CTMR - Diamante d´Oeste

 
Cadastro Territorial Multifinalitário Rural (CTMR)
Município de Diamante d´Oeste (Paraná)
 Bandeira_DiamanteDOeste.jpg
 
O projeto intitulado em "Gestão de Pequenos Municípios: Primeiros Passos na Execução de um Cadastro Territorial Multifinalitário Rural" foi desenvolvido e defendido em 2022, na Dissertação de Mestrado de Gustavo Fernandes, sob a orientação do professor Dr. Jerry Adriani Johann, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PGEAGRI) da Unioeste, Campus de Cascavel.
 
RESUMO

Os pequenos municípios brasileiros possuem uma maior dificuldade na implementação de sistemas de Cadastro Territorial Multifinalitário Rural (CTMR), por seu elevado custo e falta de normativa específica. Dessa forma, é necessário o desenvolvimento de metodologias que reduzam os custos de implementação e tornem acessíveis os CTMRs a todos os municípios brasileiros, independentemente de tamanho. As técnicas de geoprocessamento são úteis para esse objetivo, utilizando produtos de sensoriamento remoto que sejam gratuitos ou de baixo custo e técnicas de classificação automática de imagens, é possível reduzir o custo dos CTMRs. Há uma diversidade de sensores orbitais cujas imagens são disponibilizadas gratuitamente e são adequados para o mapeamento das áreas rurais. O presente trabalho desenvolveu uma metodologia de aplicação de CTMR eficiente e de baixo custo para ser aplicada em pequenos municípios. A metodologia consistiu em obter um banco de dados composto por imagens de satélite Planet, Sentinel-2 e Google Satellite que possuem resolução adequada para mapear os alvos da área rural; foram mapeados os alvos de interesse do CTMR através de duas metodologias:  segmentação e classificação automática de imagens utilizando a plataforma Google Earth Engine e a vetorização manual dos alvos que não são capazes de ser classificados automaticamente; dados de interesse do CTMR que já existem e são disponibilizados de maneira gratuita via vários órgãos foram agregados aos  dados obtidos e foram organizados em camadas de informação vetoriais que se apresentam por meio de um sistema simples de  WebSIG de fácil manutenção e que é acessível aos gestores municipais. Com as informações acerca do uso e cobertura do solo no município foi observado que 27,95% da área do município é ocupada por pastagem enquanto 33,64% é ocupada por agricultura. Em relação à área florestal, observa-se 38,41% ainda coberto por esse tipo de cobertura. Ainda foi possível estimar dados acerca da capacidade de produção pecuária no ano em estudo, além de realizar análises acerca da conformidade do município em relação às leis de conservação ambiental. O presente trabalho foi capaz de utilizar as tecnologias de geoprocessamento para criar uma metodologia capaz de introduzir o CTMR nas administrações de pequenos municípios, utilizando produtos gratuitos e robustos.

PALAVRAS-CHAVE: Sensoriamento Remoto, Gestão Territorial, Geoprocessamento.
 
Para facilitar a consulta e visualização dos Planos de Informação gerados neste projeto, considerando eventuais dificuldades de consumir geoinformações geradas por Geotecnologias, desenvolveu-se um sistema WebSIG para que o município possa manipular e visualizar os planos de informação, alternar entre eles, aproximar ou distanciar a visualização e realizar diferentes combinações de planos de informação para atender a alguma necessidade relacionada a gestão territorial municipal. O acesso a este sistema WebSIG pode ser realizado no endereço eletrônico abaixo.
 
 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.