Histórico

O curso de Química em seu grau de Bacharelado teve sua implantação no ano de 2003, como consequência de dois fatores fundamentais: o resultado da avaliação do curso de Licenciatura e a real necessidade de formação de recursos humanos qualificados na área de Química para atuarem no controle de qualidade de empresas de diversos segmentos: alimentos, bebidas, fármacos, laticínios, insumos agrícolas, pecuária, tratamento de água, análise de solos, entre outros; além da possibilidade de atuar em instituições de pesquisa e de ensino da região.

Em 2003, o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Química atendia às regulamentações exigidas pelo Conselho Nacional de Educação (Diretrizes Curriculares da Área, Regulamentações de Carga Horária, Resoluções sobre Estágios, entre outras) e às orientações provenientes da avaliação externa. Assim, o Bacharelado, veio para atender a novas concepções de conhecimento e de ensino voltados à formação de um profissional com amplas possibilidades de atuação na área de Química.

A proposta pedagógica inicial do Bacharelado teve estrutura semestral e vigência até o ano de 2009, quando foi aprovado um novo Projeto Político Pedagógico, devido à necessidade de limitação do número de disciplinas semestrais em relação às disciplinas anuais, segundo as resoluções vigentes. A partir de 2015, entrou em vigor um novo PPP, novamente com a proposta de disciplinas semestrais. Embora as matrículas e ingressos na Unioete fossem anuais, acontece semestralmente ajustes de matrícula para as disciplinas cursadas no 2º semestre. Esse PPP passou ainda a ofertar duas opções de ênfase na foramção: Química Tecnológica e Química Farmacêutico-Medicinal.

Em 2023, houve a necessidade de inserir no PPP atividades relacionadas à curricularização da extensão, sendo então proposto um novo PPP, em vigor atualmente. Esse novo Projeto muda o curso somente para o turno matutino, sendo possível a formação em bacharel em química, num prazo de 03 anos.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.