Guia de Fontes

Em construção...

 

 UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

GUIA DE FONTES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Cascavel

2

Reitor: Alcebíades Orlando

Pró-Reitor Pesquisa: Fabiana Scarparo

Capa: Antonio da Silva Júnior

Revisão: Mara Cristine Vitorino Silva

Bolsista PIBIC: Melissa Soares da Silva

G943 Guia de fontes sobre a história da educação na Região

Oeste do Paraná. / Organizado por João Carlos da Silva.

Cascavel: EDUNIOESTE, 2010.

ISBN 978-85-7644-215-8

1. Educação – Região Oeste do Paraná. 2. Educação –

História - Paraná. 3. Educação – Guia. II. Título.

CDD - 370.98162

370.981

Ficha Catalográfica: Sandra Regina Mendonça – CRB – 9/1090

3

SUMÁRIO

Apresentação..................................................................................................04

Introdução.....................................................................................................06

História da Educação na Região Oeste do Paraná: levantamento e

Catalogação da produção acadêmica.................................................................09

Livros...........................................................................................................18

Teses............................................................................................................30

Dissertações...................................................................................................31
.
Monografias...................................................................................................34

4

APRESENTAÇÃO

A história diz respeito a toda produção humana acumulada ao longo do tempo.

Isto equivale a dizer que o homem não foi sempre o mesmo, que foi se transformando,

que foi transformando e construindo um mundo adequado às suas condições de

sobrevivência. Por um lado, este processo foi adquirindo a forma dada pela sua

experiência, pela sua capacidade cognitiva, pelo grau de desenvolvimento técnico e

científico, de acordo com as habilidades adquiridas em cada momento. Por outro, essa

forma foi marcada pelas condições e limites impostos pela própria natureza, da qual o

homem faz parte.

Assim o homem foi fazendo história. E, ao fazê-la, foi imprimindo sua marca.

Entretanto, seja por limites impostos pelo nível de desenvolvimento de cada momento,

seja pelos interesses dos grupos ou classes, seja por descuido, seja pela perenidade da

matéria em constante transformação, as marcas do movimento da natureza e a ação do

homem, nem sempre foram ou puderam ser preservadas. Entretanto, apesar da ação da

natureza em seu contínuo devir, nos deixou vestígios que permitem recuperar e

conhecer ao menos parcialmente a história.

O conhecimento da história depende do homem, da sua capacidade técnica e

científica, com os limites de cada momento. Entretanto, cabe ao homem desafiar a

natureza, perscrutar seus segredos em suas entranhas, construir instrumentos que

permitam dominá-la e garantir uma vida melhor. No homem o conhecimento atingiu seu

5

João Carlos da Silva e Melissa Soares da Silva, debruçam-se sobre as investigações

/produções de intelectuais que pesquisaram sobre a História Regional – Oeste do Paraná

– e levantam, catalogam e reúnem num documento, um significativo número de obras

de autores diversos, com conteúdos variados, de diferentes áreas do conhecimento, que

permitem dar um passo importante, tanto no sentido de levantar e catalogar fontes,

como no sentido de indicá-las aos interessados em compreender melhor essa história.

Ainda que se trate de um trabalho inicial, não resta dúvida quanto a importância de

realização da mesma. A partir da publicação deste acervo, basta ir anexando a ele os

novos achados e as novas produções, permitindo ter sempre um acervo atualizado de

toda a produção em torno da Região Oeste do Paraná. Parabéns aos organizadores pela

iniciativa.

Gostaria de ressaltar que esta iniciativa vem se somar a outras que o Grupo

de Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – GT da Região Oeste do

Paraná – HISTEDOPR –, do qual os autores fazem parte, no sentido de empreender um

esforço, tanto no sentido de resgatar fontes, catalogá-las e preservá-las, como no sentido

de empreender ações que permitam investigar os fatos, apreender os processos sociais,

penetrar na história e compreender as transformações ocorridas nesta região, bem como

agir sobre ela dando-lhe a direção possível em cada momento.

Paulino José Orso

Cascavel, fevereiro de 2010.

6

INTRODUÇÃO

A catalogação de fontes de pesquisa e a organização de arquivos constituemse

em instrumentos de fundamental importância para preservar a historia da educação

regional. A realização da pesquisa referente ao levantamento, catalogação e organização

da produção busca organizar e disponibilizar parte da história regional, sobretudo,

formar e contar com um acervo documental. Consiste no esforço de contribuir para o

levantamento e organização de arquivos das fontes documentais da educação da Região

Oeste do Paraná.

Esta publicação dá continuidade às atividades de pesquisa em que o grupo

HISTEDOPR, vem trabalhando desde sua constituição em 2005. É um grupo de

pesquisa em "História, Sociedade e Educação no Brasil", com sede na Universidade

Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE -, na Região Oeste do Paraná. Está

vinculado ao Grupo de Pesquisa em "História, Sociedade e Educação no Brasil" -

HISTEDBR – com sede na Faculdade de Educação – UNICAMP, com abrangência

nacional e organizado em Grupos de Trabalho (GTs) regionais, tendo como

coordenador o Prof. Dermeval Saviani. A partir de 1986, decidiu desenvolver um

esforço no sentido de identificar as fontes primárias e promover sua catalogação para

possibilitar um melhor conhecimento da própria Educação Brasileira. O HISTEDBR

está organizado nacionalmente e se articula numa rede de Grupos de Trabalho – GTs –

que, em suas regiões ou Estados, promovem pesquisas com o objetivo de realizar o

levantamento e a catalogação de fontes relacionadas à Educação Brasileira em sua área

de abrangência.

A pesquisa em história da educação está ganhando dia a dia mais importância,

visto que, cada vez mais, novos objetos estão sendo trabalhados pelos pesquisadores da

área. A história da educação hoje, não é somente legislação e administração. Ela é

história de instituições, de leitura, de professores, de disciplinas, de didáticas, de

métodos, de políticas, da relação professor-aluno, da cultura escolar. Constituiu-se,

portanto, numa variedade de objetos que enriquecem a história da educação. Esses

novos objetos, por sua vez ampliam consideravelmente o conceito de fontes relevantes

ao trabalho do historiador da educação.

Podem ser citados ainda: História das instituições de ensino, trajetórias de

professores, biografias, projetos pedagógicos, registros iconográficos, práticas

7

educativas, educação rural, educação indígena, educação especial, educação à distância,

pesquisas temáticas, e todos os temas que devem ser buscados, catalogados e

preservados.

Este Guia de fontes é resultado das atividades desenvolvidas no projeto de

PIBIC/UNIOESTE/PRPPG, intitulado: Levantamento e catalogação da produção

acadêmica e científica da UNIOESTE sobre a História da educação na Região Oeste do

Paraná, no período de agosto de 2008 a agosto de 2010. Este trabalho contou com a

participação da bolsista Melissa Soares da Silva, aluna do curso de pedagogia. Esta

atividade vincula-se às atividades do grupo pesquisa HISTEDBROPR Grupo de

Pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná.

Temos como objetivo apresentar o levantamento de fontes realizado sobre a

produção científico-acadêmica acerca da história da educação no Oeste do Paraná. Visa

oferecer aos interessados materiais permitam a realização de estudos de caráter histórico

da região de Cascavel. Com este projeto pretende-se subsidiar o Portal do Professor,

servindo como material didático e fonte de pesquisa para as escolas da Rede Estadual e

Municipal de ensino da Região Oeste acerca do ensino de história no ensino

fundamental e médio e, dessa forma auxiliar no apoio às aulas sobre a educação local e

regional.

O objetivo deste Guia de Fontes é oferecer aos pesquisadores e demais

interessados um instrumento de pesquisa e acesso a produção acadêmico-científica

sobre a história da educação na Região Oeste do Paraná. Assim, realizamos um trabalho

de identificação nas bibliotecas e centros de documentação relacionados à área em

questão, no sentido de torná-los acessíveis à comunidade científica. A partir de tal

iniciativa, pretendemos contribuir com o processo de valorização e de preservação dos

acervos, tanto pelas instituições, no sentido de desenvolverem projetos para uma correta

preservação quanto ao incentivo à pesquisa e à preservação da memória da educação.

Com relação ao material levantado, foi realizado levantamento nas bibliotecas

da UNIOESTE, Biblioteca Pública Municipal de Cascavel. Foi feito também um

levantamento no Portal de informação da UNIOESTE, para localizar teses,

dissertações, monografias, TCCs e livros. Consultamos ainda o acervo do grupo de

pesquisa HISTEDOPR.

Esta publicação está organizada em dois momentos, a saber: iniciamos

8

com o artigo História da Educação na Região Oeste do Paraná: Levantamento e

Catalogação da produção acadêmica que trás algumas reflexões sobre o processo da

pesquisa sobre a educação regional, produzido ao final das atividades da pesquisa

desenvolvidas durante o projeto de iniciação. Em seguida apresentamos o levantamento

realizado em Livros, Teses, Dissertações e Monografias, indicando o título e seus

respectivos autores. O leitor que agora recorre ao presente Guia de Fontes sobre a

história da Educação, poderá ter uma ferramenta de apoio á pesquisa.

