Diretrizes para Autores

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NORMAS GERAIS 
A revista tem fluxo contínuo com periodicidade semestral.
Serão aceitos artigos nos idiomas Português, Inglês e Espanhol.
Publicação Contínua de Artigos
Podem ser enviados ARTIGOS CIENTÍFICOS E RESULTADOS DE PESQUISA, CASES EXITOSOS e RELATOS DE EXPERIÊNCIAS de projetos já desenvolvidos com resultados comprovados, conforme o modelos a seguir e as Diretrizes para Autores  apresentadas abaixo:  
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Os artigos devem ser postados na plataforma: http://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs  
Se você precisar de mais informações, envie um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Dúvidas podem ser enviadas neste email ou da Editora Científica: Drª Irene Carniatto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Whattsapp: +55 (45) 99993-3903
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CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
URLs para as referências foram informadas quando possível.
O texto usa fonte Arial 11, espaço 1,5; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. 
Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

 EIXOS TEMÁTICOS 

  • SUSTENTABILIDADE: 
  • Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; 
  • Desastres Naturais e eventos extremos;
  • Educação Ambiental e Educação para a Sustentabilidade;
  • Efeitos das mudanças climáticas;
  • Empreendedorismo Social; (novos negócios que envolvem responsabilidade social, gestão de novos negócios sociais e ações de empreendedorismo sustentável).
  • Geotecnologias e suas aplicações;
  • Gestão Ambiental, Desempenho Social Corporativo (CSP), Responsabilidade Social Corporativa (RSC), (Contabilidade para a sustentabilidade; Resiliência Financeira e a contabilidade para usuários internos e externos, Economia Circular);
  • Governança ambiental (Governança para Sustentabilidade – ODS em abordagens complexas);
  • Inovação e Sociedade (economia de baixo carbono, mobilidade urbana, economia compartilhada, métricas sustentáveis, economia circular, transição energética...);
  • Modelagem climática e perspectivas futuras;
  • Monitoramento e poluição ambiental;
  • Políticas de Proteção e Defesa Civil;
  • Sustentabilidade Rural (Agricultura, agrofloresta, segurança alimentar e nutricional, PNAE, PAA, PRONAF, ATER);
  • Inovação tecnológica sustentável (eco-inovação e ecodesign; tecnologias limpas e renováveis; patentes ambientais; eficiência energética; transição socio técnica; Empreendedorismo de impacto; Terceiro Setor).
  • Transformações espaciais e seus impactos no clima;
  • Variabilidade e mudanças climáticas;
  • Vulnerabilidades socioambientais e resiliência urbana.

SEÇÕES

- Artigos e/ou Ensaios: seção dedicada à divulgação de pesquisas concluídas.
- Pesquisas em Curso: espaço para a exposição de trabalhos de pós-graduação em andamento.
- Iniciação Científica: divulgação de pesquisas elaboradas por bolsistas ligados ao PIBIC/CNPq.
- Livros em Revista: resenhas e notas bibliográficas. Resenhas de livros nacionais serão aceitas apenas de obras publicadas nos últimos três anos. De livros estrangeiros, obras publicadas nos últimos cinco anos.
- Notas de Divulgação Científica: divulgação de ensaios de divulgação científica, pesquisas descritivas, revisões e sínteses de temas diversos.

ARTIGOS
(Clique para baixar)
Os artigos científicos referem-se a relatos de pesquisa original.
 
- O texto deverá contemplar os itens, sempre destacados em letras maiúsculas, negrito, sem parágrafo e sem numeração, deixando 2 espaços (Arial 11) após o item anterior e 1 espaço (Arial 11) para iniciar o texto, na ordem a seguir:

- Para artigo em português ou espanhol: título (português ou espanhol) (Arial 14), nome dos autores (Arial 11), resumo, palavras-chave; título (inglês), summary e keywords (Arial 10).
 
- Para artigo em inglês: título (inglês), nome dos autores, summary, keywords; título (português), resumo e palavras-chave. Arial 10, espaço simples.
 
TÍTULO: Centralizado; deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho. Um número-índice sobrescrito, como chamada de rodapé, poderá seguir-se ao título para possível explicação em se tratando de trabalho apresentado em congresso, extraído de dissertação ou tese, ou para indicar o órgão financiador da pesquisa.
 
AUTORES: O número de autores deve ser o mínimo possível, sendo considerados apenas as pessoas que tiveram participação efetiva no trabalho, com condições de responder pelo mesmo integralmente, recomenda-se no máximo 5 autores. Serão colocados 2 espaços abaixo do título (2 vezes ENTER), centralizados, sem abreviatura, seguidos dos respectivos números-índices que, em nota de rodapé, irão identificar os autores da seguinte maneira:
- Para o primeiro autor: qualificação profissional, ocupação, local de trabalho e endereço.
- Para os demais autores: qualificação profissional, ocupação e local de trabalho.
 
RESUMO: O texto inicia-se na mesma linha do item. O resumo deve ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância — sem incluir referências —, os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 14 (quatorze) linhas. Abaixo devem aparecer as PALAVRAS-CHAVE (três no máximo, procurando não repetir palavras do título) escritas em letras minúsculas. Uma versão completa do RESUMO, para o inglês, deverá apresentar a seguinte disposição: TÍTULO, SUMMARY e KEYWORDS.
 
