Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - NEaDUNI

O NEaDUNI, nasceu antes que a Universidade/UNIOESTE obtivesse seu credenciamento. O início das atividades ligadas a busca por uma Educação a Distância de qualidade iniciou em 2000 com as primeiras investigações para ofertar cursos para os apenados e, com a ativação de cursos para preparação dos agentes prisionais das Penitenciárias Estaduais  de Cascavel, PIC e PEC e dos agentes do Presídio de Segurança máxima de Catanduvas/ PFCAT. Seu início oficializado pelo MEC/UAB deu-se pela portaria nº 1051 de 9 de setembro de 2016. Neste mesmo ano  o NEaDUNI foi contemplado pelo Edital 075 de 2014, iniciando seus atividades didático pedagógicas, com os cursos de Letras Libras Licenciatura e Bacharelado, o curso de Tecnologia em Gestão Pública e o curso de pós graduação em Língua Inglesa. O vestibular ocorreu no dia 9 de abril de 2017, com inscrições aproximando-se de 2000, para um quantitativo de 1300 vagas, ofertadas para os 4 cursos.
Mais tarde, dada a grande procura pelo Curso de Letras Libras Licenciatura e a oportunização da entrada aos cursos pelo SISU e ENEM foram ampliadas mais 100 vagas.
O início das atividades, nos 10 Polos, deu-se no dia 30 de junho de 2017.
Os 10 Polos atendidos pela Unioeste/NEaDUNI são os seguintes: Céu Azul, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Nova Santa Rosa, Pato Branco, Santo Antônio do Sudoeste e Ubiratã.
Para o ano de 2019, em consequência do Edital 5/2018 temos solicitação de 4 Estados num total de pedidos para 32 novos Polos.
Os Estados que solicitaram a presença da Unioeste/NEaDUNI são: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.  Os aditamentos foram mudando a rostidade das ofertas e do movimento nômade do NEaDUNI. Assim as atividades acadêmicas em 30 de junho de 2017 com 40 turmas dispersas em 10 Polos de Apoio presencial deram lugar a cursos ministrados por reoferta.  Ou sej, em menos de 2 anos estamos com o dobro de estudantes nesta modalidade e, 73 turmas ativas em 40 novos Polos.
A seguir indicamos os polos atendidos pelo Edital 075 de 2014 abrigando cada um deles 4 turmas de acadêmicos dos seguintes cursos: Letras Libras Licenciatura, Letras Libras Bacharelado, Tecnologia em Gestão Pública e em curso de pós-graduação em Língua Inglesa para professores do Ensino Fundamental e Médio. Somaram-se 40 turmas em um total inicial de 1600 acadêmicos da modalidade mediada pela tecnologia digital. Os Dez Polos pioneiros são: Céu Azul, Dois Vizinhos; Foz do Iguaçu; Flor da Serra do Sul; Guaraniaçu; Laranjeiras do Sul; Nova Santa Rosa; Pato Branco; Santo Antônio do Sudoeste; Ubiratã. 
Pelo edital 5/2018 o NEaDUNI oferta por meio do vestibular realizado em dezembro de 2018, mais vagas para os mesmos cursos menos o de pós-Graduação que não foi reofertado.
Temos como novos polos ( listagem em anexo) nesta reoferta diferentes cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
 A soma total de ofertas dos dois editais foi de 3030 novos estudantes, resultando em estudantes ativos até o momento matriculados em 2419 tendo um total geral de 611 aguardando ou não o Repercurso, perfazendo um total de 20,17% de estudantes não ativos. Muito embora só saberemos com exatidão o número de desistentes, após a matricula no Repercurso de cada um dos cursos. Por conta dos dois editais temos então 73 turmas ativas. Estamos colocando números reais de vagas e números estimados de desistentes que pode aumentar ou diminuir após a abertura do processo de reoferta das componentes curriculares de cada curso.
Dos fins e Objetivos
O Núcleo de Educação a Distância da Unioeste(Neaduni) é uma unidade administrativa vinculada a Pró-Reitoria de Graduação, que tem por finalidade planejar,propor, administrar e avaliar as atividades de Ensino,Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela Unioeste, na modalidade à distância.

