Confira na integra o resumo da Proposta de Intervenção da mestranda Wallesa Dayana Martinek Queiroz dos Santos:
Título: "Desafios do ensino às crianças com TEA: um roteiro semi-estruturado para identificar as estratégias usadas."
Orientadora / Coorientador: Profª Drª Fabiana Frata Furlan Peres / Prof Dr Fabrício Baron Mussi
Resumo: O projeto busca ouvir os professores para entender seus desafios e, a partir disso, propor caminhos mais inclusivos para o ensino de crianças com TEA. O projeto será
desenvolvido na Escola Municipal Gabriela Mistral e tem como foco compreender os percalços que os professores enfrentam ao ensinar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, será criado e testado um roteiro de entrevista semi-estruturada, visando identificar estratégias já utilizadas em sala e as principais dificuldades no processo de inclusão.A proposta será aplicada de forma piloto com quatro docentes, permitindo avaliar a clareza das perguntas e ajustar o material antes da etapa principal. O trabalho terá abordagem qualitativa e contará com perguntas de caracterização dos respondentes além do roteiro de entrevista. As entrevistas serão gravadas para posterior transcrição, com autorização prévia dos participantes. Analisar-se-á o material coletado a partir da técnica de análise de conteúdo. Com essa ação, espera-se apoiar a escola na construção de práticas mais inclusivas e oferecer subsídios para que os professores se sintam mais preparados. O projeto também dialoga com o ODS 4 (Educação de Qualidade), ao reforçar o compromisso com uma aprendizagem mais justa e acessível para todos.
A Proposta de Intervenção foi desenvolvida na disciplina de Seminários de Pesquisa Interdisciplinar, ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Cesar Dechechi.