Repositório de Arquivos


ESTE É NOVO ARTIGO PUBLICADO -  VEJA ABAIXO OS LIVROS E ARTIGOS COM SEUS LINKS!
 

WhatsApp Image 2021 12 21 at 16.00.35
 
 
A história da agroecologia no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) de Marechal Cândido Rondon ganhou publicação especial lançada nesta semana pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), que atua desde o final dos anos 1990 no município situado no oeste paranaense. Uma história que possui o protagonismo de diversas entidades e envolve muitas pessoas. Entre elas, a Jaciara Reis Nogueira Garcia, uma das nutricionistas que trabalham na Secretaria Municipal de Educação.
Ela nasceu e cresceu em “cidade grande” e, por muito tempo, trabalhou em empresas, sem nenhum contato com a agricultura familiar e camponesa. Muito menos com a agroecologia. Quando passou no concurso para nutricionista em Rondon, em 2012, começou a perceber que a vida ia mudar. “E mudou, eu sou outra pessoa! Mergulhar na agroecologia, pensar a alimentação saudável e o nosso papel como nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar, conviver com agricultoras e agricultores, conhecer os processos de produção orgânicos e agroecológicos... Tudo mudou a Jaciara dali pra frente”, conta ela. E mudando a Jaciara, impactou diretamente na gestão da alimentação escolar, com o avanço do envolvimento das agricultoras e agricultores, das cozinheiras das escolas, das/os alunas/os e de suas mães e pais.
 

Quarenta e uma famílias associadas à Acempre participam do projeto de alimentação escolar / Arquivo Capa.
 
Além do histórico de atuação do Capa e do percurso de muitas famílias agricultoras na produção orgânica e agroecológica, o município acumulou uma boa experiência de protagonismo da sociedade civil na execução do PNAE, favorecida pela mediação da Associação Central dos Produtores Rurais Ecológicos (Acempre) no diálogo da Prefeitura Municipal com as/os produtoras/es. Esses fatores, mais a abertura das nutricionistas responsáveis por pensar o cardápio dentro da proposta de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), levaram à aprovação da Lei Municipal 4904, em 2016, e ao Decreto Municipal 338, em 2018, que instituíram no município de Marechal Cândido Rondon a obrigatoriedade da aquisição de alimentos orgânicos e agroecológicos para escolas. Uma conquista bastante coletiva que avança ainda mais em 2018 com a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, estabelecendo a meta de 100% da Alimentação Escolar Orgânica em 2021. 
Conforme aponta a publicação “Experiência de Marechal Cândido Rondon na alimentação escolar orgânica”, que pretende ser um instrumento de socialização da iniciativa com outros municípios do país, “essa legislação municipal está alicerçada em três condicionantes para sua efetivação: o protagonismo da agricultura familiar e camponesa como produtora de alimentos saudáveis; a agroecologia como ciência e projeto de produção sustentável; e a educação para o consumo responsável, valorizando os produtos locais e regionais e servindo como processo educativo e pedagógico a ser trabalhado no âmbito da comunidade escolar”. A publicação pode ser acessada na íntegra aqui.
 
A situação atual da Lei Municipal 4904/2016
 
De acordo com Jhony Alex Luchmann, do Capa, apesar do avanço e da previsão de que em 2021 se chegasse à execução plena da Lei dos Orgânicos em Rondon, vieram obstáculos causados por três anos com estiagem e também as consequências da pandemia da covid 19. “Em 2021, chegamos a mais de 75% de compra de produtos orgânicos, via Acempre, para distribuição nas escolas. O Capa, em parceria com a Acempre e a Prefeitura Municipal, está trabalhando para fortalecer essa política pública. Contudo, ainda são necessárias ações mais amplas para fortalecer a produção orgânica e agroecológica no município”, aponta Luchmann. Um dos objetivos é construir um Plano Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica, com ações que busquem ampliar a produção, a agroindustrialização e a comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos em Marechal Rondon e região. O Capa vem apontando essa necessidade de avançar nos incentivos para estruturar ainda mais a produção de orgânicos. “A lei existe e, no momento, precisamos proporcionar condições para que essa política pública atinja a integralidade da alimentação escolar rondonense ”, explica Jhony Luchmann.

Os circuitos curtos de comercialização são fortalecidos no âmbito do Pnae, pois a produção local é priorizada / Arquivo Capa.
 
Diálogo constante entre campo e cidade, gestoras e organizações da sociedade civil
 
A engenheira florestal Raquel Rossi Ribeiro, técnica do Capa e que hoje é assessora da Acempre no processo de comercialização e programas institucionais, explica que uma questão importante é estabelecer diálogos contínuos entre as duas pontas, as/os agricultoras/es e as gestoras, construindo metas possíveis e de avanço na SAN, adaptando o cardápio à produção de cada período e avançando. “Eu e Jaciara conversamos toda semana, é muito importante para a segurança, qualidade dos produtos e também para que as nutricionistas saibam o que está acontecendo no campo, entendam o andamento da produção”, conta. Atualmente a Acempre tem 81 famílias associadas. Destas, 41 participam do Pnae Municipal. “Temos grupos: aquelas que produzem hortaliças e frutas, as que possuem as agroindústrias e produzem as farinhas, cereais, os panificados, doces de frutas e as que fazem polpa de frutas…Grande parte das famílias já é certificada pela Rede Ecovida e outras estão em processo de transição acompanhada para certificação participativa”, explica Raquel Ribeiro.


A família Alves, que tem sua unidade de produção certificada pela Rede Ecovida, comercializa para a Alimentação Escolar de Rondon e recebe a assessoria técnica do Capa / Arquivo Capa.

Outro ponto que a assessora da Acempre aponta como importante é que, em Rondon, os 30% a mais sobre o valor do mercado de produtos convencionais, previsto na legislação do Pnae, são integralmente aplicados na compra da produção orgânica para as famílias já certificadas. Para as famílias em transição que possuem acompanhamento técnico, o acréscimo é de 10%. “Funciona como um incentivo a mais para as famílias, com certeza. A lei diz que deve ser até 30% a mais, e alguns municípios usam essa brecha do ‘até’ para não chegar ao total. Aqui em Rondon já garantimos que seja 30% mesmo”, aponta. 
E como a Raquel citou a Jaciara, uma das nutricionistas da Secretaria de Educação de Rondon, a gente volta a ela, pois a história é boa e traz muitos elementos que podem inspirar gestoras e gestores da alimentação escolar. Uma das ações da nutricionista logo que chegou na prefeitura foi conversar com as cozinheiras e promover mudanças paulatinas no cardápio, acrescentando mais frutas, verduras e receitas novas. Mas não sem diálogo. Aliás, o diálogo se estabeleceu para além da relação nutricionista e cozinheiras. Muitos encontros entre elas e agricultoras e agricultores aconteceram lá na roça, lá onde se planta e se colhe produtos saudáveis, agroecológicos e orgânicos. Muitas receitas foram trocadas entre as cozinheiras escolares e as agricultoras. A relação campo-cidade construída pela agroecologia como projeto para um futuro com segurança alimentar e nutricional e dignidade.
Fonte: Brasil de Fato, 2021. 
 
 
 ************************************
LIVROS PUBLICADOS
Clique no título para abrir o link e baixar o arquivo completo.
 
OLIVEIRA, J. B.;  CARNIATTO, I. Educação para a conservação da biodiversidade no Refúgio Biológico Bela Vista. 1.ed. Foz do Iguaçu: Itaipu Binacional, 2020. 37p.
 
CARNIATTO, I.; SAKAI, M.; SAKAI, P. D.; SANTOS, R. F.; REIS, A. M. Sociedade 5.0 resiliência ambiental. CEPED: Cascavel, 2019.
 
 
CARNIATTO, I.; SCHUNIG, F. R.; RIBEIRO, A. R.; ARAUJO, R. L. (Orgs.) . PREVENÇÃO E PROTEÇÃO A DESASTRES "Construindo Cidades Resilientes e Socialmente Justas". 1.ed. Cascavel: UNIOESTE/CEPED, 2018. 310p.
 
CARNIATTO, I.; MORAIS, M. M.; BENTO OLIVEIRA, J.; SCHENNIA, O. Educação Ambiental: Fomento para a Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas. In: BEGANHA, D. E.; ROCIO VIEIRA, E.; MORTELLA, R. D.; ROSA, M. A. (Orgs.) Educação Ambiental Rumo à Escola Sustentável. Curitiba: SEED, 2018. p. 41-51.
 
