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Ações realizadas

 
NÓS PROPOMOS! UNIOESTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA TERRITORIAL
 
A edição de 2025 envolve diretamente, aproximadamente, 450 pessoas, entre jovens, adolescentes, crianças, acadêmicos e professores da educação básica.
As ações colaborativas entre universidade e escola estão articuladas em três eixos:
1) formação inicial e continuada de professores;
2) protagonismo do jovem na aprendizagem; e,
3) território enquanto objeto de estudos e de transformação social.
Nas ações, os estudantes são convidados a estudar os problemas dos bairros, cidade e/ou comunidades em que vivem; a dialogar com a população local sobre o impacto destes nas condições de vida; e estudar experiências científicas bem-sucedidas, bem como as políticas públicas existentes e o plano diretor do município; após o estudo, elaboram propostas de solução aos problemas encontrados e socializam, por meio de um seminário, as sugestões com o poder público e lideranças locais. A proposta tem como estratégia principal o diálogo com o poder público municipal (executivo e legislativo) e com pessoas da comunidade. Também com o setor privado, para entender a responsabilidade de cada setor na construção de soluções dos problemas territoriais.
As atividades promovem o desenvolvimento da cidadania territorial e contribuem para a formação de crianças e jovens para a democracia, ao promover ações educativas com o uso de instrumentos necessários para entender, posicionar-se e agir no território, com observância à justiça social e ambiental.
Toma como desafio a construção do conhecimento geográfico na representação investigativa dos próprios estudantes, tendo como principal referência a escola e para contribuir ao trabalho formativo dos professores, com destaque para os aspectos teórico-didático-metodológicos para o ensino de Geografia e à formação da cidadania territorial. Tem como principal referência a sistematização do contexto histórico geográfico dos municípios da região Sudoeste do Paraná, via educação geográfica.
O intuito é de que os estudantes identifiquem os problemas locais e realizem propostas de intervenções com sugestões de resolução. As proposições para possíveis soluções dos problemas são apresentadas ao poder público local e às instituições responsáveis.

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