Artigos (Últimos 2 anos)

  1. ALMEIDA, M. V. R.; RIBEIRO, M.; FIORENTINI, D.. Mathematical specialized knowledge of a mathematics teacher educator for teaching divisibility to prospective secondary teachers. PNA: REVISTA DE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA, v. 15, p. 187-210, 2021. https://doi.org/10.30827/pna.v15i3.15778
  1. ANDRADE, Susimeire Vivien Rosotti de; BEZERRA, R. C.; CAETANO, R. S.. Estágio Curricular Supervisionado na Pandemia da Covid-19: (Re) pensando a formação inicial do professor de Matemática. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, p. e202122, 2021. http://funes.uniandes.edu.co/25271/1/RosottideAndrade2021Estagio.pdf
  1. ANDRADE, Susimeire Vivien Rosotti de; PEREIRA, Patricia Sandalo. Aspectos históricos da OCDE e suas relações com a organização do ensino da matemática no Brasil. TEMAS EM EDUCACAO, v. 32, p. 01-20, 2023. https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.56467
  1. Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de; PEREIRA, Patricia Sandalo; LOPES, ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA. Os princípios da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e a Educação Escolar como direito. Revemop, v. 3, p. e202124-01, 2021.https://doi.org/10.33532/revemop.e202124
  1. ANDRADE, SUSIMEIRE VIVIEN ROSOTTI; SANDALO PEREIRA, PATRICIA. A Coletividade como Possibilidade de Resistência ao Trabalho Abstrato na Docência. REVISTA LABOR, v. 1, p. 181-199, 2021.https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.62594
  1. ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. O estabelecimento e fortalecimento de uma Universidade: a Unioeste sob uma perspectiva histórica. EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO), v. 17, p. 128-147, 2022. https://doi.org/10.48075/educare.v17i41.27903
  1. ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Tarefas Envolvendo Função Afim em Um Livro Didático: Uma Análise à Luz da Teoria Antropológica do Didático Realizada por Acadêmicos de Licenciatura em Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 15, p. 1-20, 2022. https://doi.org/10.46312/pem.v15i40.15776
  1. BENASSI, C. B. P.; MIGUEL, K. S.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E.. REFLEXÕES ACERCA DE SEMINÁRIOS PERMANENTES COMO UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PÓS-GRADUAÇÃO. REVISTA EXTENSÃO E SOCIEDADE, v. 12, p. 172-192, 2021.https://doi.org/10.21680/2178-6054.2021v12n2ID25937
  1. BENASSI, C. B. P.; STRIEDER, D. M.. Os jogos no ensino de física: uma proposta sobre o consumo de energia elétrica. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA (ONLINE), v. 33, p. 437-444, 2021. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaEF/article/download/35296/35447
  1. BENASSI, C. B. P.; STRIEDER, D. M.. Um olhar epistemológico sobre as pesquisas de percepção pública da ciência. REVISTA VALORE, v. 6, p. 359-371, 2021. https://doi.org/10.22408/reva602021812359-371
  1. BEZERRA, R. C.; CAETANO, R. S.; ANDRADE, Susimeire Vivien Rosotti de. Contribuições para o Cinema e a Formação Inicial de Professores de Matemática: um projeto de ensino durante a pandemia da Covid-19. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE, v. 14, p. 1-22, 2022. //doi.org/10.15601/Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." style="color: #954f72; text-decoration: underline;">https://doi.org/10.15601/f@d.v14i2.2363
  1. BONAPARTE, DANILO IANI; BONAPARTE, KETLLIN ZANELLA DA CONCEIÇÃO; Cancian, Queli Ghilardi; Malacarne, Vilmar; CORREIA, ANDRÉA REGINA LINO PITHAN; PAGLIARINI, ARIADNE CARLA FAGOTTI; CHAVES, BRUNA PAULA PEREIRA GOMES; MONSORES, CARLA DE OLIVEIRA; CARVALHO, ERENILDA; LAMBERT, THAÍS CAMPOS. A educação formal para jovens e adultos privados de liberdade. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e159111133542-11, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33542
  1. BUENO, CRISTIANE APARECIDA RIBEIRO; DOSSENA, GISELE APARECIDA; SCOLARO, JULIAN MONIKE NAZARIO; MARTINI, EMANUELLE LUANA; CORRÊA, ROSANE APARECIDA BRANDALISE; CARVALHO, MARCO ANTONIO BATISTA. Uma reflexão acerca da (des) conhecida educação escolar indígena no Brasil. Brazilian Journal of Development, v. 8, p. 60998-61010, 2022. https://doi.org/10.34117/bjdv8n9-039
  1. CANCIAN, Q. G.; BENASSI, C. B. P.; DEUS, A. F. E.; TAVARES, K. O.; MALACARNE, V.. Qualidade de vida do desenvolvimento do trabalho na percepção dos professores universitários. Boletim de conjuntura, v. 13, p. 371-386, 2023.https://doi.org/10.5281/zenodo.7749675
  1. CANCIAN, Q. G.; DEUS, A. F. E.; MALACARNE, V.. Carga de trabalho e saúde psicológica: um olhar para a realidade dos professores da área de Ciências Exatas de uma universidade pública. REVISTA VALORE, v. 01, p. 1465-1480, 2021.https://doi.org/10.22408/reva6020219191465-1480
  1. CANCIAN, Q. G.; PASINI, J. F. S.; MALACARNE, V.; SOLIGO, V.. Precarização e Intensificação do trabalho docente. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 09, p. 148-164, 2022.https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7204/3875
  1. CANCIAN, Q. G.; Monsores, Ricardo da Cruz; MALACARNE, V.. Educação psicomotora como prática de inclusão da criança com deficiência intelectual: um olhar para a Fenilcetonúria. THEMA ET SCIENTIA, v. 11, p. 136-150, 2021. http://themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1373/1352
  1. CARARO, ELHANE DE FATIMA FRITSCH; KLÜBER, TIAGO EMANUEL. O professor que desenvolve Modelagem Matemática: uma compreensão filosófica e epistemológica. Revista de Educação Matemática, v. 20, p. e023081-36, 2023. https://doi.org/10.37001/remat25269062v20id756
  1. CARVALHO, MARCO ANTÔNIO BATISTAALVES, Fábio Lopes; ABREU, C. B. M.; RECHIA, Tânia Maria; ESTRADA, Adrian Alvarez; SOLIGO, Valdecir; SILVA, L. B. O. E.. Projeto Benzalel: um ensaio de antropologia visual no bairro Sanga Funda em Cascavel - PR. CADERNOS CAJUÍNA, v. 7, p. 1-15, 2022. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.649
  1. CARVALHO, Marco A. B.ALVES, Fábio Lopes; ESTRADA, Adrian Alvarez; SOLIGO, Valdecir; RECHIA, Tânia Maria; CASTRO, C. E.; ABREU, Claudia B. M.. Um ensaio de antropologia visual sobre o cotidiano de trabalhadores durante a pandemia da COVID-19 em Cascavel - PR, v. 10, p. 1-11, 2021. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15782
  1. CARVALHO, MARCO ANTÔNIO BATISTA; ESTRADA, Adrian Alvarez; ALVES, FABIO LOPES; SOLIGO, Valdecir. Paulo Freire e o ensino fundamental. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 17, p. 1514-1531, 2022. https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16834
  1. CARVALHO, F. J. R.; KLÜBER, T. E.. Modelagem Matemática e Programação de Computadores: uma Possibilidade para a Construção de Conhecimento na Educação Básica
    Mathematical Modeling and Computer Programming: a Possibility for the Construction of Knowledge in Basic Education. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, p. 297-323, 2021.https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p297-323
  1. CARVALHO, Marco A. B.; Paola Andreza Ávila Soares; TOIGO LEAL, Lourdes Catarina; LEITE, ROSANA FRANZEN; ALONCO, M.; MORSCHHEISER, Luana M.. O Estado da Arte Sobre as Contribuições Epistemológicas de Gaston Bachelard Para o Ensino de Ciências. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 14, p. 21-33, 2021. https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/7110/pdf
  1. CASSARO, E. R.; PIMENTEL, G. G. A.; CHRISTOFOLETTI, J. F.; MALACARNE, V.. As crianças constroem maquetes e miniaturas para aprenderem práticas corporais de aventura no Ensino Fundamental I. Revista de Educação Física, Saúde e Esporte, v. 05, p. 45-57, 2022. https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/163/91
