RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA SETI/FUNDO PARANÁ - CP Nº 08/2023 - AGEUNI

TEMPLATE SITE

A Unioeste se despontou como a segunda universidade do Paraná a ter mais projetos aprovados na 1a edição do edital de fomento do Programa AGEUNI. Ao todo, foram aprovados 67 projetos no Estado, totalizando um pouco mais de 28 milhões (R$28.567.180,00) a serem aportados nos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o objetivo de atender demandas de empresas

Do total dos 67 projetos aprovados nas 07 universidades públicas estaduais, 15 (22,39%) estão sob a coordenação de pesquisadores da Unioeste, que juntos somam R$6.599.635,00 (seis milhões, quinhentos e noventa e nove mil, seiscentos e trinta e cinco reais), o que equivale a 23,10% do total dos recursos.

No caso da Unioeste, as demandas contempladas neste primeiro edital ficaram assim distribuídas no tocante às categorias das empresas proponentes: 06 Grandes Empresas; 04 Microempresas e MEIs; 03 Pequenas e Médias Empresas e 02 na categoria Municípios, Cooperativas e Outras Formas de Organização.

No que se refere às áreas prioritárias definidas pelo edital, considerando as demandas do estado como um todo, a área “Agricultura e Agronegócio” foi a mais contemplada, com 45,11% dos recursos, seguida por: “Biotecnologia e Saúde” (17,15%), “Energias Sustentáveis” (16,67%), “Sociedade, Educação e Economia” (15,15%) e “Cidades Inteligentes” (5,92%). Deste total do Estado, as demandas a serem atendidas pela Unioeste se distribuem da seguinte forma: 14,96% são da área prioritária “Agricultura e Agronegócio”, 5,9% da “Biotecnologia e Saúde”, 1,4% da “Sociedade, Educação e Economia” e 0,84% da área “Cidades Inteligentes”.

As demandas aprovadas e que serão atendidas pela Unioeste são provenientes dos seguintes municípios: Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Curitiba, Pato Branco, Ouro Verde do Oeste, São Miguel do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Foz do Iguaçu e Mercedes.

Este resultado é de extrema relevância, pois confirma a necessidade de aproximação das universidades com a sociedade, que o Governo do Estado do Paraná está comprometido com esta causa, e que o conhecimento gerado pela Unioeste, assim como pelas demais do Paraná, pode atender demandas de pequenas a grandes empresas, bem como de municípios e de outras entidades, em benefício das regiões Oeste, Sudoeste e de todo o Estado e País.

Para acessar o edital do resultado do Edital da Chamada Pública SETI/FUNDO PARANÁ - CP Nº 08/2023 - AGEUNI, clique no link: CP 2023-08-Resultado Ageuni - 27.10.pdf (seti.pr.gov.br)