O Neaduni é corresponsável na execução de suas competências com a direção dos Centros e respectivos Colegiados a que se vinculam os cursos e atividades a serem oferecidos na modalidade à distância.

 São objetivos do NEADUNI

I - Propor o desenvolvimento de cursos e atividades na modalidade à distância;

II - Administrar, coordenar, assessorar e acompanhar a criação e desenvolvimento de cursos e atividades na modalidade de educação à distância, no âmbito da graduação, pós-graduação, educação básica de jovens e adultos, educação profissional e técnica, assim como a oferta de disciplinas nos cursos presenciais da Unioeste; III - expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior gratuito e de qualidade no país, no âmbito da Formação Continuada;

IV - Estimular uma cultura institucional quanto ao uso de dispositivos e recursos digitais educativos como estratégias metodológicas no desenvolvimento de cursos à distância e melhoria da qualidade dos cursos presenciais;

V - Manter intercâmbio e propor convênios com instituições nacionais e internacionais com interesses afins;

VI - Incentivar a participação dos docentes das IES, apoiando iniciativas pioneiras no campo das inovações tecnológicas e da formação docente;

VII - Estimular a produção de obras que representem o resultado de pesquisas e estudos ligados a EaD;

VIII - Analisar e emitir parecer conclusivo sobre propostas de criação e extinção de cursos, programas, projetos e outra atividades de competência do NEaDUNI;

IX - Promover a interação do NEaDUNI, com os diversos segmentos acadêmicos e administrativos da Unioeste.

Organograma do NEADUNI

 

 organograma neaduni

Após o credenciamento e a autorização para participar do Edital 075/2014, ofertando os 4 cursos nos 10 Polos Pioneiros, o NEaDUNI avançou em suas formas para manter os  número de vagas sempre ativo e com resgate de seus acadêmicos.
Adotamos as seguintes linhas de ação:
a) consulta constante aos acadêmicos que se mostram distantes das atividades;
b) Antecipação do repercurso para que oa acadêmicos não necessitem esperar pelo ano subsequente ao qual eles terminariam o curso e, assim pudessem concluir, com um pouco mais de esforço o seu curso no tempo previsto;
c) Recorremos ao auxilio e abrigo fisico para nossos acaêmicos quando da realização de avaliações, ainda que online, do "POLO AMIGO", ou seja, um Polo que fica proximo a cidade do acadêmico  que, muito embora não oferte cursos da Unioeste acolha nosso estudante;
d)Edição extermporânea ( em tempo de pandemia do corona vírus) das modalidades de ingresso Provou ( para os portadores se diploma) e Provare ( para quem realizaou vestibular pelo Enem de 2015 até 2019),  com o objetivo de ocupar vagas ociosas;
e) prorrogamos as datas dos módulos e não realizamos provas presencias dadas as condições de isolamento social determinada pela Organização Mundial da saúde OMS e em contrapartida à não avaliação presencial as atividades tiveram elevação de nota e um pouco mais de necessidade de aprofundamento das atividades;
f) mantemos contato direto com nosso estudante  via tutores e secretarias dos cursos;
g) Nosso sistema de avaliação é todo digital;
h) nosso acadêmico pode quando desejar ou necessitar de documentação ou outras demandas, realizar sozinho os pedidos via ACADEMUS.
 Enfim,o NEaDUNI, quer ser um Centro de excelência na modalidade EaD para o Paraná e para o Brasil;

A FILOSOFIA DO NEaDUNI

A filosofia do NEaDUNI se funda nos princípios do rizoma e da cartografia, inferidos de estudos centrados em Gilles Deleuze e Guattari (1996), que nos ensinam a perceber o processo educacional como um corpo em movimento, como algo movediço e nômade no sentido  de que “o que está posto faz brotar multiplicidades. O nomadismo tem como principal potencialidade o movimento de gerar desterritorializações.”( DELEUZE, GUATTARI, 1996.v3. P. 42). Ou seja, os processos de produção de materiais, os processos de criação dos cursos e os processos de avaliação de ensino e aprendizagem da modalidade EAD da Unioeste, estarão sempre em análise para revalidar procedimentos que estão dando bons resultados e, retomar procedimentos que necessitam ser revitalizados.
Manterá  interlocução com teóricos  da educação, da linguagem, da tecnologia e da filosofia.