Subprojetos

Interdisciplinar Ed. Física/Geografia/História

Envolvendo as licenciaturas em História, Educação Física e Geografia, o subprojeto pretende fortalecer o processo formativo dos licenciandos; desenvolver metodologias de ensino inovadoras baseadas no uso de jogos de perfil pedagógico em atividades lúdicas e interativas no ensino; promover a relação entre universidade e escola e da teoria e prática profissional docente.

O subprojeto Jogos no ensino e aprendizagem busca utilizar os jogos enquanto metodologia para o ensino. Os jogos podem se constituir em uma importante ferramenta para o professor, pois o elemento lúdico presente nele instiga a curiosidade dos estudantes, especialmente das crianças e adolescentes.

Para tanto, serão realizadas atividades como: grupo de estudos, no qual serão realizadas leituras e discussões de apoio teórico e metodológico; atividades de pesquisa e investigação do cotidiano para reunir elementos da realidade social e cultural dos alunos que contribuam para a elaboração de estratégias, materiais didáticos e planos de aula. Tais atividades possibilitarão a realização da atividade docente, com aplicação de jogos pedagógicos, atividades lúdicas e interativas.

Neste sentido, o objetivo, além da formação do residente é estudar as possibilidades para trabalhar os conteúdos geográficos, com a mediação pedagógica do residente-professor, por inferência de jogos pedagógicos, pensados, articulados e organizados coletivamente atribuindo importância ao processo de ensino e aprendizagem de Geografia, História e Educação Física com o estudante e para o estudante. Estabelecer ações entre conteúdos-currículo-prática pedagógica, na interação entre estudante-professor- licenciandos.

Para refletir e socializar as experiências serão desenvolvidos eventos pedagógicos promovendo a aproximação da universidade e da escola.