  1. CASTRO, L. P. V.; MALACARNE, V.. A Pós-Graduação e o uso do WhatsApp Messenger: um estudo a partir dos cursos strictu sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus de Cascavel. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 16, p. 01-15, 2023. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v16n1.14814
  1. COITIM, R. D.; STRIEDER, D. M.; CARVALHO, M. A. B.. Estilos de Aprendizagem e a formação inicial do professor: um olhar para a produção acadêmica de pós-graduação em educação e ensino de ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, v. 3, p. 1-27, 2022. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/808
  1. COSTA, RÚBIA DARIVANDA DA SILVA; Malacarne, Vilmar. O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?. Revista Communitas, v. 6, p. 78-86, 2022. https://doi.org/10.29327/268346.6.14-6
  1. COUTO, C. B. D.; CUNHA, M. B.; MALACARNE, V.. História oral: análise do uso do método em periódicos em educação no período de 2016 a 2020. Brasilian Journal of Development, v. 07, p. 45176-45197, 2021.https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29368
  1. COUTO, C. B. D.; MALACARNE, V.. EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E CULTURA INDÍGENA: ALGUNS FENÔMENOS NATURAIS NA CONCEPÇÃO DA COMUNIDADE ÑANDEVA-GUARANI DA RESERVA PORTO LINDO - JAPORÃ/MS. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 17, p. 01-24, 2022.https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5487/2584
  1. DAPIEVE, DIANE FERREIRA DA SILVA; STRIEDER, DULCE MARIA; CUNHA, MARCIA BORIN DA. A produção sobre divulgação científica na formação inicial de professores de Química. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e54610313703-8, 2021. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13703
  1. DEITOS, G. M. P.; GARCIA, S. D.; STRIEDER, D. M.. Tendências da pesquisa brasileira em ensino de ciências: o que foi discutido em periódicos no ano de 2018. REVISTA VALORE, v. 6, p. 796-808, 2021. https://doi.org/10.22408/reva602021968795-808
  1. DELIBERALLI, MARIANGELA; Klüber, Tiago Emanuel; BOSCARIOLI, CLODIS. A Matemática e os sentidos manifestados nas competências específicas e habilidades do referencial curricular do Novo Ensino Médio no Paraná. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 13, p. 235-260, 2022. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/254690/42573
  1. DEUS, A. F. E.; CANCIAN, Q. G.; SILVA, V. S.; MALACARNE, V.. A pesquisa sobre educação em Ciências: análise das temáticas e constituição de amostras. THEMA ET SCIENTIA, v. 11, p. 31-41, 2021.http://themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1248/1290
  1. DEUS, ANDREIA FLORENCIO EDUARDO DE; CANCIAN, QUELI GHILARD; Malacarne, Vilmar. O Programa Residência Pedagógica e as experiências de licenciandos da área de Ciências da Natureza. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-21, 2022.https://doi.org/10.26843/rencima.v13n5a01
  1. DEUS, A. F. E.; SILVA, V. S.; MALACARNE, V.. O conceito de inclusão na Educação Infantil nas falas dos professores da Educação Infantil. REVISTA VALORE, v. 06, p. 182-195, 2021.https://doi.org/10.22408/reva602021799182-195
  1. DOS REIS, EVANDRO LUIS; Malacarne, Vilmar. A utilização das tecnologias digitais no ensino superior na perspectiva dos professores / The use of digital technologies in higher education from the perspective of teachers. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 115494-115513, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-355
  1. ENISWELER, K. C.; MALACARNE, V.. Que dizem os professores e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre as hortas escolares. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 12, p. 01-16, 2022. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/5915/3721
  1. FERREIRA, M. G.; SHIGUNOV NETO, ALEXANDRE; STRIEDER, D. M.. A asserção do lúdico nos livros didáticos de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. REVISTA HIPÓTESE, v. 7, p. 357-383, 2021. https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID53
  1. FERREIRA, MARIANE GRANDO; THEINEL, ELIANE; STRIEDER, DULCE MARIA; FERRARI DE LIMA, DARTEL; BATISTA CARVALHO, MARCO ANTONIO. O RECURSO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VISLUMBRANDO SUA APLICABILIDADE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS DOS LIVROS DIDÁTICOS. Temas & Matizes (Online), v. 16, p. 144-167, 2023. https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.29991
  1. FERREIRA, M. G.; WENDLING, C. M.; STRIEDER, D. M.. Ludicidade e experimentação no ensino de ciências naturais: um panorama do currículo municipal de Cascavel PR. REVISTA VALORE, v. 6, p. 1338-1347, 2021. https://doi.org/10.22408/reva6020218891338-1347
  1. GARCIA, S. D.; CARVALHO, M.; BALTAZAR, M.. COVID-19 em trabalhadores de frigoríficos: relação entre saúde do trabalhador e segurança alimentar. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO, v. 20, p. 86-93, 2022. https://www.rbmt.org.br/export-pdf/1664/v20n1a12.pdf
  1. GARCIA, S. D. ; STRIEDER, D. M.. Percepções sobre a exposição aos agrotóxicos entre estudantes de escolas do campo: controvérsias identificadas. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, v. 76, p. 1-12, 2023. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0101pt
  1. GHILARDI CANCIAN, QUELI; FLORÊNCIO EDUARDO DE DEUS, ANDRÉIA; Monsores, Ricardo da Cruz; Malacarne, Vilmar. O papel do professor universitário, a universidade e as condições de saúde no trabalho: um convite à reflexão. CONJECTURAS, v. 21, p. 157-170, 2021.https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/81/61
  1. GONÇALVES, PAMELA; Malacarne, Vilmar. FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: olhares discentes sobre a dicotomia enttre as disciplinas específicas e pegagógicas. Revista Exitus, v. 11, p. e020169-01, 2021.https://doi.org/10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1617
  1. KAMINSKI, MARCIA REGINA; KLÜBER, T. E.; BOSCARIOLI, CLODIS. Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 29, p. 605-633, 2021.http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/v29p604/6789
  1. KLÜBER, T. E.. Lógica da pesquisa qualitativa e questões éticas: síntese integradora e desdobramentos dos painéis do VI SIPEQ. REVISTA PESQUISA QUALITATIVA, v. 9, p. 613-621, 2021. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.513
  1. Klüber, Tiago Emanuel; ARAÚJO-JORGE, TANIA CREMONINI DE. SOBRE OS NOVOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO/CAPES: ENTREVISTA COM TÂNIA ARAÚJO-JORGE, COORDENADORA DA ÁREA DE ENSINO (2013-2017). EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 16, p. 185-219, 2021.https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27269
  1. KLÜBER, T. E.; CHRISTOFOLETTI, J. F.. Demarcação histórico-epistemológica da área de ensino (46) frente à área de educação (38) na CAPES. ACTIO: DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, v. 8, p. 1-20, 2023. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v8n1.14923
  1. KLÜBER, TIAGO EMANUEL ; TAMBARUSSI, C. M. ; MUTTI, G. S. L.. O problema filosófico da representação e desdobramentos para a modelagem matemática na educação matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, p. 289-324, 2022. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p289-324
