A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaDUNI), reafirma seu compromisso com a inclusão social e o direito à educação como caminho para transformação de vidas.
Dentro desse propósito, o Programa Pena Justa surge como uma iniciativa forte, que amplia o acesso à formação acadêmica e profissional para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), reconhecendo a educação como ferramenta de reinserção social e cidadania.
A modalidade Educação a Distância (EaD) é a ponte que conecta saberes e oportunidades, rompendo barreiras físicas e possibilitando que a universidade chegue a espaços onde, antes, a educação formal parecia inalcançável. Mais do que uma alternativa metodológica, a EaD se consolida como instrumento de democratização, permitindo que o ensino chegue a cada polo, unidade prisional e estudante, respeitando seus tempos, contextos e singularidades.
No Pena Justa, essa modalidade é adaptada e enriquecida por estratégias que consideram as condições específicas das unidades prisionais, valorizando a mediação humana, o acompanhamento pedagógico e a escuta sensível. Professores-formadores, tutores e equipes pedagógicas atuam lado a lado para garantir que o ensino seja significativo, emancipador e capaz de abrir novas perspectivas de futuro.
Ao integrar a Educação, a Justiça e a Inclusão, a Unioeste a CAPES/DED /UAB,SENAPPEN E DEPPEN-PR reafirmam que o conhecimento é um direito de todos, e que cada diploma conquistado no âmbito do Pena Justa não representa apenas uma formação acadêmica, mas também um passo concreto em direção à liberdade,à reintegração social ,