Dinâmica e normas de funcionamento dos grupos


Dinâmica e Funcionamento dos Grupos em 2022

Orientações Iniciais:

  1. Cada Grupo de Estudos é composto de 10 encontros.
  2. Em cada encontro há um tema e uma bibliografia específica para ser estudada e sistematizada.
  3. Ao mesmo tempo, para cada encontro foi elaborado um "Roteiro de Estudos", ou seja, algumas questões que possibilitam a compreensão e a interpretação dos textos e que terão 2h30m de certificação pelos estudos individuais. Portanto, algumas anotações deste estudo precisam ser entregues ao relator do grupo.
  4. As Bibliografias e os Roteiros de estudos estão disponibilizados no ícone de cada Encontro.

Em relação às circunstâncias Covid-19:

  1. Em virtude das circunstâncias deste ano letivo, com todas as consequências da pandemia da COVID-19, estão sendo disponibilizados os primeiros quatro encontros de estudos para serem feitos no tempo que perdurar o distanciamento social;
  2. Em primeiro lugar, professores ou outros participantes precisam organizar seu grupo (de 4 a 12 pessoas) e os primeiros passos, por exemplo, um grupo de whatsapp;
  3. Combinam o Tema e por qual Grupo de Estudos vão optar, os prazos etc...
  4. Realizados os estudos individualmente, são enviados ao Relator e/ou Coordenador;
  5. Quando se voltar à normalidade, organiza-se um tempo maior em que se podem planejar a apresentação dos temas estudados com diálogos coletivos com um tempo maior de modo a validar estes estudos;
  6. Não é possível fazer os estudos e ser certificado estando totalmente sozinho, é preciso, mesmo cada um sua em casa, montar um grupo de estudos.
  7. Estão disponibilizados os sete (7) Grupos de Estudos, os Encontros, as Bibliografias e os Roteiros de estudos de cada Encontro. Desse modo, todos podem ir fazendo os estudos em tempo de tempo de distanciamento social.


1 -  A dinâmica do Grupo de Estudos:

- Os Grupos de Estudo se organizam com um número de 4 a 12 pessoas, para possibilitar melhor participação, diálogo e envolvimento de todos. Se numa mesma escola houver, por exemplo, 16 pessoas interessadas, organizam-se dois grupos pois, o objetivo é que cada participante dialogue sobre suas leituras, percepções, reflexões e não apenas ouvir os diálogos.

- Os grupos funcionam na modalidade de autogestão, por isso, podem ser organizados em diferentes locais e espaços como escolas, associações comunitárias ou mesmo na casa dos participantes, locais onde o acesso for melhor.

- O Encontro do Grupo de Estudos terá datas definidas no coletivo: com o grupo organizado, discutem-se e definem-se as datas, horários e locais dos encontros.

- Os participantes serão professores, agentes I e II, estudantes, universitários e/ou outros interessados.

- As etapas de formação para certificação serão anuais. Cada curso desenvolve-se em 10 encontros com 6h cada: 2h30m para leitura e estudo individual com o roteiro e 3h30m para estudo e diálogos no coletivo.

- Depois do grupo organizado escolhe-se coordenador/a e relator/a e combinam-se as tarefas: coordenação do grupo, coordenação do momento de estudo, animação dos diálogos, controle de frequência, relato das atividades e resultados de cada encontro e Artigo Final para compor os Anais.

Momento de Sistematização. Os membros do Grupo de Estudos, depois de realizados os 10 encontros o/a Coordenador/a e o/a Relator/a, com a ajuda de colegas que se disponham, irão produzir um trabalho final em forma de artigo/relato dos encontros com base nos roteiros que em cada encontro foram entregues pelos professores. Orienta-se que o relatório final seja apresentado na forma de Template disponível. Esta sistematização realizada por todos os Grupos de Estudos irá compor os Anais Refocar 2022.

- É importante ter cuidado com o andamento do grupo, por isso, o/a coordenador/a e relator/a precisam estar próximos e criar um ambiente favorável ao encontro. Pode-se utilizar os aprendizados da Educação do Campo: a mística e a recepção dos participantes, a distribuição das tarefas, os informes, a leitura do relato do encontro anterior, a apresentação do estudo do dia e os diálogos do estudo. Outra prática que pode ser retomada, é compartilhar um lanche organizado conforme o horário de trabalho e as condições de cada grupo.

-  As bibliografias e os roteiros de estudos, de todos os “Grupos de Estudo”, encontram-se no ícone: Programa de Estudos. Cada grupo pode escolher qualquer “Grupo de Estudos”, atualmente, são 7. Isso porque é possível que haja grupos iniciando um processo em suas escolas e queiram estudar algum tema básico ou, outros grupos, queiram estudar um mais avançado que já estão a 2 ou 3 anos no processo. Não tem problema! Estão disponíveis ao todo 7 Grupos de Estudos, com variadas temáticas.  Bsca-se contemplar os diferentes momentos das escolas.

