Subprojetos

Língua Portuguesa

O Subprojeto de Letras – Língua Portuguesa implantado em turmas do ensino básico (do 6º ano do Ensino Fundamental II até o 3º Ano do Ensino Médio), conforme demanda da escola participante, tem o objetivo de implementar ações para a inserção do acadêmico dos Cursos de Letras Português/Espanhol/Inglês/Italiano e Respectivas Literaturas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste – campus Cascavel, no espaço escolar, vivenciando a realidade da sala de aula, para que, no exercício da docência, construa uma metodologia adequada para o desenvolvimento de práticas letradas dos alunos.

O Subprojeto tem, ainda, o objetivo de inserir o acadêmico na realidade escolar em toda a sua complexidade e amplitude, de modo a dar-lhe a oportunidade de exercer o papel de agente, participante das rotinas da sala de aula e da escola. Além da oportunidade de vivenciar e refletir sobre as conquistas e desafios de cada escola, pretende-se levar o licenciando a assumir seu papel de sujeito na transformação dos problemas enfrentados em sala de aula com relação à leitura, à oralidade e à escrita.

O grupo de residentes faz encontros regulares entre si, com o professor preceptor e com a professora orientadora para debater as experiências vivenciadas na escola e para planejar e preparar o Plano de Atividade de Residência e o projeto de intervenção pedagógica. São propostas unidades didáticas sequencias, de maneira a possibilitar uma continuidade na abordagem dos conteúdos feitos pelos residentes. Durante o período de imersão, acompanham as aulas, vivenciando a realidade escolar e a prática pedagógica, momento em que fazem registro em diário de campo, os quais fomentarão discussão coletiva posteriormente.

Na sequência, farão aplicação de projeto de intervenção pedagógica. O docente preceptor será responsável por acompanhar os residentes durante todo o processo e será integrado nos debates sobre a prática pedagógica. Ao final da Residência, os envolvidos na atividade (residentes, docente preceptor e docente orientadora) farão avaliação do projeto. Os resultados alcançados serão divulgados em eventos acadêmicos, bem como em outras atividades correlatas.

Os produtos a serem desenvolvidos são: planos de aulas, aulas, projetos de ensino, videoaulas, jogos para serem divulgados em redes sociais, no canal do Youtube do Residência Pedagógica.

Acompanhe nossas redes sociais: