CVT - Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia, Mandioca e Agricultura Sustentável do Oeste do Paraná

Histórico do CVT

A Estação Experimental Prof. Alcibíades Luiz Orlando de Entre Rios do Oeste  foi transferida a Unioeste / Campus de Marechal Cândido Rondon pelo Estado do Paraná no ano de 2008. Nos anos seguintes diversos projetos foram aprovados e convênios  firmados (Seti/Paraná, CNPq, MCTI, Itaipu Binacional e Gebana Brasil) os quais viabilizaram a construção do Centro de Treinamento com refeitório e alojamento, Prédio da Agroecologia e Oficina de Máquinas; a aquisição de equipamentos e máquinas agrícolas e custeio das atividades (bolsistas, aquisição de material de consumo e insumos).

Os projetos tinham como foco a geração de conhecimento,  desenvolvimento de tecnologias e divulgação de resultados e experiências  para o apoio a agricultura familiar agroecológica. No final de 2018 foi aprovado junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o projeto para criação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia e Mandioca do Oeste do Paraná. A partir deste, na oficialização do CVT como estrutura administrativa da Unioeste, o nome foi ampliado para abordar os projetos com agricultura sustentável, passando a se denominar CVT em Agroecologia, Mandioca e Agricultura Sustentável do Oeste do Paraná. Este já foi aprovado no Centro de Ciências Agrárias e no Campus de Marechal Cândido Rondon e encontra-se em análise da Reitoria.

Atualmente a área manejada em sistema agroecológico é de 10,0 ha, a qual é subdividida em vários talhões desde 2015 com nomes para homenagear pessoas que tiveram relevante contribuição para o desenvolvimento da agricultura de base ecológica (Primavesi, Khatounian, Costabeber, Hahnemann), para o manejo conservacionista do solo em sistema plantio direto (Bartz), povos indígenas que habitavam a região (Teko Porã) e os alemães que colonizaram as terras (Wohlleben).  Nestes talhões segue-se um sistema de rotação de culturas com soja, milho, feijão, trigo, aveia branca, culturas de cobertura vegetal (adubação verde), entre outras. Além destas, tem-se ainda um jardim clonal com 18 variedades de banana e uma área com 12 genótipos de mandioca de mesa.

 Cópia de Cópia Coletiva Info Milho e Feijão

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.