•  
  • Português
  • English
  • Español

Publicações

Artigos em Periódicos

  1. VIDALETTI, Vitória Fenilli; DELIBERALLI, Mariangela; KLÜBER, Tiago Emanuel. COMPREENSÕES DO SER NA FORMAÇÃO DA PESSOA E OS DESDOBRAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 266-274, abr./jun. 2024.
  2. KLÜBER, Tiago Emanuel. O PROJETO DE PESQUISA NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA. VESTIGARE: Revista de Pesquisas em Educação, Ciências e Tecnologias[S. l.], n. 1, p. 160–176, 2025. DOI: 10.5380/vrpect.1.97963.
  3. CORASSA, Thalia Falquievicz; KLÜBER, Tiago Emanuel. Ensino de funções por meio de Modelagem Matemática: uma análise do olhar dos estudantes do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 1–23, 2025. DOI: 10.26843/rencima.v16n1a10.
  4. KLÜBER, Tiago Emanuel; FENILLI VIDALETTI, Vitória; FALQUIEVICZ CORASSA, Thalia. Phenomenological significance of experiences of Mathematics degree students when developing Mathematical Modeling activities with Digital Technologies. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 15, n. 2, p. 1–16, 2025.
  5. FENILLI VIDALETTI, Vitória; CORASSA, Thalia Falquievicz; EDUARDO VERTUAN, Rodolfo. O ser-com tecnologias digitais manifestado por licenciandos em Matemática em uma atividade de Modelagem Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática[S. l.], v. 14, n. 33, p. 01–22, 2025.       
Artigos aqui 

Capítulos de Livros

Capítulos aqui  
 
 
 
  1. CORASSA, Thalia Falquievicz; KLÜBER, Tiago Emanuel. Modelagem Matemática no Estágio Supervisionado: uma análise da experiência vivida. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, 12, 2023, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023. 
  2. VIDALETTI, Vitória Fenilli; KLÜBER, Tiago Emanuel. Ações metacognitivas na Modelagem Matemática: expondo compreensões com base em uma experiência vivida. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, 12, 2023, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
  3. GARCIA, Mariana Thais; KLÜBER, Tiago Emanuel. Modelagem Matemática e Educação Inclusiva. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, 12, 2023, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
  4. CARARO, Elhane de Fatima Fritsch; KLÜBER, Tiago Emanuel. Formação acadêmica dos professores que desenvolvem Modelagem Matemáica na Educação Básica do Estado do Paraná. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, 12, 2023, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
  5. DE SOUZA, Nagmar Ferreira; RAMON, Rosangela; KLÜBER, Tiago Emanuel. Quantidade de cacos de vidro utilizados no revestimento de uma igreja: uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, 12, 2023, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
  6. KLÜBER, Tiago Emanuel. Rede de citações da produção sobre Formação de Professores e Modelagem Matemática do IFEM: perspectivas para a comunidade. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA,, 12, 2023, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
  7. VIDALETTI, Vitória Fenilli. Transtorno do Espectro Autista na Educação Matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 27, 2023, Vitória. Anais... Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2023.
  8. CORASSA, Thalia Falquievicz. Compreensões do número na Filosofia da Educação Matemática. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 27, 2023, Vitória. Anais... Vitória: Instituto Federal do Espírito Santo, 2023.
  9. VIDALETTI, Vitória Fenilli; CORASSA, Thalia Falquievicz. Metacognição no ensino de matemática: um relato de experiência.In. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 16, 2023, Curitiba. Anais... Curitba: PUCPR,  p. 211-221, 2023.
  10. VIDALETTI, Vitória Fenilli; CORASSA, Thalia Falquievivz. Enfoque fenomenológico à experiência vivida com a filosofia da matemática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 16, 2023, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, p. 8946-8956, 2023.
    1. VIDALETTI, Vitória Fenilli; DELIBERALLI, Mariangela; KLÜBER, Tiago Emanuel. Compreensões do ser e desdobramentos para a Educação Matemática: um olhar para a obra "A formação da pessoa em Edith Stein" de Adair Aparecida Sberga. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL EDITH STEIN, 6, 2023. Caderno de Resumos, p. 70, 2023. 
  Capítulos aqui
 