Cada grupo tem a liberdade de escolher conforme os 7 Grupos de Estudos disponibilizados:
a) Grupo de Estudos 1: "QUESTÕES INTRODUTÓRIAS PARA COMPREENDER A EDUCAÇÃO DO CAMPO" - Formação Continuada para Professores e Funcionários das Escolas de Campo, de Assentamentos e demais Estabelecimentos de Ensino

b) Grupo de Estudos 2: "PLANEJAMENTO COLETIVO INTERDISCIPLINAR E INSTRUMENTAL METODOLÓGICO" - Formação Continuada para Professores e Funcionários das Escolas de Campo, de Assentamentos e demais Estabelecimentos de Ensino.

c) Grupo de Estudos 3: "APROFUNDAMENTO SOBRE O DOSSIÊ DO INVENTÁRIO DA REALIDADE DAS ESCOLAS - REGIÃO SUDOESTE PR" - Formação Continuada para Professores e Funcionários das Escolas de Campo, de Assentamentos e demais Estabelecimentos de Ensino.

d) Grupo de Estudos 4: "AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO" - Formação Continuada para Professores e Funcionários das Escolas de Campo, de Assentamentos e demais Estabelecimentos de Ensino.

e) Grupo de Estudos 5: "APRENDER, ENSINAR E PLANEJAR NA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO" - Formação continuada para professores e funcionário das escolas de campo, de assentamentos e demais Estabelecimento de Ensino.

f) Grupo de Estudos 6: "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REFERÊNCIAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO" - Formação Continuada para Professores e Funcionários das Escolas de Campo, de Assentamentos e demais Estabelecimentos de Ensino

g) Grupo de Estudos 7: “AGROECOLOGIA E CUIDADO DA VIDA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO” - Formação Continuada para Professores e Funcionários das Escolas de Campo, de Assentamentos e demais Estabelecimentos de Ensino.

- O estudo individual do texto com o desenvolvimento do roteiro, será certificado, portanto, cabe ao relator/a e coordenador/a pensar em formas de como acompanhar estes estudos e ter um registro no grupo para frequência.

 - O certificado será de 60 horas com frequência mínima de 8 Encontros e a possibilidade de recuperar Encontros de estudo, que pode ser combinada no grupo. O/a coordenador/a e relator/a terá certificado de 20 horas a mais pelo trabalho dedicado ao grupo.

- As sugestões, comentários, dificuldades, dicas de novos textos e temas a serem estudados e outras questões, devem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2 - Cadastro do Grupo de Estudos:

- Dentro do prazo estabelecido (vide cronograma), o coordenador/a deverá cadastrar o Grupo de Estudos obedecendo as seguintes orientações:

  1. Verificar se todos os membros de seu grupo estão cadastrados no Sistema da Unioeste e inscritos no site "Eventos" / "Refocar - Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo". Todos devem se inscrever individualmente no "Eventos / Refocar";
  2. Prencher  a Ficha de Inscrição 2022
  3. Mandar a Ficha de Inscrição Refocar 2022 para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., solicitando a inscrição/formação do seu Grupo de Estudos;
  4. Organizar-se para iniciar e implementar o processo de formação em seu Grupo de Estudos.


3 -  Participação e Inscrição Individual

- Os participantes dos Grupos de Estudos devem estar cadastrados no Sistema da Unioeste. Os participantes que ainda NÃO estão inscritos no Sistema da Unioeste devem se CADASTRAR;

- Entrar no Sistema da Unioeste e fazer a sua inscrição individual no Evento "REFOCAR - Rede de Formação de Professores das Escolas Públicas do Campo - 2022" e escolher o Grupo de Estudos que vai participar no ícone “Inscrição em Atividades”

- Cada participante deve se inscrever em apenas um Grupo de Estudos.

- Portanto, no sistema da Unioeste, os participantes devem se inscrever assim:
a) Você é Professor e/ou outro – inscreve-se como PARTICIPANTE;
b) Você é Professor e coordenador - inscrevem-se como PARTICIPANTE e COORDENADOR;
c) Você é Professor e relator - inscrevem-se como PARTICIPANTE e RELATOR.


4 - Cabe ao coordenador/a do Grupo de Estudos:

- Definir coletivamente com os inscritos as datas dos momentos de estudo;

- Providenciar que todos os integrantes façam sua inscrição no Evento REFOCAR 2022;

- Fazer um grupo do whatsapp para contato com seu grupo: datas, horários e leituras de cada encontro;

- Definir entre todos os responsáveis para coordenar o estudo nas datas agendadas, conforme o material que se encontra na Plataforma no item “Material de Apoio”;

- Estimular a discussão sobre as questões centrais de cada estudo;

- Coordenar a elaboração do relatório final juntamente com o relator, preencher o Template 2021, conforme modelo, e enviá-lo ao e-mail: cEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para a confecção dos Anais dos grupos de estudos.

5 - Cabe ao Relator/a do Grupo de Estudos:

- Organizar uma lista com nome, e-mail e telefone dos participantes;

- Controlar a assiduidade, a pontualidade, os estudos e a assinatura na lista de presença de cada Encontro;

- Depois do 5º e do 10º encontros enviar a lista de presenças ao Coordenador Geral da Plataforma;

- Fazer o registro das principais atividades e discussões realizadas em cada encontro;

- Anotar as dúvidas e ou questões que precisem de maior estudo ou esclarecimento para debater nos Encontros Regionais;

- No início de cada encontro, ler o relato dos pontos estudados no encontro anterior.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.