O subprojeto de Matemática do PIBID, desenvolvido nos campi de Cascavel e Foz do Iguaçu, busca inserir os acadêmicos desde o início da graduação no cotidiano escolar, articulando teoria e prática para fortalecer a formação docente. A proposta valoriza a colaboração entre universidade e escola, oferecendo aos licenciandos experiências significativas que contribuem para a construção de uma identidade profissional crítica, reflexiva e humanista.
As atividades incluem reuniões semanais de planejamento, observação de aulas, participação em reuniões pedagógicas e envolvimento em projetos escolares, como feiras de ciências e gincanas. Os bolsistas desenvolvem sequências didáticas, apoiam os professores supervisores, utilizam recursos tecnológicos e atuam em laboratórios de ensino de Matemática e de informática. Também participam da análise de materiais pedagógicos, identificação de dificuldades de aprendizagem e proposição de alternativas metodológicas, favorecendo a melhoria da qualidade do ensino. O trabalho pedagógico é permeado pelo princípio da ação-reflexão-ação, que possibilita aos licenciandos compreender criticamente sua prática e propor soluções criativas para os desafios do ensino da disciplina.
A cultura digital é parte essencial do subprojeto, com uso de softwares como GeoGebra, planilhas eletrônicas e plataformas educacionais, além da reflexão crítica sobre tecnologias como inteligência artificial e calculadoras no ensino. Dessa forma, o PIBID Matemática contribui para formar professores preparados, inovadores e engajados na transformação da realidade escolar.
COORDENADORES:
Campus Cascavel: Dulcyene Ribeiro
Campus Foz do Iguaçu: Renata Camacho Bezerra
ESCOLAS PARCEIRAS:
Campus Cacavel:
Col. Est. Mal. Humberto Castelo Branco
Col. Est. Olinda T. de Carvalho
Campus Foz do Iguaçu:
Col. Est. Profa. Carmelita S Dias