•  
  • Português
  • English
  • Español
Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

Atenção! A página do PPGTGS encontra-se de cara nova! A partir de 25/09/2024 a página antiga (https://www5.unioeste.br/portalunioeste/pos/ppgtgs) deixou de ser atualizada! Salve o atual endereço no seu histórico e continue atualizado!

Hall dos Projetos de Intervenção 2025: Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos

Hall dos Projetos de Intervenção 2025: Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos
Foi realizado na noite de 30/09/2025 o evento de socialização dos Projetos de Intervenção 2025.
 
Confira na integra o resumo da Proposta de Intervenção da mestranda Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos:
 
Título: "Desafios do ensino às crianças com TEA: um roteiro semi-estruturado para identificar as estratégias usadas."
 
Orientadora / Coorientador: Profª Drª Fabiana Frata Furlan Peres / Prof Dr Fabrício Baron Mussi
 
Resumo: O projeto busca ouvir os professores para entender seus desafios e, a partir disso, propor caminhos mais inclusivos para o ensino de crianças com TEA. O projeto será
desenvolvido na Escola Municipal Gabriela Mistral e tem como foco compreender os percalços que os professores enfrentam ao ensinar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, será criado e testado um roteiro de entrevista semi-estruturada, visando identificar estratégias já utilizadas em sala e as principais dificuldades no processo de inclusão.A proposta será aplicada de forma piloto com quatro docentes, permitindo avaliar a clareza das perguntas e ajustar o material antes da etapa principal. O trabalho terá abordagem qualitativa e contará com perguntas de caracterização dos respondentes além do roteiro de entrevista. As entrevistas serão gravadas para posterior transcrição, com autorização prévia dos participantes. Analisar-se-á o material coletado a partir da técnica de análise de conteúdo. Com essa ação, espera-se apoiar a escola na construção de práticas mais inclusivas e oferecer subsídios para que os professores se sintam mais preparados. O projeto também dialoga com o ODS 4 (Educação de Qualidade), ao reforçar o compromisso com uma aprendizagem mais justa e acessível para todos.
 
A Proposta de Intervenção foi desenvolvida na disciplina de Seminários de Pesquisa Interdisciplinar, ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Cesar Dechechi.
 
banner 013
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.