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Mestrado em Educação - Francisco Beltrão

Mestrado em Educação - Francisco Beltrão

Histórico

 RECOMENDAÇÃO- RESOLUÇÃO - RECONHECIMENTO DO CURSO:

Ficha de recomendação do Programa, APCN - CAPES: pdf

Ofício nº 192-20-2011/CAPES - Resultado da proposta de abertura do Programa - pdf

Resolução nº 024/2012-COU - Aprova a implantação do Programa - pdf

Reconhecimento do Programa pela Portaria nº. 1.324, de 08/11/2012 - homologado pelo CNE, DOU 09/11/2012, seç.1, p.8  - pdf

Reconhecimento do Programa pela Portaria: nº. 609, de 14/03/2019 - Publicada no D.O.U. de 18/03/2019 - Avaliação quadrienal 2017 - Conceito 3 - pdf

Ficha de recomendação do Programa - CAPES: Avaliação quadrienal 2017 - 2021 - Conceito 4 - pdf


CONTEXTUALIZAÇÃO INSTITUCIONAL E REGIONAL DO PROGRAMA

CONTEXTUALIZAÇÃO INSTITUCIONAL E REGIONAL DO PROGRAMA

1. Contextualização Institucional

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), é uma universidade regional multicampi, formada por cinco Campi, localizados nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

Resultante da congregação de faculdades municipais isoladas: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cascavel (FECIVEL), criada em 1972, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Foz do Iguaçu (FACISA), criada em 1979, a Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato” de Toledo (FACITOL) e a Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (FACIMAR) ambas criadas em 1980.

 A Unioeste obteve seu reconhecimento como Universidade a partir da Portaria Ministerial nº 1784-A, de 23 de dezembro de 1994, e do Parecer do Conselho Estadual de Educação nº 137/94. Como instituição pública multicampi tem como missão produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, comprometendo-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social. (PDI, 2018)

Atualmente, a Unioeste possui 170.984,81 m² de área construída 1.946.488,15 m² de área rural, e 473.254,99 m² de área urbana, considerando todas as suas unidades. A Unioeste oferta 64 cursos de graduação, distribuídos em 69 turmas, pois alguns cursos são ofertados em mais de um turno, nos seus 05 (cinco) Campi. Oferta ensino de pós-graduação em: 37 programas de Mestrado, 13 programas de Doutorado e 30 cursos de especialização.

O Campus de Francisco Beltrão, foi incorporado à UNIOESTE, no ano de 1998, também originado de uma Fundação Municipal, a Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL), criada em 1974. Localizado na região Sudoeste do Estado, atende aos 42 municípios que compõem a região e vários municípios do Oeste de Santa Catarina. Tanto a região Oeste, como a Sudoeste são de colonização recente; foram ocupadas, efetivamente, a partir de 1940, por colonos vindos do Norte do Paraná e por colonos de origem italiana, alemã, polonesa, entre outros, procedentes do Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. O município de Francisco Beltrão, desde a colonização da região, se consolidou como um dos polos de desenvolvimento regional, sendo atualmente o município mais populoso. A Unioeste, campus Francisco Beltrão, atualmente oferta nove cursos de graduação e três Programas de Pós-graduação stricto sensu

2. Contextualização do Programa:

O Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Unioeste campus de Francisco Beltrão – PPGEFB, como destacado em seu Projeto Pedagógico vigente, tem como missão acadêmica e científica produzir, difundir e socializar conhecimentos com vistas a ser referência na área da educação formando professores-pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento humano, local e regional. Para atingir essa sua missão, o PPGEFB instituiu a visão de tornar-se um Programa de Pós-Graduação de referência na produção, sistematização e socialização do conhecimento na área da educação para formar professores-pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento humano regional e local.

Por isso, para dar conta dessa sua missão, o PPGEFB tem como objetivo geral formar profissionais – mestres em educação - qualificados para pesquisa e para a docência capazes de produzir conhecimentos teórico-práticos acerca do fenômeno educativo em situações escolares e não-escolares em suas relações com a Sociedade, o Estado e a Cultura. E, para atingir este objetivo geral, estabelece os seguintes objetivos específicos: Propiciar e instrumentalizar a produção de conhecimentos contribuindo para a área da Educação; Formar profissionais para a atividade de pesquisa e docência no ensino superior e na educação básica comprometidos com a produção e a socialização do conhecimento científico; Formar profissionais comprometidos com a produção do conhecimento para atuarem no ensino, pesquisa, extensão e atividades profissionais em diferentes níveis, modalidades e campos da educação básica e superior; Promover a articulação entre a Pós-Graduação stricto  sensu, Graduação e Educação Básica regional; Contribuir na preparação de docentes-pesquisadores capazes de realizar a investigação sobre a educação brasileira visando entendê-la no tempo e no espaço, considerando seus níveis e modalidades; Produzir, difundir e socializar conhecimentos com vistas a ser referência na área da educação formando professores-pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento humano, local e regional.

O PPGEFB tem como área de concentração a Educação, compreendida como fenômeno social, produzido em determinadas condições históricas que se expressa em formas escolares e não escolares. A compreensão das práticas culturais e dos processos educativos é fundamental para conhecer e entender as inter-relações presentes entre Sociedade e Educação. Atenta às características regionais, a proposta pedagógica do PPGEFB foi pensada para atender, prioritariamente, as demandas regionais, em sintonia com as questões nacionais da educação. A opção pela área de concentração em Educação considera suas práticas formais e não-formais, presentes na estrutura de duas Linhas de Pesquisa.

A Linha 1 – Cultura, Processos educativos e Formação de Professores traz em sua ementa: Investigar os processos de formação e inter-relações entre educação, cultura, formação de professores, processos educativos formais e não formais, em suas dimensões teórico-práticas, sociopolíticas e pedagógicas.

A Linha 2 – Sociedade, Conhecimento e Educação - traz em sua ementa: A Linha de pesquisa promove investigações, estudos e debates sobre as relações entre Sociedade, Conhecimento e Educação, tendo como alicerce os fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da educação.

Ao realizar a descrição do contexto do Programa, é necessário começar a partir da história da instituição a qual pertence. A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste é uma instituição multicampi, reconhecida em 1994, e atende as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Formada por 5 (cinco) campi, a Unioeste, possui 170.984,81m2, atende os municípios de Cascavel (reitoria), Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Candido Rondon e Toledo. Em 2023, a Unioeste ofertou 65 cursos de graduação, com 11.362 matriculados distribuídos nos seus 05 (cinco) campi. Em 2024, os cursos de Pós-Graduação eram oferecidos em 38 programas de Mestrado, 22 programas de Doutorado e 33 cursos de especialização (Unioeste, 2024).

O campus de Francisco Beltrão, campus sede do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – PPGEFB -, localizado na região Sudoeste do Paraná, próximo da fronteira com Santa Catarina e com a Argentina, tem suas atividades iniciadas em 1974, como Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão (FACIBEL). Atende a 42 municípios que compõem a região Sudoeste e vários municípios do Oeste de Santa Catarina. Em 2024, conforme dados fornecidos pela Comissão Local que contribuiu para a elaboração do PDI 2025-2029 da Unioeste, o campus de Francisco Beltrão contava com 09 cursos de graduação, com 1.465 acadêmicos matriculados e com 214 acadêmicos de Pós-Graduação stricto sensu matriculados em seus 4 (quatro) cursos. Em relação ao corpo Docente e da Carreira Técnica Universitária, em 2024, havia registrados: 184 docentes (129 efetivos e 55 CRES), 64 Agentes Universitários (44 efetivos e 20 CRES), 16 estagiários e 13 funcionários terceirizados.

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, a missão da Unioeste, como instituição pública multicampi é “[...] produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento humano, científico, tecnológico e regional, comprometendo-se com a justiça, a democracia, a cidadania e a responsabilidade social” para “[...] ser referência como universidade pública na produção e socialização do conhecimento, comprometida com a formação de profissionais para atuar com base em princípios éticos para o exercício da cidadania” (Unioeste, 2018, p. 34).

O PPGEFB iniciou suas atividades no segundo semestre de 2012 e é o único na área de Educação da região Sudoeste do Paraná, composta por 42 municípios, com área de 16.988 km² (Ipardes, 2024). De acordo com o IBGE (2022) a população censitária da região Sudoeste do Paraná era de 662.679 habitantes, com 506.730 na área urbana e 155.949 na territorialidade rural. Em 2024, de acordo com o Ipardes (2024), a população estimada do Sudoeste do Paraná era de 684.363 habitantes. Em 2022, de acordo com os dados do IBGE, Francisco Beltrão tinha 95.376 habitantes, sendo 84.409 na territorialidade urbana e 10.967 na territorialidade rural. Em 2024, a população estimada do município era de 101.302 habitantes.

O processo de colonização da região, a partir de 1940, constituiu uma população com diversidade étnica, basicamente formada por colonos migrantes italianos, alemães e poloneses do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que veio a caracterizar o setor agropecuário como seu principal fator de desenvolvimento econômico. Nas últimas décadas, grande parte desse setor se modernizou e se complexificou nas atividades econômicas das agroindústrias e novos ramos atuantes, como o da indústria moveleira, o da construção civil ou imobiliário, do comércio, entre outros. Segundo dados do IBGE (2022), a maioria dos municípios da região tem alto IDH, com índices que variam de 0,700 a 0,799. O IDH de Francisco Beltrão é de 0,774.

