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Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde

Planejamento Estratégico

O Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS), quando comparado aos cursos ofertados em grandes centros, pode ser considerado jovem. Com efeito, está completando o segundo quadriênio (2021-2024). O funcionamento do Programa desde sempre foi regido por normativas da área de avaliação da Capes, área Medicina I, por regulamentações e resoluções da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, particularmente a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional vigente (PDI 2019-2023. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/arq/files/PROPLAN/DesenvolvimentoInstitucional/PDI_2021.pdf; e anterior 2013-2017). No PDI da instituição, tomamos como ênfase o componente referente a Pós-graduação, que por sua vez, se estrutura no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI; Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/arq/files/PROPLAN/Correcoes/PPPI_Res_n_270_2007_CEPE.pdf). É importante chamar atenção que a criação do PPGCAS foi uma meta cumprida do PDI  do período 2013-2017, que tinha por objetivo ampliar a pós-graduação nos campi da Unioeste, especialmente na área da saúde na mesoregião de Francisco Beltrão. Tal ênfase deve-se a diversos fatores, como a implantação do curso de graduação em medicina, em 2013 e, em 2015, o curso de graduação em nutrição. Subsequentemente, os cursos de residência médica em cirurgia geral, clínica médica e pediatria foram implantados.

A política para a pesquisa e para a pós-graduação na Unioeste objetiva gerar conhecimento e tecnologia em todos os campos do saber. Ademais, busca disseminá-los em padrões elevados de qualidade, seja por ensino, publicações técnicas e científicas ou outras formas de divulgação, que atendam às demandas socioeconômicas local, regional, nacional e internacional. A instituição reconhece todos os seus participantes, docentes, discentes e agentes universitários, como constituintes fundamentais e estruturais de sua organização, corresponsáveis pelas ações desenvolvidas. Dentro dos PPGs, assim como no PPGCAS, resoluções, regulamentos e documentos próprios são aprovados nas instâncias cabíveis dentro da IES, norteados pela área afeta regem o funcionamento do Programa com suas particularidades. Com o decorrer dos anos, metas a cumprir a longo, médio e curto prazos levaram a criar estratégias que garantissem uma evolução de sucesso à pós-graduação.

Ainda no quadriênio anterior, foi elaborado um documento que fomentasse e permitisse o acompanhamento com exclusividade da pós-graduação na Unioeste, o qual  não existia oficialmente. As mudanças na Capes e o aprimoramento do processo avaliativo exigiram a elaboração deste documento, institucionalmente e dentro dos PPGs. O Planejamento Estratégico da Pós-graduação Stricto Sensu da IES (PEP: https://www.unioeste.br/portal/arq/files/PRPPG/resolucoes/Planejamento-Estrategico-PPG-StrictoSensu-Unioeste.pdf) começou a ser discutido e elaborado a partir de 2019, após as reuniões de Meio-Termo da Capes e concomitante a estruturação da Autoavaliação, formalizada pela agência. Para estruturar o documento, constituiu-se uma comissão envolvendo a Pró-reitora de Pós-graduação (PRPPG), coordenadores de cursos de PPG e docentes, dentre eles, a então coordenadora do PPGCAS, representando as demandas e especificidades da área da Ciências da Saúde e da Medicina I (Colégio: Ciências da Vida; Grande área: Ciências da Saúde; Área: Medicina I). Embora esse material tenha sido finalizado e divulgado oficialmente em 2021, com estratégias institucionais para os próximos anos (2021 a 2028), é um documento dinâmico, passível de adequações e avanços que os diferentes níveis da pós-graduação exigem. O documento  redigido contém as metas e estratégias pensadas com intuito de aprimorar os PPGs, com a estruturação do do PEP (Planejamento Estratégico da Pós-graduação) e  do PDI, com aspectos relacionados aos PPGs.  As estratégias elencadas a partir desse contexto para o quadriênio (2025-2028) no PPGCAS são dinâmicas. Elas podem ser conquistadas a curto, médio e longo prazo e por isso são passíveis de adequações percebidas pelos envolvidos no Programa e nos resultados das Autoavaliações.

Neste sentido, foi então desenvolvido o documento que trata da Autoavaliação do PPGCAS, considerando os documentos de área da Capes, o PDI e o PEP da Unioeste. O documento de autoavaliação do Programa para avaliação no quadriênio 2021-2024 foi elaborado por uma comissão constituída pela coordenadora do PPGCAS, uma docente, uma discente e uma egressa do Programa e um docente externo ao PPGCAS (conforme Resolução nº079/2020-CEPE de 10/09/2020). Em conjunto, as ações e documentos acima servem como base para a estruturação do Planejamento Estratégico do Programa, que será revisado após a liberação do parecer da avaliação quadrienal em questão.

