NÓS PROPOMOS! UNIOESTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E
PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA TERRITORIAL
Na Unioeste iniciou em 2017 com a proposta: “Nós Propomos! Ensino de Geografia com significado na pesquisa na Unioeste/FB/PR”. A iniciativa foi idealizada pela parceria internacional firmada com o Prof. Sérgio Claudino Loureiro Nunes, da Universidade de Lisboa, Portugal, idealizador do Projeto, desde 2011, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa). Sob a denominação naquele país como - Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. A centralidade do projeto é no desenvolvimento da cidadania territorial, com compromisso com a sociedade democrática, participativa e tem como referência estudos locais.
A Unioeste/FB foi a primeira instituição do Paraná a implementar o Projeto, que está na sua nona edição neste ano de 2025. Tem como foco promover ações voltadas à formação cidadã de estudantes da educação básica e superior. Também de promover formação inicial e continuada de professores. Por meio da problematização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda da ONU para 2030, particularmente de quatro ODS: 4 – Educação de qualidade; 6 – água potável e saneamento; 10 – Redução das desigualdades, 11 - cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11);
Nesse contexto, as ações envolvem a participação de responsabilidade comunitária, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com base na resolução de problemas e na perspectiva do estudo do território pela educação patrimonial. Em cada edição, as propostas são socializadas na câmara de vereadores, havendo recentemente interesse de parlamentares para algumas propostas, motivo pelo qual, a equipe está estabelecendo parcerias com a Câmara de Vereadores. O projeto tem sido realizado em cinco município, conforme mapa aseguir: Francisco Beltrão, Itapejara D’Oeste. Verê, Enéas Marques e Pato Branco.

OBJETIVOS:
Geral: desafiar os estudantes a identificar problemas na sua comunidade e a desenvolver e partilhar soluções para os mesmos.
Específicos:
Promover atividades semanais estimulem a curiosidade e a problematização, fundamentais para a iniciação dos processos de análise e educação ambientais;
Envolver a comunidade escolar em projetos de investigação científica, compondo equipes que, sistemática e colaborativamente realizem o diagnóstico dos principais problemas socioambientais que interferem na qualidade da água
local;
Propor a delimitação de pontos de coleta para análise de parâmetros simplificados da qualidade da água (rios, lagos, poços e fontes na comunidade);
Organizar processos formativos que subsidiem a realização de sistematização e análise dos dados coletados pelos estudantes, bem como, de dados fornecidos pela secretaria municipal de saúde (VigiÁgua);
Contribuir para os estudantes debatam sobre o tema de forma propositiva e indiquem alternativas para solução das principais desconformidades identificadas;
Oportunizar a divulgação dos dados junto às comunidades escolar e externa;
Orientar a participação dos estudantes e representantes legais em eventos pedagógicos e científicos que valorizem a experiência e os resultados obtidos.