Sobre o Projeto

Sobre o Projeto

ATIVIDADE REALIZADA
O projeto Gestão das Unidades Artesanais (GUA) é desenvolvido desde 2004 com apoio da EMATER-PR. Nos anos de 2004 e 2005 foram financiados pelo CNPQ. No ano de 2006 o projeto mudou o foco inicial, que era capacitar pequenos agricultores, passando a aplicar o curso para artesões da Feira de Artesanato de Cascavel, sendo denominando GUAU, Gestão das Unidades Artesanais Urbanas. Em 2007-2008 e 2009 e 2010 o projeto foi financiado pela SETI através do Programa Universidade sem Fronteiras. De 2011 à 2014 o projeto atendeu diretamente as demandas dos municípios sem financiamento de agências fomento, e se tornou um projeto permanente. Na edição atual o projeto abrange diversos municípios da região Oeste do estado. O público alvo são empreendedores rurais que realizam atividades não agrícolas como fonte secundária de renda. Tem como principal objetivo a capacitação no sentido da gestão dos empreendimentos, envolvendo as áreas de marketing, recursos humanos, comercialização, produção e gestão ambiental. Durante o período de 11/08/2017 a 11/08/2019 foi realizado um encontro no acampamento Valmir Motta na cidade de Cascavel, onde os módulos executados foram: Gestão cooperativa; Motivação; Cálculo de custos; e Comercialização. De setembro a dezembro de 2019 o projeto foi realizado na Associação Central dos Produtores Rurais Ecológicos – ACEMPRE situado no Município de Marechal Cândido Rondon – PR, com a intenção de observar de que maneira a associação desenvolve a gestão nos seus diferentes setores, indagando quais ferramentas e instrumentos utilizam e de que forma se dá seu processo de decisão.
 
ATIVIDADES REALIZADAS:
O produto desse relatório é a assessoria na Associação Central dos Produtores Rurais Ecológicos – ACEMPRE situado no Município de Marechal Cândido Rondon – PR realizada de setembro a dezembro de 2019, com a intenção de observar de que maneira a associação desenvolve a gestão nos seus diferentes setores, indagando quais ferramentas e instrumentos utilizam e de que forma se dá seu processo de decisão.
A atividade deste projeto foi coordenada pelo professor Geysler Rogis Flor Bertolini, com a equipe de discentes Evandro Aguiar, Julie Mathilda Semiguem Pavinato, Marcio Becker e Estela Maria Tremea do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável e Elenice da Silva Carvalho do Mestrado Profissional em Administração da Unioeste.
Os setores investigados foram divididos por equipes que levantaram dados por meio da visita e de entrevista com a gestora bem como por meio de dados e documentos fornecidos pela associação. Os setores observados para análise nessa atividade foram os setores- Comercial e Financeiro.
O objetivo da analise diagnostica é oferecer ao gestor uma visão panorâmica sobre aspectos importantes da organização e dessa forma permitir a elaboração de estratégias e a tomada de decisão de forma mais assertiva.
Os setores comercial e financeiro representam áreas de grande relevância para qualquer organização, o setor comercial destaca a imagem da empresa e o contato com o consumidor além de fonte de captação de recursos, já que é esse o setor responsável pela comercialização e consequentemente geração de lucro para organização; o setor financeiro por sua vez tem a responsabilidade de gerir os recursos da instituição e aloca-los de modo adequado afim de que a organização possa aplicar e investir o lucro do modo a se desenvolver e fazer crescer seu negócio.
Por se tratar de uma associação o olhar sobre essas áreas é normalmente diferente para cada membro devido aos muitos perfis que uma instituição coletiva possui; enquanto uns tem um olhar mais arrojado, para investimentos e tendências outros podem ser mais conservadores e por isso a gestão numa instituição coletiva se torna um grande desafio e o trabalho profissionalizado em cada setor fundamental para os bons resultados da associação.
 
