A InnovaCities - 14 Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanos e Resilientes, ocorreu no período de 15 a 17 de setembro de 2025, na cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, evento este que contou com a presença do PPGTGS, através dos seus docentes e de seus egressos.
Dentre os docentes do PPGTGS, estiveram presentes a professora Cecília Leão OderichCecília Leão OderichCecília Leão Oderich, os professores Claudio Alexandre de Souza (CAS), Claudio Roberto Marquetto Mauricio, Eduardo Cesar Dechechi e o professor Rômulo César Silva com as atividades descritas a seguir.
A professora Cecília, participou integrando o corpo de jurados nas competições ocorridas no Innovacities 2025 (InnovaCities Regenerative Innovation Competition e BRICS Technological Innovation Competition), a qual identificou, em suas palavras, que “foi de grande aprendizado e inspiração, principalmente pela oportunidade de vivenciar de perto o ecossistema de inovação e tecnologia que o evento promove. O contato direto com projetos de diferentes áreas, cada um trazendo soluções criativas e com potencial transformador, foi enriquecedor. Avaliar propostas me fez perceber a força das convergências entre ciência, criatividade e compromisso social.”
Professores Cecília, Dechechi e Panek.
A professora “agradece a oportunidade e parabenizo as entidades internacionais como a IFIA e ABIPIR, bem como o NIT/UNILA; e diz que a experiência agrega para a sua atuação docente no PPGTGS, fortalecendo o compromisso com o avanço da ciência e da tecnologia.” Agradecimentos, estes que estendemos em nome de todos os docentes do PPGTGS.
Antes do evento o professor CAS participou efetivamente da divulgação por meio das ações das quais participei junto ao UNIHUB, NUPESA, as disciplinas da graduação e do PPGTGS e o setor de comunicação da UNIOESTE campus de Foz do Iguaçu, inclusive através da gravação de um vídeo convidando a comunidade acadêmica da UNIOESTE e de Foz do Iguaçu e região a participar do evento.
Da direita para a esquerda: Professor CAS, nossa Egressa Edina e o Professor Dechechi.
Durante o evento o professor, atuou como Mentor – presencial e on line - no Ideathon Trinacional 1 Infância. Participou como representante da UNIOSTE Foz do Iguaçu, no Fórum Municipal de Inovação promovido pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ocorrido no evento. Participou como moderador no Painel “Neoparadigmas impulsionadores da Inovação Regenerativa para o desenvolvimento de Cidades Sustentáveis e Inteligentes”. Além de prestigiar o evento, visitando e fazendo networking com pesquisadores desde o nível de ensino médio até de doutorado, do Brasil e do exterior.
O professor Marquetto, participou com o Laboratório de Computação Gráfica (LabCG) da Unioeste participou do evento Innova Cities, apresentando a solução NarrAÍ – O Uso de Dispositivos para Geração de Descrições de Áudio para Deficientes Visuais. A iniciativa foi exposta no stand da Unioeste, com apoio da Agência de Inovação e da UNIHUB, destacando o compromisso da universidade com tecnologias acessíveis e inclusão social. A solução NarrAÍ utiliza plataformas embarcadas de baixo custo, para oferecer audiodescrição em tempo real a pessoas com deficiência visual, ampliando sua autonomia no cotidiano.
À direita o Professor Marquetto.
A apresentação contou com a participação do professor Marquetto, docente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS), e dos alunos do curso de Ciência da Computação da Unioeste, campus Foz do Iguaçu: Vitor Luiz Binsfeld Vieira, Marcos Oliveira de Sousa e Gustavo Camargo Domingues. A presença da equipe no evento reforça a importância da pesquisa aplicada, do protagonismo estudantil e da articulação entre universidade, inovação e responsabilidade social.