Breve balanço sobre o levantamento

No levantamento realizado acerca da produção científica sobre a história da

educação na Região Oeste do Paraná, apareceram diversas temáticas como: História,

educação ambiental, Ensino, cultura, música, Arte e esporte, planejamento, gestão e

currículo, educação e trabalho, movimentos sociais, educação especial, saúde pública,

planejamento urbano e economia.

No total foram localizados 226 produções, sendo 94 livros, 4 teses, 19

dissertações e 109 monografias. Entre as produções, destacamos Desenvolvimento

histórico do Oeste do Paraná e a construção da escola (1991), de Ivo Oss Emer, que

trata da constituição da escola na Região Oeste do Paraná, no contexto histórico da

formação das fronteiras do sul do país com as repúblicas da Argentina e do Paraguai, e

os fatores históricos e a integração a economia nacional.

Outra publicação de destaque refere-se ao escritor e jornalista Alceu

Esperança, Pequena História de Cascavel e do Oeste (1980). O autor estudou a

povoação cascavelense, a condição de campos de coleta de mate ou sede das

administrações de cada uma das empresas estrangeiras que até 1924 conse

9

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ:

LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA1

João Carlos da Silva2

Leila Maria Roldi Polinarski 3

Melissa Soares da Silva4

Introdução

A pesquisa em história da educação vem ganhando a cada dia mais importância, e,

com elas, novos objetos estão sendo trabalhados na sua historicidade. A história da

educação não é somente legislação e administração. Ela é história de instituições, de

leitura, dos professores, das disciplinas, das didáticas, dos métodos, das políticas, da

relação professor-aluno, da cultura escolar. Constituiu-se, portanto, numa variedade de

objetos que enriquecem a história da educação. Esses novos objetos, por sua vez

ampliam consideravelmente o conceito de fontes, relevantes ao trabalho do historiador

da educação.

Outros temas também vêm ganhando importância como: História das instituições

de ensino, trajetórias de professores, biografias, projetos pedagógicos, registros

iconográficos, práticas educativas, educação rural, educação indígena, educação

especial, educação à distância, pesquisas temáticas, e outros são temas que devem ser

buscados, catalogados e preservados.

Para se fazer um levantamento e catalogação dessas fontes deve-se preservar a

historicidade da educação regional. Nosso desafio consiste no resgate e na catalogação

dessas fontes e na preservação da história no sentido de chegar a um conhecimento mais

aprofundado, bem como abrir caminho para a realização de outras pesquisas.

Comprometido com os estudos históricos, tanto local, regional e nacional, o

Grupo de pesquisa HISTEDOPR – da UNIOESTE, Campus Cascavel tem acumulado

1Artigo apresentado no I Simpósio Nacional de Educação ocorrido entre 08 a 12 de novembro de 2008., na

UNIOESTE, Campus Cascavel. É parte das atividades desenvolvidas durante o projeto PIBIC/UNIOESTE/

PRPPG, intitulado: Levantamento e catalogação da produção acadêmica e científica da UNIOESTE sobre

a História da educação na Região Oeste do Paraná, no período de agosto de 2008 a agosto de 2009.

2

Doutor em Filosofia, História e Educação/FE-UNICAMP. Professor na disciplina de História da

Educação, do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação/Mestrado em Educação da

UNIOESTE, campus de Cascavel. Membro do grupo de pesquisa HISTEDBR- GT Cascavel.

3Aluna Bolsista PIBIC/UNIOESTE/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA, no período de agosto a novembro de

2008.

4Aluna Bolsista PIBIC/UNIOESTE/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA no período de novembro de 2008 a

agosto de 2010.

10

conhecimentos relevantes na área da História da Educação pelas atividades de estudos e

de pesquisas. O Grupo vem realizando um esforço contínuo de pesquisas históricas, que

envolvem a identificação de fontes primárias para a História da Educação, a difusão do

processo de preservação dessas fontes primárias, e, principalmente, tem produzido

textos que reconstroem a História da Educação com ênfase na região Oeste do Paraná.

Desta forma nosso estudo visa fazer o levantamento das produções

acadêmicas em arquivos existentes na UNIOESTE, campus de Cascavel. Este trabalho

será organizado em forma de banco de dados, com a analise dos conteúdos das fontes

primárias e secundárias fazendo a catalogação desses dados. A realização da pesquisa

visa continuidade da pesquisa que o grupo vem trabalhando desde sua constituição e

certificação junto ao Cnpq em 2005.

O grupo de pesquisa e a história da educação

O HISTEDOPR é um grupo de pesquisa em "História, Sociedade e Educação no

Brasil", com sede na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE -, na

Região Oeste do Paraná. Está vinculado ao Grupo de Pesquisa em "História, Sociedade

e Educação no Brasil" - HISTEDBR – com sede na Faculdade de Educação –

UNICAMP, com abrangência nacional e organizado por meio de Grupos de Trabalho

(GTs) regionais e tem como coordenador o Prof. Dermeval Saviani. A partir de 1986,

decidiu desenvolver um esforço no sentido de identificar as fontes primárias e promover

sua catalogação para possibilitar um melhor conhecimento da própria Educação

Brasileira. O grupo se articula numa rede de Grupos de Trabalho – GTs – que, em suas

regiões e Estados, promovem pesquisas com o objetivo de realizar o levantamento e a

catalogação de fontes relacionadas à Educação Brasileira em sua área de abrangência.

Tem como um de seus principais objetivos promover o "Levantamento, a

Organização e a Catalogação de Fontes Primárias e Secundárias para a História da

Educação na Região Oeste do Paraná", contribuindo assim, com os demais grupos que

integram o HISTEDBR, para ampliar o levantamento, a organização e a catalogação das

fontes em âmbito nacional. Por um lado, isto se faz necessário em função da carência da

historiografia educacional na Região Oeste do Paraná e, por outro, tendo em vista que

se as fontes historiográficas não forem preservadas e catalogadas, futuramente não as

teremos e continuaremos sem a possibilidade construir algo novo e diferente em

11

decorrência de não podermos conhecer os registros históricos.

A proposta da reconstrução histórica das Instituições Escolares defronta-se com

dois problemas presentes nas investigações sobre História das Instituições Escolares,

que são: o trabalho de levantamento e catalogação de fontes diante das precárias

condições de armazenamento e manutenção pelas escolas públicas e o trabalho de

articulação dos diversos tipos de fontes, de modo a não deixar escapar as características

e o significado do fenômeno investigado (SAVIANI, 2007).

A identificação das fontes sobre Instituições Escolares e a escrita da história

dessas Instituições amplia as possibilidades de compreensão da própria História da

Educação, na medida em que elas se relacionam com o todo. A reconstrução histórica

depende essencialmente das fontes, que são o ponto de origem, a base e o ponto de

apoio para a produção historiográfica.

A localização das fontes das Instituições Escolares ganha significado na

medida em que trazem a expressão de sujeitos ou grupos sociais específicos, que

representam um contexto histórico determinado, sendo relevantes para compreensão da

História da Educação. A situação de manutenção das fontes pelas escolas públicas na

nossa região não é muito diferente da maioria dos acervos de Instituições Escolares do

restante do país, com documentação dispersa, sem qualquer acondicionamento

adequado, deteriorando-se e sendo perdida. As Instituições Escolares, salvo algumas

exceções, não têm a cultura da preservação de fontes. Encontramos com freqüência nas

escolas públicas e nos arquivos públicos e particulares, a existência do arquivo morto

como um amontoado de papéis, caixas velhas, instalados em cubículos, porões ou

banheiros quebrados, onde a poeira, a umidade e as traças se encarregam de executar a

deterioração do material.

Diante dessa realidade há a necessidade de definição ações no sentido de

localização e identificação das fontes, bem como, o envolvimento das escolas no

esforço de preservação da memória da Escola Pública. Desta forma, o empenho é de

criar as condições objetivas para a preservação das fontes das Instituições Escolares

para possibilitar aos historiadores acesso a elas fornecendo assim elementos para

compreender a identidade histórica das Instituições Escolares da Região Oeste do

Paraná.

Além das fontes há uma preocupação em relação à memória. No campo da

12

história há um processo acelerado de massificação e de mundialização decorrente da

Revolução Industrial, passando a se opor e a se distanciar do campo da memória.

Segundo Nora (1993), evidenciamos um afastamento entre memória verdadeira

social e intocada, aquela que as sociedades ditas primitivas ou arcaicas representam, e a

história É o que nossas sociedades condenadas pelo porque são levadas pela mudança. A

memória pode ser representada pela vida, pois é carregada por grupos vivos, está em

constante evolução, aberta à dialética da construção da lembrança. Enquanto a história

se apresenta como uma representação problemática e incompleta do que não existe

mais, liga-se a continuidades temporais, ás evoluções e as relações das coisas; é uma

operação intelectual que demanda análise e discurso crítico.