Logo, conforme a Autoavaliação realizada, as metas estabelecidas para o PPGCAS para o próximo quadriênio (2025-2028) incluem:

  • Fortalecer e estreitar as políticas de Pesquisa e Inovação Tecnológica;
  • Expandir o número de títulos e volumes do acervo de periódicos de acesso livre;
  • Aprimorar os mecanismos de acompanhamento dos egressos;
  • Definir critérios de prioridades para investimentos na infraestrutura da pós-graduação, com ênfase nos PPGs em processo de elevação conceitual e na estruturação do doutorado;
  • Ampliar o apoio da PRPPG às publicações científicas em revistas nacionais e internacionais, através de ações como a viabilização, com recursos próprios da PRPPG, de serviços de tradução e revisão em tempo hábil e eficiente.
  • Paralelamente, intensificar as ações de fomento/financiamento de publicações em periódicos, visando a melhoria da avaliação do PPGCAS, inclusive perante a Capes, com foco no protagonismo discente;
  • Incentivar o registro de Patentes, uma ação crescente no PPGCAS devido ao perfil de atuação dos docentes;
  • Criar editais internos de fomento à pesquisa e para apoio e aprimoramento da infraestrutura (equipamentos e insumos) do programa;
  • Prestar auxílio ao PPGCAS junto aos órgãos de Fomento à Pesquisa e Pós-graduação;
  • Redefinir os critérios para apoio às áreas estratégicas de Pesquisa vinculadas aos PPGs nas propostas Institucionais de apoio à Infraestrutura e à Pesquisa e Pós-graduação nos órgãos de fomento à Pesquisa (Capes Pró-equipamentos, FA – Capes Pró-equipamentos e CT-INFRAFINEP);
  • Intensificar as ações de Internacionalização dos programas, em especial do PPGCAS;
  • Apoio à intercâmbios e estágios de discentes e docentes em centros de excelência;
  • Promover encontros e reuniões entre os PPGs de áreas correlatas, buscando parcerias dentro da IES;
  • Fortalecer o periódico do PPPCAS que, no último quadriênio, atraiu inúmeras submissões internacionais e encontra-se indexado em bases de dados de destaque na área da saúde;
  • Aperfeiçoar e flexibilizar o uso de recursos provenientes do PROAP;
  • Adequar as resoluções da Pós-graduação stricto sensu da IES, considerando eventuais mudanças e diretrizes da CAPES, incluindo o ensino à distância;
  • Buscar o auxílio da Assessoria de Relações Internacionais para efetivar a internacionalização do PPGCAS.

As metas apresentadas, embora não engessadas, expressam necessidades reais dos discentes e também egressos (como no caso de apoio para o seguimento de estudos e publicações). Em adição, visam consolidar o Programa no cenário regional, comprometido com as necessidades sociais, econômicas, culturais, políticas e científicas no contexto em que atua.

Em suma, o planejamento estratégico do PPGCAS para o próximo quadriênio (2025-2028) será concluído, efetivamente, após a liberação da ficha de avaliação quadrienal de que trata a presente proposta. Todavia, o documento - debatido e acordado em colegiado - está alinhado com o PEP institucional, o Plano Nacional da Pós-Graduação/PNPG  e os documentos dos GTs da CAPES da área de Medicina I.  O planejamento também se baseou nos resultados da Autoavaliação recente e poderá ser ajustado após a “Avaliação Quadrienal 2021-2024”. Foi ainda designada comissão para tratar dos procedimentos de credenciamento, permanência e descredenciamento.

As metas estratégicas do PPGCAS para o próximo quadriênio incluem a consolidação do Programa, a elevação de conceito junto à Capes, a consolidação de publicações em revistas de elevado impacto e de acesso aberto, além da revisão e submissão da proposta de doutorado, que encontra-se finalizada. Neste aspecto, é anseio regional que o PPGCAS avance e se expanda. Por exemplo, tanto no município de Francisco Beltrão como na mesorregião sudoeste, há um número importante de Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos na área da saúde e afins. As IES públicas multicampi, incluindo os campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e das instituições privadas, como a Universidade Paranaense (UNIPAR), União de Ensino do Sudoeste do Paraná (UNISEP), Faculdade de Pato Branco (UNIDEP), dentre outras, oferecem diversos cursos de graduação em saúde.

