Rede Resiliência

Participe do V Workshop Internacional Pesquisa e Resiliência Ambiental, de 10 a 13 de dezembro de 2023. Os trabalhos serão publicados na International Journal of Environmental Resilience Research and Science https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/index.                             Site do IV Workshop AQUI

LOGO REDE TÁ OK

 

CLIMATE RESILIENCE INTERNATIONAL RESEARCH NETWORK - RIPERC
REDE INTERNACIONAL DE PESQUISA RESILIÊNCIA CLIMÁTICA - RIPERC
 
 
  
 Se você deseja participar, preencha o formulário https://forms.gle/tM9zem5XcUBERnpv5 
 

International Climate Resilience Research Network - RIPERC  (Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática) conta com a adesão de 260 pesquisadores oriundos de mais de 100 instituições de 15 diferentes países: Brasil, Reino Unido, Paraguai, Argentina, México, Chile, Bolívia, Venezuela, Guatemala, Cuba,  México, Espanha, Itália, Angola  e Ghana. Foi criada a partir da parceria da University of York (UY-UK) com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  tendo o apoio da University of Leeds (UK) como resultado do Workshop Reino Unido - Brasil Financiamento do Desenvolvimento Resiliente ao Clima. Integra as atividades do Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS Unioeste) e do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres (CEPED-Unioeste), a qual pretende ser um espaço de realização e de divulgação de pesquisas acadêmicas, apoio à formação e fortalecimento de jovens pesquisadores, proporcione a Mobilidade acadêmica entre professores e alunos das universidades de diferentes países. Suas pesquisas estão contempladas no grande eixo da Sutentabilidade planetária, que propiciem buscar o diálogo entre diferentes instituições, colocando em pauta discussões trans e interdisciplinares das condições necessárias para fortalecer uma cidadania ambiental participativa e inclusiva, que alcance a todos os segmentos sociais da América Latina e da comunidade global, trazendo em sua tessitura os princípios para a igualdade, a paz, a vida e um futuro com esperança.

Pesquisadores_da_RIPERC.gif
Figura: Pesquisadores fundadores da Rede RIPERC, Visita no Parque Tecnológico de Itaipu. Foto: Arquivo Irene Carniatto, setembro 2019. 
 
O periódico International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS ISSN Eletrônico  2675-3456 é resultado da articulação da Rede RIPERC, sendo uma revista Internacional, que, no entanto, ainda não possui o quadriênio para ser avaliada, recebeu QUALIS CAPES C. 
 
 
O Programa da "Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática - RIPERC- Rede Resiliência Climática, foi criado no evento 
"Workshop Reino Unido/Brasil - Financiamento do desenvolvimento urbano resiliente ao clima" que foi realizade de 9 a 13 de setembro de 2019, na Unioeste - Campus de Foz do Iguaçu, pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção e Desastres - CEPED/Unioeste. 
Durante o desenvolvimento e preparação do projeto do Workshop Reino Unido - Brasil foi iniciado o movimento e a organização da Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima - RIPEDRC - Rede Resiliência Climática, inicialmente com 74 pesquisadores do Reino Unido, Brasil, Paraguay e Argentina, sendo posteriormente denominada Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática - RIPERC.
 
Este workshop foi uma parceria da Universidade de York (UK) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (BR), com apoio da Universidade de Leeds (UK), e financiado pela iniciativa British Council Researcher Links, com o apoio do Fundo Newton e da Confap/Fundação Araucária. Teve com parceiros o Programa de Pós-Graduação (Doutorado e mestrado) em Desenvolvimento Rural Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agricultura, com apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica/Unioeste, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-grduação, Pró-Reitoria de Extensão e a Divisão de Comunicação da Unioeste.
 
Também, atuaram como parceiros, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, o 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros do Paraná, o 4º Grupamento de Bombeiros - Cascavel, o 9º Grupamento de Bombeiros - Foz do Iguaçu e com a parceria de inúmeras instituições, universidades, prefeituras e empresas. Nossos maiores agradecimentos, não poderiamos alcançar tais resultados sem a participação de qualquer um destes fantásticos parceiros.
  
Os trabalhos e parcerias têm como horizonte combate à fome, pobreza e desigualdades sociais, saúde e educação de qualidade para todos, Justiça Social, Sustentabilidade Ambiental e compromisso social. Tamando como fundamentação a Carta da Terra e o Tratado de Educação Ambientla para Reponsabilidade Social e compromisso Global, Agenda 21, e coloca em uma discussão sobre os ODS e  Agenda 2030.
objetivos port 1 672x372
   Em seguida foi realizada a Oficina I da "Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima - Rede Resiliência Climática", nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019, foram lançados:

Rede Cidades 5.0 (Cities Network 5.0)
Conselho Latinoamericano Sociedade 5.0+Paraguay
Conselho Latinoamericano Sociedade 5.0+Paraguay
Megalópolis Inteligente Tríplice Fronteira

Foram lançados em Ciudad del Este, Alto Paraná, Paraguai e na Unioeste, cidade de Foz de Iguaçu, Paraná, Brasil, com a participação do articulador dessa iniciativa e Secretário de la Federación Argentina de Municipios; o Chefe de Gabinete como o Representante de lá Governación del Alto Paraná/Paraguay, a Coordenadora Brasileira da Rede Resiliência Climática e do CEPED/Unioeste; a Secretária de Medio Ambiente de la Gobernació del Alto Paraná/PY; o Decano da Universidad Privada del Este, juntamente com o Diretor de Relaciones Exteriores, sede Presidente Franco/PY e professores pesquisadores; o Decano da Universidad Nacional del Este, e professores pesquisadores e demais convidados. 

