O subprojeto de Alfabetização do PIBID, desenvolvido nos campi de Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, busca inserir acadêmicos de Pedagogia na realidade escolar, aproximando teoria e prática para fortalecer a formação inicial docente. A iniciativa valoriza o vínculo entre universidade e escola, estimulando a colaboração e a construção de profissionais capazes de enfrentar os desafios da Educação Básica.
O trabalho começa com um estudo crítico do contexto educacional, no qual os bolsistas participam de reuniões, observam aulas e analisam o perfil dos estudantes e da comunidade escolar. Em seguida, há a inserção nas atividades pedagógicas, incluindo reuniões de órgãos colegiados e eventos previstos no PPP, bem como ações organizadas pela coordenação de área. Na etapa de preparação e planejamento, os acadêmicos participam da elaboração, execução e avaliação de atividades de ensino, acompanhados por supervisores e orientadores. O incentivo à prática docente promove autonomia, amadurecimento acadêmico e responsabilidade social, elementos essenciais para a melhoria da qualidade educacional.
A avaliação é contínua, considerando participação nas reuniões, frequência, desempenho na regência e qualidade dos relatórios. Esse acompanhamento sistemático assegura o progresso do projeto e possibilita ajustes, garantindo que os licenciandos desenvolvam competências pedagógicas sólidas para atuar no ciclo de alfabetização.
COORDENADOR:
Campus Cacavel: Marco Antonio Batista Carvalho
Campus Foz do Iguaçu: Tamara Cardoso Andre
Campus Francisco Beltrão: Caroline Machado Cortelini Conceição
ESCOLAS PARCEIRAS:
Campus Cascavel:
Escola Municipal Romilda L. Wiebbeling
Escola Municipal Luiz V. Pereira
Escola Municipal Nicanor S. Schumacher
Campus Foz do Iguaçu:
Esc. Mun. Suzana Moraes Balen
Esc. Mun. Candido Portinari
Esc. Mun. Jorge Amado
Campus Francisco Beltrão:
Esc. Mun. 15 de Outubro
Esc. Mun. Maria Helena Vandresen
Esc. Mun. Frei Deodato