Em 2023, de acordo com os dados sistematizados pelo Ipardes (2024), havia na região Sudoeste 143.214 estudantes matriculados na Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com mais de 12.100 docentes atuando nesta etapa da educação nacional. No mesmo ano, na educação superior, havia 17.034 estudantes matriculados na modalidade presencial em suas 20 instituições de ensino superior e 17.828 na modalidade a distância, distribuídas várias dezenas de instituições.

O município de Francisco Beltrão, desde a colonização da região, consolidou-se como um dos polos de desenvolvimento regional, sendo atualmente o município mais populoso. A média salarial dos trabalhadores formais, em 2022, era de 2,57 salários-mínimos. E em relação aos dados educacionais, de acordo com a Portaria nº 1.209, publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2024, havia no município de Francisco Beltrão, 17.364 estudantes matriculados na Educação Básica, incluindo todas as suas etapas e modalidades. De acordo com os dados sistematizados do Ipardes (2023), havia 1.468 docentes atuando na Educação Básica. O município conta com 70 escolas da Educação Básica, distribuídas em 56 escolas sob dependência administrativa municipal e estadual, localizadas na territorialidade rural e urbana e 14 escolas privadas localizadas na territorialidade urbana.

Embora o PPGEFB tenha uma história relativamente curta, iniciada no segundo semestre de 2012, já é bastante conhecido na região do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. Esta inserção se expressa na quantidade de profissionais de várias áreas que buscam informações sobre o Programa para participar nos processos de seleção e eventos promovidos, como aula inaugural, palestras, colóquios, seminários entre outros.

Nos processos de seleção para ingresso houve aumento gradativo de vagas. Em 2012 e 2013 ingressaram 9 (nove) discentes orientados por 7 professores e 8 professores, respectivamente. No ano de 2014, o PPGEFB ampliou significativamente o número de vagas, aprovando 16 candidatos, o que estimulou ainda mais a procura, visto que houve 117 candidatos inscritos. Para o ingresso em 2015, ampliou-se o número de vagas para 18, com 177 inscritos. Neste ano, teve o credenciamento de duas professoras colaboradora, o que ampliou o número de professores para 10. Em 2016, contou com 136 candidatos inscritos para 18 vagas. Na seleção para ingresso de 2017, ampliou-se para 22 vagas, devido ao credenciamento de três (3) novos Docentes Permanentes e uma (1) Docente Colaboradora. A seleção contou com 170 inscrições.O ingresso em 2018 contou com a inscrição 150 candidatos para as 22 vagas ofertadas para alunos regulares. Para o ingresso em 2019, o Programa ampliou a oferta para 25 vagas, por conta do credenciamento de mais duas (2) Docentes Permanentes. Nesta seleção inscreveram-se 147 candidatos. Para o ingresso em 2020 inscreveram-se 122 candidatos para 25 vagas.

Em 2020, em função da suspensão das atividades acadêmicas em 16 de março de 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, realizaram as disciplinas de julho de 2020 a fevereiro de 2021. A universidade por não dispor de plataforma virtual demorou para adquirir e implementar o sistema remoto. A Pós-Graduação retornou as atividades do ensino, via sistema remoto síncrono, em junho de 2020. Houve reestruturação do calendário e horários de aulas para garantir o cumprimento das atividades e ações do período letivo. Vale ressaltar que outras atividades virtuais foram ofertadas pelos docentes do Programa nas mídias sociais com o intuito de estabelecer vínculos com os discentes ingressos no Programa. As orientações, qualificações e defesas seguiram os protocolos institucionais de acordo com as medidas sanitárias do Estado. Em defesa da vida e da saúde, a instituição e o Programa optaram em ofertar todas as atividades via sistema Microsoft Teams e Google Meet. Os exames de qualificação foram realizados até agosto de 2021.

Para o ingresso em 2021, ampliou-se o número de vagas para 30, com 174 inscritos, com 29 matriculados. Para este ano, houve o credenciamento de quatro (4) Docentes Permanentes, passando a ter 15 Docentes Permanentes e 3 Docentes Colaboradores. Para o ingresso em 2022 teve 197 inscritos para 30 vagas, com 30 discentes matriculados. Em 2022, o Programa contava com 15 Docentes Permanentes e ainda com 4 Docentes Colaboradores, uma a mais que o ano anterior. Em 2023, houve 178 inscritos para 30 vagas, com 30 matrículas efetivadas. O Programa contava com 14 Docentes Permanentes e 3 Docentes Colaboradores. Para o ingresso em 2024, houve 90 inscritos para 30 vagas, com 30 matrículas efetivadas. Neste ano, houve o credenciamento de novos 4 (quatro) Docentes Permanentes e o Programa contava com 18 Docentes Permanentes e com 2 Docentes Colaboradores.