A esse respeito, se formou uma mesa de trabalho com a assinatura de um convênio entre atores políticos, que são representantes da Gobernación del Alto Paraná, de municipalidades da região, o Município de Cascavel do Brasil e o município de Puerto Iguazú, Argentina, e demais investigadores de várias universidades públicas e privadas dos três países. Os projetos estão em uma etapa de análises e intercâmbio de pareceres, ideias e de conhecimento sobre a matéria.

Este evento foi aberto ao público acadêmico, pesquisadores, alunos de pós-graduação, gestores, técnicos dos estados, municípios e empresas, alunos de graduação e público em geral. 
Foi uma importante vitrine nacional e internacional para contatos, parcerias e apresentar projetos de Sustentabilidade e Resiliência. Esta foi uma oportunidade de apresentar ideias através artigos de pesquisa, cases exitosos e relatos de experiências.

Obrigada por sua presença, apoio e patrocínio a esse exitoso e grande evento!
Te esperamos no Próximo!

dsfojiojfsjfiojdsof
 JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

A América Latina é uma das regiões mais urbanizadas do mundo e espera-se que o crescimento nos centros urbanos continue a aumentar até 2050, quando cerca de 9 de cada 10 pessoas viverão nas cidades. Além disso, as cidades estão sendo cada vez mais afetadas por eventos climáticos extremos, que devem se tornar mais frequentes e intensos, portanto, precisam construir a resiliência climática.

As cidades pequenas e médias, muitas vezes são mais vulneráveis aos impactos climáticos e carecem de recursos humanos, materiais e financeiros, se querem avançar no desenvolvimento resiliente ao clima, precisam de acesso a mecanismos de financiamento tradicionais e não tradicionais. Exploraremos as opções de financiamento que os gestores de políticas das cidades podem acessar para construir capacidades de resiliência climática. Essas opções incluem, por exemplo, seguros, finanças privadas, fontes fiscais, títulos verdes, financiamento para desenvolvimento, fundos de pensão, microfinanciamento etc. Vamos explorar quais os recursos internos que as pequenas e médias cidades têm para financiar o desenvolvimento resiliente.

Este workshop faz parte da iniciativa Researcher Links e promoveu a colaboração de pesquisa entre pesquisadores de início de carreira no Reino Unido e no Brasil nessa área. Está fomentando uma rede de pesquisadores para produzir pesquisas inovadoras e orientadas para o impacto, que possam beneficiar as cidades brasileiras e levar à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é criar um impacto positivo, tornando as cidades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis, ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade de vida da população urbana, especialmente aquelas mais vulneráveis aos impactos climáticos.

planeta para usark
 
 

 Veja mais informações em I Workshop RIPEDRC

Cordialmente,
 A coordenação,

 Profª. Drª. IRENE CARNIATTO
  • Coordenadora Geral da Rede RIPEDRC, Unioeste, Campus de Cascavel – Paraná – Brasil
Prof. Dr. GUSTAVO BIASOLI ALVES
  • Coordenador Associado no Brasil, Unioeste, Campus de Toledo – Paraná – Brasil
Profª. Drª. RENUKA TAKORE
  • Coordenadora Associada no Reino Unido, UCEM - University College of Estate Management, Reading - Reino Unido 
Profª. Drª. ROSILENE LUCIANA DELLARIVA
  • Coordenadora Associada no Brasil, Unioeste, Campus de Cascavel – Paraná – Brasil
Ten. Cel. FERNANDO RAIMUNDO SCHUNIG
  • Comandante 3ª Região do Corpo de Bombeiros - SESP/PR, Cascavel – Paraná – Brasil
Major ROGÉRIO ARAÚJO
  • Comandante do 4º Grupamento de Corpo de Bombeiros, Cascavel - Paraná - Brasil
Major ANTONIO SCHINDA
  • Comandante do 9º Grupamento de Corpo de Bombeiros, Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil
Prof. Dr. WILSON JOÃO ZONIN
  • Coordenador do Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável, Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil
Prof. Dr. NARDEL LUIZ SOARES DA SILVA
  • Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil
Prof. Dr. ARMIN FEIDEN
  • Pesquisador no Brasil, Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon – Paraná – Brasil
Adm. ALEXANDRE MENDES DOS REIS
  • Marketing Institucional, Unioeste, Cascavel – Paraná – Brasil
Prof. Drº. REGINALDO FERREIRA SANTOS
  • Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG, Unioeste, Cascavel – Paraná – Brasil
Adm. SELMO JOSÉ BONATTO
  • Diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas, Unioeste, Cascavel – Paraná – Brasil


logos_cidades.jpg

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.