Projetos por tempo determinado

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão - 2022

 
Formação Inicial e Continuada de Professores Aproximando Universidade, Escola e Comunidade Escolar.
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaboradores/docentes:  Kathia Regina Kunzler, Liane Andrzejewski, Matiela Raquel Kirsten Hexsel, Elizete Rosinski, Márcia Beatriz Seelent, Luciana Schuster, Ines Maria Bruxel, Normilda Koehler e Géssica Mayara Otto Vacheski.Colaboradores discentes: Kelly Karini Kunzler, Tais Viviane Hanauer, Diellen Soares Chesca, Caroline Soares de Oliveira, Yara Caroline Anschau, Julianna Karine Schenknecht e Lucas Henrique Wessling Schindvein
Objetivo: Oferecer aos professores do Colégio Estadual Pato Bragado um espaço de formação continuada e aos acadêmicos do Curso de Química da Unioeste, participantes desse projeto, um espaço de formação complementar. 
 
Educadores Químicos: Coletivo de Formação e Atuação
Coordenação: Rosana Franzen Leite
Colaboradores Docentes: Silvia Zamberlan Costa Beber e Géssica Mayara Otto Vacheski
Colaborador Discente: Lucas Eduardo Silva
Objetivo: Reunir Educadores Químicos em diferentes idades de atuação na educação básica buscando integrá-los e construirum Coletivo de Trabalho.
 
Saberes Populares, Ensino de Química e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)Coordenação: Silvia Zamberlan Costa BeberColaborador Discente: Diellen Soares ChescaObjetivo: Produzir Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) com temáticas identificadas em saberes populares de Toledo/PR para o ensino de conceitos químicos da educação básica. 
 
Revisão Sistemáticasobre Saberes Populares relacionado ao Ensino de Química
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaborador Discente: Julianna Karine Schenknecht
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática na base de dados do Portal de Teses e Dissertações da CAPESpara identificar a produção científica sobre os Saberes Populares relacionados ao ensino de Química. 
 
Feira de Ciências: estudo de revisão da literatura
Coordenação: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaborador Discente: Thayelen Klen dos Santos
Objetivo: Realizar uma revisão sistemática da literatura nos anais dos ENPECs–Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, para mapear a produção científica sobre Feiras de Ciências. 
 
PIBID QUÍMICA – UNIOESTE: HISTÓRICO E CONQUISTAS 
Coordenador: Rosana Franzen Leite
Colaboradores/docente: Silvia Zamberlan Costa Beber
Colaboradores/discentes: Juliana Karine Schenknecht, Luana Rafaela Pavan e Jhulye Tonix do Nascimento
Objetivos: Neste projeto buscamos descrever o processo de constituição e desenvolvimento dos quatro projetos PIBID-Química, desde a aprovação do primeiro projeto em 2011 até o presente edital, iniciado em 2020. O site do PIBID será reorganizado e alimentado com as informações desta pesquisa.
 
TESES E DISSERTAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO PARANÁ – ESTUDO DAS ÁREAS DE PESQUISA E DE FORMAÇÃO DOS AUTORES 
Coordenador: Rosana Franzen Leite
Colaboradores/docente: Albino Oliveira Nunes
Colaboradores/discente: Eloize Tainá Schanoski e Mayra Alonso (PPGECEM/Unioeste)
Objetivos: Essa pesquisa visa identificar as áreas das Ciências: Química, Física, Biologia e Ciências que são abordadas nas pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação paranaenses, buscando investigar a área de formação dos pós-graduandos, autores dos trabalhos, e possíveis relações. A busca está ocorrendo por meio de consulta aos sítios da rede mundial de computadores de cada instituição, bem como na plataforma que contém o currículo dos autores. 
 
MAPEAMENTO DO ALCANCE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE QUÍMICA- LICENCIATURA UNIOESTE – 23 ANOSCoordenador: Rosana Franzen LeiteColaboradores/discente: Caroline Soares de Oliveira e Bruna Merlo AssumpçãoObjetivos: Neste projeto buscamos investigar a abrangência do curso de Química-Licenciatura no que se refere ao estágio supervisionado. Trata-se de um estudo documental em primeira ordem, que busca por meio da análise dos documentos de estágio supervisionado identificar os campos de estágio nos quais os acadêmicos realizaram esta atividade obrigatória, ao longo dos 23 anos do curso. Em segunda ordem, nosso olhar se volta aos motivos pelos quais os acadêmicos escolheram aquele campo de estágio.
 
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA COM O DESCRITOR “QUÍMICA ORGÂNICA”
Coordenador: Olga Maria Schimidt Ritter
Colaboradores/discente: Gabriela Karoline Tessaro Alves
Objetivos: O projeto tem como finalidade fazer uma varredura na revista Química Nova na Escola (QNEsc) com o descritor “Química Orgânica”. Será realizada uma análise, por meio de uma leitura flutuante sobre os artigos quanto a disciplina de Química Orgânica, depois selecionar os artigos para uma leitura mais profunda dos artigos que abordem o conteúdo de funções e reações orgânicas.
 
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA – ESTUDO DE ABORDAGENS DIDÁTICAS
Coordenador:
Rosana Franzen Leite
Colaboradores/docente: Géssica Mayara Otto Vacheski e Albino Oliveira Nunes.
Colaboradores/discentes: Caroline Soares de Oliveira; e Thais Cristina Cogo.
Objetivos: Neste projeto de pesquisa buscamos investigar o que se tem produzido e publicado, na área de Ensino de Química, que envolva abordagens didáticas que almejam a Alfabetização Científica - AC de estudantes. Trata-se de um levantamento bibliográfico, em eventos específicos da área. Esperamos identificar estilos de abordagem didática, materiais didáticos, instruções aos professores, e outros elementos que destaquem a AC no ensino de Química. 
 
Monitoria da disciplina de Química Orgânica 2
Coordenação: Olga Maria Schimidt Ritter
Colaborador Discente: Luis Alberto Faria Moraes
Objetivo: Nesta componente o acadêmico é levado apensar nas propriedades, transformações e mecanismos para conversão de uma molécula orgânica em outra. Uma disciplina bem densa que necessita muito estudo assim, é importante a presença de um monitor para que o mesmo possa dar suporte aos acadêmicos. Sempre sob a orientação do professor, o monitor irá auxiliar os acadêmicos na resolução de exercícios e atividades de estudo dirigido que sãopropostos no decorrer da disciplina. O monitor terá suas horas de trabalho de semana distribuídas da seguinte forma:04 horas para Disponibilidade para esclarecimento de dúvidas aos acadêmicos;02 horas para esclarecimentos das dúvidas do monitor com o professor da disciplina.Horário da monitoria: Durantes as quintas e sextas das 17:30 às 19:30
 
Clube de Ciências Novos Horizontes
Coordenação: Douglas Cardoso Dragunski
Participantes/docentes: Marcos Freitas de Moraes
Participantes/discentes: acadêmicos do curso de química licenciatura e bacharelado.
Participantes/externos: Rodrigo Pires de Souza, Leandro Pais de Paula, Rafael Vargas Aglio, Mariana Fatinel Carleone, Cristina Barcaro Müchen. 
Objetivo: Dar continuação às atividades desenvolvidas previamente pelo grupo PIBID Química da UNIOESTE – Campus de Toledo, em 2017, com as turmas de Ensino Médio do Colégio Estadual Novo Horizonte. O objetivo é propiciar um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aperfeiçoamento dos graduandos de Química Licenciatura como futuros docentes.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.