Histórico / Concepção / Finalidades / Objetivos
LICENCIATURA E BACHARELADO EM FILOSOFIA
Histórico
A evolução histórica do Curso de Filosofia está intrinsecamente ligada à história da FACITOL (Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato”) e a da implantação e consolidação da Unioeste. A FACITOL teve autorização para funcionamento dos cursos de Filosofia e Ciências Econômicas em 1980 (vide “De autorização do curso”). Até 1987, quando o Governo do Estado do Paraná assumiu a estadualização (pela Lei Estadual n.º 8.680, de 30 de dezembro de 1987), a entidade mantenedora era a Fundação Municipal de Ensino Superior de Toledo (FUMEST), órgão da Prefeitura Municipal criado pela Lei Municipal nº 989/80. A partir da estadualização, a mantenedora passou a ser a Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná, órgão criado pelo Decreto Estadual nº 2.352 de 27 de janeiro de 1988. A Unioeste foi transformada em autarquia do Estado do Paraná pela Lei Estadual n.º 9.663, de 16 de julho de 1991, sendo reconhecida como Universidade pela Portaria Ministerial n.º 1.784-A, de 23 de dezembro de 1994, e pelo Parecer do Conselho Estadual de Educação nº 137/94, de 5 de agosto de 1994. Vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, nos termos das Leis Estaduais n.º 9.896, de 8 de janeiro de 1992, e nº 11.066, de 1º de fevereiro de 1995, ela teve seu primeiro recredenciamento aprovado (pelo prazo de 10 (dez) anos) em 2020, pelo Decreto 4226/2020 do Governo do Estado do Paraná (publicado no Diário Oficial nº 10.644, de 12 de março de 2020), com base no Parecer CEE/CES nº 42/20.
O funcionamento do Curso de Filosofia, ao longo destes mais de 40 anos, desde sua abertura, buscou responder a necessidades regionais, em face ao crescimento e desenvolvimento acelerado da região, bem como àquelas específicas da área de conhecimentos em que o curso está inserido e à compreensão que dela se tem no âmbito nacional e internacional. A última alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Filosofia, na modalidade Licenciatura, ocorreu em 2023, tendo sido aprovada pela Resolução nº 004/2023-CEPE, de 28 de fevereiro de 2023.
Atualmente, além dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, a Unioeste campus Toledo oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia, implantados, respectivamente, em 2005 e em 2015.
Concepção do Curso
A graduação em Filosofia da Unioeste surgiu por demanda social e sua permanência atende à necessidade de preservar as Humanidades, sob a forma do Ensino Superior, da formação de professores, da extensão e da pesquisa, na região oeste do estado do Paraná. Social e geograficamente, é decisivo constituir-se um polo de estudo em Filosofia, uma vez que esta dialoga, fomenta e repercute todas as demais áreas do saber e do agir. Assim, é sempre clara a abertura do curso para a participação da sociedade, e igualmente notório ser a Filosofia o lugar acadêmico em que a vida política é pensada para além dos limites da época, buscando as origens e meditando a destinação de nossa vida em comunidade. De início, efetivamente, foi a demanda social criou e tornou vivo o curso; ao longo dos anos, a graduação se ampliou, ganhando notoriedade nacional e tornando factível o surgimento da pós-graduação, a qual, por sua vez, marca institucionalmente a Unioeste na vida acadêmica nacional. No campus de Toledo, o curso de Filosofia atua em parceria contínua com os demais cursos; através de incessante oferta de cursos de extensão e da atuação de seus pesquisadores em funções administrativas e de colaboração, insere-se institucionalmente de maneira relevante.
Regionalmente, a graduação em Filosofia compreende e tem exercido sua função de colaboradora com a vida escolar, sempre por meio da conexão com o Núcleo de Educação, dirigentes escolares e professorado.
O Curso de Licenciatura em Filosofia busca a formação de profissional que conheça não só os conteúdos de formação específicos de sua área de atuação, mas os conteúdos de formação pedagógica, necessários à prática docente. Assim, o projeto pedagógico do Curso institui mecanismos capazes de desenvolver no estudante ao mesmo tempo a cultura investigativa e o domínio das respectivas metodologias que lhe permitem, como futuro professor, conceber, construir e administrar situações de aprendizagem. Dentre tais mecanismos, destacam-se a integração do Ensino com a Pesquisa e a Extensão, programas de Iniciação Científica, programas de prática profissional e programas específicos de aprimoramento da formação discente, tanto no que se refere à Pesquisa, participação em grupos de estudo, programas de Iniciação à Pesquisa (PIBIC e PET), quanto no que se refere à formação inicial de professores, com a participação de acadêmicos no Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID).