Na dimensão técnica há um processo de externalização da memória, que

começa a operar na transformação das sociedades orais e se acentua com a difusão da

alfabetização e da escrita e é reforçado com a invenção da imprensa e com os registros

eletrônicos.

Esses registros assumem a finalidade de “assegurar a legibilidade e

inteligibilidade dos documentos para facilitar a permuta de dados através do tempo”

(MENESES, 1999, p.23). Meneses atenta-nos para não confundirmos o banco de dados

com o universo empírico de um projeto de pesquisa, pois, tanto a organização

documental quanto a organização do conhecimento precisam caminhar juntas.

Assim, é necessário aliar os documentos com a pesquisa histórica, de forma a

validar o procedimento de coleta, organização e processamento de documentação

adotado nas instituições, de forma a selecionar e hierarquizar a quantidade de fontes e

informações disponíveis.

Por esta razão, o levantamento sobre a produção acadêmica se torna

significativo no que se refere à garantia da preservação de um acervo de fontes

indispensáveis às pesquisas no campo da História da Educação Brasileira e

especificamente na Região Oeste do Paraná. O trabalho de reconstrução histórica é

importante para haver a relação do pesquisador com as fontes, pois “a amplitude do

olhar do pesquisador se dá ao levantar as fontes. Aí ele não identifica apenas objetos

específicos, mas, descobre outras questões sociais que demarcam um período.”

(MIGUEL, 2004, p. 116). Julgamos que a realização da pesquisa referente à catalogação

das fontes, ao longo do tempo, também permitirá aos pesquisadores da região, não

13

apenas analisar parte de sua história, mas, sobretudo, formar e contar com um acervo

documental que permitirá a realização de outras pesquisas a partir daquelas realizadas.

Por catalogação entendemos: descrição, em fichas impressas próprias, dos

elementos constitutivos de modo a permitir a identificação dos documentos por parte do

usuário. Uma vez registrados em fichas próprias, os dados básicos das fontes

documentais, serão informatizadas, produzindo, desta forma, uma catalogação

informatizada, ou, se possível, a elaboração de um manual impresso.

O pressuposto básico é de que a realidade, tal como se apresenta, é uma

construção de sujeitos históricos, determinados e determinantes, das relações sociais

concretas engendradas pela totalidade social na qual se acham inseridos. Nos mesmos

termos, é a construção dos objetivos de investigação em torno dessa realidade, pois

fatos, conceitos, ou instituições são construções sociais, portanto históricos. Na

constituição de tais objetos está subjacente a marca do sujeito histórico que os concebe,

pois a sua percepção sobre as dimensões do real guarda nexo com sua trajetória de vida

no interior das relações sociais e, consequentemente, com os referenciais teóricometodológicos

que o inspiram.

A partir de tal pressuposto, o atual estágio da educação brasileira é visto como

produto da trajetória de ações e formulações de sujeitos históricos, somadas ao longo do

tempo na totalidade social. Considera-se dessa forma, que o estudo da história da

educação é fundamental para o entendimento da educação que se faz no Brasil hoje,

visto que, como as demais práticas sociais, o fenômeno educativo não se processa no

vazio - temporal ou social - mas, pelo contrário, está determinado pelas relações que os

homens estabelecem entre si e com a natureza.

Se buscarmos o significado da palavra “fonte” veremos que “contêm uma

dimensão de origem e também de surgimento, o que se relaciona a uma idéia de

espontaneidade” (LOPES, 2001 p.78). Portanto, material com que trabalha o historiador

está ao mesmo tempo disponível e indisponível. “As fontes estão aí, disponíveis,

abundantes ou parcas, eloqüentes ou silenciosas, muitas ou poucas, mas vemos, pelos

trabalhos que são realizados, que existem.” (Idem). Compete ao pesquisador procurá-

las, fazendo isto após a escolha e problematização de uma pesquisa, o que irá

determinar quais as fontes deverão ser buscadas. É necessário identificar no conjunto de

materiais produzidos por uma determinada pessoa, grupo ou época que poderão dar

14

sentido ao problema que se propôs inicialmente, que devidamente trabalhados poderão

servir de base à operação propriamente historiográfica.

A perspectiva enunciada serve deste modo, como o principal argumento que,

socialmente, justifica um projeto investigativo direcionado ao levantamento e à

catalogação de fontes primárias e secundárias da educação brasileira. Buscar fontes é,

antes de qualquer coisa, responder a questões previamente colocadas e atender a

insatisfações. Assim sendo, indagações e problematizações postas pelos educadores,

pesquisadores, historiadores da educação e outros profissionais, os quais buscam, no

passado mais remoto ou mais recente, indicadores críticos para pensar a trajetória da

educação no país, podem ficam obstaculizadas pelo desconhecimento dos a

15

presente e dos efeitos dos acontecimentos do passado no presente:

A primeira explicação da reinterpretação da história está em

relação com as posições do presentismo e é principalmente

defendida pelos representantes desta corrente [...] o presentismo

levado às últimas conseqüências conduz à negação da verdade

história objetiva, e portanto, à negação da história como ciência

(SHAFF,1995, p. 270).

José Carlos Reis, referindo-se à Escola dos Anais, considera que esta se

constitui numa renovação teórico-metodológica em história partindo de uma nova

representação do tempo histórico. Não foi propriamente a interdisciplinaridade que

acarretou esta renovação, mas, a nova representação do tempo, com uma aproximação

das ciências sociais. O que haveria de comum entre todas as gerações dos Anais seria a

perspectiva da longa duração. A renovação dos objetos exigiu a mudança no conceito

de fonte histórica, em que a documentação passou a ser relativa ao campo econômico,

social e mental. O arquivo renovou-se e se diversificou, a partir de uma ampliação e

abertura do campo dos objetos, das fontes e das técnicas de investigação históricas,

enfatizando a documentação e não a problematização da pesquisa.

Ciro Flamarion Cardoso (1997) aponta para a necessidade de conhecermos

os grandes pensadores da modernidade para só então analisaramos o tempo presente.

Todavia, considera que o resultado da pesquisa está relacionado ao preparo do

pesquisador, considerando que o êxito e a qualidade da pesquisa estão diretamente

relacionados com a bagagem cultural do pesquisador. Adam Schaff (1995), em

História e Verdade, considera que o historiador sai em busca de entender a história

movida por duas concepções tipológicas, a saber: em função das necessidades,

geralmente variáveis, do presente, bem como em função dos efeitos dos

acontecimentos do passado, sobre o presente (SCHAFF, 1995, p. 270).

A valorização das fontes não escritas coloca a história oral como perspectiva

importante para a pesquisa de sujeitos ou temas para os quais não há outro acesso, ao

responder a novas perguntas sobre antigos temas, provocar novos temas e abrir novas

perspectivas de análise.

16

Elaine Marta Teixeira Lopes (1990) em Uma Contribuição da História para uma

História da Educação faz opção por uma História das Mentalidades, abrindo

possibilidades para o estudo de “novos problemas”, “novas contribuições” e “novos

objetos” que põem em causa a história, ao mesmo tempo em que a enriquecem e a

transformam. Para a autora, as mentalidades são aquilo que mais lentamente muda em

qualquer sociedade, tornando, portanto, impossível falar em educação, sem mencionar

os aspectos das mentalidades.

Conclusão

As tarefas de levantamento e catalogação de fontes devem ser efetuadas no

sentido de lançar as bases fundamentais para se escrever as diferentes histórias que

poderão reconstruir a trajetória da educação no Brasil. Esse é apenas um passo inicial na

busca e catalogação das fontes sobre a produção acadêmica e científica da UNIOESTE.

Justifica-se, portanto, o esforço de contribuir para o levantamento e catalogação

das fontes documentais da educação no Brasil. Ao lado do trabalho de levantamento e

catalogação de fontes, outras atividades serão necessárias, a fim de que, se crie as

condições favoráveis à realização da pesquisa, tais como, leituras técnicas e teóricas

para dar fundamentação à pesquisa.

REFERÊNCIAS

ARIES, Philippe. "A História das mentalidades" In: LEGOFF, Jacques. História Nova.

São Paulo: Martins Fontes, 1990. p. 154-179.

CARDOSO, Ciro Flamarion. História e Paradigmas Rivais. In: CARDOSO, Ciro

Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e

metodologia. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. 01-23.

COSTA, Célia M. Leite e FRAIZ, Priscila M. Varella. "Acesso à informação nos

arquivos brasileiros". Estudos Históricos. São Paulo, 3: 63-76,1987.

FARIA FILHO, Luciano M. de. (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias.

Campinas: Autores Associados, 2000.