  1. TAMBARUSSI, C. M.; BICUDO, M. A. V. Características fundamentales del trabajo con Modelación Matemática en el ámbito de la Educación Matemática. Paradigma, [s.l.] v. XLIII, ed. temática, p. 307-328, mayo. 2022.
  2. DELIBERALLI, M.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. A Matemática e os sentidos manifestados nas competências específicas e habilidades do Referencial Curricular do Novo Ensino Médio no Paraná. em teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 13, n. 3, p. 235-260, 2022.
  3. KLÜBER, Tiago Emanuel; TAMBARUSSI, Carla Melli; MUTTI, Gabriele de Sousa Lins. O problema filosófico da teoria da representação e desdobramentos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 289-324, 31 ago. 2022. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p289-324.
  4. SILVA, M. V.; KLÜBER, T. E. Concepções prévias e Formação Continuada em Modelagem Matemática: um olhar para essa relação. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 289-318, 22 abr. 2022. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p289-318.
  5. WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Hermenéutica en la investigación cualitativa fenomenológica: un ejemplo situado en educación matemática. Paradigma, [S.L.], p. 158-177, 1 maio 2022. PARADIGMA. http://dx.doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.2022.p158-177.id1222.
  6. RAMON, R; SOUZA, N. F.; KLÜBER, T. E. CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS EVIDENCIADOS NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 28, n. 1, p. 46-70, mar. 2022.
  7. PEREIRA, Emanueli; KLÜBER, Tiago Emanuel. Práticas de Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática no Estado do Paraná. REVEMAT, v. 17, p. 1-23, 2022.

  Capítulos aqui
 
    1. KLÜBER, Tiago Emanuel; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de. SOBRE OS NOVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/CAPES: entrevista com tânia araújo-jorge, coordenadora da área de ensino (2013-2017). Educere Et Educare, [S.L.], v. 16, n. 39, p. 185-219, 20 jul. 2021. Universidade Estadual do Oeste do Parana - UNIOESTE. http://dx.doi.org/10.17648/educare.v16i39.27269.
    2. KLÜBER, Tiago Emanuel. Lógica da pesquisa qualitativa e questões éticas: síntese integradora e desdobramentos dos painéis do vi sipeq. Revista Pesquisa Qualitativa, [S.L.], v. 9, n. 22, p. 613-621, 31 dez. 2021. Revista Pesquisa Qualitativa - RPQ. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2021.v.9.n.22.513.
    3. CARVALHO, F. J. R.; KLÜBER, T. E. Modelagem Matemática e Programação de Computadores: uma possibilidade para a construção de conhecimento na educação básica. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 23, n. 1, p. 297-323, 11 abr. 2021. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p297-323.
    4. KAMINSKI, M. R.; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, C. Pensamento Computacional na Educação Básica: reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.L.], v. 29, p. 604-633, 27 jun. 2021. Sociedade Brasileira de Computacao - SB. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.604.
    5. BENASSI, C. B. P.; MIGUEL, K. S.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. REFLEXÕES ACERCA DE SEMINÁRIOS PERMANENTES COMO UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Extensão & Sociedade, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 172-192, 29 dez. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2021v12n2id25937.
    6. RAMON, R.; SOUZA, N. F.; KLÜBER, T. E. VIDA MARIA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 222–241, 2021. DOI: 10.33871/22385800.2021.10.22.222-241.
    7. RAMON, R.; KLÜBER, T. E. AULAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 352–371, 2021. DOI: 10.33871/22385800.2021.10.23.352-371.

 
Capítulos aqui
 
  1. TAMBARUSSI, C. M.; BICUDO, M. A. V. Focando o conceito de conhecimento em Modelagem Matemática na Educação Matemática. Paradigma, [s.l.], v. XLI, n.2, p. 311-330, dec. 2020.
  2. KLAUS, V. L. C. A.; KAMINSKI, M. R.; ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. As clássicas escolas filosóficas da matemática e o processo de ensinar: olhares de professores em formação continuada. Revista Eletrônica de Educação Matemática, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 1-25, 20 out. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e73723.
  3. VIVEROS, R. S.; KLÜBER, T. E.; ZILLY, A.; SILVA-SOBRINHO, R. A. Por que Ensino e Educação são áreas diferentes de pesquisa no contexto CAPES/Brasil. Indagatio Didactica, [S.L.], v. 12, n. 5, p. 119-137, 17 dez. 2020. Indagatio Didactica. http://dx.doi.org/10.34624/ID.V12I5.23448.
  4. ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. Indicaciones histórico-epistemológicas del uso de tecnologías digitales en la Educación Matemática brasileña. Paradigma, [S.L.], p. 01-26, 3 set. 2020. PARADIGMA. http://dx.doi.org/10.37618/paradigma.1011-2251.0.p01-27.id789.
  5. WICHNOSKI, Paulo; KLÜBER, Tiago Emanuel. CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EMPREENDIDAS E RELATADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 11, p. 161-178, 24 nov. 2020. Universidade Estadual do Parana - Unespar. http://dx.doi.org/10.33871/22385800.2017.6.11.161-178.

