Os horários de funcionamento do serviço são das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 22:00.
Os atendimentos são realizados por agendamento, que acontece durante os horários de funcionamento do serviço, exceto aqueles reservados para o plantão psicológico, e podem ser acessados pelo WhatsApp, e-mail ou presencialmente.
Também são realizados na modalidade de plantão psicológico, o qual acontece diariamente, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 11:00, 15:00 e 20:00. Para o plantão psicológico, o discente/docente/agente pode comparecer ao atendimento de forma espontânea nas salas localizadas no bloco A2.
ATIVIDADES DO SETOR:
ATIVIDADE
DESCRIÇÃO
- Atendimentos Individuais:
Acompanhamento regular: atendimento de pessoas que no momento apresentam algum destes sinais: notável sofrimento psíquico, ou prejuízo no funcionamento pessoal e/ou acadêmico. O acompanhamento regular é finalizado quando há diminuição das queixas iniciais e desenvolvimento de ferramentas próprias de enfrentamento. Realizado de maneira semanal, quinzenal, ou eventual a depender da demanda da pessoa em atendimento.
Acompanhamento Mensal: um atendimento por mês de casos de sintomatologia grave que realizam tratamento em saúde mental em outros pontos de atenção do município. O objetivo é averiguar a adesão ao tratamento e manter contato com o acadêmico visando auxiliar nas demandas que possam surgir no processo de ensino-aprendizagem, relações interpessoais e vida acadêmica.
Porta Aberta/plantão psicológico: atendimento pontual de demanda espontânea, de caráter não emergencial, aberto a todas as pessoas vinculadas à instituição. Neste modelo não há necessidade de agendamento prévio e o objetivo de atendimento será determinado de acordo com a demanda, podendo ser de: triagem, orientação, encaminhamento ou acolhimento/escuta.
- Intervenções com a Rede Municipal (saúde, assistência e educação):
Encaminhamentos: produção de documento, contato via e-mail e telefônico com os serviços.
Reunião: discussão de casos, coleta de dados, informações e planejamento conjunto de intervenções.
Campanhas: participação conjunta de campanhas envolvendo saúde mental.
- Intervenções Grupais:
Discentes: atividades coletivas, de escuta e/ou orientação em situações singulares a partir de demandas visualizadas no dia a dia universitário. Estas intervenções podem ser organizadas em conjunto com a administração do campus, coordenações de curso, professores ou alunos, ou propostas pelas profissionais do serviço.
Agentes: atividades coletivas, geralmente no local de trabalho daquele setor, que visa conhecer e intervir nos temas relacionados à saúde e bem-estar no trabalho.
Docentes: participação em reuniões com o objetivo de escutar as demandas observadas, realizar o planejamento multidisciplinar de intervenções e fornecer orientações.
- Eventos/Campanhas:
Palestras, rodas de conversa, exposições com o objetivo de prevenção e promoção em saúde mental.
- Intervenções e encaminhamentos internos:
Reuniões e articulações com professores, agentes e setores da universidade visando solucionar demandas pontuais, discutir casos, coletar informações, planejar intervenções em conjunto etc.
Guia LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) da Unioeste (.pdf)
Cartilha Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - aspectos gerais (CGE-Controladoria Geral do Estado do Paraná) (.pdf)
Cartilha de enfrentamento e prevenção a assédios e a outras discriminações em ambientes de trabalho (CGE-Controladoria Geral do Estado do Paraná) (.pdf)
Lei Nº 15.199, de 8 de setembro de 2025: Institui a campanha Setembro Amarelo, o Dia Nacional de Prevenção da Automutilação e o Dia Nacional de Prevenção do Suicídio (.pdf)