O sistema e-MEC indica que existem, atualmente, milhares de vagas ofertadas para qualificação profissional em saúde, incluindo tecnólogos em Agente Comunitário de Saúde e Endemias, graduações nas áreas biológicas (Bacharelados em Biologia, Biomedicina e afins) e da Saúde (Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Engenharia Biomédica, Enfermagem, Farmácia, Educação Física e outras). Em contrapartida, o número de cursos de pós-graduação é modesto. Dados do Observatório da Pós-Graduação da CAPES indicam, com base no ano de 2022, que o Estado do Paraná possui 12 programas a nível de Mestrado e Doutorado nas áreas da Medicina I, II e III, conforme ilustra o quadro a seguir. Constata-se que, dentre as universidades estaduais, apenas a UNIOESTE e a UEL ofertam cursos na área avaliativa da Medicina I. Os dois outros cursos da área da Medicina I estão situados em Curitiba, quase 500km de distância da mesorregião sudoeste do Paraná. Outros dois cursos da área da Medicina I são ofertados no Estado de Santa Catarina (UNESC e UFSC), distantes acima de 600km da cidade de Francisco Beltrão. Notadamente, a dificuldade e os empecilhos logísticos e financeiros para o Doutoramento, na área de Medicina I, enfatizam a necessidade de criação de novo curso. Análises subsequentes do quadro descritivo dos cursos de pós-graduação ilustra que, na área da Medicina, apenas o programa da UNIOESTE ainda não oferta a possibilidade de Doutoramento, embora as demandas sociais, econômicas, educacionais e científicas expostas anteriormente sejam robustas. O Doutorado em Ciências Aplicadas à Saúde fortalecerá a importância da UNIOESTE, caracterizando-a como pioneira na oferta de um curso na área da Medicina I na região.

Metas/e ações estratégias do PPGCAS, conforme as dimensões “Programa”, “Formação” e “Inserção Social” para o quadriênio 2025-2028:

Para o “Programa”:

a)         Acompanhar, rever e colocar em prática as atualizações do Projeto Político Pedagógico, assim como das resoluções que norteiam o programa: regulamento geral, regulamento do Exame Geral de Qualificação, da Dissertação, do Credenciamento, descredenciamento e permanência docente;

b)         Adequar, se houver necessidade, as linhas de pesquisas do PPGCAS e dos docentes vinculados a elas;

c)         Aplicar a autoavaliação no PPGCAS, ao menos duas vezes no quadriênio..

d)         Manter atualizado relatórios anuais para acompanhamento da produção técnica-científica do programa (obtidos pela plataforma Sucupira, Stela Experta, plataforma Lattes, outros).

e)         Atualizar os projetos de pesquisa “Guarda-chuva” docente aos quais fazem parte os subprojetos de dissertação.

f)          Ampliar as colaborações nos projetos de pesquisa entre docentes do PPGCAS, docentes de outros PPGs dessa ou de outras IES e, entre IES.

g)         Maximizar o envolvimento em conjunto dos docentes do PPGs ao participar do envio de propostas destinadas a editais para captação de fomento.

h)         Intensificar as colaborações, quanto a infraestrutura laboratorial, entre docentes para realização das pesquisas do PPGCAS e com a comunidade local.

i)          Ampliar o número de DPs com a realização de processos de credenciamento, maximizando o leque de pesquisas e produtos.

j)          Incentivar o ingresso de jovens pesquisadores com produção científica relevante.

k)         Incentivar os discentes a participarem de atividades disciplinares em outros PPGs para além da convalidação de créditos.

l)          Efetivar a internacionalização do PPGCAS com tentativas de mobilidade acadêmica e docente (como em estágios sênior, professor visitante, pós-doutorados), assim como, estímulo à saída de docentes do PPGCAS à visitas técnicas no exterior, a partir do suporte e auxílio do setor de Relações Internacionais da IES.

m)        Buscar parcerias internacionais em projetos de pesquisa e coautoria em publicações.

n)         Buscar auxílio junto a PRPPG para aprimoramento e revisão contínua da página do programa nas versões em Inglês e Espanhol.

o)         Articular junto a PRPPG ações transversais entre PPGs que possibilitem a aproximação de competências já instaladas e a execução de projetos de impacto social em conjunto.

p)         Melhorar a efetividade dos mecanismos de divulgação à sociedade por meio das mídias sociais da Unioeste e redes sociais das atividades desenvolvidas, com vistas a atrair mais discentes para pós-graduação e divulgar as pesquisas realizadas.

q)         Ampliar as publicações em periódicos internacionais e com fator de impacto, priorizando aquelas de acesso aberto.

r)          Fortalecer por ações dos docentes e colegiado os grupos de pesquisa e a vinculação a redes de pesquisa dentro e fora da IES, nacional e internacionalmente.

s)         Articular a revisão e submissão da proposta do curso de doutorado. 

t) Fomentar a curricularização das atividades de extensão, colocando esta atividade como um dos itens a serem incluídos nos objetivos de todas as dissertações desenvolvidas dentro do Programa.