  1. LAZARIM, C.A.P; SILVA, E.T.A; ARAUJO, L. C. M. de; STRIEDER, D. M.. Percepção de professores acerca das possibilidades da promoção da Alfabetização Científica na Educação Infantil. TECNIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG, v. 7, p. 1-24, 2022. https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.5
  1. LAZZARIN, A. A. ; SCHEIFELE, A.; CHRISTOFOLETTI, J. F.. Cinema e o ensino de genética: um olhar sobre o filme 'uma prova de amor'. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 29, p. 113-130, 2022. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v29n1p113-130
  1. LIMA, KELLY REGINA LINZMEIER DE; PALAVISSINI, CLARICE FABIANO COSTA; MEZA, SHEILA KARINA LÜDERS; STRIEDER, DULCE MARIA; LIMA, DARTEL FERRARI DE. Construindo saberes: utilizando modelos didáticos em citologia na pandemia. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e447111133756, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33756
  1. LIMA, D. F.; LIMA, L. A.; CHRISTOFOLETTI, J. F.; MALACARNE, V.. A ética e o controle social em pesquisa científica do Brasil. Revista Colombiana de Bioética, v. 16, p. 01-13, 2021.https://doi.org/10.18270/rcb.v16i1.3039
  1. LIMA, D. F.; LIMA, L. A.; MALACARNE, V.; CHRISTOFOLETTI, J. F.. O lugar do representante do controle social nos Comitês de Ética em Pesquisa brasileiros. Revista de Bioética y Derecho, v. 52, p. 254-264, 2021.https://doi.org/10.1344/rbd2021.52.32048
  1. Malacarne, Vilmar; DOS SANTOS, HELISON ELCONIDES. GEOGRAFIA E PALEONTOLOGIA: POSSÍVEIS DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 16, p. 60-82, 2021.https://doi.org/10.17648/educare.v16i40.27756
  1. MERLI, R. F.; KLAUS, V. L. C. A.; WAIDEMAN, A. C.; SILVA, D. C.; SETTI, E. J. K.; DALBON, E. S. S.; PEREIRA, E.; ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto; KAMINSKI, M. R.; MORAS, N. A. B.. Periódicos em Ensino de Matemática: análise das informações disponibilizadas nos portais sobre submissão de artigos. Educação Matemática em Revista, v. 26, p. 44-74, 2021. https://doi.org/10.37001/emr.v26i73.2377
  1. MOCELIN, KARINA GUEDES; LOPES, MARIA REGINA CARVALHO MACIEIRA; CARARO, ELHANE DE FATIMA FRITSCH; E SILVA, FRANCINI DAMIANI. Modelagem Matemática: um relato de experiência no sistema de aula remota / Mathematical Modeling: an experience report in the remote learning system. Brazilian Journal of Development, v. 7, p. 67449-67464, 2021. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-157
  1. MUTTI, GABRIELE DE SOUSA LINS; KLÜBER, TIAGO EMANUEL. Adoção da Modelagem Matemática para professores em um contexto de formação continuada. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-27, 2021. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n2a07
  1. MUTTI, Gabriele. S. L.; KLÜBER, Tiago. . Adoção da Modelagem Matemática: o que se mostra na literatura produzida no âmbito da Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v. 35, p. 129-157, 2021. https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a07
  1. MUTTI, G. S. L. ; TAMBARUSSI, C. M. ; KLÜBER, TIAGO EMANUEL. A colaboração em um contexto de formação continuada de professores em Modelagem Matemática. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 28, p. 1-17, 2022. https://doi.org/10.1590/1516-731320220055
  1. NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; ANTUNES, Francieli Cristina Agostinetto; MENEZES, Marcus Bessa. Teorias da Didática da Matemática e Educação Inclusiva na formação de professores: uma articulação possível. COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 07, p. 99-119, 2022. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.785
  1. OLIVEIRA DA SILVA, ANILTON; CANCIAN, QUELI GHILARDI CANCIAN; Malacarne, Vilmar. FORMAÇÃO CONTINUADA: AÇÕES FAVORÁVEIS À UTILIZAÇÃO DE TICs NA UTFPR EM 2020. Revista GESTO-Debate, v. 7, p. 188-199, 2023.https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.17773
  1. OLIVEIRA, VERÔNICA ROSEMARY DE; EFFGEN RIEGER, CAMILA PAULA; PALAVISSINI, CLARICE FABIANO COSTA; LIMA, DENISE FRANCIELLE DUMKE DE; LIMA SANTOS, MISAEL; Malacarne, Vilmar. TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS NA UNIOESTE: DA CRIAÇÃO DA CENTRAL DE TILS À ATUAÇÃO NA PANDEMIA COVID - 19. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 17, p. 444-464, 2022. https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29661
  1. OLIVEIRA, ROSANA MARIA DE; FERREIRA, MARIANE GRANDO; BENASSI, CASSIANE BEATRÍS PASUCK; BÄR, MAIRA VANESSA; STRIEDER, DULCE MARIA. Educação ambiental no espaço escolar: um olhar voltado para o conhecimento das leis ambientais. REVISTA FITOS (ALANAC), v. 15, p. 307-315, 2021. https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1072
  1. PALAVISSINI, C. F. C.; LIMA, K. R. L.; CASTRO, LUCIANA PAULA VIEIRA; LIMA., D. F.. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Aquisição de Conhecimentos Científicos para Alunos Surdos: uma revisão integrativa da literatura. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. 1-11, 2021. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23998
  1. Paola Andreza Ávila Soares; CARVALHO, Marco A. B.. Ensino Médio Técnico Integrado e a Educação pela Pesquisa: Olhar para uma Formação Crítica Segundo a Lei Federal nº 11.892/08. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 16, p. 357-371, 2021. https://doi.org/10.17648/educare.v16i39.27494
  1. PAPANI, F. M. G. ; RIBEIRO, Dulcyene Maria ; VILLWOCK, R. ; SELLA, A. E.. Ampliando os significados dos conceitos matemáticos abordados no ensino fundamental I. Brazilian Journal of Development, v. 8, p. 18592-18598, 2022. https://scholar.archive.org/work/zo4kma4vhvbwrhqevz7f2zrd2e/access/wayback/https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/45261/pdf
  1. PEREIRA, EMANUELI; Klüber, Tiago Emanuel. Práticas de Estagio Supervisionado na Licenciatura em Matemática no Estado do Paraná. REVEMAT, v. 17, p. 1-23, 2022.https://doi.org/10.5007/1981-1322.2022.e86912
  1. PEREIRA, EMANUELI; Klüber, Tiago Emanuel; SILVA, DAVI CEZAR DA; MORÁS, NADJANARA ANA BASSO. Epistemologias da Educação Matemática: reflexões entre pós-graduandos em nível de Mestrado e Doutorado. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-23, 2022.http://funes.uniandes.edu.co/32152/1/PereiraEmanueliEpistemologias.pdf
  1. RAMON, ROSANGELA; FERREIRA DE SOUZA, NAGMAR; Klüber, Tiago Emanuel. CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ASPECTOS EVIDENCIADOS NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Dynamis, v. 28, p. 46, 2022. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p46-70
  1. RAMON, ROSANGELA; KLÜBER, TIAGO. AULAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, p. 352-371, 2021.https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.352-371
  1. RAMON, ROSANGELA; SOUZA, NAGMAR; KLÜBER, TIAGO. VIDA MARIA E O ENSINO DA MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, p. 222-241, 2021.https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.222-241
  1. RIBEIRO, DULCYENE MARIA; CORASSA, THALIA FALQUIEVICZ; GONÇALVES, BRUNO. Abordagens de conceitos introdutórios de função por meio da resolução de problemas: uma experiência no estágio supervisionado. REVEMAT, v. 16, p. 1-21, 2021. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e76850
  1. SANTOS, T. F. S.; de Andrade, Susimeire Vivien Rosotti. O uso de vídeos como recurso pedagógico no ensino remoto. Educação e Políticas em Debate, v. 10, p. 1201, 2021.https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62282
  1. SCHEMBERGER FAVARIN, THAIS; GULHAK MORETTO, RAFAELA; COSTANARO, CAMILA; Malacarne, Vilmar; OKUDA TAVARES, KEILA. A queixa da falta de memória no tratamento fisioterapêutico: a percepção de idosas. FISISENECTUS, v. 10, p. 59-72, 2022. https://doi.org/10.22298/rfs.2022.v10.n1.7331
  1. SILVA, M. V.; KLÜBER, T. E.. Concepções prévias e Formação Continuada em Modelagem Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, p. 289-318, 2022.https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p289-318
  1. SILVA, DORISVALDO RODRIGUES DA; Malacarne, Vilmar. Profissionalização e angústia: algumas reflexões sobre o suicídio nas Universidades. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 10, p. e158101724388-13, 2021.https://doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24388
  1. SIVIERO DA SILVA DALBON, ELIANE ; MARIA RIBEIRO, DULCYENE. Um Mapeamento de Estudos Históricos da Matemática nos Periódicos Nacionais de Qualis A1, A2 e B1 em Ensino no Período de 2013 a 2018. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 14, p. 110-118, 2021. http://funes.uniandes.edu.co/30670/1/DaSilva2021Um.pdf
  1. SOUSA LINS MUTTI, GABRIELE DE; KLÜBER, TIAGO EMANUEL. Tesis en formato multipapel: lo develamiento de una posibilidad en la perspectiva fenomenológica de la investigación. PARADIGMA (MARACAY), v. 43, p. 36-58, 2022. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p36-58.id1217
  1. TAVARES, K. O.; MALACARNE, V.. Estresse: a percepção de discentes de graduação em fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 15, p. 714-729, 2023.https://doi.org/10.55905/cuadv15n1-038
  1. TOLEDO, JUCINEIA; GARCIA, SIMONE DOMINGUES. Os principais agrotóxicos utilizados no Paraná e o reflexo na saúde / The main pesticides used in Paraná and their impact on health. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, p. 19719-19734, 2021. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n5-103
  1. TAMBARUSSI, CARLA MELLI; VIGGIANI BICUDO, MARIA APARECIDA. Características fundamentales del trabajo con Modelación Matemática en el ámbito de la Educación Matemática. PARADIGMA (MARACAY), v. XLIII, p. 307-328, 2022. https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p307-328.id1228
  1. WENDLING, C. M.; MALACARNE, V.. A formação em Ciências nos cursos de Pedagogia: análise das teses e dissertações no período de 2008 a 2018. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 46, p. 166-182, 2021.https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/63760/36558
  1. WICHNOSKI, Paulo; Klüber, Tiago Emanuel. Hermenéutica en la investigación cualitativa fenomenológica: un ejemplo situado en Educación Matemática. PARADIGMA (MARACAY), v. 43, p. 158-177, 2022.https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2022.p158-177.id1222
  1. ZANATO, A. R; STRIEDER, D. M.; CAMPOS, T. A.. Estudo qualitativo para discutir como tecnologias de informação e comunicação se relacionam com a formação docente. Rebecem, v. 5, p. 489-501, 2021. https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2021.v.5.n.3.28511
  1. ZANELLA DA CONCEIÇÃO BONAPARTE, KETLLIN; IANI BONAPARTE, DANILO; CARLA FAGOTTI PAGLIARINI, ARIADNE CARLA FAGOTTI; DE OLIVEIRA MONSORES, CARLA DE OLIVEIRA MONSORES; GHILARDI CANCIAN, QUELI; Malacarne, Vilmar. Atividades Lúdicas para proporcionar aprendizagem significativa no ensino de ciências. CONJECTURAS, v. 22, p. 254-270, 2022.https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1496/1125
ABNT:
Normas da ABNT: Leffa
Lombada - NBR 12225:2004
Citações em documentos - NBR 10520:2002
Índice - NBR 6034:2004
Resumo - NBR 6028:2003
Sumário - NBR 6027:2003
Numeração progressiva das seções de um documento escrito - NBR 6024:2003
Referências - NBR 6023:2002
Normas para elaboração de trabalhos acadêmcos: UTFPR
Normas da APA (associação americana): http://pt.slideshare.net/BibliotecaFEA/elaborao-de-trabalhos-acadmicos-apa-6-ed

 

 

 

 
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.