CARNIATTO, I.; SCHUNIG, F. R.; RIBEIRO, A. R.; ARAUJO, R. L. (Orgs.). PREVENÇÃO E PROTEÇÃO A DESASTRES "Construindo Cidades Seguras e Sustentáveis "Construindo Cidades Seguras e Sustentáveis ". 1.ed. Cascavel: UNIOESTE/CEPED, 2017. 263p. 
 
CARNIATTO, I.; SCHNEIDER, M. J.; GONZALEZ, A. C. (Orgs.) . Engenharia sanitária e ambiental: tecnologias para a sustentabilidade. 1.ed. Curitiba: Atena Editora, 2016. 145p.
 
CARNIATTO, I.; BRANCALHAO, R. M. C. (Orgs.). Ciências Naturais e Sociais na Educação Infantil. 1.ed. Curitiba: Editora Positivo, 2015. 150p.
 
CARNIATTO, I.; ROSA, M. A.; ZONIN, W. J.; MORAIS, M. M. (Orgs.). Educação ambiental: redes e sustentabilidades. 1.ed. Curitiba: Editora Tuiuti, 2015. 224p.
 
POLINARSKI, C. A. LIMA, B. G. T.; CARNIATTO, I. (Orgs.). Reflexões e experiências no contexto do ensino por investigação: PIBID/biologia - UNIOESTE. PIBID/biologia - UNIOESTE. 1.ed. Porto Alegre: Evangraf, 2014. 160p.
 
CARAMELLO, N.; CARNIATTO, I.; PINHEIRO, Z.; MARCAL, M. S. (Orgs.). AMAZÔNIA: recursos hídricos e diálogos socioambientais. 1.ed. Curitiba: CRV, 2011. 282p.
 
PERACOLI, L. T.; CARNIATTO, I.  Atividades Contextualizadas no Ensino de Ciências como forma de Enriquecer os Conteúdos, para uma Aprendizagem Cognitiva Significativa. 1.ed. Curitiba: PDE, 2008. 50p.
 
FERRARI, I. S.; CARNIATTO, I.  Em Foco: A Célula - um Recorte da Biologia. A Célula - um Recorte da Biologia. 1. ed. Curitiba: PDE, 2008. 99p.
 
CARNIATTO, I. A formação do sujeito professor. 1.ed. Cascavel: Edunioeste, 2002. 158p.



ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS 
Clique no título para abrir o link e baixar o arquivo completo.
 CARNIATTO, I.; SATO, M.; PEREIRA, V. A. Aprendizagens em Rede: Cooperação interinstitucional na atuação da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática–RIPEDRCResearch, Society and Development, v. 10, n. 9, e41910918018, 2021.

 

TAGLIAPIETRA, O. M.; CARNIATTO, I.; BERTOLINI, G. A Importância do Conhecimento Local dos Agricultores Familiares e Demais Populações Rurais para o Desenvolvimento Rural SustentávelRevista Gestão e Desenvolvimento, v. 18, n. 2, p. 178-199, 2021.

 

ROSA, M. A.; CARNIATTO, I.; CRUZ, R. A. Educação ambiental e resiliência climática: desafios contemporâneos da crise da água numa escola do campo. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 3, n. 1, p. 47-62, 2021.
 
CARNIATTO, I., SILVA, H. L. Emergência Climática: Os Desafios de Sentir, Estar, Pensar e Viver Juntos Neste Percurso No Planeta Terra – Editorial. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 3, n. 1, p. 5-11, 2021.
 
NEPOMOCENO, T. A. R.; CARNIATTO, I. Inclusão na perspectiva da educação básica pública: desafios e possibilidadesDiversitas Journal, v. 6, n. 3, p. 3518-3534, 2021.
 
CARNIATTO, I., ALVES, G. B. Ano 2020 - Tempo de Crise e Distanciamento, Pandemia COVID-19- Tempo de Fortalecimento da Ciência e Esperança para Enfrentar a Vida- Editorial. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v.2, n. 2, p 3-11, 2020. 
 
