cota PRPPG/ CAPES, totalizando 37 bolsas.

h) aumento na participação de docentes e discentes em eventos científicos nacionais e internacionais;

i) aumento gradativo na publicação de livros/ capítulos;

j) aumento gradativo na publicação de artigos em periódicos científicos qualificados no Qualis Capes (estratos A1, A2, A3, A4);

l) inserção dos docentes permanentes nos programas de fomento (CNPq e Fundação Araucária), destacando bolsas de produtividade em Pesquisa – CNPq e Fundação Araucária; Projetos de Pesquisa financiados com recursos do CNPq e Fundação Araucária; bem como aquisição de equipamentos através de Projetos Pro-Infra/ CAPES e MEC/FINEP/SETI;

m) consolidação de novas parcerias junto a instituições nacionais e internacionais;

n) aprovação de vários egressos do Programa em cursos de doutorado no país, bem como em Concursos Públicos e Processos Seletivos no país;

o) concretização de intercâmbios com Instituições de Ensino Superior Nacionais e Internacionais;

p) aumento da participação de docentes e discentes do Programa em atividades científicas e acadêmicas em nível local, regional, nacional e internacional (bancas, congressos, palestras, cursos, publicações etc.);

q) oferta de Pós-doutorado, via PNPD (aguardando liberação da Bolsa PNPD/ CAPES); oferta de PNPD sem direito a bolsa de estudos e a oferta de PNPD com financiamento de instituições privadas;

r) desenvolvimento de diversas atividades de pesquisa básica e aplicada.

Portanto, entendemos que a oferta do Curso de Doutorado em Geografia tem fortalecido para consolidar a Pós-Graduação em Geografia no campus de Francisco Beltrão da UNIOESTE, qualificando a formação acadêmica de profissionais da área de Geografia e de áreas afins. O Curso de Doutorado em Geografia na UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão também contribui para o fortalecimento da Pós-Graduação na UNIOESTE, universidade multi-campi, que nos seus quase 30 anos de existência (Portaria Ministerial 1.784-A, de 23/12/1994, foi criada a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE), vem apresentando um destacado crescimento quantitativo e qualitativo em nível de Pós-graduação nos últimos anos.

OBJETIVOS DO CURSO

O Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado e Doutorado da UNIOESTE Campus de Francisco Beltrão têm como objetivo geral formar profissionais qualificados e aptos a compreender e atuar nas esferas da pesquisa, docência e atividades técnicas, atinentes às suas três linhas de pesquisa:

1) Desenvolvimento econômico e dinâmicas territoriais;

 2) Dinâmica, utilização e preservação do Meio Ambiente;

3) Educação e Ensino de Geografia.

Para tanto, pode-se destacar os seguintes objetivos específicos como fundamentais ao processo:

a) desenvolver pesquisas e análises críticas que contribuam para a compreensão de dinâmicas da natureza; relações sociedade-natureza; desenvolvimento econômico; processos de territorialização; ensino de Geografia, políticas públicas, entre outros elementos vinculados às linhas de pesquisa e a atuação dos docentes e grupos de pesquisa vinculados ao PPGG/FB;

b) atender a demandas na formação de mestres e doutores para suprir as necessidades de qualificação das IES das regiões circundantes (são mais de 20 IES nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná; Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul), bem como de outras regiões do país;

c) capacitar a formação técnica de pesquisadores para atuar na docência em Instituições de Ensino Superior (IES), empresas privadas, estatais, órgãos governamentais, órgãos não governamentais, entre outros;

d) subsidiar teórica e metodologicamente reflexões e ações voltadas à atuação profissional na área de Geografia e áreas afins;

e) promover o fortalecimento da pesquisa, do ensino e da produção científica na UNIOESTE;

f) ampliar a oferta de vagas em Programas de Pós-Graduação em Geografia no estado do Paraná e no Brasil;

g) proporcionar a qualificação dos profissionais da rede pública de ensino, tanto regional quanto estadual e nacional, para o desenvolvimento de pesquisas sobre problemas relacionados à educação e ao ensino.

PERFIL PROFISSIONAL A SER FORMADO

O Mestre/ Doutor em Geografia deverá:

Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado e Doutorado, da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão devem apresentar um perfil profissional que abranja as seguintes capacidades:

a) compreensão dos componentes e processos inerentes ao meio ambiente e ao espaço geográfico produzido, baseado nos fundamentos teórico-metodológicos da Geografia;

b) elaboração de análises que integrem teoria e prática, através do desenvolvimento de pesquisas robustas e eficientes em termos de embasamento teórico; coleta e análise de dados de campo; emprego de técnicas e procedimentos relativos à produção do conhecimento científico; e produção científica qualificada a partir das pesquisas desenvolvidas;

c) elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisas, básica, que contribuam para a qualificação da ciência brasileira e em sua inserção internacional;

d) realização de pesquisas avançadas no âmbito da ciência geográfica e de áreas afins;

e) qualificação de pesquisadores para atuarem em atividades de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino superior (IES) e em outras instituições que demandem profissionais qualificados em nível de Pós-graduação;

f) atuação em equipes multi e interdisciplinares, em virtude da abrangência e complexidade do conhecimento geográfico;

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