Em relação aos titulados no quadriênio 2021 a 2024, houve um total de 99 egressos, distribuídos da seguinte forma: 2021 foram 22 titulados; 2022 foram 23 titulados; 2023 foram 29 titulados e em 2024 foram 25 titulados.  De 2012 até o final do ano letivo de 2024 o PPGEFB conferiu o título de mestre em educação a 202 discentes. Entre estes, assistentes sociais, médicos, psicólogos, pedagogos, sacerdotes, administradores, advogados e professores das diversas áreas do conhecimento. A diversidade no campo de formação corresponde à missão do Programa: formar recursos humanos que contribuam com a produção do conhecimento articulado ao desenvolvimento regional nas diversas áreas da educação.

Há uma grande demanda pela Pós-Graduação em Educação na região. A expressiva quantidade de inscritos no processo de seleção de alunos regulares e a procura de candidatos às vagas abertas para alunos especiais comprovam tal situação. Nesse sentido, torna-se importante fortalecer e consolidar o PPGEFB na região, visando a qualidade na Educação Básica, a formação de professores para o ensino superior e Educação básica e a produção de conhecimentos na área da educação, como também, a contribuição para o desenvolvimento regional, o que significa para a Unioeste a busca permanente da qualidade acadêmica no processo de inserção social e regional.

A formação e consolidação dos Grupos de Pesquisa fazem parte da história e contexto do PPGEFB. Ao longo do quadriênio 2021-2024, com o credenciamento de novos docentes permanentes, novos grupos de pesquisa começaram a fazer parte das atividades dos estudantes. Os grupos de pesquisa vinculados ao Programa são: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural - GEPEATH; Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas - RETLEE; Grupo de Pesquisa Educação e Sexualidade - GEDUS; Grupo de Pesquisa em Estudos Etno-Culturais – GEEC e o Projeto de Extensão do Grupo Musicena; Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação - GESTE; Grupo de Pesquisa Pós-modernidade, Sociologia, Direito e Educação; Grupo de Pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho docente; Grupo de Pesquisa Educação Superior, Formação e Trabalho Docente - GESFORT; Grupo de Apoio Psicológico ao Acadêmico – GAPAC; Grupo de Pesquisa Educação Crianças e Infâncias - GPECI; Grupo de Pesquisa História Sociedade e Educação no Oeste do Paraná – HISTEDOPR; Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares – GEFHEMP que organiza e dirige Rede de formação de professores das escolas públicas do campo no Sudoeste do Paraná - REFOCAR.

Esses grupos ampliaram suas atividades ao longo dos anos, vinculando em suas atividades de pesquisa, especialmente, as ações de ensino na graduação e de extensão com a comunidade externa regional. Além disso, a participação dos pesquisadores no PPGEFB contribuiu para ampliação de suas atividades, permitindo o contato com outras instituições e outros pesquisadores, especialmente vinculados a inserção social regional do Programa.

Por fim, cabe destacar que o histórico e a contextualização do Programa acima apresentado, relaciona-se, especialmente, à definição da identidade e da natureza do Programa, vinculando a sua missão de formar docentes-pesquisadores comprometidos com a inserção social regional, fomentando o desenvolvimento regional, mediados pela produção e socialização do conhecimento científico.

Acreditamos que todas as ações do Programa neste último período, incluindo desde a sua estruturação da área de concentração – Educação -, Linhas de Pesquisa, Docentes Permanentes e Colaboradores, Projetos de pesquisa, Disciplinas ofertadas, ingressos dos discentes, discentes titulados, eventos e produção científica de toda a comunidade do Programa – Docentes/Discentes/Egressos – fortaleceram os laços com a comunidade regional, sobretudo do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina e, também, em menor escala, com outras regiões do Estado do Paraná e do País, formando profissionais da educação – docentes-pesquisadores – capazes de promover alterações significativas em seus locais de trabalho e de pesquisa. 

PERFIL PROFISSIONAL A SER FORMADO

O mestrado em educação pretende formar o profissional:

a) Docente-pesquisador envolvido com a produção do conhecimento, análise e compreensão dos processos educativos nas suas múltiplas dimensões, contribuindo como o desenvolvimento da área da Educação.

b) Docentes-pesquisadores na educação superior e na educação básica em seus diferentes níveis e modalidades.

c) Docente-pesquisador que elabore e desenvolva projetos teórico-metodológicos de pesquisa, de intervenção pedagógica e gestão escolar em instituições educativas (formais e não formais) para o desenvolvimento local e regional.

 

 

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