MALLMANN, A.; CARNIATTO, I.; PLEIN, C. A Educação Ambiental do ponto de vista das concepções de Desenvolvimento Sustentável na escola do campo. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n.1, p. 44-61, 2020.
 
BORGES, C. L. P.; SILVA , L. C.; CARNIATTO, I. Ambientalização curricular no ensino superior: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e2069119734, 2020. 
 
BENTO, J.; CARNIATTO, I.; ZAMBAN, V. C.; COPETTI, L. A.; GONZALEZ, A. C. Environmental and Social Impacts of Urban and Rural Water rans intercepting the BR 277 (Km 493 to 730) Concerning the ransporto f Hazardous Products. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 7, n. 4, p. 194-202, 2020.
 
DILL, M. A.;  CARNIATTO, I. Concepções de meio ambiente e Educação Ambiental de professores do ensino fundamental I. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 5, p. 152-172, 2020.
 
CARNIATTO, I. Sustainability: what are we looking for? International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 2, n. 1, p. 3-11, 2020.
 
CARNIATTO, I.; OLIVEIRA, W. A.; REIS, A. M.; SANTOS, R. F.; LEWANDOSKI, C. F. Desafios para a Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima - RIPEDRC - Rede Resiliência Climática. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 2, n. 1, p. 32-52, 2020.
 
KLOSS, N.; SILVA, S.; CARNIATTO, I.; FEIDEN, A. Rural Sanitation: Interest of the Public Manager or the Community?. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 2, n. 1, p. 109-126, 2020.
 
BENTO, J.; CALDEIRA, L. F. R.; MEDEIROS, G.; GONZALEZ, A. C.; CARNIATTO, I. Elaboração de Protocolo de Avaliação Rápida para vulnerabilidade dos mananciais de abastecimento próximos as rodovias. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 1, n. 1, p. 174-188, 2019.
 
CAVALHEIRO NETO, A.; CARNIATTO, I. A contribuição de um centro universitário no processo de implantação dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela agenda 2030 das nações unidas. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 2, n. 1, p. 69-83, 2020.
 
BARRETO, J. S.; DEITOS, R. A.; CARNIATTO, I. As organizações solidárias no município de Cascavel/PR, e a importância da educação para o desenvolvimento territorial justo e sustentável. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 2, n. 1, p. 127-139, 2020.
 
BREDA, G. K. ; CARNIATTO, I.; GARCIA, J. R. N. A importância da educação alimentar nutricional na promoção da sustentabilidade e garantia do direito humano à alimentação adequada. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 2, n. 1, p. 187-203, 2020.
 
TISCHNER, A. B.; CARNIATTO DE OLIVEIRA, I.; BARBADO, N. Diagnóstico sobre o grau de conhecimento do tema Parque Nacional de Ilha Grande por professores e pedagogos de colégios públicos do entorno. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 4, p. 318-338, 2020.
 
CARNIATTO, I.; ALVES, G. B. 2020 - A time of crisis and social distancing, pandemic covid-19 - time to strengthen science and hope to face life. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 2, n. 2, p. 3-11, 2020.
 
COTICA, K. J. F.; CARNIATTO, I. A relação entre legislação, a educação ambiental e os problemas enfrentados na gestão de resíduos sólidos pelas comunidades rurais. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 2, n. 2, p. 117-132, 2020.
 
HISSATOMI, C. M.; GORGEN, D. K.; ROGINSKI, G. S.; HOFFMANN, L. F.; SILVA, T. M.; CARNIATTO, I.; GARCIA, J. R. N. Utilização da planta alimentícia não convencional ora pro nobis em educação Nutricional. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 3, n. 4, p. 3846-3855, 2020.
 
CARNIATTO, I.; CALDEIRA, L. F. R.; OLIVEIRA, J. B.; OLIVEIRA, W. A. Riscos socioambientais dos mananciais de abastecimento por acidentes com transporte de produtos perigosos na BR-277, Paraná, Brasil. Revista FLAMMAE, v. 5, n. 12, p. 9-23, 2019.
 
TRAMONTINA, L. T.; CARNIATTO, I. Influências da Educação Ambiental, do grau de escolaridade e do ambiente de trabalho em práticas ambientais por trabalhadores na indústria. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 1, p. 29-48, 2019.
 