FREITAS, Marcos C. (org.). Memória intelectual da educação brasileira. Bragança

Paulista: EDUSF, 2002.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986

LAGES, Augusta R. S. & RONCO, Emilía. Técnica de secretariado; biblioteconomia,

arquivística e documentação. São Paulo: Atlas, 1987.

LOMBARDI, J, C. (Org). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais.

2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

LOMBARDI, J, C. (Org). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia

17

e temas transversais. Campinas: Autores Associados, 2001.

LOPES, Eliane M. T.; GALVÃO, Ana M. de O. História da educação. Rio de Janeiro:

DP&A, 2001.

LOPES, Marcos A (org). Espaços da memória, fronteiras. Cascavel: Edunioeste, 2000.

MAGALDI, Ana M.; ALVES, C.; GONDRA, J. G. Educação no Brasil: história, cultura

e política. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

MARX, K. & ENGELS, F. Ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. “A crise da memória, história e documento:

reflexões para um tempo de transformações”, in: SILVA, Zélia L. (org), Arquivos,

Patrimônio e memória; trajetórias e perspectivas, UNESP, 1999.

MIGUEL, M. E. B. Do levantamento de fontes à construção da historiografia: uma

tentativa de sistematização. In. LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. (orgs.).

Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas, SP: Autores Associados:

HISTEDBR; Curitiba, PR: PUCPR; Palmas, PR: UNICS; Ponta Grossa, PR: UEPG,

2004. p. 111 – 140.

MORI, Nerli N. R. Memória e identidade: travessias de velhos professores. Maringá:

Eduem, 1998.

NASCIMENTO, M. I. M. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução

histórica. Campinas, SP; Autores Associados: HISTEDBR; Sorocaba, SP; Uniso; Ponta

Grossa, PR: UEPG, 2007

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. São Paulo:

Gallimard, 1993.

PRADO, Heloísa de Almeida. Organização e administração de bibliotecas. 2. ed. Rio

de Janeiro: LTC, 1981.

RAGAZZINI, Dário. “Para quem e o que testemunham as fontes da história da

educação?”. In: Educar em revista n. 18/2001. Curitiba: UFPR, 2001 p. 13-28.

REIS, José Carlos. Da “história global” à “história em migalhas” : o que se perde, o que

se ganha. In: GUAZZELLI, César Augusto Barcellos (Org.). Questões de teoria e

metodologia da história. Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 177-208

SAVIANI, D. LOMBARDI, J. C. SANFELICE, J. L. (Org). História e história da

educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

SCHAFF, Adam. História e Verdade. SP: Martins Fontes, 1995.

WACHOWICZ, R. C. História do Paraná. 7. ed. Curitiba: Editora e Gráfica Vicentina,

1995.

18

LIVROS

ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS:

O CASO DA UNIOESTE

RINALDI, Rúbia Nara. Cascavel: EDUNIOESTE, 2002.

A FOZ DO IGUAÇU: LIGEIRA DESCRIÇÃO DE UMA VIAGEM

FEITA DE GUARAPUAVA À COLÔNIA DE FOZ DO IGUAÇU EM

NOVEMBRO DE 1892.

ABREU, Cândido Ferreira de. Curitiba: Impressora Paranaense,

1896.

A COLUNA PRESTES, MARCHAS E COMBATES.

LIMA, Lourenço Moreira. 3. ed. São Paulo: Alfa - Omega, 1979.

AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SHIKIDA, Francisco Assis Pery; FILHO Francisco Casimiro.

Cascavel: EDUNIOESTE, 1999.

ANÁLISE COMPARATIVA DO PROCESSO TÉCNICO NA SOJA

EM UMA REGIÃO ANTIGA DE CAFÉ (NORTE) E EM REGIÃO DE

CULTURAS ALIMENTARES (EXTREMO-OESTE) NO PARANÁ

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico. Curitiba: s.n.,

1981.

ANÁLISE HISTÓRICA DA POSSE DE TERRA NO SUDOESTE

PARANAENSE

LAZIER, Hermógenes. Curitiba: SECE, 1986.

A PRODUÇÃO AGRÁRIA: DA COLONIZAÇÃO Á

MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA E FORMAÇÃO DO LAGO DE

ITAIPU

ZAAR, Miriam Hermi. Cascavel: Edunioeste, 1999.

19

A RESISTÊNCIA CAMPONESA NOS ASSENTAMENTOS DE

SEM-TERRA

FABRINI, João E. Cascavel: Edunioeste, 2003.

ASSÉDIO MORAL: VIOLÊNCIA NO TRABALHO

LAZZAROTTO, Elizabeth Maria. Cascavel: Coluna do Saber, 2007.

AVALIAÇÃO AMBIENTAL: CONDIÇÕES DOS LENÇÓIS

SUBTERRÂNEOS E DA ÁGUA EM CASCAVEL ATRAVÉS DO

POÇO

BORDIGNON, Belchior Clara Venilda. Unioeste/FECIVEL Cascavel:

s. n., 1993.

AVALIAÇÃO: DESAFIOS PARA O PLANEJAMENTO

INSTITUCIONAL: RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

DA UNIOESTE

COLOGNESE, Sílvio Antônio. Cascavel: EDUNIOESTE, 2003.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIOSTE

EMER, Ivo Oss. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Comissão. Cascavel: EDUNIOESTE, 1998.

AVALIAR PARA PLANEJAR A MELHORIA DA QUALIDADE:

PROJETO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIOESTE

COLOGNESE, Sílvio Antônio. Cascavel: EDUNIOESTE, 2002.

BILINGÜISMO E SEUS REFLEXOS NA ESCOLARIZAÇÃO NO

OESTE DO PARANÁ

FIÚZA, Alexandre Felipe; FERREIRA, Sandra Regina de Oliveira.

Cascavel: EDUNIOESTE, 2006.

CASCAVEL. PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2004 - 2014

20

Cascavel: Prefeitura municipal, 2004.

CASCAVEL: UM ESPAÇO NO TEMPO: A HISTÓRIA DO

PLANEJAMENTO URBANO

SMOLAREK, Caio Dias. Cascavel: Sintagma, 2005.

CASCAVEL: A HISTÓRIA

SPERANÇA, Alceu. Lagarto, Curitiba, 1992.

CAMINHO DO COLONO: VIDA E PROGRESSO

DALLO, Luciano; Francisco Beltrão: Grafit, 1997.

CARTILHA DE TOLEDO. Oscar Silva (org.). Projeto História.

Prefeitura do Município de Toledo,1985.

CASCAVEL: PERFIL DA CIDADE PORTE MÉDIO PARANÁ,

PROGRAMA DE INVESTIMENTO URBANO. FAMEPAR, 1980.

CENAS DA CONSTITUIÇÃO DE UM MITO POLÍTICO:

MEMÓRIAS DE WILLY BARTH

SCHMIDT, Róbi J. Cascavel: EDUNIOESTE, 2001.

COLETÂNEAS DE TEXTOS DE HISTÓRIA

BARROS, Darci Alda. Cascavel: ASSOESTE, 1993.

CONHECENDO O MUNICÍPIO

SCOPEL, João Luis. Marechal Cândido Rondon: Grafica

Universitaria, 1996.

COTIDIANO, TRABALHO E PODER: A FORMAÇÃO DA

CULTURA DO TRABALHO NO EXTREMO OESTE DO PARANÁ

SCHREINER, Davi Félix. 2 ed. Toledo: Editora Toledo, 1997.

21

CULTURA E MEMÓRIA SOCIAL: TERRITÓRIOS EM

CONSTRUÇÃO

SCHALLENBERGER, Erneldo. Cascavel: Coluna do Saber, 2006.

CURRÍCULO PARA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE

CASCAVEL: VOLUME I: EDUCAÇÃO INFANTIL

Secretaria Municipal de Educação. Cascavel: Progressiva, 2008.

CURRÍCULO PARA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE

CASCAVEL: VOLUME II: ENSINO FUNDAMENTAL: ANOS

INICIAIS

Cascavel. Secretaria Municipal de Educação: Progressiva, 2008.

CURRÍCULO PARA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE

CASCAVEL: VOLUME III: ENSINO FUNDAMENTAL -

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - FASE 1. Secretaria

Municipal de Educação. Cascavel: Progressiva, 2008.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E

ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. FUNDAÇÃO FACULDADE DE

EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS. Cascavel: FECIVEL, 1982.

DA CASA À ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICOPEDAGÓGICA

PARA O ENSINO DA HISTÓRIA

SCOPEL, João Luis. Cascavel: Grafica Universitaria, 1996.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DA AMOP s.l.:

AMOP, 1986.

DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO EDUCACIONAL DOS

MUNICÍPIOS DE CASCAVEL - FOZ DO IGUAÇU E TOLEDO -

Organização dos Estados Americanos Programa Regional do

Estado do PR – Brasil. Brasília, DF: Ministério da Educação e

Cultura, 1978.

22

DO GUAYRA AOS SALTOS DO IGUASSÚ

NETTO, Silveira. Curitiba: Tipografia do Diário Oficial, 1914.

