Notícias

DO QUE TRATA O PROJETO: NEaDUNI REÚNE PARCERIAS E ESTENDE OS BRAÇOS: DO RECICLÁVEL AO CONFORTO DE UMA MORADIA SUSTENTÁVEL

Levando em consideração as proposições da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, principalmente o ODS4 onde as propostas de uma Educação de Qualidade sejam inclusivas e equitativas, promovendo e oportunizando a aprendizagem para todos. E, mais especificamente na meta 4.7 que estabelece que os alunos ao adquirirem conhecimentos e habilidades por meio da educação possam contribuir com a construção e melhoria de instalações físicas, promovendo a dignidade para crianças e pessoas, primando pelos direitos humanos à uma vida com dignidadade e garantidadora de equidade à todos (Transformando nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf), apresenta-se o presente PROJETO DE EXTENSÃO, somada à participação ativa da modalidade EaD, em projetos desta natureza, alguns desenvolvidos nos Polos, mas interrompidos pela pandemia e a dificuldade de retomada dos projetos  pelo lockdown, este projeto consiste na Experimentação de uma teoria denominada teoria do Rizoma e da Cartografia, que se configura como um dos princípios pedagógicos  do NEaDUNI,  e que versa  sobre a desterritorrialização e reterritorialização do conhecimento pela linha de fuga da transversalidade e da transdisciplinaridade.

TEM O PRESENTE PROJETO COMO OBJETIVO GERAL: Realizar um processo de Experimentação sob a orientação teórica do Rizoma e da Cartografia que açambarquem a transdisciplinaridade e a transversalidade, promovendo discussões sobre a sustentabilidade e as possibilidades de uma vida digna, para pessoas de baixa renda e que desejem conhecer e realizar a devida experimentação.

17.2 Específicos:

  • Orientar sobre a coleta dos materiais para a realização das casas de garrafa pet e o móveis do mesmo material bem como de outros materiais sustentáveis, que despoluam o meio ambiente, apresentem resistência e baixo custo;
  • Sugerir parcerias e acolher os voluntários das comunidades envolvidas, especialmente assentamentos e comunidades de bairros que desejem melhorar ou mesmo construir suas moradias a baixo custo e boa qualidade;
  • Orientar sobre encaminhamentos a serem desenvolvidos para a realização dos movimentos necessários a realização do processo e, outros que por ventura se fizerem necessários;
  • Direcionar os trabalhos realizados pela coordenação, autoria do projeto e lideranças envolvidas a toda a comunidade estudantil e comunidade interessada;
  • Realizar registro de todas as etapas de modo a produção de artigos científicos e fotográficos para que as realizações do projeto apresentem consistência técnica, durabilidade no que produz e , realmente, consiga fazer com que o conhecimento teorico-prático gere novos conhecimentos, nova visão e novas atitudes aoc participantes e às comunidades envolvidas;
  • Agregar estudantes de distintas áreas do conhecimento e dos cursos da Unioeste e outras Universidades, tais como Gestão Pública, Engenharias, arquitetura, letras, administração, contábeis, entre outras;
  • Realizar eventos,  reuniões de esclarecimento com e para os envolvidos.

18 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Seguiremos os princípios do Método cartográfico que:

  • Nasce de um pensamento pós-estruturalista;
  • Apresenta uma perspectiva metodológica que se configura como um método aplicável à comunicação, tendo em vista a extensão da sua processualidade e a articulação que se amalgama com todas as etapas da pesquisa, incluindo a teórica;
  • Tem como princípios fundantes: a multiplicidade e a subjetividade que acabam por se contrapor à objetividade, o raciocínio lógico e a fixidez de modelos metodológicos;
  • Se configura na caminhada do percurso orientado pelo plano da experiência e intervenção, que transforma a realidade ao modo que a compreende, num processo dinâmico na relação dos efeitos sobre o objeto;
  • Pesquisador e envolvidos caminham na produção do conhecimento, rompendo com a formatação conservadora de conhecer para depois transformar, ou seja, experimenta e conhece, interferindo na realidade escolhida, como foco.
  • VENHA PARTICIPAR CONOSCO, VOCE QUE QUER UM MUNDO MAIS EQUÂNIME: temos os braços estendidos.278162265 958092374892025 4196900475347531036 n278193154 958092884891974 200910466292267489 n

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.