O subprojeto de História do PIBID, desenvolvido nos campi de Cascavel e Marechal Cândido Rondon, busca integrar os acadêmicos do curso à realidade escolar, articulando teoria e prática para fortalecer a formação docente. A proposta valoriza a relação entre escola e universidade, criando um espaço de colaboração que contribui para a construção de profissionais mais preparados para os desafios da Educação Básica.
As ações se estruturam em etapas: inicialmente, os licenciandos realizam o reconhecimento da estrutura física e pedagógica das escolas parceiras, investigando suas características e diagnosticando o contexto educacional. Em seguida, aprofundam o conhecimento sobre a disciplina de História e a gestão escolar, iniciando atividades em sala de aula. O planejamento da prática docente ocorre com orientação dos professores supervisores, considerando o diagnóstico inicial, e resulta no desenvolvimento de estratégias e produtos pedagógicos. Por fim, os bolsistas executam atividades docentes, vivenciando o exercício da profissão.
A avaliação é contínua, considerando participação em reuniões, frequência, desempenho nas regências e qualidade dos relatórios. Esse acompanhamento sistemático garante ajustes e melhorias ao longo do processo, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias para a atuação como professor de História e fortalecendo a integração entre formação acadêmica e prática escolar.
COORDENADORES:
Campus Cascavel: Andre Luiz Leme
Campus Marechal Cândido Rondon: Claercio Ivan Schneider
ESCOLAS PARCEIRAS:
Campus Cascavel:
Col. Est. São Cristovão
Col. Est. Pedro Canisio Heinz
Campus Marechal Cândido Rondon:
Col. Est. Eron Domingues