DO RIO IGUASSÚ AO GUAYRA.

NOGUEIRA, Julio. Rio de Janeiro: Tipografia da Editora Carioca,

1920.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SAÚDE E SOCIEDADE: GESTÃO

COMUNITÁRIA

LAZZAROTTO, Elizabeth Maria. SOUZA, Alcy Aparecida Leite.

Cascavel: Coluna do Saber, 2007.

EDUCAÇÃO E HISTÓRIA REGIONAL: OS DESAFIOS DE SUA

RECONSTRUÇÃO.

ORSO Paulino José, André Paulo Castanha, João Carlos da Silva,

Marco Antônio Baptista Carvalho e Claudio Afonso Peres (orgs.).

Cascavel: Coluna do saber, 2008.

ENSINO DE JORNALISMO: REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA,

TEORIA E PRÁTICA

JAWSNICKER, Cláudia. SIMÃO, Kátia. Cascavel: Coluna do Saber,

2006.

ESPAÇOS DA MEMÓRIA: FRONTEIRAS

LOPES, Marcos Antônio. Cascavel: EDUNIOESTE, 2000.

EXAME DA DECISÃO NO ENSINO SUPERIOR

SIMÃO, Valdecir Antonio. Cascavel: Edunioeste, 2004.

ESTADO DO IGUAÇÚ: JUSTIFICATIVA PRELIMINAR DE

CRIAÇÃO- Fatec- Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciência,

Centro de tecnologia-sala 213. Santa Maria RS S/D.

23

“ESTADO DO IGUAÇU”: UMA VERSÃO DOCUMENTADA.

SILIPRANDI, Edison Duka. Academia de Informações SC/ltda.

Agosto de 2000.

ESTATÍSTICAS MUNICIPAIS: CASCAVEL

Curitiba: Depto Est. de Estatística, 1983.

ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: REGIÃO

OESTE DO PARANÁ

PERIS, Alfredo Fonceca. Cascavel: Edunioeste, 2003.

FILOÉTICA

FARIA, Nilson Rosa de. Cascavel: Coluna do Saber, 2006.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES RAÇA/ETNIA: REFLEXÕES E

SUGESTÕES DE MATERIAIS DE ENSINO EM PORTUGUÊS E

INGLÊS

FERREIRA , Aparecida de Jesus. Cascavel: Coluna do Saber, 2006.

FRONTEIRAS PERIGOSAS: MIGRAÇÃO E BRASILIDADE NO

EXTREMO-OESTE PARANAENSE (1937-1954)

FREITAG, Liliane da Costa. Cascavel: Edunioeste, 2001.

FUTEBOL EM CASCAVEL: UM FRACASSO BEM- SUCEDIDO

BINDÉ, Carlos. Cascavel: Gráf. Universitária, 2001.

GLEBA DOS BISPOS: COLONIZAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ-

UMA EXPERIÊNCIA CATÓLICA DE AÇÃO SOCIAL

SAMUEL, Klauck. Porto Alegre: Est, 2004.

GESTÃO DAS UNIDADES ARTESANAIS NA AGRICULTURA

FAMILIAR: UMA EXPERIÊNCIA NO OESTE DO PARANÁ (Orgs.)

24

NAZZARI, Rosana Kátia; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor

BRANDALISE Loreni Teresinha.

GUAHYRÁ – GUARÁ

MUNTOREANU, Hortência Zeballos. São Paulo: Arte Impressa,

1992.

HISTÓRIA & CONTEXTO: MATELÂNDIA

COLODEU, José Augusto. Prefeitura Municipal. Cascavel:

Assoeste, 1992.

HISTÓRIAS DE BANDAS DE ROCK

PATERNO, Jean Carlo. Cascavel: ASSOESTE, 2005.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PESQUISA E MEMÓRIA HISTÓRICA

ORSO, Paulino José; CASTANHO, André Paulo; SILVA. João

Carlos da, MARTIN, Edison; PERES, Claudio Afonso

(org).Cascavel: Coluna do saber, 2008.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: LEVANTAMENTO DE FONTES E

INSTITUIÇÕES ESCOLARES

ORSO, Paulino José; CASTANHA, André Paulo; SILVA João Carlos

da; MARTIN, Edison; PERES, Claudio Afonso (orgs.). Cascavel:

Coluna do saber, 2009.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PESQUISA, LEVANTAMENTO DE

FONTES E INSTITUIÇÕES ESCOLARES

ORSO, Paulino José; CASTANHA, André Paulo; SILVA, João Carlos

da; CARVALHO, Marco Antonio Batista (orgs.). Cascavel: Coluna do

saber, 2009.

HISTÓRIA DOCUMENTAL DO PARANÁ: PRIMÓRDIOS DA

COLONIZAÇÃO MODERNA DA REGIÃO DE ITAIPU

WESTPALEN, Cecília Maria. Curitiba, 1987.

25

ITAIPULÂNDIA: SEU POVO, SUA ORIGEM, SUA HISTÓRIA

SCARPATO, Rodison; BOHM, Irio Bruch. Itaipulândia, 2006.

MARCHA PARA O OESTE. RICARDO, Cassiano. Rio de janeiro:

Livraria José Olympio Editora, 942.

MARIPÁ E SUA HISTÓRIA

YURKIV, José Erondy; RIBEIRO, Maria de Fátima Bento. Cascavel,

2001.

MEMÓRIAS DO CONCRETO: VOZES NA CONSTRUÇÃO DE

ITAIPU

RIBEIRO, Maria de Fátima Bento. Cascavel: Edunioeste, 2002.

METODOLOGIA DE ENSINO: ENFOQUE INTEGRAÇÃO SOCIAL

CALLAI, Dolair Augusta. Cascavel: ASSOESTE, Ijuí, RS: FIDENE,

1983.

NA TRILHA DOS PIONEIROS: SANTA TEREZINHA DE ITAIPU

SILVA, Sebastião Francisco da. Foz do Iguaçu: Gráfica Elza Ltda,

1995.

O COTIDIANO DE UMA FRONTEIRA: A PERVERSIDADE DA

MODERNIDADE

CATTA, Luiz Eduardo. Cascavel: Edunioeste, 2003.

O ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS: PRESSUPOSTOS E

DESAFIOS COTIDIANOS

KLEIN, Rejane; BOTTEGA Rita Maria Decarli. (Org.) Cascavel:

EDUNIOESTE, 2004.

26

O OESTE PARANAENSE

FIGUEIREDO, Lima; São Paulo: Companhia Editora Nacional,

1937.

O TERRITÓRIO NO IGUAÇÚ NO CONTEXTO DA “MARCHA

PARA OESTE”

LOPES, Sérgio. Cascavel: Edunioeste, 2002.

OS EUROBRASILEIROS E O ESPAÇO COLONIAL: MIGRAÇÕES

NO OESTE DO PARANÁ (1940-70)

GREGORY, Valdir. Cascavel: Edunioeste, 2002.

OBRAGES & COMPANHIAS COLONIZADORAS: SANTA

HELENA NA HISTÓRIA DO OESTE PARANAENSE

COLODEL, José Augusto. Santa Helena: Prefeitura Municipal,

1988.

OBRAGEROS, MENSUS E COLONOS: HISTÓRIA DO OESTE

PARANAENSE

WACHOWICZ, Ruy Christovam. Curitiba: Vicentina, 1987.

PARQUE INDUSTRIAL DE CASCAVEL - PIC: RELATÓRIO DE

IMPACTO NO MEIO AMBIENTE - RIMA

JÚNIOR Percy lldelfonso Spitzner. Cascavel: Prefeitura Municipal de

Cascavel, 2000.

PESQUISA DE SAÚDE EM CASCAVEL

Cascavel. Prefeitura Municipal, 1973.

PEQUENA HISTÓRIA DE CASCAVEL E DO OESTE

SPERANÇA, Alceu. Cascavel, PR s/d.

27

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: DIAGNÓSTICO

s.l.: IPEA, 1998.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 2004 - 2014

Cascavel: Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação,

2004.

PROJETO ESPECIAL MULTINACIONAL DE EDUCAÇÃO

BRASIL- PARAGUAI - URUGUAI

Cascavel: ASSOESTE, 1983.

PROJETO ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO

AGROALIMENTAR. Cascavel: EDUNIOESTE, 1998.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Cascavel: AMOP,

2000.

PRÁTICAS UNIVERSITÁRIAS E PLANEJAMENTO

INSTITUCIONAL

ÉMER, Ivo Oss. Unioeste/FECIVEL. ASSOESTE; Cascavel:

Unioeste, 1994.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DA

REGIÃO OESTE DO PR E EIXO LESTE DO PARAGUAI:

RELATÓRIO TÉCNICO

Curitiba: SEEC, 1975.

