Início

Labtes

      O Laboratório Multiusuário de Tecnologias sustentáveis (LABTES) foi inaugurado em 01 de abril de 2022 sob coordenação do Prof. Dr. Reginaldo Ferreira Santos, e está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura (PPGEA). Também associado ao laboratório está o CDTER – Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Energias Renováveis, localizada na Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNDETEC, em Cascavel-PR e o Centro de Tecnologia Automotiva – CTA.

     A principal finalidade do LABTES é contribuir para as atividades de ensino, extensão, inovação, pesquisa científica e tecnológica, além de serviços e consultoria técnica a instituições públicas ou privadas em áreas de sua especialidade, mediante parceria interna ou contratos, com aplicação do conhecimento gerado para o desenvolvimento da sociedade.

 

PROJETOS DE PESQUISA

 

  • Projeto de desenvolvimento de um veículo elétrico com tração a bateria de lítio e inversor de 72V para acionamento de um motor elétrico de 15cv, com automação 4.0 para controle do veículo e acesso ao controle pela nuvem. Projeto de segurança do veículo com o sistema autônomo e sistema de automação veicular.
 
  • Desenvolvimento de eletropostos ou "Wall Box" para abastecimento de carros elétricos de carga lenta em corrente alternada e semi - rápida de corrente alternada. Projeto de eletroposto de carga rápida de corrente contínua.
 
  • Recuperação do CO2 proveniente do biogás em parceria com a empresa CIBiogás, que tem como objetivo avaliar e propor um processo tecnológico para recuperação do CO2 do biogás, gerado no abate humanizado de suínos. Esta proposta pode impactar na produtividade dos mais de 500 frigoríficos no Brasil que produzem biogás. Ressalta-se que está pesquisa irá corroborar com os resultados de um outro projeto P&D aportando no Programa ConectaDEL.
 
  • Projeto de um disco organizador e distribuidor de sementes para plantio e correção de falhas e duplos que ocorrem no plantio, pesquisa de comparação com o sistema convencional usando uma plantadeira tatu. Comparação de 4 linha com sistema embreparts e 4 linhas com sistema convencional. Usamos sementes de cártamo, girassol, crambe, milho, feijão e soja.
 
  • Fabricação de Biodiesel utilizando uma prensa extrusora com automação 4.0 para qualquer cultura oleaginosa.
 
  • Projeto de pesquisa de queima de óleo em motores a diesel em bomba em linha, os testes serão realizados com dinamômetro. 
 
  • Projeto de pesquisa do GRID ZERO para controle de injeção de energia solar na rede.
 
  • Projeto de Rastreador Solar – TRACKER para o aumento de Eficiência de Energia Solar.
 
  • Projeto de telha com painel solar embutido internamente para geração de energia sem adaptação externa na montagem.
 
  • Avaliação de óleo vegetal e blendas de Biodiesel em motores e motogeradores estacionários.
 
  • Projeto e pesquisa utilizando Drones aplicado na Agricultura com o Geoprocessamento de imagem.
 
  • Projeto de impressora 3D para aplicações diversas.
 
  • Projeto de manejo da irrigação com uso de mini-evaporímetro em cultivo de cártamo no Brasil 
 
 UNIVERSIDADES PARCEIRAS
 1
 
EMPRESAS PARCEIRAS
Design sem nome
 
 
 
 

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.