Nesse sentido, o projeto pedagógico do Curso constitui-se em um todo orgânico que articula em sua matriz curricular os conteúdos específicos da área de conhecimento com o desenvolvimento de competências e habilidades atinentes à prática docente. A fim de contemplar os vários elementos que compõem a realidade educativa, a matriz curricular apresenta:
- um núcleo de disciplinas filosóficas indicadas como imprescindíveis pelo Parecer nº 492/2001-CES;
- um núcleo de disciplinas didático-pedagógicas voltadas de modo específico à formação do professor;
- um núcleo flexível composto de disciplinas optativas oferecidas pelo Curso (no entanto, poderão equivaler a elas disciplinas cumpridas em outros cursos da Unioeste, desde que aprovadas pelo Colegiado de Filosofia).
Esse conjunto disciplinar se reúne, doravante, em torno de organização teórica e prática, em atenção à legislação vigente, Resolução nº 02/2019 CNE, e contempla a extensão curricularizada no mesmo sentido.
Finalidades
O projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia tem por finalidade responder aos desafios da formação de profissionais para a Educação Básica diante das intensas transformações ocorridas na sociedade contemporânea, no mercado de trabalho e nas condições de exercício, nos últimos tempos. Para atingir essas finalidades, o Curso propiciará uma formação que contempla o desenvolvimento da autonomia do estudante; a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão; a articulação com as instituições escolares que oferecem a Educação Básica; o desenvolvimento de habilidades que levem os profissionais formados a transmitir o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente. Assim, o Curso propõe a formação de docentes voltados para a leitura pluralista da realidade, capazes de ações pedagógicas que levem à construção e reconstrução do conhecimento sobre a multiplicidade de relações históricas, sociais e espaciais que interagem na sociedade.
Objetivos
Os objetivos do presente projeto pedagógico do Curso de Filosofia consideram o perfil profissional do egresso, situando-o frente ao contexto educacional. Adequando-se à legislação interna e externa à universidade, o documento recoloca o egresso contemplando os desafios de uma formação dinâmica, inclusiva e capacitada quanto aos novos meios de ensino – tecnológicos, expressivos, dialógicos. Práticas emergentes no ensino e na pesquisa em filosofia são introduzidas, notadamente valendo-se da curricularização da extensão – em que os estudantes podem aprender e exercitar tais práticas, ao mesmo tempo em que se inserem na comunidade local e regional, aproveitando características locais e regionais para a capacitação profissional específica, reunindo universal e singular.
Tais objetivos podem ser listados como a seguir:
- Capacitar para um modo especificamente filosófico de formular e propor questões, soluções a problemas, e estabelecer pontes dialógicas, nos diversos campos de conhecimento;
- Promover e capacitar a reflexão acerca do conhecimento, razão, sociedade, História, política, arte;
- Formar para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, simultaneamente à exposição e exercício do rigor hermenêutico – ferramenta central para professores e filósofos;
- Compreender a importância das questões acerca do sentido e da significação da existência;
- Reconhecer a importância das questões acerca das produções culturais;
- Perceber a integração necessária entre filosofia e produção científica e artística, bem como com o agir pessoal e político;
- Formar a capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e respeito à pessoa, orientado pela tradição de defesa dos direitos humanos, da Educação Inclusiva, defesa do meio-ambiente e promoção de saberes não-canônicos;
- Preparar profissionais hábeis ao exercício do magistério com competência, seriedade responsabilidade e criatividade;
- Formar profissionais comprometidos e capazes de contribuir profissionalmente em outras áreas do saber;
- Desenvolver a formação profissional como um processo permanente, contínuo e autônomo;
- Integrar currículo e formação, de modo a que o egresso compreenda o curso realizado como primeiro passo do exercício profissional e filosófico;
- Preparar o egresso para os desafios do contexto educacional que enfrentará, como professor e especialista, bem como para sua participação, nessa condição, na vida social e comunitária de forma reta e criadora;
- Formar os estudantes na consideração, reflexão e exercício de práticas emergentes no Ensino, Pesquisa e Extensão específicos da área.