PROJETO ESPECIAL MULTINACIONAL DE EDUCAÇÃO BRASIL

PARAGUAI-URUGUAI. ASSOESTE. Cascavel, 1993.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: EDUCAÇÃO E

COMPROMISSO SOCIAL

28

ORSO, Paulino José (org.). Cascavel: EDUNIOESTE, 1999.

RECORDAÇÕES DE VIAGEM AO ALTO-PARANÁ.

MARTINS, Arthur Franco. Curitiba: UFPR, 1973.

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO

RIO CASCAVEL

Cascavel: FUNDETEC, 1995.

RELIGIÃO, NOMOS E EU-TOPIA: PRÁXIS DO CATOLICISMO NO

OESTE DO PARANÁ

MEZZOMO, Frank Antonio. Cascavel: EDUNIOESTE, 2002.

RELAÇÕES DE PODER, DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA: O MST

E OS ASSENTAMENTOS RURAIS

BRENNEISEN, Eliane Cardoso. Cascavel: EDUNIOESTE, 2002.

REPENSANDO O OESTE DO PARANÁ: INTEGRAÇÃO SOCIAL E

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO O MUNICÍPIO

CALLAI, Dolair Augusta (org.) Cascavel: ASSOESTE, 1984.

RESGATE DA MEMÓRIA DE MEDIANEIRA. Associação dos

Professores Aposentados de Medianeira. Curitiba: CEFET-PR,

1996.

SERTÕES DO IGUAÇU

MARTINEZ, Cesar. São Paulo: Monteiro Lobato, 1925.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA

LÍNGUA PORTUGUESA NAS SÉRIES INICIAIS

BAUMGÄRTNER, Carmem Teresinha; COSTA-HUBES, Terezinha

da Conceição. Associação do

29

TRILHAS, RODOVIAS E EIXOS: UM ESTUDO SOBRE

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

PERIS, Alfredo Fonceca. Cascavel: Edunioeste, 2002.

TOLEDO PREFEITURA MUNICIPAL. PROJETO HISTÓRIA:

TOLEDO E SEUS DISTRITOS (Repensando os Distritos de

Toledo).Toledo: prefeitura municipal, 1986.

TUIUTI: A PRESENÇA AZUL

SPERANÇA, Alceu; SPERANÇA, Regina. Curitiba: Imprensa Oficial,

1994.

TUPÃSSI: DO MITO À HISTÓRIA

COLOGNESE, Silvio Antônio; GREGORY Valdir,

SHALLENBERGER, Erneldo. Cascavel: Edunioeste, 1999.

TUDO SOBRE CASCAVEL: HISTÓRIA, COMÉRCIO

FAUTH, Elio Willy. 2ª ed. Cascavel, 1973.

30

TESES

A OCUPAÇÃO DO OESTE PARANAENSE E A FORMAÇÃO DE

CASCAVEL: AS SINGULARIDADES DE UMA CIDADE COMUM.

Universidade Federal Fluminense: Niterói, 2004.

PIÁIA, Vander

CULTURA POLÍTICA E DECISÃO ELEITORAL NO OESTE DO

PARANÁ.

AMORIM, Maria Salete Souza de. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

MIGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO OESTE DO PARANÁ:

UMA ANÁLISE DE 1950 A 2000. 2005. (Doutorado em Demografia)

IFCH/UNICAMP.

RIPPEL, Ricardo

REFORMA PSIQUIÁTRICA NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ: O

DISCURSO DOS ENFERMEIROS E SUAS PRÁTICAS.

DIAS, Terezinha Alves. USP. 2008.

31

DISSERTAÇÕES

A DINÂMICA DO OESTE PARANAENSE SUA INSERÇÃO NA

ECONOMIA REGIONAL

PIFFER, Moacir,1997.

A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA IMPRENSA NAS

ELEIÇÕES 2004 DE FOZ DO IGUAÇU. 2006. UNIOESTE. Letras.

MENDONÇA, Sônia Cristina Poltronieri

APRENDER ITALIANO: IDENTIDADE EM (RE)CONSTRUÇÃO

ENTRE LÍNGUA E CULTURA. UNIOESTE. Letras.

RIBEIRO, Alessandra Regina

COLONOS, POSSEIROS, GRILHEIROS: CONFLITOS DE

TERRAS NO OESTE PARANAENSE (1961-1966).

UFF/UNIOESTE. 2002.

MYSKIW, Antonio Marcos

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO OESTE DO PARANÁ E A

CONSTRUÇÃO DA ESCOLA. FGV, 1991.

EMER Ivo Oss.

EDUCACIONAL DO MERCOSUL: A EDUCAÇÃO COMO

ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

REGIONAL. UNIOESTE. 2009. EDUCAÇÃO.

BARBOZA, Mário de Jesus

ESCRITA E LETRAMENTO COM ALUNOS AVÁ-GUARANI:

AULAS DE REFORÇO. 2007. UNIOESTE. Letras

TEIS, Mirtes Aparecida

IMIGRAÇÃO ÁRABE EM FOZ DO IGUAÇU: A CONSTRUÇÃO DE

UMA IDENTIDADE ÉTNICA; 2006. UNIOESTE. Letras.

32

Tupiara Guareschi Ykegaya

LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE EM CONTEXTO DE

LÍNGUAS EM CONTATO NO MUNICÍPIO DE MISSAL. 2006.

UNIOESTE. Letras.

UNSER, Otaviana Aparecida Baseggio

LINGUAGEM E IDENTIDADE DE PESCADORES DO LAGO DE

ITAIPU. 2006. UNIOESTE. Letras.

BUTZGE, CLÓVIS ALENCAR

O ESTUDO DE NOMES PRÓPRIOS DE NIPO-BRASILEIROS DE

TERRA ROXA. 2006. UNIOESTE. Letras.

NABÃO, Rosangela Martins

O TRABALHO DOCENTE E A DISCURSIVIDADE DA

AUTOPERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA E

FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM TOLEDO/PR: ENTRE

ANGÚSTIAS E EXPECTATIVAS. 2006. UNIOESTE. Letras.

ERAS, Lígia Wilhelms

O QUE AS CRIANÇAS FALAM SOBRE MATEMÁTICA? UM

ESTUDO COM CRIANÇAS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO

FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PARANÁ. 2006.

UNIOESTE. Letras.

HILGERT, Ione Maria Plazza

O PROCESSO DE TRABALHO DOS AVICULTORES PARCEIROS

DA SADIA S.A: CONTROLES, MEDIAÇÕES E AUTONOMIA.

UNIOESTE. 2009. EDUCAÇÃO.

ZEN, Rosane Toebe

O DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE

PROFESSORES PRIMÁRIOS NA FRONTEIRA OESTE

PARANAENSE: A criação da primeira Escola Normal

Secundária pública de Foz do Iguaçu e do Oeste do Paraná.

2009.

33

SBARDELOTTO, Denise Kloeckner

PLANEJAMENTO TURÍSTICO REGIONAL: UM ESTUDO DA

REGIÃO COSTA OESTE DO PARANÁ. 2006.

RIBEIRO, Ângela Mara Bento

UCRANIANOS EM CASCAVEL: A HISTÓRIA, A RELIGIÃO E A

LÍNGUA. 2007. UNIOESTE. Letras.

MEZAVILA, Albertina

UNIOESTE: A LUTA PELA ESTADUALIZAÇÃO. Mestrado em

Educação, UEM, Maringá, 2007.

PINZAN, Leni Terezinha Marcelo

34

MONOGRAFIAS

AS CAMADAS DA MEMÓRIA: A PRODUÇÃO DE MARCOS

MEMORIALÍSTICOS NA HISTORIOGRAFIA REGIONAL DO

OESTE DO PARANÁ (MARECHAL CÂNDIDO RONDON- 1950-

1990)

GONZALEZ, Emilio

A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO OESTE PARANAENSE:

SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA E PERSPECTIVAS ATUAIS

PELICIOLI, Lucivana

A IMPRENSA REGIONAL E A PEDAGOGIA DO GOLPE MILITAR

DE 1964: UMA ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO DO JORNAL

CASCAVELENSE DIÁRIO D’OESTE EM PREPARAÇÃO DO

GOLPE

OLIVEIRA, Bibiano de

A PROBLEMÁTICA DO TRÂNSITO NO MUNICÍPIO DE

CASCAVEL NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA E

EDUCACIONAL

ZINI, SILVIA

A EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS LIMITES TEÓRICOS: UM OLHAR

ACERCA DO PROJETO POLITICO-PEDAGÓGICO DO CURSO

DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO

OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE

CARVALHO, Lucas Prado

A EDUCAÇÃO DOS SURDOS

ROLLOFF, Eliane Portella

A FILA DE ESPERA NOS CEMEIS DE CASCAVEL: ASPECTOS

HISTÓRICOS, DESAFIOS E DILEMAS

35

SILVA, Michele Neves da.

A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CASCAVEL: O CURSO DE

PEDAGOGIA DA UNIOESTE, A PARTIR DE 1990.