TAGLIAPIETRA, O. M.; CARNIATTO, I. A interdisciplinariedade na Educação Ambiental como instrumento para a consolidação do Desenvolvimento Sustentável. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 14, n. 3, p. 75-90, 2019.
 
TAGLIAPIETRA, O. M.;  CARNIATTO, I.; BERTOLINI, G. R. F. Status of the family Farming Economic and knowledge Potential from a Sustainable Rural Development Perspective. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 6, n. 10, p. 92-102, 2019.
 
CARNIATTO, I. International effort to create the International Journal of Environmental Resilience Research and Science (IJERRS). International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 1, n. 1, p. 3-9, 2019.
 
CARNIATTO, I.; SAKAI, M.; SAKAI, P. Desenvolvimento resiliente ao clima: contribuições do workshop Reino Unido? Brasil financiamento do desenvolvimento resiliente ao clima. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 1, n. 1, p. 10-23, 2019.
 
GUNKEL, F. A.; CARNIATTO, I.; GARCIA, J. R. N.; COTICA, K. J. F.; MELLO, V. G. Educação alimentar e nutricional na promoção do desenvolvimento sustentável. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, v. 1, n. 1, p. 146-159, 2019.
 
CARNIATTO, I.; FIEDLER, L.; OTTAVIANO, S. O Papel da Educação Ambiental e da Gestão de Risco De Desastres no Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis e Resilientes. Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, v. 1, edição especial, p. 278-300, 2018.
 
NICOSKI, R. M.; MICOANSKI, M.; SOUZA, J. G. L.; CARNIATTO, I.  Escolas sustentáveis: Avaliação por meio dos indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental em uma escola pública no município de Cascavel-Paraná. Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 3, p. 202-217, 2018.
 
KOPPE, M.; AHLERT, A.; CARNIATTO, I. O Desenvolvimento Rural Sustentável no Currículo Escolar. Revista GeoPantanal, v. 13, n. 24, p. 251-268, 2018.
 
 
RIBEIRO FILHO, G. V.; CASARIL, K. B. P. B.; CARNIATTO, I.;  SILVA, N. L. S. As opiniões dos agricultores sobre as mudanças do código florestal: um novo subsídio para os processos de educação ambiental. Educere et educare, v. 13, n. 29, p. 1-22, 2018.
 
CARNIATTO, I.; HENNRICH JUNIOR, E. J. Overview of Environmental Education in Brazil and the world. Ambiência, v. 13, edição especial, p. 63-83, 2017.
 
ROSA, M. A.; CARNIATTO, I.; COELHO, W. A. Environmental Education and Public Policy: limits and possibilities of practice and management. Ambiência, v. 13, p. 123-141, 2017.
 
CARNIATTO, I.; JUNIOR, E. J. H. Panorama da Educação Ambiental no Brasil e no mundo. Ambiência Guarapuava (PR) v.13, Edição Especial, p. 63-83, 2017.
 
PAVINATO, J. M. S.; SILVA, E. F.; CARNIATTO, I. Território, identidade cultural e redes. Revista Orbis Latina, v. 7, n. 3, p. 119-132, 2017.
 
ROCHA, K. L.; AHLERT, A.; CARNIATTO, I.  Área de relevante interesse ecológico (ARIE) como espaço privilegiado para a educação ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 12, n. 4, p. 10-24, 2017.
 
STEDING, A.; CARNIATTO, I. A Educação Ambiental aliada à tecnologia da informação na agricultura familiar. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 2, p. 76-96, 2017.
 
HENNRICH JUNIOR, E. J.; CARNIATTO, I.;  NOGUEIRA, J. R.; KOPPE, M. Escola rural sustentável: um relato de experiência em uma escola do município de Marechal Cândido Rondon -Paraná - Brasil. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 1, p. 132-151, 2016.
 
MARIANO, E. B.; CARNIATTO, I.; REIS, G. H.; HENNRICH JUNIOR, E. J. Análise da saúde ambiental em grupos sociais no município de Diamante D’Oeste (PR). Revista Colóquio, v. 12, n. 1, p. 51-68, 2015.
 
SILVA, G. A.; NANNI, G.; CARNIATTO, I.; HENNRICH JUNIOR, E. J.; LIMA, J. R. Reduzindo perdas oriundas do armazenamento e no manuseio de materiais na construção civil. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2015.
 