Para a “Formação”:

a)         Incentivar a inclusão de  demandas sociais e tecnológicas quando possível nas dissertações afetas a linha de pesquisa do docente.

b)         Verificar se as disciplinas ofertadas junto a linha de pesquisa docente contribuem efetivamente para formação dos discentes/egressos.

c)         Verificar se o programa atende a demanda da sociedade quanto a qualificação de recursos humanos.

d)         Continuar e aprimorar o vínculo de pesquisa entre a pós-graduação e a graduação, interligando os projetos de mestrado com as IC e os TCCs, incentivando os graduandos a cursarem o mestrado.

e)         Verificar os mecanismos de acompanhamento do Egresso (Plataforma Lattes, contato ativo dos grupos de Whatsapp e rede social).

f)          Estabelecer parcerias junto ao setor de inovação tecnológica da Unioeste e/ou de outras IES quando visualizar que o produto da dissertação tem caráter de inovação tecnologia e, potencialidade, para originar patente.

g)         Aproximar o PPGCAS de ações vinculadas à Educação Básica com projetos de pesquisa e extensão sob coordenação de docentes do Programa.

h)         Incentivar os docentes a orientarem alunos em estágio de pós-doutorado mesmo que de forma voluntária.

i)          Estudar a viabilidade junto a PRPPG de propor programas Minter e Dinter.

j)          Buscar a sociedade e a iniciativa privada para contribuir com fomento à pesquisa no PPGCAS (como infraestrutura laboratorial e bolsa de auxílio).

k)         Estudar e discutir em Colegiado a elaboração de Editais para inclusão/acesso ao mestrado de grupos com especial atenção como pessoas com deficiências, indígenas e refugiados, entre outros, respeitando as normativas da universidade.

Para a “Impacto na sociedade”:

a)         Melhorar a divulgação e a visibilidade do PPGCAS, com apoio da IES, redes sociais, discentes, egressos e docentes, socializando os resultados das pesquisas realizadas no Programa.

b)         Ampliar/melhorar a inserção, visibilidade, a  popularização  da ciência na sociedade/comunidade local/regional dos achados mais importantes das pesquisas do PPGCAS na forma de: palestras, reportagens em rádios, TV, jornais, redes sociais, campanhas da área da saúde e correlatas.

c)         Promover eventos locais, regionais, nacionais e internacionais destinados a sociedade científica.

d)         Reforçar a importância de participar de eventos externos ao programa (nacional e internacional) com a divulgação dos trabalhos realizados.

e)         Promover a busca de parcerias em áreas de relevância social, ambiental, científica e tecnológica.

f)          Criar mecanismos de aproximação entre os programas e a sociedade para levantar as demandas reais de formação de recursos humanos e de pesquisa.

g)         Manter o incentivo à qualificação de profissionais atuantes na saúde e na docência que tem retornado ao trabalho qualificados, muito deles, conquistando melhorias na remuneração.

h)         Incentivar a inclusão social de grupos vulneráveis.

i)  Inclusão de projetos com atividades  extensionistas e de pesquisas no desenvolvimento das atividades do Programa, contribuindo com a  sustentabilidade, inclusão e equidade;

Por fim, para colocar em prática o Planejamento Estratégico do PPGCAS, vários setores administrativos estão envolvidos, direta e indiretamente. A maior parte faz parte da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e da equipe da PRPPG que trabalhou nas resoluções da “Autoavaliação” (https://www.unioeste.br/portal/autoavaliacao ou https://www.unioeste.br/portal/arq/files/PRPPG/resolucoes/Resolucao-079-2020-CEPE-Autoavaliacao-Pos-Graduacao-StrictoSensu.pdf) e do “Planejamento Estratégico da Pós-graduação” (https://www.unioeste.br/portal/planejamento-estrategico).

