O Laboratório de Engenharia de Software (LES) concentra suas atividades e projetos de pesquisa nas áreas de Engenharia de Requisitos e Engenharia de Software. O principal objetivo é a busca e aplicação de técnicas, processos e ferramentas que otimizem o processo de levantamento, documentação e validação de requisitos para sistemas computacionais.
Esses requisitos são a base para a implementação de softwares que devem atender plenamente às necessidades dos usuários. O LES conta com a participação de alunos de graduação (em projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso) e de alunos de mestrado (através do PPGComp), que contribuem ativamente nos projetos em andamento e já concluídos.
Uma das etapas cruciais no desenvolvimento de software é a obtenção de casos de uso, que são descrições detalhadas dos requisitos de um sistema a partir da perspectiva do usuário. O iStar 2.0 é um framework de modelagem organizacional que pode ser utilizado para obter requisitos funcionais na forma de casos de uso. Oferece vários ecursos, como a definição de objetivos, recursos, tarefas e qualidades associadas a agentes em um ambiente organizacional que pode também já contemplar a necessidade de desenvolvimento de um sistema de software. Para suportar a obtenção de casos de uso a partir de modelos iStar, em trabalhos prévios tem sido desenvolvido o software denominado JGOOSE. Essa ferramenta, no entanto, não suporta a última versão das diretrizes que orientam essa obtenção. O principal objetivo deste projeto é elaborar um protótipo no qual essas novas diretrizes sejam implementadas e validadas.