AGORA SOMOS AGÊNCIA DE INOVAÇÃO

INOVA2

O NIT da Unioeste agora passou a ser Agência de inovação, sob a denominação de Unioeste INOVA.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é uma universidade pública estadual multicampi, resultante da congregação de faculdades municipais isoladas de cidades do Estado do Paraná. A Reitoria está situada na cidade de Cascavel e seus outros campi nas cidades de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

No dia 10 de novembro de 2022 foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU) a Política Institucional de Inovação e Empreendedorismo (PIIE) da Unioeste, por meio da Resolução 137/2022. A nossa política está em conformidade com o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei Federal nº. 13.243/2016), que ampliou as competências mínimas dos NIT´s e reforçou a necessidade de se dar maior autonomia a estas organizações.

A política estabeleceu princípios, orientações e bases normativas sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia na Universidade, compartilhamento de laboratórios e equipamentos, afastamentos e licenças de servidores com propósito específico para a inovação, ações coordenadas para a efetiva aplicação dos instrumentos de incentivo a inovação e empreendedorismo, assim como para integração entre o setor público e privado em ambiente produtivo no Estado do Paraná.

Para implementar a PIIE o Conselho Universitário aprovou a criação da Agência de Inovação da Unioeste, sob a denominação Unioeste INOVA, que incorporou todas as atividades até então desenvolvidas pelo então NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) e ainda conferiu maior autonomia a organização ao vincular a Agência diretamente ao Gabinete do Reitor, garantindo assim agilidade na tramitação de processos internos, o que é de suma importância quando se fala em inovação.

A Agência de Inovação tem com o objetivo atender todos os campi da Unioeste de forma igualitária, disseminar e estimular a cultura da propriedade intelectual e da transferência da tecnologia produzida pela Universidade.

Além disso, é objetivo da organização apoiar a implantação de ambientes promotores de inovação e empreendedorismo, empresas acadêmicas e empreendimentos de base tecnológica e social, por meio das Incubadoras e Empresas Juniores.

A Unioeste INOVA também estimula o estabelecimento de parcerias estratégicas, convênios, cooperação técnica com empresas e órgãos públicos e privados para o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Assim, a Agência de Inovação desempenha um papel muito importante dentro da Universidade, protegendo a propriedade intelectual e estimulando a inovação e empreendedorismo com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e atender as demandas do setor produtivo e da sociedade.