Os títulos aqui colocados possuem o propósito de auxiliar nas discussões pedagógicas de alguns elementos que constituem o trabalho docente: planejamento, avaliação, metodologia, relação professor (a) e aluno (a) e atualidades.
Estes textos estão disponíveis em rede aberta e não assumem o papel de direcionar, modificar ou substituir o referencial teórico próprio de cada subprojeto, apenas de contribuir nos estudos já realizados, caso sejam considerados pertinentes.
Esperamos contribuir no desenvolvimento dos subprojetos da Unioeste.
| Título | 
| 
 A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente  | 
| 
 A reforma educacional na América Latina no contexto de globalilzação  | 
| 
 A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem  | 
| 
 A Síndrome de Burnout e o trabalho docente  | 
| 
 A sociedade da informação e seus desafios  | 
| 
 Aprendizagem Significativa - um conceito subjacente  | 
| 
 As percepções de professores acerca das condições de trabalho e sua relação com a aprendizagem profissional no início da carreira  | 
| 
 Atividades discursivas nas salas de aula de ciências - uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensinoAtividades discursivas nas salas de aula de ciências - uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino  | 
| 
 Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais  | 
| 
 Avaliação Educacional - Uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras  | 
| 
 Base Nacional Comum Curricular  | 
| 
 Cibereducação - tensões, reflexões e desafios  | 
| 
 Contexto escolar e indicadores educacionais  | 
| 
 Cultura e interculturalidade na educação popular  | 
| 
 Cultura, culturas e educação  | 
| 
 Diretrizes estaduais para uso de tecnologias educacionais  | 
| 
 Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais  | 
| 
 Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem - Ensinar para a Compreensão  | 
| 
 Formação de Professores em Ciências Sociais - desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID  | 
| 
 História da formação de professores  | 
| 
 História dos livros e das edições didáticas - sobre o estado da arte  | 
| 
 Intercultura e educação  | 
| 
 Mediação didática na formação do futuro professor da escola básica  | 
| 
 Multiculturalismo e currículo em ação - um estudo de caso  | 
| 
 Novos rumos para o laboratório escolar de ciências  | 
| 
 O diálogo nas relações escolares e na atuação docente  | 
| 
 O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares  | 
| 
 O ovo ou a galinha - a crise na profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira  | 
| 
 O planejamento do ensino básico e o compromisso social com a educação e com letramento  | 
| 
 Planejamento de ensino na educação física - Uma contribuição ao coletivo docente  | 
| 
 Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem  | 
| 
 Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil  | 
| 
 Sala de aula é lugar de brincar  | 
| 
 Tornando-se professor de ciências - crenças e conflitos  |