Dentre os setores pertencentes a PRPPG, tem-se a Divisão de Planejamento e Registro (DPR) que auxilia diretamente na confecção e no acompanhamento da execução de todos os projetos institucionais da PRPPG que envolve recursos financeiros, como: Finep, Pró-Equipamento, PROAP, etc. O papel principal desta divisão é servir de "ponte" entre o coordenador institucional, setor financeiro da Unioeste e órgãos financiadores; a Divisão de Pesquisa (DVP) que tem como atribuição o cadastramento e acompanhamento dos grupos e projetos de pesquisa institucionais, desenvolvidos por docentes e pesquisadores da Universidade, por meio da apresentação de relatórios trienais. Esse setor ainda é responsável pela elaboração de relatórios a partir dos grupos e projetos de pesquisa cadastrados; pelo cadastro dos líderes de grupos de pesquisa e a certificação no diretório de grupos de pesquisa no CNPq; pela solicitação do pagamento mensal de Seguro de Vida aos acadêmicos em atividade de pesquisa, quando informado da necessidade; pela solicitação de emissão de portarias às Comissões de Pesquisa e Comitês de Ética, quando solicitado; entre outras atribuições; a Divisão de Pós-Graduação Institucional (DPGI) que acompanha, apoia e supervisiona de forma geral os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós doutorado) e lato sensu (Especialização, residências, entre outros); a Divisão de Capacitação Docente (DICAD) que fornece subsídios, orientações e encaminhamento aos Centros, Campi e HUOP das solicitações de afastamentos de docentes e agentes universitários, para o Brasil e Exterior, ainda analisa, controla e elabora informações em todos os processos de afastamentos; a Divisão de Iniciação (PIC) tem como objetivo investir na orientação científica, preparando os acadêmicos para a inserção no universo científico, tanto em pesquisa básica como aplicada.

Ainda, dos setores da IES que dão suporte ao funcionamento e as pesquisas do PPGCASm contamos com a estrutura dos Comitês em Pesquisas envolvendo Seres Humanos (https://www.unioeste.br/portal/comites/cep/inicial) e Animais (https://www.unioeste.br/portal/pesquisa/eventos-comites-e-projetos/comites/ceua). O Núcleo de Inovações Tecnológicas (NTI) é um órgão suplementar na estrutura da IES, vinculado a PRPPG e que atua como agente catalisador do desenvolvimento tecnológico e industrial, através da transferência de tecnologia entre Universidades e Empresas, bem como busca proporcionar e garantir a capacitação de recursos humanos de qualidade (https://www.unioeste.br/portal/ciencia-e-inovacao/nit/inicio). O NIT é composto por um Conselho Técnico-Científico, uma Direção Geral, um Coordenador de Área e duas Divisões, a de Projetos tecnológicos (DPT) e a de Propriedade Intelectual (DPI).

Com efeito, o NIT tem colaborado e auxiliado no andamento das questões burocráticas relacionadas aos produtos tecnológicos do PPGCAS, como as patentes. Outro setor é o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) responsável pela definição de políticas de informática, plano diretor de informática, a coordenação das atividades de análise, desenvolvimento e suporte de questões relacionadas a tudo que se refere aos recursos e serviços de informática da Instituição, subsidiando toda estrutura online dos PPGs (https://www.unioeste.br/portal/nti/inicio).

Em adição, o Programa de Ensino de Línguas (PEL) é uma atividade institucional que dá suporte ao PPGCAS quanto ao Exame de Proficiência, permitindo que o mestrando realize o teste na IES no formato remoto (https://www.unioeste.br/portal/pel-programa-de-ensino-de-linguas). A Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Edunioeste, dá suporte à publicação de obras sobre temas de relevância social e técnico-científica, com planejamento editorial que zele pela qualidade das obras publicadas, conforme orientações da Capes e de demais órgãos de fomento. A editora tem realizado intercâmbios, parcerias e contatos com Instituições de Ensino Superior, editoras, bibliotecas e outras entidades afins, com ênfase na visibilidade de distribuição das obras, com o projeto de implantação da Livraria Virtual (https://www.unioeste.br/portal/editora/inicio).

Por fim, destacamos a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARI)/International Office que é um departamento especializado em maximizar transversalmente a cooperação interinstitucional e internacional em todos os níveis, por meio dos programas de graduação e pós-graduação, da pesquisa, inovação e extensão. Esta estratégia busca criar um ambiente multicultural nos campi com as melhores universidades do mundo e ao mesmo tempo consolidar a postulação como uma Instituição referência no âmbito da América Latina. A ARI tem subsidiado o PPGCAS nas disciplinas transversais em língua inglesa, na mobilidade de docente para o exterior e ao final e 2020, na mobilidade mestrando do programa, além do acompanhamento de convênios já firmados (https://www.unioeste.br/portal/ari/inicio). Na página do PPGCAS, encontra-se disponível uma lista completa dos convênios ativos, em diversas nações e continentes.

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