Artigos em Conferências

  1. RAMON, R.; KLÜBER, T. E . TRAÇOS DO PENSAMENTO PLATONISTA E ARISTOTÉLICO SOBRE A GÊNESE DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM LIVROS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI). In: Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), 2020, ONLINE. Anais do XIV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), 2020. p. 2097-2110.
  2. RAMON, R. O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 24.: 2020: Cascavel, PR. Anais [recurso eletrônico] XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação: "Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologias e Tecnologias/ Tiago Emanuel Klüber...[et al.] coordenadores. Cascavel (PR): UNIOESTE, 2020, p. 1-10.
  3. SOUZA, N. F.. PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE SOB A VISÃO FENOMENOLÓGICA. In. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 24, 2020, Cascavel, PR. Anais [ recurso eletrônico] XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática: “Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologias e Tecnologias/ Tiago Emanuel Klüber [et al.] coordenadores. Cascavel, PR: Unioeste, 2020, p. 1-11.
  4. PEREIRA, Emanueli. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE FOCA A EXPERIÊNCIA VIVIDA: REFLEXÕES PARA O PROJETO DE TESE. In: XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação - EBRAPEM, 2020, Cascavel. Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: metodologias e tecnologias, 2020. p. 1-9. 

 
Capítulos aqui
 
 

Artigos em Periódicos

  1. WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. Investigações Matemáticas na Educação Matemática: uma experiência na formação inicial de professores. Revista de Educação Matemática, [S.L.], v. 15, n. 18, p. 69-83, 1 jan. 2018. Sociedade Brasileira de Educacao Matematica. http://dx.doi.org/10.25090/remat25269062v15n182018p69a83.
  2. WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. A (re)formulação de tarefas de investigação matemática. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 59-75, 14 nov. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n1p59.
  3. BELLEI, P.; KLÜBER, T. E. Comunidade escolar e modelagem matemática na educação matemática: uma reflexão. Actio: Docência em Ciências, [S.L.], v. 3, n. 3, p. 317-335, 27 nov. 2018. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR). http://dx.doi.org/10.3895/actio.v3n3.7695.
  4. WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: O FORMADOR EM DESTAQUE. Educere et Educare, [S. l.], v. 13, n. 29, p. DOI: 10.17648/educare.v13i29.16670, 2018.
  5. WICHNOSKI, Paulo; KLÜBER, Tiago Emanuel. Um Exercício Filosófico Sobre o Trabalho do Professor de Matemática com a Investigação Matemática. Boletim Online de Educação Matemática, [S.L.], v. 6, n. 9, p. 179-194, 18 ago. 2018. Universidade do Estado de Santa Catarina. http://dx.doi.org/10.5965/2357724x05092017179.
  Artigos aqui

 
Capítulos aqui
 
  1.  TAMBARUSSI, C. M.; KLÜBER, T. E . Formação de professores em Modelagem Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná, PDE. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 851-866, 2017. 
  2. KLÜBER, Tiago Emanuel. Formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática: questões emergentes.Educere et Educare (versão eletrônica), v. 12, p. 1-11, 2017.
  3. KLÜBER, Tiago Emanuel; TAMBARUSSI, Carla. A formação de professores em modelagem matemática na educação matemática: uma hermenêutica. Acta Scientiae, v. 19, n. 3, p. 412-426, 2017.
  4. KLÜBER, T. E.; TAMBARUSSI, C. M. A Pesquisa em Modelagem Matemática desde a VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - CNMEM. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 23, 2 maio 2017.
  5. KLÜBER, T. E. Um “modelo pedagógico” para a formação de pesquisadores em Educação e Ensino: relato, análise e reflexões. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 31, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.1082.
  6. OLIVEIRA, W. P.; KLÜBER, T. E. Formação de professores em Modelagem Matemática: uma hermenêutica dos relatórios do GT 10 - Modelagem Matemática da SBEM. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 167-186, 7 set. 2017. Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p167-186.
  7. JUNKERFEURBOM, M. A. ; KLÜBER, T. E. . Tarefas de Investigação Matemática em Livros Didáticos do 8º Ano Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático? PNLD (2014). Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 7-16, 2017.
 
Artigos aqui

 
Capítulos aqui

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.