Publicações

 
 

Artigos em Periódicos

 
 
 
  Artigos aqui

  Capítulos aqui

Artigos em Periódicos 

  1. TAMBARUSSI, C. M.; BICUDO, M. A. V. Características fundamentales del trabajo con Modelación Matemática en el ámbito de la Educación Matemática. Paradigma, [s.l.] v. XLIII, ed. temática, p. 307-328, mayo. 2022.
  2. DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. A Matemática e os sentidos manifestados nas competências específicas e habilidades do Referencial Curricular do Novo Ensino Médio no Paraná. em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 235-260, 2022.
  3. KLÜBER, Tiago Emanuel; TAMBARUSSI, Carla Melli; MUTTI, Gabriele de Sousa Lins. O problema filosófico da teoria da representação e desdobramentos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 289-324, 31 ago. 2022. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p289-324.
  4. SILVA, M. V.; KLÜBER, T. E. Concepções prévias e Formação Continuada em Modelagem Matemática: um olhar para essa relação. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 289-318, 22 abr. 2022. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p289-318.
  5. WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Hermenéutica en la investigación cualitativa fenomenológica: un ejemplo situado en educación matemática. Paradigma, [S.L.], p. 158-177, 1 maio 2022. PARADIGMA. http://dx.doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.2022.p158-177.id1222.
  6. RAMON, R; SOUZA, N. F.; KLÜBER, T. E. CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS EVIDENCIADOS NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 46-70, mar. 2022.
  7. PEREIRA, Emanueli; KLÜBER, Tiago Emanuel. Práticas de Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática no Estado do Paraná. REVEMAT, v. 17, p. 1-23, 2022.

  Capítulos aqui

    1. KLÜBER, Tiago Emanuel; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de. SOBRE OS NOVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/CAPES: entrevista com tânia araújo-jorge, coordenadora da área de ensino (2013-2017). Educere Et Educare, [S.L.], v. 16, n. 39, p. 185-219, 20 jul. 2021. Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v16i39.27269.
    2. KLÜBER, Tiago Emanuel. Lógica da pesquisa qualitativa e questões éticas: síntese integradora e desdobramentos dos painéis do vi sipeq. Revista Pesquisa Qualitativa, [S.L.], v. 9, n. 22, p. 613-621, 31 dez. 2021. Revista Pesquisa Qualitativa - RPQ. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2021.v.9.n.22.513.
    3. CARVALHO, F. J. R.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática e Programação de Computadores: uma possibilidade para a construção de conhecimento na educação básica. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 297-323, 11 abr. 2021. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p297-323.
    4. KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pensamento Computacional na Educação Básica: reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.L.], v. 29, p. 604-633, 27 jun. 2021. Sociedade Brasileira de Computacao - SB. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.604.
    5. BENASSI, C. B. P.; MIGUEL, K. S.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. REFLEXÕES ACERCA DE SEMINÁRIOS PERMANENTES COMO UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Extensão & Sociedade, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 172-192, 29 dez. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2021v12n2id25937.
    6. RAMON, R.; SOUZA, N. F.; KLÜBER, T. E. VIDA MARIA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 222–241, 2021. DOI: 10.33871/22385800.2021.10.22.222-241.
    7. RAMON, R.; KLÜBER, T. E. AULAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 352–371, 2021. DOI: 10.33871/22385800.2021.10.23.352-371.

 
Capítulos aqui

  1. TAMBARUSSI, C. M.; BICUDO, M. A. V. Focando o conceito de conhecimento em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Paradigma, [s.l.], v. XLI, n.2, p. 311-330, dec. 2020.
  2. KLAUS, V. L. C. A.; KAMINSKI, M. R.; ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. As clássicas escolas filosóficas da matemática e o processo de ensinar: olhares de professores em formação continuada. Revista Eletrônica de Educação Matemática, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 1-25, 20 out. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73723.
  3. VIVEROS, R. S.; KLÜBER, T. E.; ZILLY, A.; SILVA-SOBRINHO, R. A. Por que Ensino e Educação são áreas diferentes de pesquisa no contexto CAPES/Brasil. Indagatio Didactica, [S.L.], v. 12, n. 5, p. 119-137, 17 dez. 2020. Indagatio Didactica. http://dx.doi.org/10.34624/ID.V12I5.23448.
  4. ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. Indicaciones histórico-epistemológicas del uso de tecnologías digitales en la Educación Matemática brasileña. Paradigma, [S.L.], p. 01-26, 3 set. 2020. PARADIGMA. http://dx.doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.0.p01-27.id789.
  5. WICHNOSKI, Paulo; KLÜBER, Tiago Emanuel. CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 11, p. 161-178, 24 nov. 2020. Universidade Estadual do Parana - Unespar. http://dx.doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.161-178.