1. ANÁLISE SETOR COMERCIAL - ASSOCIACAO CENTRAL DOS PRODUTORES RURAIS ECOLOGICOS – ACEMPRE

1.1 SETOR COMERCIAL/ MARKETING – DEFINIÇÕES IMPORTANTES
O setor comercial é o responsável pela comercialização e atendimento aos clientes nas organizações. Nas organizações pequenas, também se torna responsável pelas ações de fidelização de clientes e divulgação da marca e produtos da empresa.
Para Kotler (2000), o marketing pode ser mais bem entendido quando se compreende seus conceitos centrais, que são:
• Mercados-alvo e segmentação. As empresas não têm a capacidade de atender e satisfazer o mercado em sua totalidade. Os clientes são individuais e se distinguem em suas necessidades e expectativas. Por isso, as organizações segmentam o mercado, com base em variáveis demográficas, psicográficas e comportamentais.
• Produto ou oferta. Para cada segmento de mercado escolhido, a empresa desenvolve produtos e serviços que atendam as expectativas daquele grupo de pessoas.
• Necessidades, desejos e demandas. Segundo Kotler (2000), esse é o conceito mais básico do marketing. As necessidades são inerentes aos seres humanos e há uma busca contínua para atendê-las, moldada pela cultura, pelas características individuais e pelo ambiente, elas se transformam em desejos, que são interpretados pelas empresas por demandas, quando esses desejos podem ser comprados.
• Valor e satisfação. O consumidor escolhe um produto de uma marca e não de outra com base na percepção de que aquele produto escolhido vai lhe proporcionar mais valor que o outro. Portanto, uma oferta só terá sucesso se proporcionar valor e satisfação para o consumidor.
• Trocas e transações. Conhecer o que cada um dos envolvidos espera da transação é condição primordial para que haja uma troca bem sucedida. Segundo Kotler (2000), isso somente é possível desde que todos os detalhes dessa relação de troca estejam mapeados e documentados, desde a identificação das partes envolvidas, os desejos, as ofertas, as transações ocorridas e os sentimentos gerados nesse processo.
• Relacionamento e redes. Kotler (2000, p. 35) afirma que o marketing de relacionamento tem por objetivo “estabelecer relacionamento mutualmente satisfatórios de longo prazo com partes-chave – clientes, fornecedores, distribuidores –, a fim de ganhar e reter sua preferência e seus negócios no longo prazo”.
• Canais de marketing. Para atingir seu mercado potencial, a empresa utiliza três tipos de canais de marketing, que são os de comunicação (rádio, televisão, revista, internet, entre outros), de distribuição (varejistas ou atacadistas) e de vendas (redes que facilitam as transações de troca).
• Canais de suprimento. Ligam as matérias-primas aos produtos finais, que são entregues aos consumidores.
• Concorrência. O consumidor pode considerar toda oferta um substituto real ou potencial do produto ou marca de uma empresa.
• Ambiente de marketing. A organização e todas as variáveis externas, as quais são relativamente incontroláveis, mas que influenciam o processo de tomada de decisão.
• Mix de marketing ou composto de marketing. Conceitos de produto, preço, promoção e praça (ou ponto de venda). Conforme de pode observar no quadro abaixo:

Quadro 01 – Mix de Marketing
quadro1
 
O Mix de marketing permite uma leitura de aspectos fundamentais da organização que juntamente com os conceitos e definições acima possibilita a elaboração de estratégias e respostas mais assertivas ao mercado.
 
1.2 INSTITUIÇÃO EM ANÁLISE: ASSOCIACAO CENTRAL DOS PRODUTORES RURAIS ECOLOGICOS – ACEMPRE
A ACEMPRE é uma associação de produtores localizada no Município de Marechal Cândido Rondon – Paraná, que trabalha com produtos orgânicos;
Ao todo são 81 produtores associados e 04 colaboradores, para as funções de: Gerencia; atendimento ao cliente; triagem – embalagem e rotulagem dos produtos; e transporte.
Na sede da associação também há comercialização dos produtos; uma feira permanente que trabalha das 08:00 à 12:00 horas e das 13:30 às 18:00 h.
Dentre os principais produtos comercializados estão:

• Hortifrútis;
• Derivados de leite;
• Embutidos;
• Panificados;
• Bebidas Artesanais; e.
• Doces;

Ao observar o trabalho realizado pela associação e após entrevista semi estruturada com a gestora, numa tentativa de apresentar uma descrição apropriada do setor comercial, foi elaborada uma a análise ambiental que está
apresentada na forma de matriz Swot na Figura 01.
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Figura 01: Análise Swot
Fonte: Elaborada pelos autores.
 
Conforme a matriz swot destaca internamente, dentre os pontos positivos da Associação estão os produtos orgânicos com certificação, o que assegura à procedência e qualidade dos produtos e desperta a atenção dos consumidores preocupados com sua saúde.
A proximidade com os fornecedores também é um fator importante, pois, permite a disponibilidade de produtos com rapidez e segurança além é claro, de conhecer a origem e manuseio da produção.
A associação está num imóvel cedido pela Prefeitura, então não tem despesas com aluguel; assim como de energia elétrica e agua. Isso lhe possibilita dirigir recursos para outras áreas, embora segundo a gestora da associação o fato do imóvel não ser próprio acaba se tornando um empecilho para melhorias na perspectiva dos produtores.
O fato de a associação estar numa cidade onde existe uma Universidade Estadual é bem significativo, principalmente pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e pelo Programa Pós Graduação em Administração que são voltados para pesquisa justamente na área da agricultura familiar segmento com o qual a associação atua.
Essa proximidade permite que pesquisadores professores e alunos possam atuar ainda que indiretamente junto da associação lhe oferecendo suporte informações e conhecimentos por meio de eventos, visitas e pesquisas.
A parcerias com órgãos de Pesquisa e Extensão como o Capa, por exemplo, é fundamental para a associação, visto que é desse órgão a função de instruir e auxiliar os produtores no planejamento da produção e no manejo adequado das verduras, legumes e frutas garantido dessa forma à continuidade e segurança da produção. Inclusive para ingressar na associação o primeiro passo é procurar o Capa e se adequar as formas de Manejo e produção conforme disse a gestora da Associação.
Como se pode perceber a associação tem muitos fatores positivos o que com a devida informação e estratégia pode leva-la a uma situação de destaque na comercialização. Mas, também apresenta internamente alguns aspectos de fragilidade que merecem atenção.
A falta de conhecimento técnico de gestão por parte dos produtores, por exemplo, impede que a associação usufrua de suas potencialidades e de aspectos favoráveis do mercado como o perfil do consumidor que tem preferência por esse tipo de produto, porém desconhece a existência da associação e, por conseguinte a natureza dos produtos que ela comercializa. Ações de divulgação e fortalecimento de marca se fazem necessários para eliminar essa fraqueza.
Com relação ao ponto comercial, ao mesmo tempo em que estar livre de despesas é um aspecto positivo, não investir em infraestrutura para melhorar a aparência e o conforto no ponto de venda se tornar uma fragilidade, isto porque os concorrentes como supermercados estão a todo o momento tornando o ambiente de venda mais atrativo, bonito e confortável, além de possuírem variedade de produtos e entregas a domicilio o que se tornam vantagens difíceis de serem superadas.
Normalmente em instituições coletivas ao se formar a comissão gestora com Presidente, vice, conselheiros e secretários, os produtores membros sem cargos limitam-se a participar das assembleias com pouca ou nenhuma participação nos processos de decisão sobre a condução da associação. O olhar sobre a instituição muitas vezes acaba sendo limitado à venda, aspectos como crescimento e desenvolvimento por meio de estratégias de fidelização e divulgação dificilmente são vislumbrados dado à ênfase á produção e ao pouco tempo destinado a atividades administrativas. Sobre esse aspecto, é importante que além dos gestores eleitos da Associação, os produtores membros também participem de capacitações sobre gestão; divulgação; posicionamento da marca; comportamento do consumidor entre outros.
As divulgações promovidas pela ACEMPRE envolvem panfletos e Mídias sociais como Facebook e instagram são ferramentas importantes e modernas que quando bem utilizadas trazem excelentes resultados para as instituições. Mas, antes de se concentrar nesses dispositivos a que se dedicar a tornar a associação conhecida do público local, e até e regional, segundo palavras da gestora e em pesquisa informal pela cidade são poucas pessoas que conhecem a Acempre, uma associação de produtores destinada à comercialização de produtos orgânicos.
A propaganda tem como objetivo principal apresentar e dar consciência aos consumidores da existência da instituição e despertar o interesse e o desejo sobre seus produtos. Não basta trabalhar pela produtividade e qualidade da produção – produtos se o público alvo (consumidores) não sabe onde encontra-los. Assim sendo, investir em divulgação é fundamental para que a Acempre se torne conhecida do grande público e possa ampliar a comercialização de seus produtos melhorando a qualidade de vida dos produtores associados.
As qualidades diferenciadas dos produtos orgânicos comercializados pela Acempre passam despercebidas pelos consumidores em razão da falta de divulgação apropriada, o que faz com que os preços tenham que acompanhar a concorrência, que por sua vez trabalha com produtos similares, porém sem os mesmos atributos. E dessa forma não permite que os produtores orgânicos obtenham o pagamento justo por seus produtos. É preciso despertar o olhar dos consumidores para as diferenças dos produtos orgânicos para a saúde, por meio de propagandas de conscientização, parcerias com profissionais da saúde, por exemplo, para que os preços relativamente mais altos não “assustem” aos consumidores face aos benefícios que esse tipo de produto proporciona.
O horário de atendimento da Acempre é um limitador (08:00 à 12:00 horas e das 13:30 às 18:00 h) visto que se encontra fechado justamente nos horários onde os consumidores mais buscam por esses produtos - almoço e após o trabalho.
Com relação à rotulagem e embalagem, esses elementos além de informar e proteger tem uma função adjacente de venda, pois se forem adequadamente elaborados despertam a atenção e o interesse dos consumidores. Na Acempre em seu espaço de comercialização os produtos são vendidos sem rotulo e ou selo de certificação somente os produtos destinados aos supermercados são preparados com rotulo e selo de certificação. O que dificulta a criação da identidade da marca Acempre produtos Orgânicos; o que poderia remeter a ideia de saúde e qualidade de vida e conquistar novos consumidores além de fidelizar os atuais.
Com relação ao ambiente externo posto as considerações acima é possível destacar que, os produtos orgânicos pertencem a um segmento nicho de mercado em ascensão o que permite que a Acempre possa de forma planejada ampliar sua atuação nos diferentes mercados como de políticas públicas estaduais, por exemplo, conforme informou a gestora da associação.
O fato de já trabalhar com produtos certificados amplia as oportunidades de trabalhar com novos mercados. A certificação é sinônimo de qualidade e procedência o que facilita o acesso aos mercados e também à comercialização dos produtos a preços diferenciados em praças de consumidores conscientes.
O fato de a sociedade estar cada vez mais preocupada com a saúde, beleza e qualidade de vida favorece a comercialização dos produtos orgânicos. Nesse sentido a parceria com centros de estética e espaços de saúde com a promoção de encontros e degustação de produtos pode significar boas e novas possiblidades para a associação Acempre.
Além dos aspectos favoráveis que podem significar novos rumos para Acempre desde que esteja preparada evidentemente; existem ameaças que devem ser eliminadas ou minimizadas dentro das possibilidades.
A concorrência, por exemplo, o horário de atendimento desses locais, a variedade de produtos ofertadas e os serviços de entrega, e os preços praticados, por exemplo, são atrativos relevantes que precisam ser monitorados pela Acempre.
Grande parte dos produtos comercializados pela Acempre são destinados ao mercado institucional por meio da política pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Com a mudança de governo e o viés neoliberal dado por ele, não há garantias de que essa ou qualquer política pública tenha continuidade visto que elas não têm caráter de obrigatoriedade. Dessa forma, atuar se concentrando fortemente nesse mercado pode ser complicado. Por isso, a importância de fortalecer a marca e conquistar novos espaços.
A natureza dos produtos orgânicos é dirigida pela relação com o meio ambiente, de modo que o elemento que dita à produção é a estação do ano e, portanto, a sazonalidade é um fator preponderante que afeta esse segmento. A sazonalidade afeta a disponibilidade dos produtos no decorrer do ano, assim sendo conhecer o público alvo e lhe oferece alternativas para o consumo é o ideal. Eventos com trocas de receitas e degustação pode ser uma possibilidade.
Por meio dessa exposição de fatos e analises foi possível conhecer a realidade as potencialidades e os desafios que a associação de produtores orgânicos Acempre tem a enfrentar. Contudo, seus aspectos positivos podem lhe garantir o suporte necessário para se consolidar junto aos consumidores, desde que as ameaças sejam controladas e as fragilidades superadas.
Como forma de auxiliar a Acempre foram destacados elementos centrais do Mix de Marketing ferramenta essa que discute um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando fortalecer a comercialização do seu mercado-alvo. O Mix de Marketing da Acempre está exposto na figura 02.
 
Figura 02 – Mix de Marketing Acempre
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Fonte: elaborado pelos autores.
 
Com relação ao Produto é fundamental destacar a qualidade, a facilidade de acesso a esse tipo de produto por conta da associação. Deve-se investir na padronização dos rótulos e além do selo de certificação também colocar nas embalagens o logo da associação para que ela se torne conhecida. São ações simples mais que permitem grandes resultados, pois dá destaque a organização; e trabalhar a disponibilidade dos produtos promovendo aqueles que estão na época.
Quanto ao preço é preciso consolidar a marca para que os consumidores superem a diferença de preço em razão dos benefícios a saúde. Essa é a variável mais sensível do mix visto que os consumidores fazem trocas de marcas e produtos por outras que sejam mais acessíveis em tempos de turbulência, no entanto quando percebem o custo benefício ficam dispostas a substituir outros tipos de produtos em que o impacto não seja tão direto a sua vida.
A Promoção dentre todos os desafios da Acempre esse talvez possa ser o mais urgente, pois é “preciso ser visto para ser lembrado” dessa forma a carência de divulgação por meios mais expressivos pode repercutir diretamente nos resultados da associação. É preciso posicionar e fortalecer a marca Acempre para que os consumidores ao ouvir ou virem esse nome remetam imediatamente a produtos de qualidade diferenciada e saúde. O caminho para isso é a propaganda/divulgação por meio dos meios conhecidos como panfletos e Midas sociais mais também por eventos ao ar livre, com brinquedos para as crianças e degustação de produtos, música ao vivo por exemplo.
O ponto da Acempre está escondido ao fundo de uma rua sem saída. Mas, ao lado de uma praça imensa e nesse sentido atrativa para eventos ao ar livre. Ações como essa pode chamar a atenção para a associação.
Ao explorar os elementos do mix de marketing a Acempre pode apresentar estratégias condizentes com sua realidade e programar ações que lhe aproxime dos consumidores.
 
1.3 PROPOSTA COMERCIAL

1.3.1 O plano de marketing
De modo a realizar uma proposta de criação e implementação de um Plano de Marketing para a ACEMPRE, se faz necessário compreender inicialmente o real significado do termo. Para Ambrósio (2012, p. XV) o plano de marketing “é o documento que resume o planejamento, ou seja, é o processo de intenso raciocínio e coordenação de pessoas, recursos financeiros e materiais, cujo foco é a verdadeira satisfação do consumidor”.
A ACEMPRE, atualmente, não possui qualquer estratégia de marketing definida para buscar novos clientes, tão pouco fidelizar os atuais. O processo do planejamento de marketing emana necessidade tanto de recursos quanto de pessoas para operacionalização e condução das ações.
Logo, esta proposta tem o objetivo geral de apresentar, por meio de metodologias comuns e de fácil execução, um projeto contemplando rotinas que venham agregar valor à marca ACEMPRE. Bem como também o favorecimento de expansão do número e fidelização de clientes.
1.3.2 Objetivos e metas para o planejamento
Para definir tanto os objetivos e metas é recomendável o conhecimento de missão e visão da organização. Porém, a ACEMPRE não possui determinados a missão e a visão.
De modo a cooperar com o atingimento e compartilhamento por entre os associados e colaboradores, sugerem-se objetivos e metas com características amplas e simplificadas.
A divulgação entre os associados e colaboradores é fato importante para o sucesso e atingimento dos pontos em questão.
Recomendam-se para a ACEMPRE, os objetivos a seguir.
• Tornar-se referência em comércio de produtos orgânicos ou agroecológicos que favorecem a agricultura familiar;
• Promover a criação de um canal de comunicação entre a ACEMPRE e seus clientes por intermédio das redes sociais;
• Fornecer atendimento de qualidade tanto no ponto de venda quanto nas redes sociais;
• Ser fornecedor reconhecido por qualidade em seus produtos para programas governamentais.
Estabelece-se como metas:
• A expansão de 50% do número de clientes do ponto de venda nos próximos seis meses;
• Reservar 2% do faturamento para investimentos em divulgação da marca;
• Destinar 3% do faturamento para melhorias das instalações e aquisições de equipamentos necessários.
1.3.3 Determinação do segmento em que a ACEMPRE está inserida
 
A ACEMPRE atualmente comercializa produtos provenientes da produção agrícola de seus associados, contemplando produtos agroecológicos e de cultivo em transição para cultura orgânica.
Seus produtos variam entre frutas, hortaliças e algumas leguminosas. Possuem em seu mix também produtos de panificação como bolachas artesanais, suco de uva, melado de cana, banha de porco bebidas fermentadas.
Durante a visita in loco no ponto de venda, observou-se também a presença de produtos orgânicos produzidos por não associados, cabendo à associação apenas o papel de revendedora dos produtos.
Estima-se que o segmento de mercado a que a associação se encontra inserida se restringe a consumidores preocupados com o consumo de produtos livres de agrotóxicos, origem orgânica e/ou que tenham seu processo de produção não industrial.
 
1.3.4 Clientes e público alvo
A partir da determinação do segmento ao qual a associação tem operado, torna-se possível apontar quem são os clientes.
Atualmente a ACEMPRE comercializa para consumidores finais, algumas escolas públicas inseridas no programa de social de qualidade da merenda escolar e, finalmente, os supermercados locais da cidade de Marechal Cândido Rondon-PR.
 
Desta forma torna-se necessário a determinação mais precisa do seu público alvo, objetivando o atingimento da meta de crescimento em número de clientes do estabelecimento.
Caracteriza-se como público alvo um grupo de pessoas ou parcela da sociedade a que a empresa almeja atender e realizar negócios. Assim, de modo a facilitar as ações de marketing no futuro, delimita-se como público alvo:
• Consumidores finais de produtos naturais e/ou orgânicos;
• Escolas participantes ou não dos projetos sociais de merenda escolar; e.
• Supermercados locais.

1.3.5 Concorrentes
Seus concorrentes caracterizam-se por serem seus próprios clientes, sendo os supermercados locais que adquirem produtos por intermédio da associação ou diretamente de associados com sobras de produção agrícola.
Não é definida nenhuma prática ou política comercial, sendo de livre negociação os preços entre associados e supermercados locais.
A ACEMPRE não precisa deixar de vender para os supermercados, mas uma política comercial, mesmo simples, deve ser estabelecida para que não gere conflito de interesses entre a associação e seus associados.
Recomenda-se que todos os produtos provenientes das atividades agrícolas de seus associados percorram o caminho de produtor-associação-supermercado, garantindo o cumprimento de políticas comerciais e de preços.
1.3.6 Estratégias
Alinhados aos P’s de Praça e Produto, a serem indicadas para a ACEMPRE nas estratégias de comunicação com o cliente, o levantamento realizado na sede da associação demonstra um processo de comunicação com o cliente bastante comprometido.
Em observação às instalações do ponto de venda, o local possui baixa visibilidade e sinalização pública que venha chamar a atenção do cliente, a seguir as imagens da placa de sinalização e da fachada do estabelecimento, conforme Figuras 03, 04 e 05.
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Figura 03: Placa localizada na entrada da viela.
Fonte: Elaborada pelos autores.
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Figura 04: Placa localizada na lateral da associação.

Fonte: Elaborada pelos autores.

 

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Figura 05: Imagem da fachada da ACEMPRE.
Fonte: Elaborada pelos autores.

Além da sinalização escassa, a sede está instalada na lateral de uma praça urbana com baixa iluminação noturna e, segundo informações da gestora, ponto de circulação de meliantes à noite.
Uma melhor iluminação noturna, com a utilização de refletores LED temáticos na cor verde, trará uma melhor visualização noturna do seu ponto de venda.
Para a entrada, indica-se a utilização de outdoor maior com iluminação e melhor posicionamento na via urbana.
A disposição interna (Figura 06) demanda uma melhor organização e controle de qualidade, os produtos originados das atividades agrícolas de seus associados não possuem selo de identificação com a logo da ACEMPRE.
 
figura6
 
Figura 06: Produtos dispostos sem selo com logomarca.
Fonte: Elaborada pelos autores.
 
No caso da utilização das etiquetas de identificação com a logomarca ACEMPRE, recomenda-se a padronização da aplicação em todos os produtos encaminhados tanto ao ponto de vendas da associação, quanto também aos encaminhados ao supermercado.

Os produtos comercializados diretamente aos estabelecimentos escolares poderão se ausentar da aplicação do selo de logomarca.
Para clientes tomarem conhecimento sobre a reposição de produtos frescos e novidades, a associação poderá fazer uso das redes sociais como Facebook e Instagram, informado ao público ou grupos específicos sobre preços e a reposição.
Para o caso da interface de comunicação por mensagens via aplicativo Whatsapp, é recomendável a extinção dos grupos para substituição por listas de transmissão. Deste modo evita-se a replicação de mensagens indesejáveis nos grupos, originadas pelos próprios integrantes.
 
1.3.7 Recursos financeiros para marketing/divulgação
A definição de verba futura ficará no formato de uma lacuna de necessidade da aprovação por parte da diretoria da ACEMPRE. Segundo entrevista realizada com a atual gestora, a diretoria não possui interesse momentâneo em investir recursos para qualquer processo de divulgação.
Mas é de indicação deste planejamento, inclusive no formato de meta o provisionamento de 2% sobre o faturamento para gastos voltados ao marketing do estabelecimento.
 
1.3.8 Criação de ações de monitoramento/fidelização de clientes por programa de pontos
Realizando o fortalecimento da rede de contatos e clientes a ACEMPRE, indica-se a utilização do plano “Indicar para ganhar”, aonde clientes que virem a realizar indicação de novos clientes acumulem pontos para troca por produtos.
Um cartão de cliente fiel também poderá ser aplicado, pontos acumulados através da aquisição regular de produtos renderá a troca por produtos. Os itens que poderão participar da ação deverão contar em lista com seu valor em pontos mínimos da troca.
 
CONSIDERAÇÕES SOBRE O SETOR COMERCIAL NA ACEMPRE
Os resultados apresentados demonstram algumas situações claras que permitem análises objetivas e conclusivas. A primeira delas é de que não resta dúvida quanto ao crescimento do mercado de produtos orgânicos ou considerados “saudáveis”. Há um crescente interesse da população por estes produtos e as referências apresentadas comprovam isso.
Porém, esta mesma população que se interessa por estes produtos também está, de certo modo, habituada ao mercado “comum” e vê dificuldades em adaptar-se a um modelo de comercialização ou comunicação que não se assemelhe a este mercado.
Sendo assim, entende-se que os investimentos em comunicação, melhorias nas instalações e imagem organizacional, tendem a consolidar um mercado em franco crescimento e proporcionar significativo aumento de renda aos produtores associados.
Há de se destacar que a espera por investimentos públicos no setor, conforme relatado em entrevistas, talvez resulte em atrasos e prejuízos de significativos, haja vista a urgência dos investimentos.

2 ANÁLISES SOBRE AS FINANÇAS DA ASSOCIAÇÃO CENTRAL DOS PRODUTORES RURAIS ECOLÓGICOS- ACEMPRE
2.1 INFORMAÇÕES FINANCEIRAS BÁSICAS SOBRE A ACEMPRE
tabela fontedaassociacao
Fonte: Dados da associação
 
A associação possui três vertentes de renda:

1) Loja na sede da ACEMPRE (venda no varejo);
2) Venda e entrega de produtos nos mercados locais (venda em atacado);
3) Contratos com o programa PNAE (programa nacional de alimentação escolar)
4) Conforme esclarecido pelos integrantes da associação, a mesma possui lucro bruto de 40% sobre os itens 1 e 2, e 10% sobre o item 3.
Reajustando a tabela acima, e calculando os valores com bases nos meses indicados, o item 01 reverte em renda bruta o valor de 30.000,00 reais/mês, já o item 02 reverte em renda bruta o valor de 5.000,00 reais/mês, e por fim o item 03 reverte em renda bruta o valor de 50.000,00 reais/mês.
Considerando o valor indicado como porcentagem de lucratividade constata-se que a lucratividade bruta é:
Gráfico 01: Lucratividade por áreas de renda da ACEMPRE
 
grafico1
Fonte: Dados da Acempre
 
Já sobre as despesas fixas, foi indicado que a ACEMPRE apresente o valor mensal de 10.000,00 reais, os quais estariam incluídos:
-Honorários advocatícios;
-Serviços diversos;
-Impostos;
-Folha de pagamento;
-Fornecedores;
-Material de Consumo;
-Manutenção.
 
Conclui-se que, com base nos valores apresentados, a Associação teria de LUCRO GLOBAL LÍQUIDO O VALOR DE 9.000,00 REAIS MENSAIS, todavia, mostra-se necessário individualizar as despesas e ratear os custos, com o intuito de saber qual a porcentagem efetiva de cada vertente, para assim, maximizar os lucros, mas para isso é necessário implantar a gestão de custos.
 
2.2 GESTÃO DE CUSTOS:
É controlar melhor a propriedade e saber para onde o dinheiro está indo.
O primeiro passo para viabilizar um rendimento saudável é fazer uma reflexão e levantar algumas questões sobre o empreendimento:
Como pensar em expansão dos nossos negócios sem saber quanto de dinheiro realmente possuímos?!
Quais são as atividades que nos fazem desembolsar mais?
Quais custos podem reduzir para aumentar o lucro?
Temos o conhecimento de todo os custos envolvidos na atividade? (antes, durante e após a venda dos produtos).
Essa gestão também envolve o controlar os custos durante o processo produtivo, para viabilizar as mudanças necessárias.
 
fonteFolhavitoria
(Fonte: Folha Vitória)
Importância da gestão de custos: como a maioria dos produtos agrícola ou segue o preço praticado pelo mercado, independentemente de quem a produz ou origem é necessário, ou possui um valor agregado por ser feito artesanalmente ou por ter passado por processo de melhorias, é necessário ter controle de todos os gastos e custos para saber a real lucratividade de cada vertente.
 
2.2.1 Algumas dicas para viabilizar a gestão:
  • Crie tabelas para: controle do estoque, com o registro de tudo que foi gasto com os produtos ali guardados;
  • Anotar quanto material ou mão de obra foi utilizado para cada vertente;
  • Registro do custo do serviço de terceiros, manutenção, administração e outros;
  • Gestões tradicionais envolvem a utilização de planilhas eletrônicas, como o Excel, e as mais desenvolvidas utilizam os softwares específicos.
Classificação refinada de custos para uma gestão melhor: dívida em custos fixos e custos variáveis:
 
CUSTOS FIXOS
1. Depreciação;
2. Juros sobre capital investido;
3. Seguro sobre o capital fixo;
4. Mão-de-obra permanente;
5. Taxas e impostos fixos.
 
CUSTOS VARIÁVEIS
1. Reparo de máquinas e equipamentos
2. Implementos e utensílios;
3. Mão-de-obra temporária;
4. Insumos;
5. Transporte externo;
6. Armazenagem.

Nem sempre as empresas que mais produzem são as que possuem a maior margem de lucro, uma empresa que vende produto ou serviço sempre deve estar atenta para a contabilidade.
A contabilidade rural nada mais é que o conhecimento e interpretação das movimentações financeiras (entradas pelo volume de vendas e saídas pelos custos), por isso a gestão de custos é parte da contabilidade rural.
Assim, quem conhece seus custos e faturamentos conseguem gerenciar sua propriedade/empresa/associação de forma mais clara e objetiva, nesta perspectiva outro ponto importante é a realização do rateio de custos.
 
2.3 RATEIO DE CUSTOS:
Como indicado anteriormente, a ACEMPRE Possui três vertentes de lucratividade diversa, sendo a venda no varejo, venda no atacado e venda contratual, neste contexto o rateio de custos é introduzido para esclarecer e delimitar quais são as reais porcentagens de lucro líquido cada vertente produz.
Cada uma dessas atividades tem um custo associado, que somados, compõem o custo total da propriedade.
Fazer o rateio de custos é dividir o custo proporcionalmente a cada atividade, área ou categoria, desse modo, é possível fazer o cálculo da lucratividade de cada coisa e avaliar o retorno que cada uma dá.
Sem saber os reais custos de cada vertente, não conseguimos saber qual é o lucro individualizado.
De modo simplificado, podemos definir dois tipos de custos que precisam ser definidos, os custos diretos e indiretos.
Os custos diretos são aqueles inerentes à realização de determinada atividade. Exemplo: insumos, mão de obra e outros materiais que se sabe exatamente para qual atividade foram utilizados.
Por outro lado, o indireto é os custos que se diluem simultaneamente em mais de uma atividade. Exemplo: mão de obra e funcionário em comum, combustível para transporte.
Cada atividade desenvolvida na empresa deve ser tratada de forma independente, salvo em situações em que estão diretamente ligadas.
https://blog.aegro.com.br/custo-de-producao-agricola/
 
2.4 SEPARANDO OS CUSTOS:
Devemos prestar atenção nos custos indiretos de nossa propriedade, ou seja, aqueles custos que são compartilhados por mais de uma atividade, como energia elétrica e funcionários que atuam em mais de um tipo de serviço.
Nesses casos, é ideal se que calcule a quantidade de insumo foi gasto para cada atividade ou quantas horas dos funcionários ou máquinas foram dedicadas a cada uma.
Esses custos devem ser divididos proporcionalmente para cada atividade: Por exemplo: de um total de 8 horas/dia, um funcionário dedica 6 horas para tratar na loja com a venda no varejo e o restante (2h) para a organização e movimentação de produtos que serão destinados para a venda no atacado, em resumo, ele dedica 75% do seu tempo para a loja e 25% para o repasse dos produtos aos mercados locais. Supondo que ele ganhe R$ 2.000, R$ 1.500 (75%) seriam rateados para a venda no varejo e R$ 500 (25%) para a venda no atacado.
O mesmo raciocínio é válido para saber quanto cada atividade deveria pagar dos gastos e afins.
Com isso, a divisão fica proporcional ao trabalho realizado em cada projeto ou atividade, sem que haja discrepância como ocorreria se utilizássemos um valor igual para todos.
 
CONSIDERAÇÕES SOBRE ANÁLISE SETOR FINANCEIRO DA ACEMPRE
Para sabermos qual das atividades é mais lucrativa, precisamos conhecer os custos de maneira pormenorizada, assim, o rateio de custos atua exatamente aí, facilitando a análise da atividade caso a caso. Assim é possível identificar possíveis problemas e agir para solucioná-los e retomar a lucratividade, sem a necessidade e abandonar atividade potencialmente lucrativas.
 
CONCLUSÃO
A busca pela concretização de projetos e ações que levem alimentos saudáveis aos consumidores tem se mostrado consideravelmente mais intensa nos últimos tempos, em especial com o surgimento acentuado de organizações que reúnem pequenos produtores. Estudar uma destas realidades e detectar suas potencialidades e fragilidades, principalmente no que tange ao setor comercial e financeiro se constituiu numa tarefa árdua, porém muito rica e desafiadora acadêmica e profissionalmente. A metodologia empregada baseou-se no levantamento da situação regional ligada ao negócio em questão, observação do local e proximidades, além do levantamento das práticas adotadas rotineiramente, por meio de entrevistas não estruturadas.
Os resultados mostraram que a entidade tem produtos de alta qualidade, existem clientes e consumidores dispostos a consumir em quantidades ainda superiores às originalmente comercializadas, porém há necessidade de investimentos proeminentes em áreas específicas de estrutura, imagem e comunicação.
No setor financeiro é necessário ratear os custos com mais detalhamento para identificar com exatidão qual área (loja; Mercado; Politicas Publicas) merece ser incrementadas e quais estratégias devem ser implementadas para melhores resultados nesse setor. É preciso aprimorar os registros dos dados financeiros e apropriar adequadamente os custos, como a associação possui um sistema informatizado essa tarefa pode ser facilitada.
Por fim, observou-se que apesar dos desafios a ACEMPRE, é um modelo de negócio promissor, pois tem um nicho de mercado crescente de indivíduos preocupados com a saúde e com qualidade de vida. Assim, aprimorar as estratégias nos setores comercial e financeiro pode ajudar a associação a conquistar um lugar de destaque na região.
 
 
RELACIONAR E ANEXAR COMPROVANTES DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O PERÍODO REFERENTE AO RELATÓRIO:
 
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