INTRODUÇÃO: Evitar divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular hipóteses e problemas abordados, bem como a justificativa da importância do assunto, deixando claro o(s) objetivo(s) do trabalho.
 
MATERIAL E MÉTODOS: Dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, será necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas etc. As Unidades de Medidas e Símbolos seguem o Sistema Internacional. O texto deve ser elaborado de forma a permitir a repetibilidade dos métodos.
 
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ilustrações e gráficos devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição gráfica final, preferencialmente na mesma posição do texto. GRÁFICOS: devem apresentar-se sem bordas, sendo os eixos x e y com 3/4 pt, descritos com o mesmo tipo e tamanho de letras contidas no texto e a legenda na posição inferior do mesmo. Os gráficos não devem ser gravados como figura, para não impedir sua diagramação pela editoria da Revista. A numeração deve ser sucessiva em algarismos arábicos.
TABELAS: evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios, adequar seus tamanhos ao espaço útil do papel e colocar, na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e auto-explicativas.
FOTOGRAFIAS: devem ser coloridas, com ótima qualidade e devem fazer parte do conteúdo que se deseja apresentar. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.
 
CONCLUSÕES: Devem basear-se exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subseqüente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.
 
AGRADECIMENTOS: Inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.
 
REFERÊNCIAS: Devem incluir apenas as referências mencionadas no texto e em tabelas, gráficos ou ilustrações, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As referências no texto devem também aparecer com a primeira letra maiúscula, seguidas da data: Souza e Opazo (2002), ou ainda nas citações em maiúsculas (SOUZA; OPAZO, 2002); existindo outras referências do(s) mesmo(s) autor(es) no mesmo ano (outras publicações), estas deverão ser identificadas com letras minúsculas (a, b, c) após o ano da publicação: (SOUZA; SILVA, 2002a). Quando houver três ou mais autores, no texto será citado apenas o primeiro autor seguido de “et al.”, mas na listagem bibliográfica final os demais nomes também deverão aparecer. Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e/ou a obra citada nesta é assim indicado: Silveira (1998) citado por Simão (2000). Quaisquer dúvidas, consultar norma NBR-6023 (Agosto de 2000) da ABNT. No TEMPLATE DA REVISTA você encontrará detalhadamente as orientações e modelos para elaboração da referências.

 

ENSAIOS
É a dissertação sobre determinado assunto, mais curta e menos metódica do que um tratado formal e acabado. Deve ser redigido em linguagem de fácil compreensão, sobre assuntos de interesse para a área, por autor(es) que demonstre(m) elevada experiência sobre o assunto tratado, permitindo uma orientação para os diferentes usuários da Revista. Somente justifica-se apresentação que traga contribuição sobre o assunto e não simplesmente casos pessoais ou de interesse restrito. Com maior liberdade de estilo, em comparação com os artigos científicos, os ensaios devem, preferencialmente, conter os seguintes itens: Título; Autor(es); Resumo (Summary); Palavras-Chave (Keywords); Introdução; Descrição do Assunto; Conclusões; e Referências. Para redação desses itens devem ser seguidas as mesmas orientações para composição gráfica de artigos científicos, com as seguintes particularidades: 
CABEÇALHO: A palavra ENSAIOS deve aparecer no cabeçalho da primeira página, em letras maiúsculas, sublinhadas, negritadas, centralizadas e espaçadas de 1,1 cm da margem superior.
 
INTRODUÇÃO: Deve esclarecer a importância e o estágio atual do assunto bem como sua contribuição para a temática abordada, apoiando-se em revisão bibliográfica, observações e/ou pesquisas de campo, deixando claro o objetivo proposto.
 
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO: Com títulos que podem ser divididos em subitens, privilegiando a fluidez do texto ao discorrer sobre o assunto, apontando as bases teóricas, trazendo experiências e recomendações, discutindo criticando abordagens, baseando-se em bibliografia, observações e/ou pesquisas de campo.
 
CONCLUSÕES: Somente justificam-se ensaios que tenham conclusões claras e concisas, coerentes com o(s) objetivo(s) estabelecido(s). Não devem ser uma simples reapresentação de outros parágrafos do ensaio.
 
REFERÊNCIASNo TEMPLATE DA REVISTA você encontrará detalhadamente as orientações e modelos para elaboração da referências.
 
OUTRAS  SEÇÕES
As Seções Pesquisas em Curso, Iniciação Científica, Notas de Divulgação Científica e Livros em Revista seguem as sugestões para “Artigos” e “Ensaios” descritas anteriormente. No entanto, tendo em vista algumas de suas especificidades, não apresentam necessariamente a mesma estrutura, cabendo ao(s) autor(es) observar atentamente alguns elementos importantes, tais como o limite máximo de laudas para estes tipos de texto, bem como a necessidade de identificar a seção na qual deseja publicar seu trabalho.
                                              
  R E F E R Ê N C I A S
No TEMPLATE DA REVISTA você encontrará detalhadamente as orientações e modelos para elaboração da referências.

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