Antes do evento o professor Dechechi atuou com a divulgação em palestras para alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica na Unioeste/CECE; em palestra também dentro da Fase Beta de Pré-incubação do UNIHUB, nas ações de mobilizadoras; na sua aula de inovação; nas mentorias; nos pitch's; e nas comunicações diretas aos grupos de alunos/projetos). Participou também como um agente nas reuniões preparatórias desde janeiro de 2025 na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e o Iguassu Valley e na Unioeste, através da Agência de Inovação – Unioste INOVA.
À esquerda, Professor Dechechi ao lado da querida Mariangela Lüchmann.
Durante o evento o professor participou atuando no stand da Unioeste; articulando para que os profissionais que passaram pela Etapa Beta Pré-incubação (a. Vitor/IFPR "Projeto Pietra-Robô"; b. Eduardo & Igor/Unioeste & José/Unila "Projeto Phoenix Drones"; c. Álvaro/Unila "Projeto App Sendas") participassem efetivamente das competições ocorridas; como um dos painelista em um debate sobre "Ecossistema de Inovação da Região Trinacional"; realizou atividades de networking e orientações para alunos de ensino médio ao superior; participou representando o UNIHUB Foz do Iguaçu, o Grupo de Pesquisas "INOVATEC - Inovação e Sustentabilidade em ambientes de Tecnologia" ligado a Unioeste/PPGTGS - Mestrado Profissional.
O professor Rômulo, participou em 15 de setembro de 2025 de uma mesa de discussão no IA LATAM (Encontro Latino-Americano de Inteligência Artificial), que ocorreu dentro do InnovaCities 2025, junto aos pesquisadores Roberto Almeida (Unila) e Arthur Danila (USP) sobre Cidades do Futuro Saudáveis: o impacto do estilo de vida na saúde para Cidades Inteligentes.
Professor Rômulo à esquerda.
Além dos docentes acima citados, participaram também da InnovaCities, os respectivos mestres egressos do PPGTGS, pelas suas respectivas instituições, Ageu Tavella Gonçalves, Edina Dorilda de Oliveira, Juan Mendonça e a Thâmella Hellen Estefanuto Orsiolli.
Da direita para a esquerda: Mariangela, Dechechi, Ageu, Juan, Thâmella, Edina, Liliane e Bruna.
O mestre Ageu, atuou com o projeto “Pensamento Computacional na Prática Docente: Estratégias para a Educação Básica e o Desenvolvimento de Ferramentas Inclusivas para Alunos com Deficiência”. Bem como atuou como como elo de governança entre UNILA, poder público, setor produtivo e sociedade — modelo de quádrupla hélice aplicado à educação.
A mestra Edina, atuou na organização e no acompanhamento do IA LATAM (Encontro Latino-Americano de Inteligência Artificial), bem como das competições do Inovacities e do Bricks (InnovaCities Regenerative Innovation Competition e BRICS Technological Innovation Competition). Além disso, participou como jurada em ambas as competições e atuou como mediadora no painel “Ecossistema de Inovação na Região Trinacional”.
O mestre pelo PPGTGS, Juan Mendonça, atualmente ARI pela Agência de Inovação – Unioeste INOVA, participou ativamente como Curador de Comunicação, ajudando a divulgar o evento e a conectar as instituições e pessoas para as nossas atividades e fazer pontes entre empreendedores, startups, empresários e pesquisadores.
A mestra Thâmella, também presente no InnovaCities, estava atuando como jurada das competições do Inovacities e do Bricks (InnovaCities Regenerative Innovation Competition e BRICS Technological Innovation Competition).
O PPGTS agradece aos organizadores da InnovaCities - 14 Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanos e Resilientes; pela oportunidade que trouxeram novamente para a cidade de Foz do Iguaçu e região, desta vez com as competições de InnovaCities Regenerative Innovation Competition e da BRICS Technological Innovation Competition, em parceria com entidades internacionais; um evento que possibilitou networking com estudantes de ensino médio ao superior, empreendedores, pesquisadores, competidores, inventores, do Brasil, da América Latina e da Asia.
By CAS