Projetek

whatsapp image 2024 04 19 at 17.02.401
  
PROJETEK 
 

O programa Ageuni abrange o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), estabelecido em 2021 pela Seti, para atender cidades de pequeno porte, com população de até 30 mil habitantes, localizados nas áreas de abrangência das universidades estaduais do Paraná.

Vinculado ao programa Ageuni, o Projetek tem como objetivo é elaborar projetos de obras públicas para esses municípios, que muitas vezes não dispõem de setores ou profissionais para essa finalidade. Em conformidade com a legislação vigente para obras e serviços de Engenharia na Administração Pública, as unidades do Projetek utilizam tecnologia BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre), um conjunto de técnicas e processos, que possibilita a atuação simultânea e colaborativa das áreas envolvidas nos projetos de edificações e instalações.

A tecnologia BIM permite o desenvolvimento de modelos virtuais das edificações, com possibilidade de acompanhamento detalhado dos empreendimentos, desde o estudo de viabilidade até a execução e fiscalização dos canteiros de obras, assegurando mais qualidade e confiabilidade em relação a prazos e orçamentos. A ideia é contribuir para a execução de obras em menos tempo e evitar gastos extras para os cofres públicos municipais.

O portfólio de serviços do Projetek contempla infraestrutura urbana e predial, incluindo drenagem e pavimentação de ruas, bem como projetos de empreendimentos voltados a serviços para a população, como creches, escolas e postos de saúde.

O programa estimula um ambiente de ensino favorável ao processo de extensão universitária, em particular, ampliando a participação das universidades estaduais no desenvolvimento regional e na disseminação da tecnologia BIM.

____________________________________________________

 

 

 

Projetek da Unioeste entrega projetos de escola e CMEI para a Prefeitura de Iguatu

O Projetek da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) entregou os primeiros projetos desenvolvidos por acadêmicos e professores. A prefeitura beneficiada foi Iguatu, que agora poderá dar andamento na contratação de uma ampliação de uma escola e de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A cidade entra nos requisitos de atendimento do escritório, que utiliza da tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) para atender a demanda de municípios com menos de 30 mil habitantes.

Gabriel Becker da Conceição, acadêmico do quinto ano de Engenharia Civil e bolsista do Projetek, explica que a prefeitura contatou o escritório, apresentou as demandas e os projetos que tinham o desejo de desenvolver. Depois a equipe faz um estudo de viabilidade e a organização do projeto. “Para Iguatu, tanto para a escola quanto para o CMEI, foram necessários projeto arquitetônico, fundação estrutural, elétrico, orçamento, cronograma, então os dois projetos entregues estão bem completos, a gente fez tudo que era necessário para a execução inteira”, afirma.

Dinally Vandreza Zini, também bolsista do Projetek, engenheira civil já formada, afirma que primeiro foi necessária uma visita em Iguatu, para depois o Projetek desenvolver o projeto. “Fizemos uma levantamento e anotamos o que existia na cidade e o que o pessoal que trabalha lá precisava. Fizemos um relatório e iniciamos os projetos. A gente fez primeiro um layout, mandamos para aprovação para sabermos se era o que querem, e aí então fizemos o arquitetônico. Depois fizemos os complementares e entregamos todo o resultado”, complementa.

Quem recebeu o projeto foi a engenheira civil Lúcia Maria Lopes, da Prefeitura de Iguatu. “Os dois projetos foram elaborados com muita qualidade e a equipe que trabalhou foi muito sensível em perceber exatamente as nossas necessidades, estiveram no local, conversaram com a equipe tanto da escola quanto do centro infantil, e conseguiram traduzir todas as nossas aspirações. Agora nós temos os projetos, todos os detalhamentos, planilha orçamentária, todas as especificações”, afirma.

Segundo a coordenadora do Projetek, Giovanna Patrícia Gava Oyamada, esse primeiro processo demonstrou o potencial do curso de Engenharia Civil da universidade de desenvolver projetos para prefeituras abrangendo todas as etapas construtivas de edificação. “Foi uma satisfação muito grande a gente ver o resultado de todo o trabalho de um grupo de pessoas muito comprometidas com o Projetek. Os professores, os acadêmicos de graduação, os engenheiros contratados, temos uma equipe muito comprometida”, destaca.

O Escritório de Engenharia Projetek da Unioeste foi implementado em 2022 e envolve as áreas de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Os profissionais e acadêmicos que participam da estrutura fazem projetos para atender a demanda de municípios de pequeno porte na região de abrangência da universidade (46 cidades da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). 

A ideia é que as prefeituras sejam beneficiadas com projetos para desenvolver suas iniciativas e acadêmicos da Unioeste coloquem o conhecimento adquirido em sala em prática junto com profissionais.

 

______________________________

Agência Estadual de Notícias https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Projetek-da-Unioeste-entrega-projetos-de-escola-e-CMEI-para-Prefeitura-de-Iguatu

 

 

ENTRE EM CONTATO

Em caso de dúvidas. Envie uma mensagem para nossa equipe.

Site:  

E-mail: 

Atendimento presencial com agendamento: 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.