CARAMELLO, N. D. A.; PENHA, M.; PUJOL, D. S.; STACHW, R.; LIMA, L. F. M.; ARRUDA, C.; CARNIATTO, I.;  XIMENES, C.; PIERA, F. E.; PINHEIRO, I.; OLIVEIRA, F. J.; STACHIW, R.; MAX, C.; HENNRICH JUNIOR, E. J.; CUNHA, J. Indicadores de insustentabilidade hídrica na Amazônia: Mobilização de todos os setores para implantação da Gestão das Águas no Estado de Rondônia-Brasil. Revista Científica Monfragüe: Desarrollo Resiliente, v. 4, n. 2, p. 66-86, 2015.
 
TIETZ, C. M.; REFATI, D. C.; CARNIATTO, I. A percepção de educação ambiental no Assentamento Ander Rodolfo Henrique em Diamante do Oeste/PR. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, volume especial, p. 205-222, 2015.
 
CARNIATTO, I.; HENNRICH JUNIOR, E. J. ; MOTA, J. G. O. Programas de sustentabilidade na gestão das instituições de ensino superior. Contrapontos, v. 15, n. 2, p. 333-348, 2015.
 
 
CARNIATTO, I.; ROSA, M. A.; OLIVEIRA, W. A. Educação Ambiental para comunidades sustentáveis: Rede Paranaense de Pesquisa em Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica, Paraná, Brasil. Ambientalmente Sustentable, v. 2, n. 20, p. 49-68, 2015.
 
ROSA, M. A.;  CARNIATTO, I. Política de educação ambiental do Paraná e seus desafios. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, n. 2, p. 239-260, 2015.
 
CARNIATTO, I.; STEDING, A. Ambientalização e sustentabilidade nas universidades em debate. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 32, n. 2, p. 299-318, 2015.
 
SCHNEIDER, M. J.; CARNIATTO, I.;  ROESLER, M. R. V. B.; SILVA, N. L. S. A participação da agricultura familiar na defesa do direito à alimentação escolar saudável no município de Missal-PR. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 10, n. 26, p. 316-345, 2015.
 
CARNIATTO, I.; HOEPERS, F. L. L.; HOEPERS, L. M. L. Adaptação e aplicação de métodos didáticos para E.J.A. no ensino de educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, volume especial, p. 214-232, 2014.
 
CARNIATTO, I.; ALEIXO, V.; METZNER, C. M.; LIZZONI, D.; RIFFEL, E. F. Educação ambiental voltada ao uso e ocupação do solo e a estrutura dos loteamentos Sabiá e Bem te vi no município de Marechal Cândido Rondon -PR. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, volume especial, p. 258-282, 2014.
 
ROSA, M. A.; CARNIATTO, I.; KATAOKA, A. M.; AFFONSO, A. L. S. Panoroma da inserção da educação ambiental nas instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 1, p. 283-300, 2014.
 
SORNBERGER, N. A.; AMARAL, A. Q.; CARNIATTO, I.; TOBALDINI, B. G.; NASCIMENTO, E. V. J. A consolidação do movimento ambientalista e da educação ambiental no Brasil e no mundo: algumas perspectivas históricas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, volume especial, p. 301-317, 2014.
 
REIS, G. H.; BRANDELERO, F.; CARNIATTO, I.; PEREIRA, L. S. REA-PR tecendo sonhos: enlaçando a governânça das universidades em redes na Rio+20 -rumo às comunidades sustentáveis. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, volume especial, p. 363-378, 2014.
 
AMARAL, A. Q.; CARNIATTO, I.; MUXFELDT, A. L.; LARA, J. G.; MIGUEL, K. S.; SILVA, S. C. Agenda 21 escolar: sua construção por meio de diversas estratégias de ensino. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 8, n. 1, p. 10-18, 2013.
 
PANDOLFO, A.; AMARAL, A. Q.; CARNIATTO, I.  Empresariado e o ambiente: a importância e aplicação de métodos de Educação Ambiental no gerenciamento de uma indústria de reciclagem. Revista Cultivando o Saber, v. 5, p. 60-73-73, 2012.
 
SERVAT, A.; CARNIATTO, I.  A coleta seletiva em Cascavel - PR: percepções de catadores, funcionários municipais e moradores. Revista Cultivando o Saber, v. 5, p. n.4, p. 173-190, 2012.
 
AMARAL, A. Q.; CARNIATTO, I.; MIGUEL, K.; SILVA, J. P. B. Limites e desafios do Estágio Supervisionado demonstrados em um processo de reflexão num Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 7, n. 2, p. 13-21, 2012.
 
CARDOSO, F. S.; CARNIATTO, I.  As Cidades Sustentáveis e os Parques Lineares: uma proposta de criação do Parque Recanto das Águas em Cascavel – PR. Revista Cultivando o Saber, v. 5, n. 3,  p. 154-166, 2012.
 
CARNIATTO, I.; BERTASSO, I.; SIMÃO, P.; MANGOLIN, L. Interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade: estudo da percepção e conceitos de acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 282-294, 2012.
 
AMARAL, A. Q.; CARNIATTO, I. Concepções sobre projetos de educação ambiental na formação continuada de professores. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 6, n. 1, p. 113-123, 2011.
 
 
FRIGO, M. J., CARNIATTO, I. A Horta Escolar como Recurso Metodológico para a Educação Ambiental. Curitiba: Cadernos PDE, 2010.
 
OENNING, V.; CARNIATTO, I.  Percepção ambiental de alunos atingidos por barragem em relação a problemas locais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 23, n. 23, p. 120-133, 2009.
 
SEGER, C. D.; DLUGOSZ, F. L.; KURASZ, G.; MARTINEZ, D. T.; RANCONI, E.; MELO, L. A. N.; BITTENCOURT, S. M.; BRAND, M. A.; CARNIATTO, I.; GALVÃO, F.; RODERJAN, C. V. Levantamento florístico e análise fitossociológica de um remanescente de floresta ombrófila mista localizado no município de Pinhais, Paraná-Brasil. Revista Floresta, v. 35, n. 2, p. 291-302, 2005.
 
CARNIATTO, I. Subsídios para um Processo de Gestão de Recursos Hídricos e Educação Ambiental nas Sub-Bacias Xaxim e Santa Rosa, Bacia Hidrográfica Paraná III. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) -  Universidade Federal do Paraná, Curitiba 2005.
 
 
 
 
ARTIGOS PUBLICADOS EM EVENTOS 
Clique no título para abrir o link e baixar o arquivo completo.
GONSALES, P. L. B.;  OLIVEIRA, J. B.; CARNIATTO, I. Influência do transporte de cargas perigosas em unidades de conservação: estudo de caso do Parque Nacional do iguaçu, Paraná, Brasil.  In: 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018. 
  
CALDEIRA, L. F. R.; GONSALES, P. L. B.; OLIVEIRA, J. B.; CARNIATTO, I. Transporte de produtos perigosos através do modal rodoviário em comparação ao modal ferroviário: viabilidade econômica e riscos socioambientais. In: 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018. 
  
GONSALES, P. L. B.; CALDEIRA, L. F. R.; OLIVEIRA, J. B.; CARNIATTO, I. Vazamento dos constituintes da gasolina em corpos hídricos, um risco para a saúde das comunidades indígenasIn: 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018. 

OLIVEIRA, J. B.; MICOANSKI, M.; CARNIATTO, I. Ações formativas sobre os riscos de produtos perigosos e seus efeitos socioambientais: uma ferramenta mitigadora para gestores municipais. In: I Seminário Paranaense de Pesquisa em Redução de Risco de Desastre, 2018.
 
CALDEIRA, L. F. R.; OLIVEIRA, J. B.; CARNIATTO, I. Transporte rodoviário de produtos perigosos (TRPP): riscos socioambientais relacionados aos mananciais de abastecimento na br-277, no trecho de Guaraniaçu a Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. In: I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e IV Jornada Questão Agrária e Desenvolvimento, 2017. 
 
CARNIATTO, I.; MICOANSKI, M.; DAVIES, O. T. D. Formação em educação ambiental para professores da rede pública de ensino – SOS fauna. In: 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), 2017. 
  
BELÃO, M.; FIEDLER, L.; SILVA, P. E. R.; CARNIATTO, I. Gestão e educação ambiental a partir de um sistema de gestão integrado (SGI).  In: IX Fórum brasileiro & IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, 2017. 
 
GONSALES, P. L. B.; OLIVEIRA, J. B.; HOFFMANN, T. D.; CARNIATTO, I.  Estudo de caso sobre o efeito socioambiental causado por acidentes com o transporte de agroquímicos na BR-277 no trecho de Guarapuava a Foz do Iguaçu. In: I Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e IV Jornada Questão Agrária e Desenvolvimento, 2017. 
 
OLGUÍN, C. J. M.; SANTA CATARINA, A.; BUSATTA, O. J.; CARNIATTO, I.; BRANCALHÃO, R. M.; SILVA, L.; VACARI, T. J. Experiências de capacitação em Software Livre: projetos do Colegiado de Ciência da Computação da UNIOESTE. In: IX Jornadas Argentinas de Software Libre, Argentina, 2012.
 
MANGOLIN, L. P., AMARAL, A. Q., CARNIATTO, I. Educação Ambiental: Levantamento de Percepções de Alunos Sobre o Meio Ambiente e Problemas Ambientais. In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia e IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education, Londrina, 2011. 
 
SIMÃO, P. C.; AMARAL, A. Q.; CARNIATTO, I. Concepções Sobre Sexualidade Diagnosticadas num Colégio da Rede Pública de Ensino. In: V Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia e IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências do International Council of Associations for Science Education, Londrina, 2011.
 
OLGUÍN, C. J. M., CARNIATTO I., BRANCALHÃO, R. M. C., SILVA, L., OLIVEIRA, V. B. M., SANTOS, V. A Busca da Formação Integral de Adolescentes que Habitam as Periferias e Bolsões de Miséria em Cascavel/Pr Através da Saúde, do Meio Ambiente, da Cultura e da Tecnologia. XI Congreso iberoameriamerico de extension universitária, Argentina, 2011.
 
DALZOTTO, E.; CARNIATTO, I. Educação Ambiental: Atividades De Percepção E Instrução Para A Preservação De Nascentes Em Áreas Degradadas – Um Desafio Pra Construção Da Agenda 21 Local. In: Seminário Internacional “Experiências de agendas 21: Os Desafios do Nosso Tempo”, Ponta Grossa, 2009.
 
SILVA, M. D. D.; CARNIATTO, I.; POLINARSKI, C. A. Projeto político-pedagógico como instrumento para a educação ambiental formal. In: Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009.
 
PEGORARO, T.; CARNIATTO, I.; REIS, C. F.; GRACIANO, L.; CORRÊA, J. M., LIMBERGER, C. Atividades Voltadas à Educação Ambiental em uma Microbacia no Oeste do Paraná. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Campo Grande, 2009.
 
 
VALDAMERI, A. J.; ZOTTI, A. I.; OLIVEIRA, W.; CARNIATTO, I. Educação ambiental: um diagnóstico em escolas municipais. In: V Encontro Nacional se Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. 
 
CARNIATTO, I., ARAGÃO, R. M. D. Investigação Narrativa: uma possibilidade para a pesquisa em Ensino segundo o Paradigma da Complexidade. Anais do IV ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo, 2003.
 
CARNIATTO, I.; TAVARES, B.; POLINARSKI, C. A.; BORDIGNON, C. V. M.; VASCONCELOS, H. L.; BUENO, N. C.; BRANCALHÃO, R. M. C.; OLIVEIRA, W. A.; CUNHA, A. F.; BLANCO, C. C.; PUERARI I. F.; CARDOSO, M. F. Educação Ambiental Aliada À Formação Do Biólogo Como Instrumento No Monitoramento E Preservação Dos Mananciais Na Cidade De Cascavel – Pr, IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Baurú, 2003.
 
POLINARSKI, C. A.; CARNIATTO, I.; NOGUEIRA, K. V. Educação ambiental para alunos do ensino fundamental do 4 ciclo: na busca de melhor qualidade de vida. In: Atas do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Baurú, 2003.
 
CARNIATTO, I.;  ARAGÃO, R. M. R. Investigação narrativa – A questão epistemológica no ensino de conteúdos conceituais, representacionais e processuais da Ciência/Biologia. In: Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 1999.







Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.