Artigos em Conferências

  1. RAMON, R.; KLÜBER, T. E . TRAÇOS DO PENSAMENTO PLATONISTA E ARISTOTÉLICO SOBRE A GÊNESE DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM LIVROS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI). In: Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), 2020, ONLINE. Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), 2020. p. 2097-2110.
  2. RAMON, R. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 24.: 2020: Cascavel, PR. Anais [recurso eletrônico] XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação: "Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologias e Tecnologias/ Tiago Emanuel Klüber...[et al.] coordenadores. Cascavel (PR): UNIOESTE, 2020, p. 1-10.
  3. SOUZA, N. F.. PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE SOB A VISÃO FENOMENOLÓGICA. In. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 24, 2020, Cascavel, PR. Anais [ recurso eletrônico] XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática: “Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologias e Tecnologias/ Tiago Emanuel Klüber [et al.] coordenadores. Cascavel, PR: Unioeste, 2020, p. 1-11.
  4. PEREIRA, Emanueli. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE FOCA A EXPERIÊNCIA VIVIDA: REFLEXÕES PARA O PROJETO DE TESE. In: XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação - EBRAPEM, 2020, Cascavel. Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: metodologias e tecnologias, 2020. p. 1-9. 

 
Capítulos aqui


Artigos em Periódicos

  1. WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Investigações Matemáticas na Educação Matemática: uma experiência na formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, [S.L.], v. 15, n. 18, p. 69-83, 1 jan. 2018. Sociedade Brasileira de Educacao Matematica. http://dx.doi.org/10.25090/remat25269062v15n182018p69a83.
  2. WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. A (re)formulação de tarefas de investigação matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 59-75, 14 nov. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p59.
  3. BELLEI, P.; KLÜBER, T. E. Comunidade escolar e modelagem matemática na educação matemática: uma reflexão. Actio: Docência em Ciências, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 317-335, 27 nov. 2018. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/actio.v3n3.7695.
  4. WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: O FORMADOR EM DESTAQUE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.16670, 2018.
  5. WICHNOSKI, Paulo; KLÜBER, Tiago Emanuel. Um Exercício Filosófico Sobre o Trabalho do Professor de Matemática com a Investigação Matemática. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 9, p. 179-194, 18 ago. 2018. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x05092017179.
  Artigos aqui

 
Capítulos aqui

  1.  TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E . Formação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 851-866, 2017. 
  2. KLÜBER, Tiago Emanuel. Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: questões emergentes.Educere et Educare (versão eletrônica), v. 12, p. 1-11, 2017.
  3. KLÜBER, Tiago Emanuel; TAMBARUSSI, Carla. A formação de professores em modelagem matemática na educação matemática: uma hermenêutica. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, p. 412-426, 2017.
  4. KLÜBER, T. E.; TAMBARUSSI, C. M. A Pesquisa em Modelagem Matemática desde a VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - CNMEM. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 2 maio 2017.
  5. KLÜBER, T. E. Um “modelo pedagógico” para a formação de pesquisadores em Educação e Ensino: relato, análise e reflexões. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 31, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.1082.
  6. OLIVEIRA, W. P.; KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática: uma hermenêutica dos relatórios do GT 10 - Modelagem Matemática da SBEM. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 167-186, 7 set. 2017. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p167-186.
  7. JUNKERFEURBOM, M. A. ; KLÜBER, T. E. . Tarefas de Investigação Matemática em Livros Didáticos do 8º Ano Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático? PNLD (2014). Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 7-16, 2017.
 
Artigos aqui

 
Capítulos aqui

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.