Liderança em Internacionalização

Representantes das sete universidades estaduais do Paraná estiveram reunidos no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), entre os dias 19 e 21 de junho, para discutir e fortalecer lideranças no processo de internacionalização das instituições. A programação incluiu uma série de workshops ministrados pelo International Engagement Manager Sr. Aboubakr Fathalla, Associate Dean (International) Dr. Fiaz Hussain e pelo professor Dr. Alfredo Osvaldo Moscardini, da Cardiff Metropolitan University, Reino Unido.

Mattiello Fotos 13

Entre os participantes estão reitores, vice-reitores, diretores e representantes das áreas de relações internacionais das universidades paranaenses. O diretor superintendente do PTI, Jorge Augusto Callado, participou da abertura do workshop e destacou que a realização do evento vai ao encontro do atual momento do Parque, que está em “franco desenvolvimento do processo de internacionalização”. Callado comentou ainda que a aproximação do Parque com as universidades é muito grande, uma vez que a instituição abriga três delas: a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade da Integração Latino-Americana e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Após esse evento espero que possamos aprofundar as parcerias entre o PTI e as universidades”, disse.

A comitiva da Unioeste, caracterizada por ser multidisciplinar, contou com a participação do Vice-reitor Moacir Piffer, diretor do campus de Cascavel Alexandre Webber, diretor do campus de Francisco Beltrão Gilmar Mello, diretor do campus de Toledo Remi Schorn, professor Oscar Nihei, professor Reginaldo Zara, Pró-reitora de Extensão Sandra Belotto, e pela equipe do International Office: Pery Shikida, Rafael Mattiello e Gabriela Christ.

Para Rafael Mattiello, assessor-adjunto de relações internacionais, a atuação conjunta das sete universidades estaduais do Paraná teve um significado importante para a realização do evento “além de aproximar os laços de cooperação institucional, as universidades tiveram a oportunidade de compartilhar estratégias e aprofundar as metas voltadas à internacionalização afim de maximizar os resultados”.

O evento fez parte de uma primeira fase do projeto de Liderança na Internacionalização das universidades e foi uma oportunidade de avaliação para a implantação da estratégia na segunda fase, que será realizada em outubro no Reino Unido. Tratou-se de um encontro para o fortalecimento de habilidades e de capacidades de internacionalização das universidades estaduais do Paraná, com base nos conhecimentos e na experiência da Cardiff Met. A submissão da proposta pela rede das sete universidades estaduais, só foi possível pela cooperação da universidade do País de Gales que acreditou no projeto, e pelo cofinanciamento da Fundação Araucária, aos quais externamos os nossos profundos agradecimentos.

Fotos disponíveis em: facebook.com/ariunioeste