MIRANDA, Maristela D. de

A FORMAÇÃO DO SINDICATO DOS EMPREGADOS NO

COMÉRCIO DE CASCAVEL E REGIÃO

TENFEN, Joscinéia A. Peixoto

ASPECTOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DE ALUNOS SURDOS: IMPLICAÇÕES DIANTE DO DESAFIO DE

UMA EDUCAÇÃO BILÍNGÜE

SILVA, Sandra da

ASPECTOS HISTÓRICOS DO NÃO ATENDIMENTO NA

EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO CASCAVEL

SILVA, Michele Neves da Paula

A CONSTRUÇÃO DE ITAIPU E OS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO

DE FOZ DO IGUAÇU

MASCARENHAS, Milena Costa

A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE SANTA

HELENA

STERCHILE, Adriela

A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E O MITO DA EMPREGABILIDADE

NASCIMENTO, Andréia P. Carvalho do

A MÁQUINA, A MODERNIZAÇÃO E A EXCLUSÃO: REFLEXÕES

SOBRE A VIABILIZAÇÃO DA MODERNIZAÇÃO AGRICOLA NO

OESTE DO PARANÁ

36

SCHLOSSER, Marli Terezinha Szumilo

A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE E AS

JUSTIFICATIVAS DO FRACASSO ESCOLAR: PRIMEIRAS

APROXIMAÇÕES

SOUZA, Adriele Cristina de.

ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA FUNDAÇÃO DO

CESVEL DE CASCAVEL

MAKYAMA, Noirma Marques Braciforte

ANÁLISE SÓCIO- HISTÓRICA E PEDAGÓGICA DE ALUNOS DE

SALAS DE RECURSOS DA REDE

ROCHA, Jomar Vieira

A FORMAÇÃO EDUCACIONAL COMO CONDIÇÃO DE

POSSIBILIDADE DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E DA CIDADANIA

DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)

BALDI, Fabiana

A FRENTE CAFEEIRA DE OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO DO

OESTE DO PARANÁ

LIMA, Maria Socorro de

A GÊNESE DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E

LETRAS DE CASCAVEL(1968-1974).

MARTIN, Édison

A GÊNESE DA PRIMEIRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

DO MUNICÍPIO DE TOLEDO: A FACITOL

SCARTON, Glauciano

AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS AVALIATIVAS NO DECORRER

37

DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS DO

ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL

CÂNDIDO RONDOM E SUAS INTER-RELAÇÕES

SCHNEIDER, Estela

A EXPERIÊNCIA DA PRIMEIRA TURMA DE PEDAGOGIA PARA

EDUCADORES DO CAMPO DA UNIOESTE – 2004/2008

GUARDA, Nara Maria da Silva Foss

ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO

MUNICÍPIO DE CASCAVEL: DOS PRIMÓRDIOS A

REGINALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

TABORDA, Benhur Wagner

A PROBLEMÁTICA SOCIAL REFERENTE À IMPLANTAÇÃO DAS

INTITUTUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM CASCAVEL (1970-

2006).

SOUZA, José Paulo Medeiros de

A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS SOBRE A DISCIPLINA DE

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

CARVALHO, Lucas Prado

A MÁQUINA, A MODERNIZAÇÃO E A EXCLUSÃO: REFLEXÕES

SOBRE A VIABILIZAÇÃO DA MODERNIZAÇÃO AGRICOLA NO

OESTE DO PARANÁ

SCHLOSSER, Marli Terezinha Szumilo

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SANTA HELENA

SOBRE O IMPACTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NO SEU

PROCESSO FORMATIVO

CALSING, Denise Rosane

38

A POLÍTICA EDUCACIONAL PARANAENSE NO GOVERNO NEY

BRAGA (1979-1982)

HOTZ, Celso

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM GUARANIAÇU EM

SERVIÇO, O LOGOS I, LOGOS II E HAPRONT

OLIVEIRA, Sara Camargo Barreto de

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA APAE DE TOLEDO

JOHANN, Jackson

A PRIMEIRA ESCOLA PRIMÁRIA EM CASCAVEL

THOME, Sergio Antonio

AS INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PERÍODO DE 2002 A

2006 EM CASCAVEL

HENDGES, Janete Nascimento

ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

EM CASCAVEL

ANJOS, Sulanita Nunes Horta dos

ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

EM PRIVACIDADE DE LIBERDADE: NOVAS PERSPECTIVAS NO

PARANÁ

COSSETIN, Marcia

A HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO DE GUARANIAÇU: DA

COLONIZAÇÃO AOS NOSSOS DIAS

ZANIN, Tatiane

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE

CASCAVEL – PR: ALGUNS APONTAMENTOS

39

CORREA, Jakeline parecida

A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO PARANÁ

DURANTE A DITADURA MILITAR (1964-1984)

SCMITT, Silvana Lazzarotto

A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO COLÉGIO VICENTINO

INCOMAR: UM ESTUDO DE CASO DE TOLEDO-PR

REISDÖRFER, Sandra Inês

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS E

IMPORTÂNCIA DO PARQUE ECOLÓGICO PAULO GORSKI

PARA A POPULAÇÃO DE CASCAVEL – PR

BORDIGNON, Clara Venilda Belchior

CENTRO DE CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS

NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL: UM ESTUDO DE

CASO

SILVA, Claudia D. da.

CULTURA E EDUCAÇÃO DOS IMIGRANTES CHINESES NA

CIDADE DE CASCAVEL: DOIS MUNDOS, UM MESMO

OBJETIVO

CHEN, Miao Shen

COLUNA PRESTES E SUA PASSAGEM PELO PARANÁ

NOBREGA, Gilson Luiz Duarte

DEMOCRACIA E CULTURA POLÍTICA NO OESTE DO PARANÁ

AMORIM, Maria Salete Souza de

DA HISTÓRIA AGRÁRIA À LUTA PELA TERRA NO BRASIL: AS

REPRESENTAÇÕES A RESPEITO DO CAMPO E CIDADE E A

40

EDUCAÇÃO

ROCETO, João Antonio

ESTADO E DEMOCRACIA A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS

DE EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E OSPB NA DÉCADA DE

1970 E INÍCIO DE 1980

ZEN, Luis Fernando Guimarães

ECONOMIA, INSTITUIÇÕES E ROYALTIES: O CASO DOS

MUNICÍPIOS LINDEIROS AO LAGO DE ITAIPU BINACIONAL NO

OESTE PARANAENSE

OLIVEIRA, Leoveraldo Curtarelli de.

EDUCAÇÃO DE SURDOS: A TRANSIÇÃO DO ORALISMO PARA

O BILINGUISMO NA ESCOLA DA ACAS EM CASCAVEL

MACHADO, Neiva L. S.

EDUCAÇÃO INFANTIL EM CASCAVEL-PR: NA TENSÃO ENTRE

ASSISTENCIALISMO E EDUCAÇÃO, O DESAFIO DA

UNIVERSALIZAÇÃO (1990-2008)

BUENO, Cristiane Aparecida Ribeiro

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A LEI DE RESERVA DE

VAGAS NAS UNIVERSIDADES DO ESTADO DO PARANÁ

SANTOS, Sidinei A. dos

EDUCAÇÃO SUPERIOR E MERCADO DE TRABALHO: UM

ESTUDO DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM

ADMINISTRAÇÃO DA UNIOESTE DE CASCAVEL – PR.

SAURIN, Gilnei

EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A

EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE

41

GUARAPUAVA COM A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA

LUZ, Antonio Santos da

ESCOLAS RURAIS DE CASCAVEL: ASCENSÃO E DECLÍNIO

SANTANA , Eliseu

ESPAÇO URBANO E CRIMINALIDADE VIOLENTA: ANÁLISE DA

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS HOMICÍDIOS NO MUNICÍPIO DE

CASCAVEL/PR

RAMÃO, Fernanda Pamplona

EVOLUÇÃO DAS DESPESAS COM MANUTENÇÃO E

DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO

GOVERNO REQUIÃO (2003-2006)

PAIVA, Gabriel de Abreu Gonçalves de

FAZER ESTUDO SOBRE O CONSELHO TUTELAR DE

CASCAVEL, REFERENTE A INTERFERÊNCIA DOS

CONSELHEIROS TUTELARES NAS INSTITUIÇÕES

EDUCACIONIS.

PAULA, Roseli Grisa de

FERCAPO - FESTIVAL REGIONAL DA CANCÃO POPULAR: NO

FIM DA ERA DOS FESTIVAIS

SILVA, Delciane Martini

FÓRUM MUNICIPAL EM DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA

COM DEFICIÊNCIA: UMA REFLEXÃO DAS LUTAS NA

CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS

ANDRÉ, Maria Filomena C.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CORBELIA NAS

DÉCADAS DE 50 E 60

42

MORITZ, Leila L. Pavan

HISTÓRIA DO COLÉGIO BARTOLOMEU MITRE: PRIMEIRO

GRUPO ESCOLAR DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

SBARDELOTTO, Denise Kloeckner

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MOVIMENTOS SOCIAIS DO

CAMPO NO OESTE DO PARANÁ: O CASO RIO BONITO DO

IGUAÇU

PAESE, Cláudia Regina

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: OS CURSOS

PROFISSIONALIZANTES DO COLÉGIO POLIVALENTE

MASCARELLO, Débora C.

HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES: ESCOLA MANOEL

LUDGERO POMPEU (1967-1997) CASCAVEL RUMO AO

PROGRESSO

PACHECO, Patrícia

HISTÓRIA E FUNÇÃO DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO

DE CASCAVEL

COUTINHO, Marília Maria Montiel

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MERCEDES: UMA PERSPECTIVA

REIMANN, Marisa M. Moenster

HISTÓRIA E MEMÓRIA: A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL (1950-1980)

NATH, Valdecir Antonio

INFLUÊNCIAS DA IGREJA CATÓLICA NA (RE)OCUPAÇÃO DA

REGIÃO OESTE DO ESTADO DO PARANÁ (1940-1970)

43

CASAGRANDE, Roberto Antonio

IMPLANTAÇÃO DE RESERVAS LEGAIS E ÁREAS DE

PRESERVAÇÃO PERMANENTE: ALTERNATIVAS PARA A SUA

VIABILIZAÇÃO ECONÕMICA NO OESTE DO PARANÁ

FINKLER, Jair Luiz

IMPRENSA E EDUCAÇÃO: “O PARANÁ” E A GREVE DE 2001

DA UNIOESTE

FELTRIN, Ricardo Fabricio

ITAIPÚ: A PEDRA QUE CANTA O DESESPERO E O

DESENCANTO DOS AGRICULTORES ATINGIDOS PELA

BARRAGEM

GATTERMANN, Beatriz

INDUSTRIALIZAÇÃO, TRABALHADORES E JUSTIÇA DO

TRABALHO NO OESTE DO PARANÁ (DÉCADA DE 1990):

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

VARUSSA, Rinaldo José

LINGUAGEM E IDENTIDADE DE PESCADORES DO LAGO DE

ITAIPU

BUTZGE, Clovis Alencar

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS FORMAS E NÍVEIS DE

TRANSMISSÃO DA CULTURA ÉTNICA HISTÓRICA, SEUS

VALORES E TRADIÇÕES NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA

ÂNGELI, Giordano Tito

MITOS E INCERTEZAS: A COLUNA PRESTES E SEU LEGADO

HISTÓRICO

44

RIBEIRO, Marcos Vinícius

MOVIMENTO ESTUDANTIL: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE

A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MOVIMENTO ESTUDANTIL

EM CASCAVEL ENTRE 1970-1980

FREIRE, Mariza Scheffer

O PROGRAMA PRÓ-EGRESSO NO CONTEXTO DO DISCURSO

DA RESSOCIALIZAÇÃO

CELESTINO, Angélica da Silva

ORIGENS DA PSICOPEDAGOGIA NAS ESCOLAS DA REDE

PUBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE TOLEDO-PR

MICOANSKI, Marinês Limberger

OS ATINGIDOS POR ITAIPU: HISTÓRIA E MEMÓRIA. OESTE DO

PARANÁ, DÉCADAS DE 1970 A 2000

SCHIMITT, Judite Veranisa

O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ADOLESCENTES EM

PROGRAMAS SOCIAIS: UMA REFLEXÃO AVALIATIVA DO

PROJOVEM ADOLESCENTE NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL, PR

ROSÂNGELA, Benedita Gouveia

O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO

OESTE DO PARANÁ NA EXTENSÃO DE SANTA HELENA: A

TRAJETÓRIA DE UM SONHO

MALLMANN, Adaiana

O CURRÍCULO DA AMOP E O ENSINO DE HISTÓRIA NAS

SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO NO

MUNICÍPIO DE GUARANIAÇU

SOLIGO, Marta da Silva

45

O ENSINO DA ARTE REDE PÚBLICA DE CASCAVEL

FERREIRA, Luciane Montes

O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO

DE CASCAVEL

PERES, Claudio Afonso

O PAPEL DAS APMFS NO PROCESSO DE GESTÃO E

FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASCAVEL

OLIVEIRA, Sandra Regina De

O TRABALHO DOCENTE E A DISCURSIVIDADE DA

AUTOPERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA E

FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM TOLEDO/PR : ENTRE

ANGÚSTIAS E EXPECTATIVAS

ERAS, Lígia Wilhelms

O ENSINO DE INGLÊS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

DO OESTE PARANAENSE: UM ESTUDO DE CASO

ETNOGRÁFICO

SABADIN, Marlene Neri

O QUE AS CRIANÇAS FALAM SOBRE MATEMÁTICA? UM

ESTUDO COM CRIANÇAS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO

FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL – PARANÁ

HILGERT, Ione Maria Plazza

O TEATRO NA EDUCAÇÃO NA CIDADE DE CASCAVEL

CANTARELA, Roberta

O XADREZ NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL E SUA RELAÇÃO NO

CONTEXTO EDUCACIONAL EM ESPECIAL A ESCOLA PÚBLICA

JUNIOR, Luiz Fernando Maciel Bastos

46

PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO E

ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL

BULHÕES, Maria Mirian Meneses

PEÕES DA BARRAGEM. MEMÓRIAS E RELAÇÕES DE

TRABALHO DOS OPERÁRIOS DA CONSTRUÇÃO DA

HIDRELÉTRICA DE ITAIPU – 1975 A 1991

MANARIN, Odirlei

PSICOMOTRICIDADE: IMPORTÂNCIA, CONTRIBUIÇÃO PARA O

ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

SOBRINHO, Vilma Pereira

PROCESSO DE NUCLEARIZAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS

MULTISSERIADAS DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL

NOFFKE, Ana Paula

PARTIDO PLÍTICO NO MANIFESTO COMUNISTA DE 1848

BARBOSA, Mario de Jesus

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NOS PLANOS DO SETOR

EDUCACIONAL DO MERCOSUL: A EDUCAÇÃO COMO

ELEMENTO DE INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

REGIONAL

BARBOSA, Mário de Jesus

POLÍTICA LINGUISTICA E EDUCACIONAL PÚBLICA PARA A

INTEGRAÇÃO: O PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO DO

PEIBF EM FOZ DO IGUAÇU

MENDES, Karina Thomas

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE

CASCAVEL – PR (2004-2006): ALGUNS ELEMENTOS PARA

47

ANÁLISE

MOURA, Aparecida Francisca de

QUESTÃO RELIGIOSA E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ANÁLISE

DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

DE ENSINO DE CASCAVEL – PR

MULLER, Elemar

REFLEXÕES PRELIMINARES SOBRE O CURRÍCULO PARA A

REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVEL

VENDRAME, Josiane Maria

RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: A INFLUÊNCIA DA

RESERVA DE VAGAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDDES

PÚBLICAS

KOSLOSKI, Teodoro Domingos

RAÍZES CULTURAIS DO IMIGRANTE: O ENSINO DA LÍNGUA

ITALIANA NO CELEM

LIMANSKI, Nilceia Rodrigues da Silva

SALAS DE RECURSOS E SALAS DE RECURSOS

MULTIFUNCIONAIS: APOIOS ESPECIALIZADOS À INCLUSÃO

ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA/NECESSIDADE

EDUCACIONAL ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL – PR

BERTUOL, Claci de Lima

S.O.S. CRIANÇA: ATENDIMENTO A INFÂNCIA E A

ADOLESCÊNCIA EM CASCAVEL

SANTOS, Lucas Cardoso Dos

SANTA HELENA: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E INFLUÊNCIA DO

48

PROJETO ITAIPÚ NO CONTEXTO ESCOLAR

FOCHEZATTO, Anadir

SUICÍDIO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UM ESTUDO

SÓCIO-ECONÔMICO DA INCIDÊNCIA DA AUTO-VIOLÊNCIA

NAS MESORREGIÕES OESTE E SUDOESTE DO PARANÁ: 1990

A 2005

SOUZA, Keila Rodrigues de

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DE

IMPLANTAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL NA

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TOLEDO – PR

LIMBERGER, Marines

UNIOESTE: O NASCIMENTO DE UMA UNIVERSIDADE

BALBINOTTI, Vera Lúcia

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM CAPÍTULO

DA HISTÓRIA DE LUTA DOS ATINGIDOS PELA BARRAGEM DE

SALTO CAXIAS

LEAL, Lourdes C. Toigo

UMA ANÁLISE HISTÓRICA SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA

NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DO OESTE DO PARANÁ

ROCHA, Thais Damaris da

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ASSOESTE

VERGÜTZ, Paulo Renato

VILAS RURAIS: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE

DESENVOLVIMENTO E SEU IMPACTO NA VIDA DOS

TRABALHADORES RURAIS VOLANTES

ESSER, Jovir Vicentini

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.