Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar - SAREH
O que é o SAREH?
O SAREH - Serviço de Atendimento À Rede de Escolarização Hospitalar, é um programa da Secretaria Estadual de Educação - SEED, acompanhado pelo Núcleo Regional de Educação - NRE de Cascavel, vigora no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP, através de um convênio estabelecido entre a UNIOESTE e a SEED.
O programa SAREH, tem por objetivo atender crianças, adolescentes e jovens, impossibilitados de frequentar a escola por motivos de enfermidade, em virtude de internamento hospitalar ou de outras formas de tratamento de saúde, oportunizando assim a continuidade no processo de escolarização ou mesmo a inserção ou reinserção em seu ambiente escolar.
No Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, a equipe do SAREH é composta por uma pedagoga e três professoras, que atendem prioritariamente alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais e Ensino Médio, além daqueles matriculados na Educação de Jovens e Adultos – EJA e os alunos das Séries Iniciais do 1º ao 5º ano.
O programa se fundamenta numa relação estreita com a escola de origem do aluno para garantir a continuidade dos estudos formais.
Estruturação e Organização do Trabalho Pedagógico.
O trabalho é estruturado com uma pedagoga com carga horária de 40 horas /aulas e três professoras, cada uma com carga horária de 20 horas/aulas semanais em cada área: Ciências Exatas, Códigos e Linguagens e Ciências Humanas. Contam também com o interlocutor do programa que é representado por um funcionário do Hospital – HUOP. As aulas acontecem no período da tarde nos leitos e na brinquedoteca da ala G1 - Pediatria, atendimentos em grupo na ala da Psiquiatria e diretamente nos leitos da ala F2 - Clínicas Médicas e Cirúrgicas, G3 - Orto e Neuro, UTI – Unidade de Terapia Intensiva Adulta e UTI Pediátrica, PS - Pronto Socorro e quando necessário atendem as adolescentes gestantes no CO – Centro Obstétrico e mães adolescentes que acompanham seu filho(a) na UCI – Unidade de Cuidados Intermediários ou na UTI Neonatal.
O Acompanhamento do Trabalho Pedagógico.
O SAREH/SEED/DEEIN - Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar, Secretaria de Estado da Educação e Departamento de Educação Especial e Inclusão, acompanham e capacitam os professores nos trabalhos pedagógicos da Educação Hospitalar. O Núcleo Regional de Educação - NRE de Cascavel, através da equipe de Ensino da Educação Especial acompanham e supervisionam o trabalho pedagógico do SAREH com orientações em todo o processo e capacitação dos professores nas diversas disciplinas do conhecimento.
Amparo Legal.
- Instrução nº 006 / 2008 - SUED/SEED
Estabelece procedimentos para a implantação e funcionamento do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar
- Lei n. 1.044/69
"Dispõe sobre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções"
- Lei n. 6.202/75
"Atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares instituído pela Lei 1.044/69"
- Constituição Federal de 1988
"Institui o Estado Democrático Brasileiro"
- Lei n. 8.069/90
Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990
- Resolução n. 41/95 do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - "Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados"
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96
Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- Resolução do Conselho Nacional de Educação/CEB n. 02/01
Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
- Parecer do Conselho Nacional de Educação/ n.17/2001
"Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica"
- Resolução do Conselho Nacional de Educação/CP n. 01/02
"Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica"
- Deliberação do Conselho Estadual de Educação n. 02/03
"Fixa normas para a Educação Especial para o Sistema de Ensino de Estado do Paraná"
Bibliografias:
ABRAPIA. Mãe, se eu for para o hospital, você vai estar comigo? Guia de orientação sobre serviços de saúde para educadores e acompanhantes de crianças e adolescentes hospitalizados. Petrópolis: Autores e Agentes Associados, 1997.
AROSA, Armando; SHILKE, Ana Lúcia (Orgs.). A escola no hospital: espaço de experiências emancipadoras. Niterói, RJ: Intertexto, 2007.
_____. Quando a escola é no hospital. Niterói, RJ: Intertexto, 2008.
CECCIM, Ricardo B.; CARVALHO, Paulo A. Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997.
FONSECA, Eneida S. da. Atendimento pedagógico-educacional para crianças e jovens hospitalizados: realidade nacional. MEC/Seesp. Revista Integração, ano 9, 1999.
_____. Classe hospitalar: atendimento pedagógico-educacional à criança e ao adolescente hospitalizados. Rio de Janeiro: Gráfica Uerj, 2008.
_____. Atendimento escolar hospitalar: o trabalho pedagógico-educacional no ambiente hospitalar. A criança doente também estuda e aprende. Rio de Janeiro: Gráfica da Uerj, 2001.
_____. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memmom, 2003.
KUDO, Aidê Mitie; MARIA, Priscila Bagio. O hospital pelo olhar da criança. São Paulo: Yendis, 2009.
LEITGEL-GILLE, Marluce (Org.). Boi da cara preta: crianças no hospital. Tradução de: Helena Ramos. Salvador: Edufba, Ágalma, 2003.
MASETTI, Morgana. Boas misturas: a ética da alegria no contexto hospitalar. São Paulo: Palas Athena, 2003.
MATOS, Elizete Lúcia. M.; MUGIATTI, Margarida M. T. de F. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. Petrópolis: Vozes, 2006.
MATOS, Elizete Lúcia. M. (Org.). Escolarização hospitalar: educação e saúde de mãos dadas para humanizar. Petrópolis: Vozes, 2009.
MEZZOMO, Augusto A. Fundamentos da humanização hospitalar: uma visão multiprofissional. São Paulo: Loyola, 2003.
NUCCI, Nely G. A criança com leucemia na escola. Campinas: Livro Pleno, 2002.
ORTIZ, Leodi C. M.; FREITAS, Soraia N. Classe hospitalar: caminhos pedagógicos entre saúde e educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2005.
PAULA, Ercília Maria A. T. de; MATOS, Elizete Lúcia M. (Orgs.). Educação da criança hospitalizada: as várias faces da pedagogia no contexto hospitalar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 27, n. 73, p. 249-368, set./dez. 2007.
TAAM, Regina. Pelas trilhas da emoção: a educação no espaço da saúde. Maringá: Eduem, 2004.
TORRES, Wilma da Costa. A criança diante da morte: desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
Caderno temático: Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar