Destaques

Unioeste INOVA e Programa de Pós-Graduação da Unioeste participa da 9ª Edição do Iguassu Conecta

Unioeste INOVA e Programa de Pós-Graduação da Unioeste participa da 9ª Edição do Iguassu Conecta
 igussuinova

 

Na última quarta-feira (29), a diretoria da Unioeste INOVA estiveram participando da 9ª edição do Iguassu Conecta - Conectando Universidade que foi realizado na sala ExoHub CITA - ACIFI em Foz do Iguaçu e que teve por objetivo, reunir a comunidade acadêmica e empreendedores para apresentar os resultados dos trabalhos do Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - PPGTSGS da instituição.

O evento foi conduzido pelo coordenador do PPGTGS, Prof. Dr. Eduardo Dechechi e por Mariangela Lückmann do Iguassu Valley. Além disso, contou com a presença do vice-reitor da Unioeste, Prof. Dr. Gilmar Ribeiro de Melo, da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Sanimar Busse, do diretor de pós-graduação, Prof. Dr. Jerry Adriani Johann, da diretora executiva da Agência de Inovação da Unioeste (Unioeste INOVA), Profa. Dra. Maria da Piedade Araújo e da advogada da Unioeste INOVA, Nilza Maria de Souza Altavini.

 Segundo o coordenador do programa, em uma disciplina do mestrado, os alunos desenvolvem um projeto de intervenção dentro de uma empresa, ou seja, ele aplica tudo que é visto no ensino, na prática. Com isso, o evento funciona como uma socialização entre a universidade e comunidade, e ainda conta com o momento de apresentação dos resultados de toda a pesquisa científica, pois ao final do projeto os mestrandos produzem um artigo técnico científico sobre a experiência e os resultados que obteve. 

“É muito importante você poder, pela universidade, mostrar para a sociedade, inclusive dentro da casa do representativo, dos empresários, aquilo que a universidade fez de fato, foi feito e foi entregue”, afirma o Prof. Dr. Eduardo. A presença dos docentes orientadores do programa de mestrado confirma o comprometimento com as iniciativas e valoriza o excelente trabalho desenvolvido pelos mestrandos.

 

UNIOESTE E PARCERIAS 

De acordo com Sanimar Busse de pesquisa e pós-graduação da Unioeste, essa parceria da instituição com os sistemas regionais de inovação são muito importantes e se somam às atividades desenvolvidas nos Programas de Mestrado e Doutorado Acadêmicos - MAI/DAI do CNPq. “Para a Unioeste essa atividade representa o grau de maturidade da pós-graduação no que se refere à dimensão impacto na sociedade” diz a pró-reitora.  

A articulação entre universidade e sociedade é de extrema importância, e o Iguassu Conecta junto com o PPGTGS promoveu um diálogo entre a academia e o mercado, contribuindo para o desenvolvimento da região e do país. Com inscrições gratuitas e casa lotada, a nona edição do evento foi mais um sucesso e reafirmou o compromisso da Unioeste em estabelecer parcerias e fomentar a inovação e o empreendedorismo na região.

 

UNIOESTE INOVA  

Segundo a advogada da agência de inovação, Nilza Maria De Souza Altavini, para que a política de inovação da Unioeste traga resultados efetivos, é necessário, entre outras ações, que novas práticas e objetivos sejam difundidos, tanto na comunidade interna, como externa, já que a inovação só vai  acontecer quando houver a conexão da universidade com a sociedade e é atribuição da Unioeste INOVA, por meio de sua equipe, organizar este processo.  

“Assim estar presente em eventos como o 9º Iguassu Conecta é uma ótima oportunidade para a Agência de Inovação divulgar as mudanças havidas e as possibilidades de ações trazidas pela nova regulamentação,  que se baseia na lei estadual de inovação, assim como a necessária e desejada aproximação dos pesquisadores universitários com o setor produtivo, para que de agora em diante seja aprimorada a relação de parceria para o desenvolvimento das regiões onde a Unioeste está inserida e do país”, diz a advogada. 

A advogada ainda afirma que participar do 9º Iguassu Conecta foi de relevada satisfação ao  assistir projetos de intervenção realizados por alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade do campus de Foz  do Iguaçu, por meio dos quais foi possível constatar que, a exemplo de outras atividades, em toda a Universidade, o conhecimento  produzido na Unioeste já soluciona diversos problemas, de várias ordens, que atingem a sociedade de modo geral.  

“Isso mostra que estamos no caminho certo, que é isto que a sociedade espera e que de fato podemos colaborar muito para a melhoria nas condições e vida do nosso povo. Além disso, foi mais uma oportunidade de aproximação da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, que é uma importante representante da sociedade, com a qual contamos para estabelecer parcerias”, finaliza.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Prof. Claudio Roberto Marquetto Mauricio

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.