Os horários de funcionamento do serviço são das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 22:00.
Os atendimentos são realizados por agendamento, que acontece durante os horários de funcionamento do serviço, exceto aqueles reservados para o plantão psicológico, e podem ser acessados pelo WhatsApp, e-mail ou presencialmente.
Também são realizados na modalidade de plantão psicológico, o qual acontece diariamente, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: 11:00, 15:00 e 20:00. Para o plantão psicológico, o discente/docente/agente pode comparecer ao atendimento de forma espontânea nas salas localizadas no bloco A2.
ATIVIDADES DO SETOR:
ATIVIDADE
DESCRIÇÃO
- Atendimentos Individuais:
Acompanhamento regular: atendimento de pessoas que no momento apresentam algum destes sinais: notável sofrimento psíquico, ou prejuízo no funcionamento pessoal e/ou acadêmico. O acompanhamento regular é finalizado quando há diminuição das queixas iniciais e desenvolvimento de ferramentas próprias de enfrentamento. Realizado de maneira semanal, quinzenal, ou eventual a depender da demanda da pessoa em atendimento.
Acompanhamento Mensal: um atendimento por mês de casos de sintomatologia grave que realizam tratamento em saúde mental em outros pontos de atenção do município. O objetivo é averiguar a adesão ao tratamento e manter contato com o acadêmico visando auxiliar nas demandas que possam surgir no processo de ensino-aprendizagem, relações interpessoais e vida acadêmica.
Porta Aberta/plantão psicológico: atendimento pontual de demanda espontânea, de caráter não emergencial, aberto a todas as pessoas vinculadas à instituição. Neste modelo não há necessidade de agendamento prévio e o objetivo de atendimento será determinado de acordo com a demanda, podendo ser de: triagem, orientação, encaminhamento ou acolhimento/escuta.
- Intervenções com a Rede Municipal (saúde, assistência e educação):
Encaminhamentos: produção de documento, contato via e-mail e telefônico com os serviços.
Reunião: discussão de casos, coleta de dados, informações e planejamento conjunto de intervenções.
Campanhas: participação conjunta de campanhas envolvendo saúde mental.
- Intervenções Grupais:
Discentes: atividades coletivas, de escuta e/ou orientação em situações singulares a partir de demandas visualizadas no dia a dia universitário. Estas intervenções podem ser organizadas em conjunto com a administração do campus, coordenações de curso, professores ou alunos, ou propostas pelas profissionais do serviço.
Agentes: atividades coletivas, geralmente no local de trabalho daquele setor, que visa conhecer e intervir nos temas relacionados à saúde e bem-estar no trabalho.
Docentes: participação em reuniões com o objetivo de escutar as demandas observadas, realizar o planejamento multidisciplinar de intervenções e fornecer orientações.
- Eventos/Campanhas:
Palestras, rodas de conversa, exposições com o objetivo de prevenção e promoção em saúde mental.
- Intervenções e encaminhamentos internos:
Reuniões e articulações com professores, agentes e setores da universidade visando solucionar demandas pontuais, discutir casos, coletar informações, planejar intervenções em conjunto etc.