DO QUE TRATA O PROJETO: NEaDUNI REÚNE PARCERIAS E ESTENDE OS BRAÇOS: DO RECICLÁVEL AO CONFORTO DE UMA MORADIA SUSTENTÁVEL
Levando em consideração as proposições da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, principalmente o ODS4 onde as propostas de uma Educação de Qualidade sejam inclusivas e equitativas, promovendo e oportunizando a aprendizagem para todos. E, mais especificamente na meta 4.7 que estabelece que os alunos ao adquirirem conhecimentos e habilidades por meio da educação possam contribuir com a construção e melhoria de instalações físicas, promovendo a dignidade para crianças e pessoas, primando pelos direitos humanos à uma vida com dignidadade e garantidadora de equidade à todos (Transformando nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf), apresenta-se o presente PROJETO DE EXTENSÃO, somada à participação ativa da modalidade EaD, em projetos desta natureza, alguns desenvolvidos nos Polos, mas interrompidos pela pandemia e a dificuldade de retomada dos projetos pelo lockdown, este projeto consiste na Experimentação de uma teoria denominada teoria do Rizoma e da Cartografia, que se configura como um dos princípios pedagógicos do NEaDUNI, e que versa sobre a desterritorrialização e reterritorialização do conhecimento pela linha de fuga da transversalidade e da transdisciplinaridade.
TEM O PRESENTE PROJETO COMO OBJETIVO GERAL: Realizar um processo de Experimentação sob a orientação teórica do Rizoma e da Cartografia que açambarquem a transdisciplinaridade e a transversalidade, promovendo discussões sobre a sustentabilidade e as possibilidades de uma vida digna, para pessoas de baixa renda e que desejem conhecer e realizar a devida experimentação.
17.2 Específicos:
- Orientar sobre a coleta dos materiais para a realização das casas de garrafa pet e o móveis do mesmo material bem como de outros materiais sustentáveis, que despoluam o meio ambiente, apresentem resistência e baixo custo;
- Sugerir parcerias e acolher os voluntários das comunidades envolvidas, especialmente assentamentos e comunidades de bairros que desejem melhorar ou mesmo construir suas moradias a baixo custo e boa qualidade;
- Orientar sobre encaminhamentos a serem desenvolvidos para a realização dos movimentos necessários a realização do processo e, outros que por ventura se fizerem necessários;
- Direcionar os trabalhos realizados pela coordenação, autoria do projeto e lideranças envolvidas a toda a comunidade estudantil e comunidade interessada;
- Realizar registro de todas as etapas de modo a produção de artigos científicos e fotográficos para que as realizações do projeto apresentem consistência técnica, durabilidade no que produz e , realmente, consiga fazer com que o conhecimento teorico-prático gere novos conhecimentos, nova visão e novas atitudes aoc participantes e às comunidades envolvidas;
- Agregar estudantes de distintas áreas do conhecimento e dos cursos da Unioeste e outras Universidades, tais como Gestão Pública, Engenharias, arquitetura, letras, administração, contábeis, entre outras;
- Realizar eventos, reuniões de esclarecimento com e para os envolvidos.
18 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Seguiremos os princípios do Método cartográfico que:
- Nasce de um pensamento pós-estruturalista;
- Apresenta uma perspectiva metodológica que se configura como um método aplicável à comunicação, tendo em vista a extensão da sua processualidade e a articulação que se amalgama com todas as etapas da pesquisa, incluindo a teórica;
- Tem como princípios fundantes: a multiplicidade e a subjetividade que acabam por se contrapor à objetividade, o raciocínio lógico e a fixidez de modelos metodológicos;
- Se configura na caminhada do percurso orientado pelo plano da experiência e intervenção, que transforma a realidade ao modo que a compreende, num processo dinâmico na relação dos efeitos sobre o objeto;
- Pesquisador e envolvidos caminham na produção do conhecimento, rompendo com a formatação conservadora de conhecer para depois transformar, ou seja, experimenta e conhece, interferindo na realidade escolhida, como foco.
- VENHA PARTICIPAR CONOSCO, VOCE QUE QUER UM MUNDO MAIS EQUÂNIME: temos os braços estendidos.